Seu navegador não supoerta scripts

Busca

 

Artigos

 



Catálogo de Produtos Inclusivos

 

Acompanhe-nos

Facebook   Facebook

 

 

Patologias freqüentes em sistemas prediais hidráulicos sanitários e de gás combustível decorrentes de falhas no processo



Este trabalho apresenta as patologias mais freqüentes verificadas em anos recentes nos sistemas prediais hidráulico-sanitários e de gás combustível de 24 edifícios residenciais novos e antigos, no município de Curitiba, objeto de laudos técnicos decorrentes da atividade profissional dos autores.

Além de quantificar as patologias mais freqüentes apontadas nesses laudos, o trabalho lista as causas mais freqüentes, concluindo que estão principalmente relacionadas a deficiências nos respectivos projetos de sistemas prediais hidráulico-sanitários e de gás, de forma assemelhada ao reportado em trabalhos e artigos técnicos originários de países estrangeiros, e relaciona aquelas mais comuns conseqüentes de falhas do processo de produção desses projetos.

Finalmente, são feitas recomendações para a supressão preventiva desses problemas ainda na fase do projeto executivo, antes que venham a se manifestar na forma de futuras patologias.

1. INTRODUÇÃO
A freqüência de incidência e as causas de problemas patológicos nos sistemas prediais hidráulico-sanitários e de gás combustível têm sido ainda pouco pesquisadas em âmbito mundial, e, em particular, no Brasil. Isto talvez por demandar recursos vultosos, longos períodos de observação, ensaios, simulações e testes invasivos e/ou destrutivos em escala real em edificações existentes, etc., para que os dados resultantes sejam considerados consistentes.

Segundo MARTINS et al. (2003), com a introdução de inovações tecnológicas, de um lado, e a falta ou escassez de conhecimento para a aplicação de novos sistemas construtivos, de outro, e já sob a vigência do Código de Defesa do Consumidor (Lei 8.087 de 1990), e mais recentemente o novo Código Civil (Lei 10.406 de 2002), o estudo das falhas construtivas no campo da Engenharia começou a ser tratado de forma mais sistematizada, com base em princípios científicos, através da divulgação das ocorrências de patologias construtivas e seus reparos.

A importância do estudo das patologias construtivas, em particular aquelas relativas aos sistemas prediais em apreço, reside na possibilidade da atuação preventiva, especialmente quando elas têm por causa falhas no processo de produção dos respectivos projetos de engenharia.

2. REQUISITOS DE DESEMPENHO x PATOLOGIAS E INCONFORMIDADES
LICHTENSTEIN (1985) conceitua desempenho como o comportamento de um produto quando em uso. No caso da construção civil, este produto pode ser tanto o sistema “edifício”, os vários subsistemas que o compõem (estruturas, instalações, vedações, etc.), ou os próprios componentes que formam um determinado subsistema.
AMORIM (1989) ressalta que o conceito fundamental da concepção sistêmica reside no princípio de que os produtos (projetos, sistemas, componentes, etc.) podem ser descritos e o seu desempenho medido, sem que seja necessário pensar nas partes que os compõem.

Segundo ele, as necessidades básicas para a utilização desse conceito em relação a uma edificação, ou a partes dela, são: identificação das necessidades dos usuários da edificação, identificação dos desgastes a que estará sujeita, identificação dos requisitos de desempenho que ela deverá atender para satisfazer às necessidades dos usuários, e aplicação de critérios e métodos de avaliação confiáveis para a verificação do atendimento a esses requisitos.

Por outro lado, compreende-se por requisito de desempenho a formulação qualitativa das propriedades a serem alcançadas pelo edifício, ou por suas partes, de maneira a atender determinadas necessidades do usuário. Os requisitos de desempenho são relativos ao uso propriamente dito da edificação, à resistência que esta deverá oferecer aos desgastes que sobre ela atuam e às conseqüências que ela produzirá sobre o meio ambiente.

De forma bastante geral, pode-se afirmar que já incorre numa patologia (problema real, com sintomas já manifestos) ou numa inconformidade (problema potencial ou já instalado e ainda sem sintomas aparentes) todo sistema ou subsistema que não atende algum requisito de desempenho, particularmente aqueles textualmente exigidos por legislação específica, regulamentação ou normalização técnica.

