Seu navegador não supoerta scripts

Busca

 

Artigos

 



Catálogo de Produtos Inclusivos

 

Acompanhe-nos

Facebook   Facebook

 

 

Em Steel Frame e Drywall (veja mais 20 artigos nesta área)

por Leandro Amaral

Wood frame, o que é? Vantagens, desvantagens e características



Você já deve ter ouvido por diversas vezes o termo Wood Frame não é mesmo?!

Mas então, você sabe o que é Wood Frame, qual o método utilizado nesse tipo de construção, quais são as vantagens e desvantagens que ele traz e o que o torna sustentável?

Se você ainda não está por dentro desse assunto, fique conosco até o fim deste artigo e acompanhe tudo o que é preciso saber sobre esse sistema construtivo.



O que é o wood frame?

Wood frame ou light wood frame vem do Inglês Wood que significa madeira, teve origem nos Estados Unidos por volta do século XIX.

É um sistema construtivo realizado com peças de madeiras e placas estruturais para criar casas e edificações de até 5 pavimentos.

A técnica de Wood frame é reproduzida a partir de madeiras de reflorestamento, o que a torna sustentável.

Caracterizada pela criação de obras rápidas e sustentáveis, capaz de resistir a cargas com grande desempenho, está associada diretamente ao conceito de construção leve e limpa.

No Canada, Japão e Estados Unidos, grande parte das casas são construídas através da técnica do wood frame e já existem normas que o regulamente.

É preciso ter cuidado para não confundir o sistema do Wood frame e Steel Frame, ambos fazem parte do sistema CES (Construção Energitérmica Sustentável) mas a diferença entre eles é que na confecção da estrutura de seu esqueleto, um faz uso de perfis de madeira (wood frame) e o outro usa perfis metálicos (stell frame).

Várias dúvidas surgem ao escolher qual dos dois sistemas usar na hora de construir, uma delas é: qual o melhor em termos de acabamento; wood frame ou steel frame?

A resposta é a seguinte: ambos fazem uso de perfis leves e são extremamente flexíveis, permitindo qualquer tipo de acabamento interior ou exterior. Sendo assim os dois são boa escolha.

Wood frame: vantagens e desvantagens

Vantagens do wood frame:

- Sustentabilidade, um dos principais benefícios de uma obra de Wood frame; construções de madeira tem menos impacto ambiental do que construções convencionais que utilizam o concreto;

- Menor quantidade de resíduos;

- Fonte renovável: madeira;

- Velocidade e facilidade que ajudam no prazo de entrega, o que torna uma vantagem para empreendedores que precisam da obra pronta de forma rápida para o comércio ou outro tipo de negócio;

- Construção seca e leve, exige equipamentos de menor porte para transporte e armazenamento das peças gerando uma mão de obra reduzida;

- Absorção por parte da madeira de até 40 vezes menos calor do que a alvenaria, gerando assim conforto térmico e acústico, trazendo uma sensação agradável em qualquer região do Brasil, seja ela fria ou mais quente;

- A possibilidade de se ter o total controle dos gastos já na fase de projeto.

Desvantagens do wood frame:

- Permissão de uso de até no máximo 5 pavimentos, o que limita grandes empreendimentos;

- Falta de mão de obra qualificada, o que pode pesar na hora da contratação dos profissionais e com isso atrasar o início da execução do projeto;

- Necessidade de utilização de concreto armado, seja para contrapisos, fundações ou lajes mistas;

- Pode exigir maior correção no acabamento devido as chapas de OSB possuírem uma superfície rugosa;

- Falta de entendimento por parte dos moradores com relação a estrutura e com os cuidados que devem ser tomados, consequência da pouca utilização do material no Brasil.

Wood Frame no Brasil

No Brasil esse assunto ainda é uma novidade, e começou a ser implantado no ano de 2009.

Apesar de já terem ocorrido algumas reuniões para abordar sobre o assunto no Brasil, ainda não existe uma norma que trate sobre o dimensionamento para esse tipo de estrutura.

No Site do SINAT (Sistema Nacional de Avaliação Técnica de Produtos Inovadores e Sistemas Convencionais) é possível encontrar o primeiro documento técnico que trata sobre o assunto, a DIRETRIZ SINAT Nº 005 – Revisão 02 – Sistemas construtivos estruturados em peças leves de madeira maciça serrada, com fechamentos em chapas (Sistemas leves tipo “Light Wood Framing”) .

Esta diretriz apresenta procedimentos de avaliação do sistema no Brasil e critérios mínimos de desempenho.

O fato de no Brasil existir a imensa tradição da construção em alvenaria, faz com que a madeira acabe sendo considerada um material secundário na construção civil, o que faz com que o método do wood frame não seja tão usado.

