Seu navegador não supoerta scripts

Busca

 

Artigos

 



Catálogo de Produtos Inclusivos

 

Acompanhe-nos

Facebook   Facebook

 

 

por Redação do Fórum da Construção

Aprenda como desentupir encanamento corretamente



Lidar com um cano entupido é algo muito comum para todos nós, meros mortais! Mas, em alguns casos, é preciso tomar medidas mais profissionais de modo a evitar problemas maiores.

Por isso, saber como desentupir encanamento e como evitar que isso ocorra novamente é de suma importância – garantindo que você agirá corretamente quando for necessário e evitando usar dicas caseiras que podem prejudicar ainda mais a situação.


Não sabe como desentupir encanamento? Leia esse artigo:

Como desentupir encanamento?

Você sabia que existem algumas técnicas caseiras que podem lhe ajudar a desentupir encanamento de forma simples e segura? Confira algumas que listamos abaixo:

Desentupidor manual

A primeira forma de tentar desentupir os canos é usando um desentupidor manual. Ele é muito útil, principalmente para os entupimentos no vaso sanitário e nos ralos.

O desentupidor funciona criando uma pressão na água para que a força empurre o dejeto e ele siga o seu caminho pelo esgoto. Tchau, sujeira!

Para usar o desentupidor, o mais importante é escolher um modelo do tamanho adequado ao que você deseja desentupir. Depois, é só posicionar a ventosa na boca do cano ou dentro do vaso e realizar movimentos para tentar criar pressão no sistema.

No caso do vaso sanitário, a dica é deixar a ventosa submersa, para facilitar ainda mais o procedimento.

Além do desentupidor, você poderá jogar alguns baldes de água no vaso. Só tome cuidado para não haver transbordamento.

Arame

Se você não tem um desentupidor em casa, pode tentar usar um arame. Essa é uma solução interessante para entupimentos causados por cabelos ou outros objetos sólidos, pois com o arame você conseguirá prender e retirar esses itens.

Mas, é claro, o procedimento dependerá da profundidade da obstrução. Outra dica é evitar arames muito rígidos, pois eles podem trincar ou furar os canos.

Água quente

Esse é um método caseiro que sempre aparece nas listas de sugestões de como desentupir encanamento.

A água quente consegue dissolver alguns dos materiais causadores do entupimento, como a gordura ou o sabão, mas sozinha ela não é capaz de resolver o problema por completo, especialmente se o entupimento for causado por materiais sólidos.

Além disso, se a água estiver muito quente, ela pode gerar problemas aos encanamentos, causando danos na estrutura e agravando a situação.

Então, se for usar essa medida, faça antes de tentar um desentupidor manual, por exemplo, e evite a água extremamente quente.

Outra dica é fazer algumas “misturinhas” com a água quente. Por exemplo, para desentupir um ralo de pia, com a pia seca e sem água no cano, você poderá jogar um pouco de detergente e, depois de alguns minutos, um pouco de água quente dentro do cano para empurrar a obstrução.

Misturar água quente e bicarbonato também pode funcionar. Basta despejar bicarbonato dentro do cano e em seguida um pouco de água quente. Espere a solução agir por alguns minutos e, então, jogue mais água quente para empurrar a obstrução. Se preferir algo mais potente, substitua a água quente por suco de limão fervendo.

Soda Cáustica

Várias dicas de como desentupir encanamento abordam o uso da soda cáustica. Para muitos, ela é indispensável na hora de combater as obstruções causadas pelo acúmulo de gordura.

Entretanto, alguns profissionais não aconselham esse método, pois o produto pode saponificar dentro da tubulação, principalmente quando em contato com a gordura, causando um entupimento ainda pior. Além disso, é preciso que a soda cáustica seja descartada corretamente devido sua toxicidade.

Além disso, a soda cáustica é um produto químico perigosíssimo, que não deve ser manipulado sem todo o cuidado possível. O produto está sempre presente nas casas brasileiras, e isso causa diversos acidentes: seu contato com a pele produz um efeito corrosivo, podendo causar sérios danos à saúde como queimaduras, cegueira, entre outros.

Assim sendo, não recomendamos essa solução. Procure sim um profissional adequado e especializado na área para te ajudar nesta questão.

Outras receitas caseiras

Para os entupimentos por gordura, uma solução é misturar bicarbonato de sódio com vinagre. Use duas colheres de bicarbonato de sódio e jogue dentro do cano. Em seguida, despeje vinagre no ralo e cubra com um pano. Espere 25 minutos e despeje água quente.