3. ASPECTOS LEGAIS, REGULATÓRIOS E NORMATIVOS
Quando o empreendimento que resulta numa edificação implica numa relação de consumo, ele é regido pela Lei nº 8.078 de 1990, o Código de Defesa do Consumidor, cujo artigo nº 39 (Seção IV: “Das Práticas Abusivas”) reconhece o CONMETRO como entidade com atribuição legal para elaborar e expedir regulamentos técnicos (RT’s), na ausência de normas expedidas por órgão oficiais competentes (estas efetivamente com força de lei, como aquelas emitidas por agências reguladoras governamentais).

Dessa forma, na sua ausência, valem as normas aprovadas e registradas pelo CONMETRO, cuja Resolução nº 6/92 reconhece e legitima como normas brasileiras aquelas homologadas pelo Foro Nacional de Normalização, que, ao serem nele registradas, passam a receber a designação "NBR" (Norma Brasileira Registrada no CONMETRO).

A Resolução nº 7/92 do CONMETRO designou a própria Associação Brasileira de Normas Técnicas (uma entidade privada sem fins lucrativos, reconhecida de Utilidade Pública) o Foro do Sistema Nacional de Normalização, com atribuição, em seu nome, de elaborar normas técnicas.

Dessa forma, por delegação de competência, a observância das normas técnicas da ABNT em projetos de engenharia cujo produto resulta em relação de consumo, até então de caráter facultativo, representando apenas uma referência técnica, ao menos desde 1992 tornou-se compulsória, amparada pelo artigo nº 39 do Código de Defesa do Consumidor.

Desde então, quaisquer inconformidades normativas verificadas nos sistemas hidráulicos prediais de uma edificação, relativas às normas técnicas correlatas da ABNT, sejam nos respectivos projetos, seja no que nela se encontra efetivamente instalado, constituem patologias, manifestas ou potenciais.

4. PRINCIPAIS CAUSAS DE PATOLOGIAS EM SISTEMAS PREDIAIS
A necessidade de avaliação do desempenho das edificações, depois de colocadas em uso, deu causa a levantamentos sistemáticos, realizados nos anos 70 em diversos países com longa tradição de construir bem, cujos resultados quanto à origem das respectivas falhas seguem-se:


Gráfico 1 - Origem percentual de falhas em edificações (MARTINS, 2003)


O gráfico acima destaca, portanto, como principais causas de patologias de origem endógena durante ocupação, ou seja, originadas por fatores inerentes à própria edificação: falhas decorrentes de projetos (36% a 49%), falhas de execução (19% a 30%), de componentes (11% a 25%) e de utilização (9% a 11%).

Na fase de projeto dos sistemas prediais, os vícios podem ocorrer por falhas de concepção sistêmica, erros de dimensionamento, ausência ou incorreções de especificações de materiais e de serviços, insuficiência ou inexistência de detalhes construtivos, etc. (GNIPPER, 1993).

Mas também as patologias e inconformidades podem decorrer de falhas no processo de produção do projeto, tais como falhas de comunicação com projetistas de outros sistemas prediais (estrutural, elétrico, telefônico, ar condicionado, etc.) e da inexistência de coordenação ou compatibilização com os diversos outros subsistemas da edificação (vedações, circulação horizontal e vertical, etc.), ou seja, por falta de um processo ordenado de desenvolvimento segundo os princípios já consagrados do que se convencionou chamar engenharia simultânea, conforme FABRÍCIO & MELHADO (2002).

4.1 Patologias em sistemas prediais hidráulico-sanitários e de gás combustível
São características próprias dos sistemas hidráulicos prediais a sua complexidade funcional e a inter-relação dinâmica entre os seus diversos subsistemas, além da enorme variedade de materiais, componentes e equipamentos constituintes (tubos, conexões, registros, válvulas, acessórios, reservatórios, bombas, tanques, dispositivos de controle, dispositivos de medição, etc.).

Estas peculiaridades, em conseqüência, podem dar origem a uma grande diversidade de manifestações patológicas nas edificações, que vão desde simples falhas freqüentes em certos equipamentos até intrincadas flutuações de pressões, vazões e temperaturas, decorrentes de falha de concepção sistêmica no projeto. Porém, muitas das patologias manifestas ou potenciais incidem de forma repetitiva em diferentes edifícios inspecionados, revelando falhas sistemáticas na fase de projeto desses sistemas prediais.

