Seu navegador não supoerta scripts

Busca

 

Curso a Distância - Redução do consumo de água em edificações

Curso a Distância - Eficiência Energética em Edifícios

Curso a Distância - Arquitetura Corporativa

Curso a Distância - Terra Crua

Curso a Distância - Arquitetura Acessível x Barreiras Arquitetônicas e Culturais

 

Artigos

 



Catálogo de Produtos Inclusivos

 

Acompanhe-nos

Facebook   Facebook

 

 

Em Dicionário do Engenheiro e Arquiteto (veja mais 3 artigos nesta área)

por Eng. Antônio Filho Neto

Dicionário do Engenheiro. 2ª EDIÇÃO



Após seis anos do lançamento da 1ª edição do Dicionário do Engenheiro e atendendo às solicitações de vários colegas e pela constante procura do livro, com pedidos provenientes de outros Estados do Brasil e até exterior, resolvi publicar a 2ª edição ampliada e revisada.

A primeira edição foi editada com aproximadamente sete mil verbetes, enquanto que a nova edição contemplou aproximadamente dez mil.

Durante este período recebi criticas, incentivos, sugestões e colaborações de colegas de todo o Brasil o que me impulsionou a dar continuidade a esse trabalho. Levei em consideração tudo que foi dito e sugerido pelos colegas.


Foram quatro anos de trabalho árduo de pesquisas direcionadas para os diversos seguimentos da Engenharia, Arquitetura e suas áreas afins. A nova edição do Dicionário do Engenheiro contém verbetes de quase todos os ramos da Engenharia e da Arquitetura, inclusive da Engenharia Genética, Mecatrônica, Naval, Agronômica etc e termos técnicos relacionados ao meio ambiente.


A 2ª edição do Dicionário do Engenheiro é constituída de aproximadamente dez mil termos técnicos e afins relacionados com os diversos segmentos da Engenharia e Arquitetura brasileira. Os novos verbetes foram obtidos através de pesquisas e colaborações de colegas em diversos estados brasileiros ao longo de quatro anos.


É de grande utilidade para o estudante e profissional da de engenharia e da arquitetura e ainda como fonte de consulta para outros profissionais como jornalistas e advogados.


Os verbetes selecionados, na sua maioria, não constam em dicionários genéricos, sendo boa parte encontrada em livros técnicos específicos para cada área ou segmento. Outra parte foi fruto de pesquisa, cujos significados foram definidos em função de sua aplicabilidade ou área afim.


Em se tratando de dicionário as definições são sucintas sem maiores detalhes, porém, atingindo o objetivo do significado de cada verbete, sem que haja a necessidade de compêndio.


Essa edição não é exaustiva, não havendo, portanto a pretensão de ser completa e perfeita, porém útil e necessária aos que lidam com os diversos segmentos da Engenharia e da Arquitetura.


Agradecendo antecipadamente às críticas e opiniões que vierem a ser manifestadas sobre nossa obra, e ao mesmo tempo o nosso apelo ao leitor especializado para assinalar e comunicar os erros e omissões que por ventura forem observados, quer sejam, simples ou graves.

Comentários

Mais artigos

Madeira de Lei. Origem da expressão

Telha canal, telha francesa ou telha-vã? Janela falsa, janela máximo-ar ou janela de escotilha?

Dicionário do Engenheiro. 2ª EDIÇÃO

Uma boa construção