Domingo, 03 de Dezembro de 2023
Para manter a competitividade e atender às mudanças na preferência dos consumidores, os shoppings centers têm aumentado o ritmo de reformas e adequações. Conservar o público-alvo conquistado é o que garante o sucesso do empreendimento ao longo dos anos.
E por serem empreendimentos de maturação longa, a compreensão do comportamento do mercado é crucial tanto na fase de concepção do shopping como quando ele está em operação.
Essa é a conclusão do trabalho da engenheira civil Carolina Gregório, pesquisadora do Núcleo de Real Estate da Escola Politécnica da USP, a ser apresentado na 9a Conferência Internacional da Sociedade Latino-Americana de Estudos Imobiliários (Lares, na sigla em inglês), que ocorrerá em São Paulo entre os dias 13 e 15 de outubro.
“Os resultados do estudo podem orientar administradores e investidores a fundamentar, com mais confiança, o planejamento estratégico de médio e longo prazo dos shoppings”, acredita Carolina. Entre as adequações mais importantes feitas pelos shoppings nos últimos anos estão intervenções em suas lojas principais (chamadas de “âncoras”, as maiores, e de “satélites”, as de marcas mais conhecidas), no intuito de melhor atender os atributos de diversidade e complementariedade da oferta.
Com isso os shoppings conseguem cobrir as necessidades dos consumidores e aumentam as opções de escolha em termos de preço e qualidade dos produtos de compra comparada.
Em sua pesquisa, Carolina observou também que o conforto do usuário para acessar o shopping e fazer as compras também vem sendo prioridade, com aumento do número de vagas nos estacionamentos, remanejamento de layout, instalação de novas escadas, elevadores e acessibilidade para deficientes, bem como a melhoria nos sistemas de ar condicionado, reformas nas fachadas, pisos, forros, entre outras.
Essas adequações ocorreram de forma mais ou menos lenta desde o primeiro shopping instalado no Brasil, o Iguatemi, em 1966, em São Paulo, até a década de 1990, período que esse tipo de empreendimento teve um boom em São Paulo. Em 1989 a cidade tinha oito shoppings; dez anos depois, eram 21.
A partir de 2000 as reformas passaram a ocorrem em ritmo mais acelerado. “A maior estabilidade econômica, a inflação controlada, o declínio da taxa de juros e o aumento médio da renda das famílias brasileiras favorecem a entrada de recursos de investidores estrangeiros, por meio da associação com empresas brasileiras. Em 2007, as ofertas de ações de shoppings na Bovespa captaram R$ 2,42 bilhões, sendo R$ 1,76 bilhões de investidores estrangeiros, ou seja, cerca de 73% do total do volume captado”, revela Carolina.
Com isso, os shoppings aumentaram as revitalizações e reformas, não somente para atender aos novos anseios dos consumidores, mas para fazer frente à concorrência. Carolina acredita que o importante é manter o público-alvo conquistado, a fim de garantir o sucesso permanente do empreendimento. “O shopping deve se renovar e manter estratégias de ancoragem de acordo com o comportamento do público-alvo”, destaca.
O lazer é uma das âncoras usadas pelos empreendedores para aumentar a permanência do público nos shopping centers. Embora represente apenas 3% das justificativas para se frequentar shoppings, uma pesquisa do setor mostra que quando o consumidor usa a estrutura de lazer sua permanência média aumenta para 165 minutos ante a média de 79 minutos apenas para fazer compras. Assim, os empreendimentos inaugurados até meados da década de 1990 intensificaram também as intervenções na estrutura de lazer, como reformas de salas de cinemas, teatro e outros equipamentos.
De acordo com dados da Associação Brasileira de Shopping Centers (Abrasce), as compras são o maior motivo dos consumidores para ir ao shopping (com 42% dos votos da pesquisa), mas também há outras razões como passeio (15%), serviços (13%) e alimentação (11%). “Trabalhando com essas variáveis, os empreendedores promovem as intervenções nos shoppings ao longo dos anos, para se adequarem às novas necessidades, mantendo os padrões de qualidade dos empreendimentos e também os resultados esperados”, esclarece Carolina.
Sobre a 9a Conferência Internacional da Lares – “Real estate e os efeitos da crise financeira” é o tema do evento, que será realizado em São Paulo entre os dias 13 e 15 de outubro, e que reúne representantes do setor acadêmico – pesquisadores, professores e estudantes de real estate – com empresários e profissionais do setor imobiliário.
A programação conta com uma série de atividades: apresentação de cases de sucesso e de trabalhos acadêmicos, painéis sobre sustentabilidade e sobre educação em real estate e visitas técnicas.
As inscrições estão abertas em www.lares.org.br
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