Ao se caracterizar e apontar essas falhas mais freqüentes, mesmo com base apenas em levantamentos feitos num pequeno universo amostral de um determinado centro urbano, os resultados podem ser razoavelmente extrapolados para outras cidades verticalizadas do país, com o intuito de evitar que se repitam em novos edifícios a serem projetados e construídos.

Portanto a tipificação e caracterização da natureza das patologias e inconformidades mais freqüentes nesse universo amostral podem contribuir para uma ação preventiva ao menos durante a etapa de projeto de novas edificações.

A título de exemplo, entre as perícias em instalações hidráulicas prediais realizadas pelos autores nos últimos oito anos na cidade de Curitiba - PR, foram selecionados 24 edifícios residenciais julgados mais representativos, cujos laudos técnicos apresentam certas patologias recorrentes, grande parte das quais poderão ser evitadas em edifícios ainda a serem projetados e construídos, sob a presunção do aproveitamento da experiência acumulada (GNIPPER, 2007).


EDIFÍCIO Ano da ocupa -ção Anos em uso até a perícia Nº de pav os Nº de aptos Nº itens patologias / inconformidades presentes
AF AQ INC GÁS ESG AP outro total
Residencial Iguaçú19653806241502030202020329
Savion19841723181302010304-0427
Sobral19851724181004-0419070448
Sônia Léa19861417141205010420030348
Le Coin19891609102205-0820090266
Rio Mississipi19920921320801--07020220
Nicole I199508167820-020213090349
Andrea Dória199508185430-02-19110365
Colina do Estoril19960820561408 -0911060351
Fleming Boulevard19970507082110-0620120372
Lugano199704226410--011201-24
Tambaú19980422722701010818080467
Princesa Elisabeth19980625421307-0816070354
Cádiz19990521601701010712010342
Alba Zaninelli20000211162105-0217140463
Viana do Castelo20000411142004010722130471
Mont Royal200104281442212-0827130688
Luxemburgo20010206242008031010060158
Royal Park20010527222711010524160589
Ville Bretagne20030313452317010623100787
Palazzo Reale200304272139220210241205114
Ana Luísa2003041811240-0110292207109
Sant’Anna20040212241404-1016060353
Kensington20040127272810020324080479


A tabela 1 mostra a freqüência de incidência qualitativa de inconformidades presentes e patologias manifestas, subdivididas em água fria (AF), água quente (AQ), combate a incêndio (INC), gás combustível natural ou liquefeito de petróleo (GÁS), esgoto sanitário (ESG) e águas pluviais (AP). Na coluna “outro” estão apontadas patologias e inconformidades relevantes não relacionadas diretamente com esses subsistemas, porém associadas a tubulações como um todo.

4.2 Natureza das patologias freqüentes em sistemas prediais conseqüentes de falhas no
processo de produção do projeto
Considerando uma combinação da incidência relativa (freqüência) com um nível atribuído à gravidade (relevância) das correspondentes conseqüências de uma dada patologia ou inconformidade cuja causa provém de falha no processo de produção do projeto, particularmente por falta de um processo adequado de engenharia simultânea, apontada nos laudos dos 24 edifícios inspecionados, resultou de maior freqüência e relevância as elencadas na Tabela 2.

Note-se que as patologias apontadas, exclusivamente decorrentes de falhas no processo de produção do projeto, não foram necessariamente referenciadas pelos sintomas conseqüentes (mau cheiro, vazamento, refluxo, ruído, etc.), mas por citações de mais fácil identificação.

Sist.

NATUREZA DA PATOLOGIA OU INCONFORMIDADE

AF

Tampas de acesso às câmaras do reservatório elevado executadas e instaladas de modo incorreto, com possibilidade de admissão de água contaminada em seu interior

AF

Adoção de reservatório elevado e/ou cisterna com câmara única (sem septo separador)

AF AQ

Ramais de distribuição de água fria e quente dos apartamentos formando sifões com possibilidade de segregação de ar em seus colos altos

AF

Tubulações plásticas expostas ao tempo

AF

Irregularidades na central redutora de pressão: ausência de meios para drenagem, exigüidade de espaço para instalação de filtros tipo Y e registros de fechamento

AF

Barrilete elevado dividindo o mesmo espaço físico com a casa de máquinas de elevadores

AF

Ausência ou insuficiência de folga das paredes laterais da cisterna com paredes limítrofes do subsolo, e da laje de fundo com o piso

