Seu navegador não supoerta scripts

Busca

 

Artigos

 



Catálogo de Produtos Inclusivos

 

Acompanhe-nos

Facebook   Facebook

 

 

Em Infiltração e Drenagem (veja mais 34 artigos nesta área)

por Redação do Fórum da Construção

Parede com umidade e infiltração, como resolver?



As paredes de uma casa precisam ser bem protegidas para evitar as famosas infiltrações de água provenientes da chuva ou outras fontes.

Paredes úmidas trazem problemas de bolor e deterioração dela mesma que se não for tratado, o problema poderá levar a parede a ruína. Quando a casa ainda não foi construída é mais fácil tratar o problema já que algumas medidas precisam ser tomadas no processo de construção, porém, quando a casa já está pronta e o problema aparece depois ai é bem mais difícil, mas não impossível de resolver.


Origem da infiltração?

A primeira coisa a fazer é identificar a origem da infiltração e tentar neutralizá-la, afinal se ela não for neutralizada, mesmo que você faça o reparo na parede é possível que a infiltração volte a acontecer. Alguns pontos que você deve observar são:

- Rodapé da parede externa
Esta parte da parece sofre com o respingo da goteira e em épocas de chuva a parede se mantém muito unida e portanto é forte candidato a sofrer infiltrações. Uma solução para evitar seria colocar calha no final do telhado e assim evitar a goteira.

Também é importante perceber se há o escoamento correto da água ou se há algum tipo de acúmulo de água. Mesmo que seja no piso, isto pode estar em contato com a parede e ai alimentando a infiltração.

- Calhas
Existem casas que tem telhados irregulares, telhados embutidos na parede, etc. Nesses casos é necessário o uso de calhas, mas qualquer vazamento, por menor que seja já é o bastante para a umidade aparecer. Este caso ocorre com certa frequência também na laje. A solução aqui é evitar ao máximo o uso de calhas e quando usado certificar que não há vazamento.

Um detalhe muito importante de se observar é que as calhas geralmente são soldadas e as vezes com o tempo esta solda trinca gerando um espaço para a penetração de água. Aconteceu isso na minha casa, então chamei o pessoal que fez a instalação é eles passaram uma massa, tipo silicone para vedar bem aquele espaço.

- Telhas quebradas
Sabe aquele negócio do instalador da TV a Cabo ou da internet subir no telhado para fazer a instalação? Eu nunca gostei disso, pois pode quebrar telha, especialmente as telhas cerâmicas que são menos resistentes que as de concreto. Telhas quebradas geram infiltração que gera umidade na laje ou na parede.

- Paredes na divisa
Este é um problema mais complicado, pois muita gente opta por fazer a construção da casa na divisa do terreno para ganhar espaço. O problema é que nem sempre você sabe o que tem do outro lado ou o que venha a ter, então se for construir pense bem neste caso. A solução para problemas de infiltrações em paredes assim depende do seu vizinho e nem sempre é fácil de resolver.

Como resolver o problema da infiltração?

Para resolver o problema geralmente é necessário raspar o reboco na região onde há a infiltração e esperar secar. Depois o correto seria aplicar algum produto impermeabilizante e fazer o novo reboco com massa de cimento bem forte. O ideal do impermeabilizante é que ele seja passado do lado de fora, isto é para evitar a penetração da água.

Se não for possível passar do lado de fora, então que faça o trabalho do lado de dentro, mas é uma solução paliativa.

Alicerce

Muitos problemas de infiltração ocorrem na verdade pelo alicerce da unidade que sobe da terra. Então quando estiver construindo use um impermeabilizante no alicerce para evitar este problema.

O alicerce precisa ser fortemente impermeabilizado, uma vez que ele tem contato com a terra e pega muita umidade. Desta forma, se ele não for feito de maneira correta, a umidade sobe pelo alicerce e atinge a parede. Para casas já construídas é bem mais complicado, mas para quem ainda vai construir o ideal seria fazer o seguinte:

Depois de pronto, aplicar dois impermeabilizante, sendo um a base de concreto e outro asfáltico que é aquele preto. Isto com duas ou três demãos cada um. Não economize neste item, pois uma vez feito, não tem como você corrigir depois.

Telhado

Se a infiltração vem de cima é mais fácil de resolver do que aquela que vem de baixo, como no caso do alicerce, explicado acima. Neste caso e como já explicado anteriormente, primeiro é preciso identificar a origem do problema e resolver.

Se for telha quebrada, calha ou outro meio que a água esteja entrando. Resolvido o problema, basta tirar um pedaço do reboco, esperar secar bem, rebocar e pintar novamente.


Fonte:casadicas.com.br


Visite nossas páginas no facebook -www.facebook.com/forumconstrucao e Twitter - www.twitter.com/forumconstrucaoCurta, Divulgue

Comentários

Mais artigos

Parede com umidade e infiltração, como resolver?

Quais os perigos de uma infiltração na construção civil?

Como tratar infiltração em pisos e garagens

Impermeabilização em paredes: como fazer para acabar com a infiltração

Infiltração, vazamentos e o direito de vizinhança

Infiltração no apartamento: dicas práticas de como resolver

Como fazer a drenagem de terreno

Como tirar umidade de ambientes fechados

Infiltração residencial: causas e consequências

Saiba mais sobre o controle da drenagem na fonte

Parede com umidade e infiltração, como resolver?

Como lidar com infiltrações

O que é drenagem na construção civil?

Laje de Concreto : Como se faz a cura do concreto?

Sistemas de drenagem na construção

Parede com umidade e infiltração, como resolver?

Principais problemas causados pela umidade na alvenaria

Entenda como surgem manchas de umidade e resolva o problema

Como acabar com infiltrações

Como combater e evitar infiltrações?

Problemas de Umidade e Infiltração, como acabar com os problemas

Fachadas expostas à chuva de vento

A banalização da recuperação estrutural!

Na luta contra as infiltrações! Já é possível evitar a quebradeira.

Case Parque Ecológico Indaiatuba: Obras fluviais transversais

Aplicação de geotêxtil em pavimentos

Case Trincheira Drenante: Substituição de drenos convencionais por um sistema formado por geocompostos

Fissuras e Trincas em Fachadas

Drenagem de Floreiras em Jardim Elevado

Drenos Testemunhos em Aterros Sanitários

Case de drenagem em campo de futebol: Estádio Bento de Abreu

Drenagem em campos de futebol

Versatilidade arquitetônica dos gabiões

Drenagem residencial - case do Balneário da Costa Oeste – Uruguai

Problemas com infiltração?