Seu navegador não supoerta scripts

Busca

 

Artigos

 



Catálogo de Produtos Inclusivos

 

Acompanhe-nos

Facebook   Facebook

 

 

Nessa área o IBDA tem a parceria da Eternit. Atuando no Brasil desde 1940, líder no mercado brasileiro de telhas e caixas-d’água na construção civil brasileira, dentro de seu objetivo estratégico de consolidar a marca como provedora de produtos e soluções para a construção civil, revoluciona o segmento de louças sanitárias e lança no setor produtos que combinam beleza e funcionalidade.
Das elegantes cubas aos arrojados vasos sanitários de peças únicas, sem esquecer os requintados modelos de pias, o consumidor alia tudo isso à marca Eternit.
Saiba mais: www.eternit.com.br

Em Lavabos, banheiros e salas de banho (veja mais 36 artigos nesta área)

Os banheiros dos espaços corporativos precisam ser sisudos e desconfortáveis?



O asseio e a higiene são práticas humanas que ao longo da história passaram por diferentes adaptações em seus contextos sociais e culturais. Investigações arqueológicas indicam que já na Antiguidade havia sistemas de canalização. Os banhos e diversos cuidados com a higiene pessoal eram bastante comuns nas sociedades egípcia e chinesa.


Os gregos e romanos foram os precursores dos sistemas hidráulicos, com canalização das águas pluviais e fluviais, conduzindo-as para as residências e para as termas. E nos banhos públicos aconteciam reuniões, encontros, conversas e acordos que impulsionavam tanto a política como as artes e as ciências. Não vamos discutir aqui a qualidade dos serviços e produtos daquela época, pois é sabido que somente no século XX as coisas começaram a entrar nos eixos e a se parecer um pouco com o que conhecemos hoje.


Pensando nos espaços públicos, a evolução foi grandiosa. É surpreendente o crescente investimento em banheiros de shoppings, restaurantes, bares e academias. Arquitetos e decoradores têm se mostrado cada vez mais criativos e engenhosos ao idealizar essas áreas – e o público agradece. Nas empresas, entretanto (aqui me refiro aos edifícios de escritórios propriamente), a preocupação com o conforto e bem-estar nesses espaços ainda é modesta. Investir no banheiro??? Acredito que boa parte dos empresários e dirigentes ainda considere que esse local deva ser restrito ao entra e sai, onde o colaborador não deve permanecer por muito tempo.

Em leitura ao site de um importante palestrante brasileiro, diverti-me com a verdadeira aula sobre “relacionamentos em banheiros de empresas” que esse profissional me deu. Ele relata ter adotado a “técnica” de escutar comentários e avaliações das pessoas sobre aquilo que estavam ouvindo em sua palestra, ou sobre como ele estava apresentando o tema. Confessou ele que inúmeras vezes fez alterações na forma ou abordagem de um assunto com base nesses "feedbacks" sanitários.


Também as áreas de copa e café já foram consideradas grandes vilãs da produtividade. Agora são tidas como parceiras da sociabilidade e comunicação. As áreas de descompressão, que incluem locais para leitura, jogos, bate-papo e até academia, são cada vez mais solicitadas pelo pessoal de recursos humanos... E por que não usar o banheiro como um instrumento de relaxamento e aconchego? Está mais do que na hora de descartar as divisórias de painéis, sem qualquer conforto visual ou acústico!!! As lâmpadas precisam ser do tipo holofotes??? Os revestimentos precisam ser brancos e sem vida? Por que não usar painéis fotográficos, coloridos e informativos? Não podemos lançar mão de uma iluminação aconchegante e bonita, que ao mesmo tempo pode ser econômica?


Junto ao esmero dos arquitetos e decoradores, contamos com um mercado fornecedor bastante inventivo, que deve ser explorado! Inovações tecnológicas favorecem a assepsia e higienização corretas. Portas automáticas, torneiras com temporizador, protetores de assentos e porta-papéis automáticos, secadores de mãos e lixeiras com sensores já são usados há bastante tempo, e o investimento inicial retorna como benefício à saúde. À favor da ecologia, contamos ainda com as caixas acopladas, uma evolução do sistema de válvulas hidras. Sofás, espelhos, plantas ornamentais e o uso de cores adequadas são outros recursos ao projeto.

Felizmente, temos visto algumas empresas pioneiras na exploração do espaço do banheiro. Elas o utilizam principalmente como meio de implantar ações voltadas ao estímulo de manifestações de ideias e opiniões. Nesses locais, são disponibilizados painéis, folhas de papel, canetas e pincéis. O princípio que orienta essa abordagem é o de que as pessoas são mais espontâneas nesses ambientes. E já é possível verificar, em pesquisas sobre clima organizacional, que mudanças foram percebidas nas empresas que atentaram para as opiniões colhidas nos seus banheiros. Algumas, mais ousadas, estão aproveitando a onda para obter avaliações honestas sobre as chefias e executivos.


Em nossa busca incansável pela qualidade de vida e humanização dos espaços corporativos, trazemos mais esta reflexão. A Era Taylorista nos trouxe muito aprendizado, mas já é tempo de se conscientizar que sobriedade e rigidez não são necessariamente grandes motivadoras de produtividade. Além disso, há os aspectos ergonômicos, o favorecimento da comunicação e a estética como grandes incentivadores dos colaboradores, sem falar ainda em sentimentos de reconhecimento e compromisso de fidelidade, promovidos pelo ambiente profissional bonito e aconchegante.


Você conhece o "Curso a distancia IBDA - SitEscola? Veja os cursos disponíveis, e colabore com o IBDA, participando, divulgando e sugerindo novos temas.

Comentários

Mais artigos

Aprenda como modernizar banheiro antigo em 5 etapas

Como resolver vazamento em box de banheiro?

Encanamento de banheiro: 5 dicas para evitar problemas

O assunto é banheiro? 10 mitos e verdades que envolvem o cômodo

Você sabe o que é lavabo? Entenda o que é e como decorar

Inovações para um banheiro mais sofisticado

Banheiros modernos

Como transformar seu banheiro simples em uma sala de banho de luxo

Benefícios da hidromassagem: entenda como pode ajudar no combate ao estresse

11 pontos de atenção na hora da instalação dos produtos para o banheiro

Lavabo ou Banheiro — Você Sabe as Diferenças entre Eles?

Como limpar o banheiro? Dicas para uma limpeza completa

Um banheiro inovador, como construí-lo.

8 Dicas de Decoração de Banheiros Modernos

Como escolher as louças do banheiro

Como reformar banheiros sem enlouquecer!

Como planejar o seu banheiro para que ele fique mais agradável e bonito

Reforma ou projeto do banheiro: bidê ou ducha higiênica?

Definindo as louças sanitárias no seu projeto.

5 dicas para acertar na escolha das louças do banheiro

Como escolher as louças do banheiro?

Água, como reduzir o consumo no banheiro?

Para o seu banheiro ficar na moda!

Banheiro, como torná-lo mais aconchegante

Atenção na hora de criar um novo banheiro em imóveis antigos

Banheiro pode virar sala de banho com boa iluminação

Como planejar um banheiro com banheira

Água, como reduzir o consumo no banheiro?

Como decorar banheiros pequenos

Decore seu banheiro com estilo

Como decorar um banheiro com estilo

Como decorar um banheiro

Os banheiros dos espaços corporativos precisam ser sisudos e desconfortáveis?

Banheiro: 10 erros comuns em projetos.

Criando banheiros bonitos

Eternit: além das telhas e mais do que caixas d`água

Bacias sanitárias e o consumo de água