Seu navegador não supoerta scripts

Busca

 

Artigos

 



Catálogo de Produtos Inclusivos

 

Acompanhe-nos

Facebook   Facebook

 

 

por Adriano Pacheco

Projetos Hidrossanitários: desafios e vantagens de um bom trabalho



Com a ampla concorrência focada em projetos estruturais e de infraestrutura, o caminho dos projetos complementares prediais e residenciais surge como um grande potencial na área de construção.


No entanto, o profissional que optar por esse nicho terá de enfrentar dois grandes obstáculos:

- A resistência do contratante quanto a importância de um projeto complementar em sua residência ou prédio;
- E a ausência de critérios para o valor de serviço que é praticado no mercado.

Antes de entrarmos nessas duas questões e discuti-las, vale ressaltar que todo o cenário de obrigatoriedade e exigências na construção civil é uma realidade muito recente na história brasileira. Apesar dos decretos n° 3.198 de 1863, n° 3001 de 1880 e n° 23.569 de 1933, que tentavam regulamentar e estabelecer a profissão de engenharia. O reconhecimento e regulamentação da profissão de engenheiro e arquiteto só foram realizadas em 1966, sancionadas através da lei n° 5.194.

Somente a partir dessa data tornou-se obrigatória a presença de um engenheiro ou arquiteto na construção civil. Houve ainda atualizações nos anos de 2007, 2010 e, mais recentemente, em 2014 — nesta última com uma nova norma que torna obrigatória a participação de engenheiro ou arquiteto também em reformas. Portanto, o setor da construção civil e suas leis ainda estão em construção no nosso país e são as nossas experiências que criam as necessidades.

Em algumas cidades, os projetos hidrossanitários ainda não são obrigatórios para habitações unifamiliares, residências e salas comerciais de pequeno porte, o que acaba gerando o primeiro desafio do profissional que quer trabalhar com esse nicho:

1 – A resistência do contratante quanto a importância do projeto hidráulico de pequeno porte

Diferente do projeto arquitetônico, nenhum outro projeto é obrigatório em residência unifamiliares de pequeno porte. Nem mesmo o estrutural entra como exigência para aprovar a construção. No entanto, há uma cultura em se planejar os esforços e resistências das paredes, vigas e lajes e também de se prever, mesmo que basicamente, os condutos e fiações. Dentre outros, os principais motivos que levam o contratante a fazer o projeto são: o medo da casa ou prédio ruir (projeto estrutural) e o medo do empreendimento pegar fogo (projeto elétrico).

Percebe-se então a falta de importância dada pelo contratante — e em muitas vezes também do arquiteto ou engenheiro — para os projetos hidrossanitários, que acabam sendo feitos somente na hora da execução, diretamente por um profissional que executa da mesma forma que aprendeu para todas as construções, sem levar nenhum outro fator em consideração.

Além da alta probabilidade de insumos exagerados e desperdício de material, o contratante fica sujeito a outros incômodos ligados à falta de conhecimento, como ligação da rede sanitária diretamente na rede pluvial, falta de um sistema de tratamento individual de esgoto, improvisação na escolha de conectores e tubos, ineficiência de pressão de água e retorno de gases fétidos pela tubulação.

Ainda nesse sentido, segundo estudo realizado pela Universidade de São Paulo, a maior dos problemas e patologias pós obra é ligado aos projetos hidrossanitários —ou à falta dele. Essa também é a principal causa que levam a reformas severas em residências, em sua maioria, ligadas diretamente ao banheiro que raramente é projetado adequadamente.

Portanto, cabe ao projetista se conscientizar e mostrar a importância de projetos hidrossanitários para a residência. Além de evitar problemas e reformas em um futuro próximo, é muito vantajoso pensando na relação custo x benefício. Investir em projetos para evitar gastos futuros é sempre a melhor solução.

2 – Ausência de critérios para o valor de serviço que é praticado no mercado

Vencida a primeira objeção, o projetista tende a enfrentar outro argumento.O próprio executor da obra – que em muitos casos nem chega a ser profissional – alega que faz também os projetos hidrossanitários por um valor muito mais acessível.

Nessa hora, pesa a favor do projetista todos os anos de estudos investidos na faculdade ou curso técnico. Ter o conhecimento necessário do porquê, além do “como fazer aquele projeto” é o maior diferencial na escolha de um profissional. Mostre para o contratante que, da mesma forma que ele contratou alguém para pensar sobre o projeto arquitetônico, é realmente necessário, vantajoso e mais econômico planejar também a estrutura hidráulica. Vale nessa hora citar as consequências por não contratar um projetista, citadas no item acima.

