Seu navegador não supoerta scripts

Busca

 

Artigos

 



Catálogo de Produtos Inclusivos

 

Acompanhe-nos

Facebook   Facebook

 

 

Em Empreendimentos Imobiliários (veja mais 123 artigos nesta área)

por Redação do Fórum da Construção

Contratar arquiteto: qual a importância para condomínios?



Ao longo de sua vida útil, é normal que condomínios precisem passar por reformas, seja de pequeno ou de grande porte. Dessa forma, para obter ambientes com mobiliário sob medida, racionalização, planejamento, técnica e estética, contratar arquiteto é a melhor opção.

Os conhecimentos desse profissional são muito amplos e têm por objetivo garantir a qualidade de vida dos usuários das edificações, independentemente de idade, experiência ou habilidades.


Como o arquiteto pode ajudar um condomínio?

O trabalho do arquiteto envolve uma série de cuidados que compreende, para começar, o atendimento a normas obrigatórias — cujo descumprimento pode trazer sanções muito sérias à administração do condomínio!

As duas principais normas são: a de acessibilidade, de modo a assegurar que qualquer pessoa possa utilizar qualquer espaço sem impedimentos, e a de desempenho, que estabelece critérios mínimos de conforto e bem-estar para todo tipo de ambiente.

As questões ambientais também são fundamentais. O bom planejamento de obra diminui os desperdícios de materiais e a instalação de dispositivos economizadores racionaliza o uso da água, economiza energia elétrica e melhora a conscientização e a qualidade dos espaços de um modo geral.

O arquiteto também é capaz de aperfeiçoar a funcionalidade de cada ambiente. Para isso, ele calcula os níveis de iluminação adequados, as circulações em dimensões confortáveis e elabora projetos com a devida atenção às questões de ergonomia — que é a ciência que estuda a relação entre homem e seus utensílios.

Com tudo isso, duas das maiores consequências do trabalho do arquiteto são:

- a valorização dos imóveis, tanto das áreas comuns quanto das privativas, aumentando seus valores de venda e aluguel no mercado;
- a redução das despesas condominiais — economia que, em pouco tempo, pode ser aproveitada para realização de eventos de confraternização ou outras melhorias físicas.​


Contratar arquiteto torna a obra mais cara?

Essa é uma crença muito comum, uma vez que a arquitetura ainda é vista como supérfluo e de luxo. No entanto, é o oposto: um bom projeto de arquitetura custa de 5 a 15% do valor total de uma obra e contribui para economias de cerca de 30%. Ou seja, a relação custo-benefício é extremamente positiva!

Portanto, quando for contratar arquiteto, esteja sempre atento a fazer a diferença entre preço e valor, pois nem sempre o orçamento mais em conta é o que traz mais benefícios reais. Então, desconfie: valores muito abaixo da média encontrada devem ter alguma coisa errada.

Quais outros serviços são feitos pelo arquiteto?

Além do projeto propriamente dito, arquitetos podem assumir responsabilidade técnica por outras etapas cruciais da reforma.

Cálculo de orçamento

Em qualquer serviço de construção, estimar os custos de maneira real e com seriedade é vital para que a obra tenha início, meio e final. Em outras palavras, todas as etapas devem ser finalizadas, sem deixar nada pela metade.

Isso porque, além de possíveis acidentes com trechos de reforma sem conclusão, o aspecto de um espaço inacabado desvaloriza o imóvel e gera frustrações a todos. Logo, é imprescindível que o projeto e a obra estejam dentro da realidade financeira do condomínio.

Acompanhamento de obras

Esse serviço é o que garante a economia de tempo durante todo o processo de reforma. Afinal, a presença de um responsável técnico contribui muito para que não ocorram erros de execução ou superposição de diferentes etapas, que podem vir a atrapalhar uma à outra.

Além disso, quando o mesmo arquiteto elabora o projeto e orienta seu andamento, a chance de ocorrência de acidentes e retrabalhos é reduzida ao mínimo. Isso significa evitar o desperdício de materiais e, mais importante ainda, de dinheiro!

Assim, o acompanhamento dos serviços é imprescindível para que a obra fique pronta no tempo estimado e os moradores possam usufruir de seus benefícios o quanto antes.

Legalização em órgãos públicos

Esse é mais um conhecimento detalhado que evita interdições, perda de alvará ou outros problemas que atrasem o término da obra.