Caso a obstrução precise de um empurrão, insira uma mangueira pelo cano com cuidado e tente usar a pressão da água para empurrar a gordura: tome cuidado para não prejudicar seu encanamento.

Ajuda profissional

Se você não conseguir resolver o problema sozinho, ou quiser ter uma cautela adicional para evitar problemas maiores, o mais recomendado é buscar ajuda profissional. Os profissionais contam com equipamentos específicos capazes de acabar com o entupimento sem danificar o seu encanamento.

Uma dessas soluções mais profissionais é o hidrojateamento. Ele realiza uma limpeza na tubulação e funciona com a pressão de água retirando os dejetos e outros materiais, sem degradar os encanamentos ou causar outros danos.

Outra possibilidade é o uso da máquina desentupidora, considerada um dos melhores métodos para desentupir canos, conseguindo resolver qualquer tipo de obstrução, independentemente do material causador, de maneira simples, rápida e prática.

O que não fazer para desentupir encanamento?

Mais importante do que saber como desentupir encanamento é entender o que NÃO deve ser feito sob nenhuma hipótese. Algumas dicas essenciais são:

- não tente enfiar cabos de vassoura ou outros objetos muito rígidos que podem rachar ou quebrar os canos (um cano quebrado é muito mais trabalhoso e exige muito mais dinheiro para o conserto do que um simples entupimento);

- não use produtos químicos na tubulação. Essa ação pode danificar seus canos e ainda causar danos ao tratamento de água da cidade;

- evite a soda cáustica pelos motivos que já citamos neste conteúdo;

- não use mistura de refrigerante e Mentos. Embora essa mistura gere uma alta pressão capaz de limpar os canos, ela pode ser grande demais e acabar rompendo o encanamento;

- evite usar café para desentupir canos. Ele não irá resolver o problema e ainda poderá agravá-lo, criando um entupimento ainda maior.


Quais as principais causas de encanamentos entupidos e como evitá-las?

Dentro de uma residência, o sistema de encanamento está sempre sujeito a algum entupimento que causa inúmeros transtornos. Apesar disso, várias vezes essas situações poderiam ser evitadas se soubéssemos quais atitudes evitar.

Agora que você já sabe como desentupir encanamento, veja as causas mais comuns para evitar esses problemas na sua casa:

Pias e ralos dos banheiros

Os encanamentos dos banheiros podem sofrer com entupimentos por motivos variados, sendo que muitos podem ser facilmente evitados. Os motivos mais comuns são os listados abaixo:

Excesso de fio de cabelo

Os fios de cabelo são os principais causadores de entupimento dos ralos do banheiro e nos sifões das pias. Infelizmente, não existe muito o que fazer para evitar essa situação, já que a queda de cabelo nesses espaços é algo natural – e nem mesmo a instalação de uma grelha pode evitar o problema.

A melhor maneira de lidar com a situação e impedir que ela se agrave é, rotineiramente, limpar o ralo e remover o acúmulo de fios presos à grelha. Embora isso não resolva totalmente a situação, irá retardar o entupimento.

Pequenos objetos

A tampinha do tubo de creme dental e outros pequenos objetos podem acabar caindo dentro do ralo do banheiro ou da pia e ser um grande causador de problemas. Em alguns casos, a situação é tão grave que os profissionais precisam quebrar a parede para resolvê-lo, pois o objeto poderá se alojar nas curvas do encanamento.

Para evitar esse tipo de acidente, instale uma grelha no ralo da pia e do banheiro de tamanho adequado, impedindo que os objetos passem por ela.

Fio dental

O fio dental pode parecer algo inofensivo para muitas pessoas, mas ele é um dos principais causadores de entupimento dos ralos das pias e do banheiro, além dos vasos sanitários.

Embora seja pequeno, o fio dental não dilui em água e pode acabar se acumulando em alguma parte do encanamento, causando um entupimento severo.

Entupimento dos vasos sanitários

Os vasos sanitários também podem sofrer com vários casos de entupimento – e a maioria pode ser evitada.

Jogar papel no vaso, por exemplo, é uma atitude não muito indicada, pois o papel poderá se acumular, entupindo o vaso e causando sérios danos ao tratamento de esgoto.

Em alguns países, o sistema de esgoto é preparado para receber o descarte de papel higiênico, mas no Brasil, essa ainda não é uma realidade. Embora seja possível descartar papel biodegradável pelo vaso, mesmo essa versão precisa de cuidado, evitando jogar vários papéis de uma só vez. Na dúvida, o melhor é usar o cesto de lixo.

E, claro, além do papel, evite descartar outros itens como lenços umedecidos, absorventes, cigarros, cotonetes e preservativos.

