Seu navegador não supoerta scripts

Busca

 

Artigos

 



Catálogo de Produtos Inclusivos

 

Acompanhe-nos

Facebook   Facebook

 

 

Em Steel Frame e Drywall (veja mais 26 artigos nesta área)

por Redação do Fórum da Construção

As diferenças entre o sistema Drywall e Steel Frame



As novas tecnologias na construção civil têm ganhado cada vez mais espaço no Brasil, com um número expressivo de novos clientes a cada ano. As alternativas no mercado, que hoje vem de fora do país são muitas e hoje vamos abordar duas que possuem grande destaque: o Drywall e Steel Frame.

No entanto, mesmo com a procura aumentando com o passar dos anos, essas opções ainda são cercadas de muito desconhecimento, apesar de oferecerem uma série de benefícios em sua aplicação.


O artigo de hoje vai abordar todos os pontos positivos e negativos de cada uma dessas opções, assim como todas as diferenças entre o Drywall e Steel Frame.

Ficou interessado em saber mais? Continue a leitura deste artigo.

O que é Steel Frame?

O Steel Frame é um sistema construtivo trazido do exterior para o Brasil. Feito de forma industrializada, tem como base o uso de perfis leves de aço galvanizado, em conjunto com fechamento em placas – como cimentícia e Drywall – substituindo tijolos e blocos.

Ele surgiu em residências norte-americanas, no começo do século XX, como alternativa ao Wood Frame, Sistema construtivo baseado na utilização de peças de madeira

A fabricação do Steel Frame se dá através da conformação a frio de perfis metálicos e a partir deles acontece a montagem dos frames formando o esqueleto estrutural da edificação como as paredes, os telhados e os pisos. Os perfis de steel frame são considerados perfis estruturais e tem espessuras de ( 0,80 a 1,25 mm)

O uso desta técnica é diversificado, devendo ser executado após a fundação, que na maioria dos casos utiliza-se o sistema ( radier ). Sendo aplicado desde construções de imóveis residenciais e comerciais, assim como edificações pequenas, podendo chegar até quatro pavimentos de altura.

O que é Drywall?

O Drywall também pode ser definido como um modelo construtivo a seco, por utilizar uma quantidade muito pequena de água. Ele é composto por perfis muito parecidos com os perfis de steel frame, porém com espessuras inferiores ( 0,50 a 0,65mm) com isso não são considerados perfis estruturais, devendo ser utilizados somente como fechamentos dos vãos.

Construções que utilizam de Drywall em sua execução também são mais leves, com melhor custo benefício do que as construções de alvenaria, e por isso elas têm se popularizado bastante aqui no Brasil, principalmente em conjunto com o uso do Steel Frame.

O Drywall também é usado na arquitetura, como um recurso de design para criar paredes e tetos de acordo com o projeto. Diferenças entre Drywall e Steel Frame

Dentre os sistemas construtivos modernos no mercado, o maior destaque do momento está com o Steel Frame, principalmente pelo fato dele ser à seco, assim como o Drywall. Este também é o motivo para existir uma confusão entre os dois sistemas.

Mesmo com semelhanças na aparência, estruturalmente encontramos diferenças entre Drywall e o Steel Frame, com características bem distintas entre si.

Como dissemos acima, o Steel Frame é resultado da união de perfis leves de aço galvanizado, juntamente com os painéis de gesso acartonado nas faces internas da edificação, lã de rocha, vidro ou pet como preenchimento dos espaços vazios e garantindo o isolamento termoacústico. E placas cimentícias como fechamentos externos .

Já o Drywall só pode ser considerado como uma parede ou divisória para ambientes internos. Apesar de utilizar os mesmos elementos (placas de gesso acartonado, lãs e placas cimentícias), o sistema não pode receber as cargas de lajes ou telhados, devendo ser utilizado somente para fechamentos de vãos .

Diferentemente do Drywall, a construção em Steel Frame é estrutural e demanda elaboração de projetos de engenharia e cálculo estrutural.

Além de todos os pontos citados, o Steel Frame pode ser usado em fachadas, áreas externas e internas, enquanto o Drywall tem seu uso específico para construções internas.

As vantagens do Drywall e do Steel Frame

- Sustentabilidade – Ambos utilizam de materiais recicláveis na sua produção sem a necessidade de água;

- Planejamento assertivo – O Steel Frame leva vantagem por ser uma construção planejada, possibilitando saber o valor total da obra antes mesmo dela ser iniciada;

- Economia de gastos – Não há desperdício de materiais com o Steel Frame e também não gera entulho, diferentemente da construção de alvenaria;

- Tempo de entrega reduzido – O tempo de conclusão de uma obra em Steel Frame é até 3 vezes menor do que uma tradicional;

- Mão de obra especializada – Sua construção deve ser feita com mão de obra especializada, desta forma, ajuda também na redução de custos com o tempo dos trabalhadores dedicados na obra;

- Conforto – Ambas as opções ajudam no isolamento térmico e acústico, reduzindo os gastos com ar condicionado e com aquecedores, colaborando inclusive com a questão da sustentabilidade.

Devo investir em neste tipo de construção?


Se você está pensando em ter mais agilidade, praticidade, além de ter um melhor aproveitamento de recursos, sejam eles naturais ou financeiros, a resposta é sim para o Steel Frame.



Fonte:modulosequencia.com




Visite nossas páginas no facebook -www.facebook.com/forumconstrucao e Twitter - www.twitter.com/forumconstrucaoCurta, Divulgue














Comentários

Mais artigos

3 dicas para criar um bom projeto arquitetônico para construções em Light Steel Frame

As diferenças entre o sistema Drywall e Steel Frame

Steel Frame X Alvenaria: qual a melhor opção para sua obra

Drywall: Vantagens e desvantagens de sua utilização

Conheça formas diferentes do uso do drywall

O que é Drywall? Descubra vantagens e suas aplicações

Wood frame, o que é? Vantagens, desvantagens e características

Como utilizar o Drywall?

Steel Frame: o sistema construtivo que todo Engenheiro precisa conhecer

Steel Frame: o que é, características, vantagens e desvantagens

Descubra o que é sanca.

12 Motivos para utilizar Drywall como Parede

Gesso na Construção Civil: Vantagens e Desvantagens

Como pintar teto de gesso

O conceito de Light Steel Framing

Gesso Acartonado - Drywall : Usos e Vantagens

Conheça as vantagens e desvantagens do drywall antes de escolher sua parede

Quando usar gesso ?

Estudos comprovam que o Gesso da Construção Civil pode ser reciclado.

Vantagens do Gesso Acartonado

Light steel framing: Estruturas em Aço Leve

Divisórias de Gesso Acartonado: consumidor brasileiro está desinformado.

O que é o Light Steel Framing

Light Steel Framing traz novas possibilidades para a arquitetura

Sistema Drywall - Construção seca, limpa e econômica

Drywall facilita pequenas reformas e incentiva novas tecnologias

Paredes de gesso e blindadas