Além do respaldo técnico com relação às normas brasileiras de construção, que melhor o arquiteto é o profissional entende às leis que regem as obras em condomínios e às etapas de legalização de uma construção nos órgãos públicos competentes — isto é, ele conhece as determinações do código de obras, das leis municipais e domina quais documentos são necessários para dar andamento ao trâmite.

Como escolher um escritório de arquitetura?

Contratar um escritório de arquitetura pra realizar o projeto e o acompanhamento de obras do seu condomínio garante não só a expertise do arquiteto, como, também, credibilidade e rapidez no processo, uma vez que as empresas especializadas sempre contam com parceiros que tratam de cada etapa.

Escolher um escritório pode ser uma tarefa complicada, por envolver um sentimento de confiança muito importante. Assim, para fazer a melhor opção, alguns critérios podem ser observados.

Contatar clientes anteriores

Buscar indicações de amigos e familiares é uma ótima forma de começar a pesquisa. Com isso, já é possível saber quais empresas proporcionaram boas experiências e bons resultados para pessoas de sua confiança.

Nesse momento, vale levantar as indicações em assembleias condominiais, pois dará mais legitimidade à escolha, e os moradores podem ter contatos preciosos!

Pesquisar propostas

Depois de definir com clareza quais serviços serão realizados no condomínio, marque reuniões com escritórios na sua região para definir o escopo de trabalho. Com isso, a empresa pode preparar uma proposta de serviços com bom embasamento.

Como já mencionado, os valores devem estar em uma média muito semelhante. Nesse caso, o que definirá a escolha são os serviços oferecidos, que normalmente sofrem algumas mudanças de acordo com o modo de trabalhar de cada escritório.

Mais uma vez, atenção: propostas muito abaixo da média podem ser tentadoras, mas têm alta probabilidade de não oferecer a qualidade que o seu condomínio merece!

Discutir as opções em reunião

Após o recebimento das propostas dos escritórios, é o momento de voltar à assembleia. Para facilitar o processo, montar uma comissão com representantes da administração e dos moradores é uma boa solução para democratizar ao máximo a escolha.

Na reunião de condomínio, devem ser avaliados os valores, os serviços padrão e auxiliares oferecidos por cada empresa. Caso surjam dúvidas, contatem novamente os escritórios e apenas fechem a escolha quando comissão e moradores tiverem total esclarecimento.

É importante ressaltar que a única exceção a essa seleção colaborativa são as obras de emergência, que podem ser aprovadas rapidamente pelo síndico ou pela empresa que administra o condomínio.



Fonte:blog.diretoriodaarquitetura.com.br





Visite nossas páginas no facebook -www.facebook.com/forumconstrucao e Twitter - www.twitter.com/forumconstrucaoCurta, Divulgue

Comentários

Mais artigos

6 coisas que você precisa saber antes de comprar um imóvel

O que podemos esperar do mercado imobiliário depois do coronavírus?

Comprar um imóvel pronto ou construir? Saiba as vantagens de cada um

Contratar arquiteto: qual a importância para condomínios?

Cobrança de condomínio: Quando ela pode ser abusiva?

Como investir em imóveis

Condomínios devem fazer vistoria e limpeza para evitar escorpiões

Confira três dicas sobre como investir em imóveis

Saiba como poupar dinheiro ao comprar um imóvel

Regras de condomínio no fim de ano: Direitos e deveres dos moradores

Qual a melhor época para comprar um imóvel?

Documentação: o que é necessário saber antes de uma reforma

9 dicas para encontrar seu imóvel comercial

6 Dicas para encontrar o apartamento ideal

Morar em condomínio: pontos positivos e negativos

Como Escolher um Apartamento

Comprando um imóvel com segurança

Hora de reforçar a higiene nos condomínios para combater as doenças no outono/inverno

A diferença entre construtora e incorporadora

Vistoria de apartamentos novos: porque ela é tão importante.

Dicas para a compra segura de seu imóvel

Os cuidados ao contratar a administradora do condomínio

Pensando nas Crianças: geração que vive em condomínio quer desfrutar de lazer e segurança

Taxas de condomínio: alternativas são necessárias para o momento de crise

O síndico e as reformas condominiais

Acessibilidade, Condomínios devem se adaptar

Mitos e verdades na compra de uma casa

Condomínios novos reduzem o consumo de água.

Vantagens e Cuidados na hora de Comprar Imóveis na Planta.

Condomínios: Tolerar ou não barulho de vizinhos.

Imóveis, A era dos supercompactos

Como elaborar um projeto de construção de uma casa?