AF

Cisterna enterrada ou semi-enterrada impedindo esgotamento totalmente por gravidade

AF

Insuficiência de espaço na casa de bombas de recalque para instalação de registros de fechamento adequados nas tubulações de sucção das bombas centrífugas

AF

Casa de bombas em cota superior ao fundo da cisterna impedindo afogamento das bombas

AF

Tampa da abertura de acesso à cisterna sem fechamento estanque e/ou de modo incorreto

AF

Propagação de ruídos e vibrações das bombas de recalque a partir da casa de bombas

AF

Existência de eletrodutos correndo aparentes dentro da cisterna

AF

Formato alongado da cisterna, com zonas de estagnação, dificultando a renovação da água

AQ

Ramais de distribuição de água quente correndo dentro de enchimentos de contrapiso das lajes

AQ

Extensão insuficiente de braço de flexão em derivações de colunas de distribuição de água quente em edifícios com sistema de geração central, devido à exigüidade de espaço.

GÁS

Ausência ou insuficiência de aberturas adequadas de ventilação permanente para ar de combustão em ambientes contendo equipamentos a gás

GÁS

Ausência de meio ou duto coletivo de ventilação permanente para os abrigos de medidores de gás situados nos halls dos andares

GÁS

Extensão insuficiente do trecho vertical das chaminés de aquecedores a gás com tiragem natural

GÁS

Ramais de distribuição de gás combustível executados em aço carbono preto correndo dentro de enchimentos de contrapiso das lajes e desprovidos de tubos-luva ventilados nas extremidades

GÁS

Ramais de distribuição de gás combustível correndo dentro de vazios construtivos e paredes drywall, desprovidos de tubos-luva ventilados nas extremidades

ESG

Ligação direta e em nível de tubo ventilador secundário em coluna de ventilação sem a presença de alça de ventilação com altura adequada

ESG

Ramais de descarga de máquinas de lavar roupa e louças subdimensionados

ESG

Posicionamento de terminais de colunas de ventilação de esgoto e tubos ventiladores primários em locais inadequados na cobertura, em regiões de depressão quando da incidência de ventos fortes

ESG

Sifão flexível de pia de cozinha instalado sem altura mínima de fecho hídrico

AP

Inexistência de redução excêntrica e redução da seção útil de ralos planos por manta de impermeabilização superficial da laje e de sua proteção mecânica

AP

Empoçamento de águas pluviais em áreas externas e transbordamento para o interior do edifício quando ocorrem chuvas intensas

AP

Posicionamento de poço de drenagem sob vaga de garagem dificultando manutenção urgente


Tabela 2. Patologias e inconformidades mais freqüentes decorrentes de falhas no processo de produção dos projetos hidráulico-sanitários e de gás combustível

5. CONCLUSÕES

A tabela 2 corrobora a constatação, ao menos em Curitiba, da mesma realidade presente em países europeus em relação à principal origem das causas de patologias, segundo relatam MARTINS et al. (2003) e também AMORIM et al. (2004), ou seja, falhas associadas aos respectivos projetos.

A ausência de um processo ordenado de produção dos projetos de edificações, em particular de edifícios residenciais, ou falhas ocorridas durante o desenvolvimento desse processo, podem resultar em posteriores manifestações patológicas nos seus sistemas prediais hidráulico-sanitários e de gás combustível, associadas a algum nível de desconforto ou de risco para os seus usuários.

Uma vez que as causas dessas patologias estão localizadas nos respectivos projetos, justamente nesta fase é que medidas preventivas adequadas deverão ser adotadas, destacadamente a completa e simultânea integração aos demais projetos do edifício ao longo do seu processo de concepção e desenvolvimento. O prévio conhecimento das falhas mais freqüentes, pelo autor do projeto e/ou por um coordenador do seu processo de produção, poderá contribuir neste sentido.

REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS

MARTINS, M. S.; HERNANDES, A. T.; AMORIM, S. V. Ferramentas para melhoria do processo de execução dos sistemas hidráulicos prediais. 2003. In: III Simpósio Brasileiro de Gestão e Economia da Construção, Anais, p 16-19, 16-19 setembro de 2003, São Carlos.
LICHTENSTEIN, N. B. Patologia das construções: procedimentos para formulação do diagnóstico de falhas e definição de conduta adequada à recuperação de edificações. 1985. Dissertação (Mestrado) - Escola Politécnica, Universidade de São Paulo, São Paulo. 
AMORIM, S. V. Custos relacionados com a qualidade em sistemas prediais hidráulico-sanitários. 1994. In: VIII Simpósio Nacional de Sistemas Prediais., Anais, p 145-154, 27-28 setembro 1994, São Paulo.
AMORIM, S. V.; DIAS JR., R. P.; SOUZA, K. E. 2004. Melhoria da qualidade dos sistemas prediais hidráulicos e sanitários através do estudo da incidência de falhas. In: X Encontro Nacional de Tecnologia do Ambiente Construído, Anais, p 16-19, 18-21 julho de 2004, São Paulo.
GNIPPER, S. F. Patologias mais freqüentes em sistemas hidráulico-sanitários e de gás combustível de edifícios residenciais em Curitiba 2007. In: X Simpósio Nacional de Sistemas Prediais. Anais, 29-30 agosto de 2007, São Carlos.
GNIPPER, S. F. Especificações recomendadas para a contratação de projetos de instalações hidráulicas. 1993, In: 58º Encontro Nacional da Construção. Anais, 29-30 agosto de 1993, Belém.
FABRICIO, M. M.; MELHADO, S.B. Por um processo de projeto simultâneo. In: II Workshop Nacional:
Gestão do processo de projeto na construção de edifícios, 2002, Porto Alegre. Anais, PUC/RS - UFSM - EESC/USP, 2002. CD-ROM (publicação e apresentação do artigo).

Comentários

Mais artigos

7 Problemas hidráulicos mais comuns nas residências

Sistema hidráulico: tudo que você precisa saber

Principais sinais de problemas no sistema hidráulico

Aprenda como desentupir encanamento corretamente

Projetos Hidrossanitários: desafios e vantagens de um bom trabalho

Como trabalhar tubulação aparente em seu projeto

Falhas comuns em instalações hidráulicas

5 dicas na hora de reformar a instalação hidráulica

Por que você deve cuidar do planejamento hidráulico do seu projeto?

14 dicas pra quem vai reformar instalação hidráulica (e não quer entrar pelo cano)

Como Solucionar Problemas de Encanamento

Micos na obra: oito erros hidráulicos comuns em construção e reforma

A pressão d'água do meu chuveiro (da minha torneira ou vaso sanitário) está baixa. como resolver?

Conheça seis manifestações patológicas nas instalações hidráulico-sanitárias

Tipos de tubos: PVC, CPVC, PPR, PEX, PVC Esgoto!

Os erros mais comuns em reformas hidráulicas, e como evitá-los

6 dicas hidráulicas para a construção da sua nova casa

12 formas de economizar e reaproveitar água

Truques para descobrir se há vazamento de água na sua casa

Evite problemas com o encanamento

Vantagens de encanamento de PVC

Você acha que está com um vazamento de água?

Negligência com as instalações hidráulicas

Automação aplicada ao tratamento de efluentes. Preservação do meio ambiente.

Solução para falta d’água está sob a terra

O saneamento paulista e uma frase histórica de Churchill

Desenvolvimento de novas técnicas de irrigação de precisão que garante uso racional da água

Os esgotos na Região Metropolitana de São Paulo

Brasil expõe projetos de saneamento básico em Zaragoza

Patologias freqüentes em sistemas prediais hidráulicos sanitários e de gás combustível decorrentes de falhas no processo

Água feita pelo homem tem química diferente

Aqua Vitae.com: blog latino-americano especializado no tema da água

Empresas e condomínios já tratam esgoto

Múltiplas necessidades, soluções variadas

Saneamento Básico e seu impacto no setor da construção

Revolução no Saneamento Básico

Sistema compacto de tratamento de esgoto no formato vertical

Aquecedores a gás: não seja você a próxima vítima!

Transbordamento: antes de aumentar as secções das calhas, amplie a capacidade dos condutores verticais

Esquema de funcionamento e dimensionamento da instalação de água fria em residências

Água quente nos banheiros: qual é a melhor opção de aquecedor, elétrico, gás ou solar? Central ou localizado?

Qual a durabilidade do encanamento de um edifício? Qual o melhor material para as tubulações hidráulicas?

Pressão disponível, pressão estática e pressão dinâmica. O que é isto?

Conexão à rede pública de esgoto e o controle de roedores