Pias da cozinha

A cozinha é uma das áreas que mais usamos em casa – e nada pior do que ter de lidar com a pia entupida. Para evitar essa situação, algumas medidas simples são importantes, como o uso do protetor de ralo (ou chapéu chinês), por exemplo. Ele evita que os restos de comida e outros dejetos sejam jogados dentro do sifão, causando o entupimento.

Além disso, outra forma de evitar problemas é evitando despejar óleo pelo ralo da pia da cozinha. Quando esse óleo esfria e entra em contato com a água, ele costuma endurecer, bloqueando totalmente o escoamento do esgoto e se tornando uma obstrução difícil de ser corrigida.

Por isso, evite despejar qualquer tipo de óleo no seu encanamento. O descarte na terra também é desaconselhável, pois pode impermeabilizar o solo e causar danos.

O melhor é optar pela reciclagem, transformando-o em sabão ou detergente – ou levando até um posto de coleta. Neste link você pode encontrar um posto de coleta mais próximo de você!

Conclusão

Não existe uma fórmula mágica de como desentupir encanamento. O ideal é sempre tentar evitar o problema com medidas simples, como usando proteção nos ralos e evitando descartar itens e objetos pelo vaso ou pelas pias.

Apesar disso, quando os problemas surgem, existem algumas técnicas caseiras de como desentupir encanamento que podem resolver a situação, como o uso do desentupidor manual, um pedaço de arame ou misturas caseiras.

Contudo, em diversas vezes, o melhor a fazer é contar com ajuda profissional, capaz de reverter a situação rapidamente e sem causar danos ao seu encanamento.





Fonte:blog.tocaobra.com.br





Visite nossas páginas no facebook -www.facebook.com/forumconstrucao e Twitter - www.twitter.com/forumconstrucaoCurta, Divulgue


















Comentários

Mais artigos

7 Problemas hidráulicos mais comuns nas residências

Sistema hidráulico: tudo que você precisa saber

Principais sinais de problemas no sistema hidráulico

Aprenda como desentupir encanamento corretamente

Projetos Hidrossanitários: desafios e vantagens de um bom trabalho

Como trabalhar tubulação aparente em seu projeto

Falhas comuns em instalações hidráulicas

5 dicas na hora de reformar a instalação hidráulica

Por que você deve cuidar do planejamento hidráulico do seu projeto?

14 dicas pra quem vai reformar instalação hidráulica (e não quer entrar pelo cano)

Como Solucionar Problemas de Encanamento

Micos na obra: oito erros hidráulicos comuns em construção e reforma

A pressão d'água do meu chuveiro (da minha torneira ou vaso sanitário) está baixa. como resolver?

Conheça seis manifestações patológicas nas instalações hidráulico-sanitárias

Tipos de tubos: PVC, CPVC, PPR, PEX, PVC Esgoto!

Os erros mais comuns em reformas hidráulicas, e como evitá-los

6 dicas hidráulicas para a construção da sua nova casa

12 formas de economizar e reaproveitar água

Truques para descobrir se há vazamento de água na sua casa

Evite problemas com o encanamento

Vantagens de encanamento de PVC

Você acha que está com um vazamento de água?

Negligência com as instalações hidráulicas

Automação aplicada ao tratamento de efluentes. Preservação do meio ambiente.

Solução para falta d’água está sob a terra

O saneamento paulista e uma frase histórica de Churchill

Desenvolvimento de novas técnicas de irrigação de precisão que garante uso racional da água

Os esgotos na Região Metropolitana de São Paulo

Brasil expõe projetos de saneamento básico em Zaragoza

Patologias freqüentes em sistemas prediais hidráulicos sanitários e de gás combustível decorrentes de falhas no processo

Água feita pelo homem tem química diferente

Aqua Vitae.com: blog latino-americano especializado no tema da água

Empresas e condomínios já tratam esgoto

Múltiplas necessidades, soluções variadas

Saneamento Básico e seu impacto no setor da construção

Revolução no Saneamento Básico

Sistema compacto de tratamento de esgoto no formato vertical

Aquecedores a gás: não seja você a próxima vítima!

Transbordamento: antes de aumentar as secções das calhas, amplie a capacidade dos condutores verticais

Esquema de funcionamento e dimensionamento da instalação de água fria em residências

Água quente nos banheiros: qual é a melhor opção de aquecedor, elétrico, gás ou solar? Central ou localizado?

Qual a durabilidade do encanamento de um edifício? Qual o melhor material para as tubulações hidráulicas?

Pressão disponível, pressão estática e pressão dinâmica. O que é isto?

Conexão à rede pública de esgoto e o controle de roedores