Mesmo com algumas dessas limitações, em determinadas regiões do sul a construção com wood frame já vem sendo utilizada. Em 24 de Agosto de 2016, na cidade de Araucária, no Paraná, foi finalizado o primeiro prédio com tecnologia sustentável wood frame do Brasil.

Existe um mito que o wood frame contribui com desmatamento das árvores nativas brasileiras. Mas as madeiras (pinus e eucalipto) que são utilizadas crescem muito rápido e são abundantes.

Wood Frame, características e procedimentos

O wood frame faz uso de madeiras de reflorestamento que precisam estar secas e sem imperfeições como nós e resíduos. A madeira mais utilizada é o pinus e o eucalipto.

A parte estrutural é composta por madeiras maciças, elas são responsáveis em sustentar todo o projeto arquitetônico.

São usadas travessas horizontais oferecendo suporte para as janelas, o uso de barras oferece suporte aos pavimentos acima do térreo.

O revestimento externo das paredes é composto de chapas de OSB (Oriented Strand Board).

A parede de uma casa é feita por camadas. No meio fica a estrutura de madeira e, em seguida, são colocadas as placas de madeira OSB em conjunto com uma placa cimentícia (material incombustível) e o gesso.

Para garantir o conforto térmico, as paredes são preenchidas com alguns materiais como mantas que podem ser de lã de rocha ou de vidro.

As instalações hidráulicas são feitas com canos de PVC OU PEX, as elétricas com fios e conduítes.

Todas as instalações tanto do sistema hidráulico quanto do elétrico são introduzidas no espaço entre os montantes de madeira.

Podendo receber ações de água, é recomendado uma membrana hidrófuga permitindo a saída interna do vapor e evitando a penetração de umidade externa.

No banheiro, na cozinha e onde possivelmente tenha o contato com a água, são utilizadas placas cimentícias com selador acrílico antifungo e aplicada uma pintura de resina acrílica pura. Pode ser incluída azulejo e outros revestimentos.

A durabilidade de uma casa construída com wood frame é igual a de uma casa feita com construção convencional, no mínimo 50 anos, e para que essa durabilidade ocorra, todos os materiais passam por um processo de tratamento, garantindo a resistência contra cupins, fungos e brocas.

Wood frame na laje

Há dois tipos de lajes que podem ser construídas com wood frame; a seca e a mista.

Laje seca

Quando a laje tem chapas OSB com função de contrapiso é chamada de laje seca.

Pode ser aplicado vários revestimentos tais como carpete, laminados, cerâmicas, madeiras, etc.

As chapas OSB precisam ter os encaixes do tipo macho e fêmea para fazer as lajes.

Nas áreas que podem ser molhadas, são colocadas chapas de cimento e um impermeabilizante.

Laje mista

A laje mista é chamada desta forma pelo fato de que vai uma lâmina plástica sobre as chapas OSB, sobre ela é aplicada uma camada de no mínimo 5 cm de concreto armado. Neste caso é possível aplicar qualquer tipo de revestimento.

Wood frame e o seu custo

Os valores podem variar muito de um fornecedor para outro. Depende da construtora, da qualidade dos produtos que serão usados e do acabamento que o cliente escolher fazer. Portanto é necessário uma pesquisa mais minuciosa com empresas especializadas para garantir a boa qualidade da obra antes de iniciá-la.




Arquiteto Leandro Amaral, técnico eletrotécnico desde 2011, professor de cursos online desde 2013 e arquiteto desde 2016.



Fonte:arquitetoleandroamaral.com




Visite nossas páginas no facebook -www.facebook.com/forumconstrucao e Twitter - www.twitter.com/forumconstrucaoCurta, Divulgue















Comentários

Mais artigos

Wood frame, o que é? Vantagens, desvantagens e características

Como utilizar o Drywall?

Steel Frame: o sistema construtivo que todo Engenheiro precisa conhecer

Steel Frame: o que é, características, vantagens e desvantagens

Descubra o que é sanca.

12 Motivos para utilizar Drywall como Parede

Gesso na Construção Civil: Vantagens e Desvantagens

Como pintar teto de gesso

O conceito de Light Steel Framing

Gesso Acartonado - Drywall : Usos e Vantagens

Conheça as vantagens e desvantagens do drywall antes de escolher sua parede

Quando usar gesso ?

Estudos comprovam que o Gesso da Construção Civil pode ser reciclado.

Vantagens do Gesso Acartonado

Light steel framing: Estruturas em Aço Leve

Divisórias de Gesso Acartonado: consumidor brasileiro está desinformado.

O que é o Light Steel Framing

Light Steel Framing traz novas possibilidades para a arquitetura

Sistema Drywall - Construção seca, limpa e econômica

Drywall facilita pequenas reformas e incentiva novas tecnologias

Paredes de gesso e blindadas