Seu navegador não supoerta scripts

Busca

 

Artigos

 



Catálogo de Produtos Inclusivos

 

Acompanhe-nos

Facebook   Facebook

 

 

por Redação do Fórum da Construção

Como Evitar o Derretimento das Emendas do Chuveiro



Algumas instalações por serem mal projetadas podem ter um sério problema de derretimento do cabeamento aplicado, e esse fato em grande parte acontece na emenda entre o chuveiro e a rede.

Nesse artigo então vamos abordar esse problema e explicar de forma simples como esse risco eminente de incêndio pode ser evitado e quais métodos devem ser aplicados para diminuir esse risco, além claro de entender o porquê esse fenômeno acontece.



Por que os cabos do chuveiro derretem?

Vamos entender ou relembrar um pouco da aula sobre corrente elétrica onde certamente você aprendeu que uma corrente elétrica possui características intrínsecas e que geram naturalmente calor nos condutores elétricos.

Os condutores elétricos por sua vez possuem em suas propriedades uma resistência especifica, dessa forma somos capazes de escolher qual melhor tipo de condutor para aplicar em nosso circuito, levando sempre em consideração a sua resistência especifica e o custo desse cabeamento.

Essa resistência especifica é a resistência enfrentada pela corrente elétrica, essa resistência pode ser baixa ou alta e tudo vai depender do material que está sendo utilizado, quanto menor for essa resistência especifica do material condutor melhor será a transmissão de energia, desse modo se a resistência do material for muito alta pode acontecer o derretimento da proteção plástica e com isso acontecer curto circuito entre outros problemas mais graves.

Por que as emendas aquecem e derretem o cabo?

O derretimento dos cabos condutores que são ocasionados por uma emenda entre fio acontece pelo fato de ter sido executada uma emenda de forma errônea e com isso vai acontecer um aquecimento além do suportado e causar danos a sua instalação.

Uma emenda deve ser bem executada a fim de garantir as características do cabo o mais próximo do padrão de fabricação e dessa forma o aquecimento gerado será suportado pela proteção plástica além de não romper a ligação, dessa forma você ao executar uma emenda sempre deve seguir os padrões de emenda, obedecendo os detalhes e evitar um aumento no consumo de energia além de problemas mais graves como curto circuito e incêndios.

Por que as emendas do chuveiro derretem com mais frequência?

O chuveiro elétrico é o equipamento mais potente em uma residência, sabemos que ele deve ter um circuito independente na instalação e que seu cabeamento deve sim ser dimensionado para sua potência.

Sabendo disso, se você subdimensionar o cabeamento do chuveiro com certeza terá grande risco de derreter o cabo em algum trecho ou por completo, pois ele será exigido ao extremo e com isso vai elevar a resistência da passagem de corrente e por consequência levar ao derretimento.

O cabeamento do chuveiro sendo subdimensionado ou não o primeiro local onde se percebe uma falha no circuito do chuveiro é na emenda dele. Isso acontece pois é o ponto de união entre dois materiais e muitas vezes foi executado de forma errada.

Como evitar que as emendas do chuveiro derretam

Para evitar o derretimento do cabo e da emenda do chuveiro você precisa seguir os padrões de instalação elétrica, levando em consideração não somente a bitola do fio a ser utilizado mas também a execução correta da emenda entre o chuveiro e a rede elétrica.

Uma emenda bem executada num chuveiro elétrico e que deixara sua instalação mais rica em segurança e até na estética pode ser feita em dois métodos, por conector ou direta, vamos entender cada caso:

• Emenda com conector: Esse método é o mais simples, rápido e eficaz, dando oferecendo até mais praticidade na hora de substituir o chuveiro caso necessário, esse método consiste em instalar conectores de cerâmica de múltipla conexão.

Esses conectores conseguem manter as características mecânicas entre os cabos, ou seja, mantem a resistência especifica e dissipa melhor o calor gerado no local. É valido lembrar que deve-se usar sempre que possível os conectores de cerâmica, pois esses modelos podem aguentar e dissipar melhor as temperaturas elevadas e você não corre o risco desse material derreter, como pode acontecer nos conectores de plástico;

• Emenda direta: Caso prefira ainda a emenda direta você pode executar mas tomando alguns detalhes em conta:

- ¹ O primeiro é sempre obedecer o padrão do tamanho que deve ser feito o desencape do fio tanto do chuveiro quanto da rede elétrica.

- ² O segundo passo após realizar a emenda de prolongamento é aconselhável realizar o processo de estanho na emenda, essa etapa possibilita que os cabos fiquem fundidos, tornando assim a resistência única com a mesma característica mecânica e o estanho auxilia na redução do aumento da temperatura.

Para isolar então essa emenda utilize fita de alta fusão e depois a fita isolante, dessa forma o isolamento não corre nenhum risco de curto circuito ou choque.

Após saber dessas dicas de segurança pra sua instalação elétrica, certamente seus problemas com a emenda do chuveiro elétrico vão desaparecer da sua vida e dos seus clientes.



Fonte:sabereletrica.com.br



Visite nossas páginas no facebook -www.facebook.com/forumconstrucao e Twitter - www.twitter.com/forumconstrucaoCurta, Divulgue











































Comentários

Mais artigos

Como Evitar o Derretimento das Emendas do Chuveiro

É possível ligar aparelhos 127V em 220V ou vice versa?

Variação na tensão da rede, porque ocorre?

Fio Terra: Para Que Serve? Onde e Como Usar?

Como manter eletricistas longe do perigo

Curto-circuito: quando acontece, o que fazer e como evitar

9 maneiras de evitar acidentes com a rede elétrica

Como resolver problemas de curto-circuito?

12 erros que comprometem a instalação elétrica de uma residência

Sobre o Lixo Eletrônico

Erros que comprometem a instalação elétrica de uma residência

Como detectar problemas nas instalações elétricas

5 problemas na rede elétrica que afetam seus equipamentos

A importância da manutenção nas instalações eletricas

Como evitar riscos elétricos na construção civil

Como evitar acidentes com Eletricidade

O que está acontecendo com nosso clima? Descargas atmosféricas e seus efeitos

A importância do projeto elétrico residencial

Com que frequência devemos renovar a instalação elétrica no condomínio?

Dicas de segurança com a energia elétrica

Internet pode trafegar pela rede elétrica

Gravidade do Choque Elétrico

Lâmpadas incandescentes: saem do mercado até 2016

Atmosferas Explosivas - Instalações elétricas - Gerenciamento de Riscos

Por que devemos contratar um eletricista para fazer um Aterramento Elétrico?

Como Prevenir Incêndios Elétricos em Casa

Instalações eletrônicas em ambientes hospitalares.

Aterramento elétrico

Iluminação, introdução aos sistemas de controle

Construção Civil e os Acidentes com Instalações Elétricas

As radiações eletromagnéticas no ambiente doméstico

Folhas luminosas de fibras ópticas superam deficiência dos LEDs

Chuveiro elétrico é mais econômico que aquecedores

Novo padrão de tomada elétrica brasileiro

Aterramento e proteção contra descargas atmosféricas

Iluminação em baixa voltagem

Instalações elétricas : Previna seu patrimônio contra danos

Como ter segurança em trabalhos com eletricidade

Semáforo plano de LEDs é mais leve e reduz custos de instalação e manutenção

Dimensionamento cuidadoso e execução correta garantem instalação elétrica de qualidade

Cobre valorizado no mercado internacional afeta Brasil e incentiva roubo de condutores elétricos e de cargas

Distúrbios elétricos provocam problemas em eletrodomésticos