Reforce também que todo planejamento reduz o desperdício de materiais, evita improvisação na execução, considera os demais projetos para que não tenha conflito, evita reformas desnecessárias de correção e principalmente, pensar no empreendimento a longo prazo. É muito comum nos empreendimentos em que não há planejamento hidráulico o desconforto com vazamentos, furo de tubos e conexões por furadeira, retorno de gases fétidos, baixa pressão de água e flutuação de temperatura.

Esses e outros motivos criam a necessidade de eficientes projetos hidrossanitários prediais e residenciais. A falta de obrigatoriedade deixam um horizonte com enorme potencial a ser trilhado pelo projetista. A concorrência, nesse setor é mais amena. Todas essas variáveis, tornam os projetos hidrossanitários de pequeno porte uma vertente carente e de alta possibilidade de retorno. Vale apostar.



Adriano Pacheco, Engenheiro Civil, graduado pela Universidade Federal de Santa Catarina. Tem experiência na área de construção civil, com ênfase em análise de estruturas. Atua também como instrutor credenciado pela empresa AltoQi ministrando o curso do software Eberick, software para dimensionamento de estruturas de concreto armado.


Fonte:maisengenharia.altoqi.com.br




Visite nossas páginas no facebook -www.facebook.com/forumconstrucao e Twitter - www.twitter.com/forumconstrucaoCurta, Divulgue







Comentários

Mais artigos

7 Problemas hidráulicos mais comuns nas residências

Sistema hidráulico: tudo que você precisa saber

Principais sinais de problemas no sistema hidráulico

Aprenda como desentupir encanamento corretamente

Projetos Hidrossanitários: desafios e vantagens de um bom trabalho

Como trabalhar tubulação aparente em seu projeto

Falhas comuns em instalações hidráulicas

5 dicas na hora de reformar a instalação hidráulica

Por que você deve cuidar do planejamento hidráulico do seu projeto?

14 dicas pra quem vai reformar instalação hidráulica (e não quer entrar pelo cano)

Como Solucionar Problemas de Encanamento

Micos na obra: oito erros hidráulicos comuns em construção e reforma

A pressão d'água do meu chuveiro (da minha torneira ou vaso sanitário) está baixa. como resolver?

Conheça seis manifestações patológicas nas instalações hidráulico-sanitárias

Tipos de tubos: PVC, CPVC, PPR, PEX, PVC Esgoto!

Os erros mais comuns em reformas hidráulicas, e como evitá-los

6 dicas hidráulicas para a construção da sua nova casa

12 formas de economizar e reaproveitar água

Truques para descobrir se há vazamento de água na sua casa

Evite problemas com o encanamento

Vantagens de encanamento de PVC

Você acha que está com um vazamento de água?

Negligência com as instalações hidráulicas

Automação aplicada ao tratamento de efluentes. Preservação do meio ambiente.

Solução para falta d’água está sob a terra

O saneamento paulista e uma frase histórica de Churchill

Desenvolvimento de novas técnicas de irrigação de precisão que garante uso racional da água

Os esgotos na Região Metropolitana de São Paulo

Brasil expõe projetos de saneamento básico em Zaragoza

Patologias freqüentes em sistemas prediais hidráulicos sanitários e de gás combustível decorrentes de falhas no processo

Água feita pelo homem tem química diferente

Aqua Vitae.com: blog latino-americano especializado no tema da água

Empresas e condomínios já tratam esgoto

Múltiplas necessidades, soluções variadas

Saneamento Básico e seu impacto no setor da construção

Revolução no Saneamento Básico

Sistema compacto de tratamento de esgoto no formato vertical

Aquecedores a gás: não seja você a próxima vítima!

Transbordamento: antes de aumentar as secções das calhas, amplie a capacidade dos condutores verticais

Esquema de funcionamento e dimensionamento da instalação de água fria em residências

Água quente nos banheiros: qual é a melhor opção de aquecedor, elétrico, gás ou solar? Central ou localizado?

Qual a durabilidade do encanamento de um edifício? Qual o melhor material para as tubulações hidráulicas?

Pressão disponível, pressão estática e pressão dinâmica. O que é isto?

Conexão à rede pública de esgoto e o controle de roedores