Seu navegador não supoerta scripts

Busca

 

Artigos

 



Catálogo de Produtos Inclusivos

 

Acompanhe-nos

Facebook   Facebook

 

 

Em Steel Frame e Drywall (veja mais 26 artigos nesta área)

por Caio Pereira

Steel Frame: o que é, características, vantagens e desvantagens



O steel frame ou light steel frame é um sistema construtivo industrializado, rápido, limpo e ecologicamente correto. Conheça as características desse sistema, suas vantagens e desvantagens.


O que é steel frame?

O steel frame ou light steel frame é um sistema construtivo industrializado e altamente racionalizado, formado por estruturas de perfis de aço galvanizado. Seu fechamento é feito por placas, podendo ser cimentícias, de madeira, drywall, etc. Sua estrutura é composta basicamente por: fechamento externo, isolantes termo-acústicos e fechamento interno.

A principal diferença do steel frame é a limpeza do canteiro de obras, pois não há necessidade do uso de água proporcionando uma construção seca, título pelo qual esse sistema construtivo também é chamado.

Outra característica é a precisão do sistema, tanto dos cálculos quantitativos (quantidade de material que será utilizado) quanto da execução. A geração de resíduos é praticamente zero, já que a estrutura é fabricada com as dimensões definidas em projeto, dispensando o corte de peças, consequentemente isso gera uma construção mais barata, rápida e limpa.

Quando há mais de um pavimento na edificação, a separação entre um pavimento e outro é feita por lajes leves, que são perfis de aço galvanizado revestidos por madeira, placa cimentícia ou outro tipo de placa, e por forros leves, que podem ser forros de drywall, pvc, etc. Também podem ser utilizadas lajes pré-moldadas de concreto.

Vantagens do steel frame

Agilidade na construção: o steel frame possibilita que uma construção seja executada de forma rápida já que a maioria dos seus componentes são pré fabricados. Algumas casas podem ser finalizadas em 15 dias ou menos.

Redução do peso da estrutura: os perfis de aço galvanizado são leves e não geram grandes esforços de carga na estrutura. Por isso, normalmente são utilizadas as fundações superficiais do tipo radier.

Maior precisão na execução: como os painéis são fabricados por meios industriais, a precisão e a redução de erros faz com que o steel frame seja um sistema construtivo mais confiável.

Edificação sustentável: não é necessário o uso de recursos naturais como água para a execução do steel frame. Além disso, gera-se muito pouco lixo e resíduo na sua construção.

Melhor isolamento térmico e acústico: esse tipo de estrutura proporciona bons níveis de isolamento térmico e acústico.

Várias opções de acabamento.

Menor custo: se comparado com o sistema convencional de concreto e estruturas metálicas, o steel frame é mais barato, principalmente em edificações menores, pois o custo com materiais e mão de obra acabam sendo menores devido ao curto tempo de execução da obra.

Desvantagens do steel frame

Limite de pavimentos: embora existam alguns exemplos de prédios de vários pavimentos sendo construídos, é mais comum encontrar edificações térreas construídas em steel frame ou edifícios com até 5 pavimentos.

Dificuldade de encontrar mão de obra especializada: para que o sistema seja mais barato e rápido do que outros métodos construtivos, deve-se realizar treinamentos constantes da mão de obra.

Componentes

Para o fechamento externo, a estrutura é composta pelos perfis de aço galvanizado, painel estrutural de OSB, isolante termo-acústico e placa cimentícia. Após a aplicação da placa é possível adicionar o tipo de acabamento desejado.

O fechamento interno é composto pelos perfis de aço galvanizado, isolante termo-acústico, placa de drywall (gesso acartonado) e revestimento de acabamento (pintura, cerâmica, etc).

A fundação, normalmente, é do tipo radier já que o steel frame é uma estrutura leve, porém o cálculo estrutural deve ser feito pelo engenheiro para analisar qual é o tipo mais adequado para a edificação. No radier, as tubulações da instalações elétricas e das instalações hidráulicas já são instaladas.

Conclusão

No Brasil, menos de 3% das edificações são construídas pelo sistema steel frame, muito pouco devido à todas vantagens que esse sistema apresenta. Isto se dá pelo fato de o Brasil ainda ser um país muito conservador, então novas tecnologias demoram para serem totalmente aceitas, mesmo apresentando muitos benefícios.

Aos poucos o steel frame está entrando no mercado. Com a procura pelo alto desempenho e a sustentabilidade na construção civil, este sistema se mostra muito eficiente e apropriado. É um grande nicho de mercado a ser explorado, tanto por empresas comerciantes quanto por profissionais da área da construção civil.



Fonte:escolaengenharia.com.br



Visite nossas páginas no facebook -www.facebook.com/forumconstrucao e Twitter - www.twitter.com/forumconstrucaoCurta, Divulgue

Comentários

Mais artigos

3 dicas para criar um bom projeto arquitetônico para construções em Light Steel Frame

As diferenças entre o sistema Drywall e Steel Frame

Steel Frame X Alvenaria: qual a melhor opção para sua obra

Drywall: Vantagens e desvantagens de sua utilização

Conheça formas diferentes do uso do drywall

O que é Drywall? Descubra vantagens e suas aplicações

Wood frame, o que é? Vantagens, desvantagens e características

Como utilizar o Drywall?

Steel Frame: o sistema construtivo que todo Engenheiro precisa conhecer

Steel Frame: o que é, características, vantagens e desvantagens

Descubra o que é sanca.

12 Motivos para utilizar Drywall como Parede

Gesso na Construção Civil: Vantagens e Desvantagens

Como pintar teto de gesso

O conceito de Light Steel Framing

Gesso Acartonado - Drywall : Usos e Vantagens

Conheça as vantagens e desvantagens do drywall antes de escolher sua parede

Quando usar gesso ?

Estudos comprovam que o Gesso da Construção Civil pode ser reciclado.

Vantagens do Gesso Acartonado

Light steel framing: Estruturas em Aço Leve

Divisórias de Gesso Acartonado: consumidor brasileiro está desinformado.

O que é o Light Steel Framing

Light Steel Framing traz novas possibilidades para a arquitetura

Sistema Drywall - Construção seca, limpa e econômica

Drywall facilita pequenas reformas e incentiva novas tecnologias

Paredes de gesso e blindadas