Quarta-feira, 06 de Dezembro de 2023
O que há por trás do resultado bem sucedido da união entre os centros empresariais e os ditos “templos de consumo”? Como essa parceria surgiu, o que trouxe de benefícios e até onde vai evoluir? Para tentar responder essas questões, é válido iniciar por um breve apanhado histórico sobre o surgimento destes empreendimentos.
Há quem sustente a tese de que os shopping centers foram criados já na Antiguidade. Outros afirmam que o primeiro surgiu a partir de 1800. Mas foi na metade do século passado que apareceram os primeiros empreendimentos, cujo “way of life” americano influenciaria definitivamente nos aspectos social e urbano das cidades brasileiras.
Na intenção de se evitar as intempéries, falta de segurança e a escassez de vagas de estacionamento, o conforto proporcionado pelos shopping centers conquistou o público brasileiro que passou a vislumbrar uma realidade já não mais encontrada em nossos cenários urbanos.
Com o constante crescimento do ramo, foi-se desenvolvendo também o nível de exigência dos próprios freqüentadores, o que fez os shopping centers atingirem patamares acima do de “simples” templos de consumo: a partir de então, já ofereciam entretenimento, serviços, gastronomia, estética, saúde...
Não muito diferente é a trajetória dos centros empresariais brasileiros. Grandes ou pequenas empresas vêm saindo dos apertados -- quando não obsoletos -- e caros imóveis situados nos centros das cidades. A carência de vagas e as mazelas mais
disponíveis a olho nu são outros fatores negativos que criam um sentimento de rejeição dos empresários, os quais buscam os conglomerados funcionais, modernos, em via de regra fora dos centros urbanos, e que por vezes chegam a ser financeiramente mais viáveis.
Tudo isso tem reflexo no comportamento humano, pois as circunstâncias que compõem todo o processo, que vai desde a condução utilizada até o ambiente em que o funcionário trabalha, responderão a favor ou contra sua produtividade na empresa.
Em busca do grau máximo de excelência na prestação de serviços, os empresários do ramo consumista encontraram uma maneira interessante de otimizar o fluxo de pessoas, prevendo nas fases de criação ou expansão dos empreendimentos a inclusão dos “business centers”, que podem ter um perfil heterogêneo, intermediário ou homogêneo de integração com o corpo do shopping center.
Essa otimização de fluxo acontece quando o público de um compensa a escassez de outro. Ou seja, no horário comercial o fluxo de um shopping center comum é naturalmente mais baixo que após as 18h. Assim como um centro empresarial perde vida à noite, ocasionando um desperdício da infraestrutura de serviços (“facilities”) que só é usufruída no turno comercial.
A união tanto beneficia o aumento de público do shopping, quanto complementa com as próprias atividades disponíveis nas lojas as necessidades de quem trabalha no “business center”, além de trazer-lhe (com o perdão do romantismo) mais vida. Deve-se levar em consideração que climatização, segurança e estacionamento fazem parte de uma composição em comum (centralizada), o que proporciona redução de gastos.
A performance do empreendimento também depende do perfil em que a parceria se enquadra. O que teoricamente melhor responde é o homogêneo, tendo-se como exemplo o Shopping Downtown, no Rio de Janeiro (foto abaixo)). O arquiteto recriou o conceito de “shopping de rua”, com lojas no pavimento térreo e salas nos superiores. Há uma gostosa integração, onde o público dos escritórios e clínicas se confundem com os clientes que estão comprando, somente passeando, ou em busca de diversão, gerando um fluxo intenso e ininterrupto durante todo o dia.
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