Instalação de antena em topo do prédio

Dicas para a compra de casa de campo

Vidros na construção civil

Você sabe o que é manutenção predial?

Imóvel novo ou usado? Antes de decidir, veja o que levar em conta.

Manutenção, algo que todos precisamos

Alteração da fachada do apartamento: quem decide, o proprietário ou o condomínio?

Assembleia virtual em condomínios é tendência

Condomínio, sociedade que deve prevalecer o diálogo

Saiba como eliminar os cupins da sua casa

Ninguém quer ser síndico. E agora?

Perguntas e respostas sobre Direito Trabalhista

Como comprar um Imóvel sem acumular Dívidas.

O uso do FGTS para a compra de imóveis.

Primavera traz aumento de bichos indesejados no condomínio. Como se prevenir?

A área do Imóvel no Lugar Certo.

Como avaliar um imóvel?

Drogas em condomínios

À procura de uma administradora, Aspectos importantes a serem considerados

Com quantos shopping centers se faz uma cidade?

Quais os recursos que podem ser usados para definir um valor para o seu imóvel?

Qual a diferença entre área útil e área total?

Os criadores de um projeto imobiliário - bastidores de uma obra

Implantação do prédio no terreno

O que checar antes de assumir o cargo de síndico

Na hora de reformar, quem deve arcar com os gastos, o inquilino ou o proprietário?

Checklist contra incêndios

Guia para reciclagem em condomínios

Sazonalidades no condomínio

Festa no condomínio? Cuidado para não arranjar confusão!

Defeitos em edifícios

Imóvel na planta: sonho ou pesadelo?

Apartamentos Novos são menores?

Venda ou locação de vaga de garagem em condomínio?

Etiqueta em condomínios

Imóvel em condomínio? Dicas úteis na hora da compra.

Investir em imóveis na planta, como fazer?

Dez dicas para comprar um imóvel na planta.

Funcionalidade Importa mais que Tendências e Moda

A Terceira Geração dos Flats

Como fazer alterações na planta do apartamento sem reduzir seu preço de venda

Compra de Imóveis na Planta, o que analisar?

Alteração de fachadas e das áreas comuns

A sistemática do Projeto como empreendimento

Crédito imobiliário, saiba como escolher o melhor

Elevadores: Período de chuvas requer cuidados especiais

Sala de ginástica, como montar uma em seu prédio?

As finanças de um condomínio

Como conservar os elevadores?

As contribuições da Manutenção para a segurança do complexo predial

Síndico, quais são suas reais atribuições?

Estrangeirismos dominam lançamentos imobiliários

O mercado imobiliário e a internet

Condomínios: Critério de rateio

Comprando imóvel na planta? Cuidado com o contrato.

Sem entrar em armadilhas no Minha casa, Minha vida.

Prospecção: Os sete maiores erros cometidos pelos corretores de imóveis

Não se deixe enganar pelas áreas.

O que é necessário para fazer qualquer reforma ou obra em condomínios.

Qualidade na Construção Civil

Quanto vale seu imóvel? Quando dois mais dois, podem não ser quatro

Critério de rateio em condomínios

Construir para alugar

Pagar aluguel pode ser melhor do que fazer financiamento

Financiando seu imóvel em 7 passos seguros.

Maquiagem camufla os atrasos nas obras do PAC

Imóveis blindados são estimulados pela violência

É possível um terceiro comprar ou alugar garagem em prédios?

Vida em condomínio: sonho ou pesadelo?

Shoppings fazem readequações para se manterem competitivos e lucrativos

Desempenho do PIB ainda não captou recuperação da construção no primeiro semestre.

Ritmo do emprego na construção civil vem surpreendendo positivamente.

Condômino indesejável

Glossário Imobiliário

Hotel ou residência?

Terraplanagem + erosão = desastre

A incapacidade do estado de planejar e contratar

Contratos de gaveta

Imóveis : Em busca de melhores investimentos

Viver como antigamente

Casa em Resort

A importância do Habite-se

O que significa o conceito “build to suit”?

Empreendimento usa conceito sutentável

Shopping center com Centro empresarial: uma parceria de sucesso

Na ponta do lápis: será que é bom negócio construir para vender?

Avaliação imobiliária, a velha questão do preço versus valor

Será que comprar imóvel na planta é um bom negócio?

Guia para seu cliente: etapas da construção de uma residência ou pequena obra

Que fatores valorizam ou desvalorizam um imóvel?

Qual a área real de um apartamento?

A epidemia dos Condomínio-Clube