Seu navegador não supoerta scripts

Busca

 

Artigos

 



Catálogo de Produtos Inclusivos

 

Acompanhe-nos

Facebook   Facebook

 

 

Em Marketing para profissionais (veja mais 113 artigos nesta área)

por Luís Sérgio Lico

Feliz 2012



Estamos iniciando 2012 e as empresas já fizeram suas festas, elaboraram budgets, calendários de eventos, férias coletivas e escalas de revezamento. Tudo preparado de forma antecipada, com o intuito estratégico de mapear as possibilidades, aproveitar as novidades e impedir a chegada de surpresas não convidadas (exceto se nós soubermos primeiro).

Assim, eu também, resolvi planejar “estrategicamente” os próximos passos. Nada como conseguir chegar à máxima assertividade e não desviar o foco dos resultados, dizem os doutos. Seguirei à risca as propostas alocadas e, aproveito a brecha temporal para ganhar vantagem competitiva e divulgar minhas previsões infalíveis para 2012:




Um Feliz 2012.
No campo da qualidade: Que estejamos mais próximos. Menos armados, doentes ou solitários. Que todas as palavras desnecessárias, se transmutem em pensamentos edificantes. E que as necessárias se cumpram em todos os atos e intenções, espírito e semblante. Que não se propague a ética do mais ou menos, junto com o coro do tanto faz. Pois as crianças assistindo as mentiras da televisão, apreendem como virtude o que é apenas cinismo político. E aceitam, desde cedo o horror econômico como fazendo parte das coisas e desistem de perguntar. Roll the bones…

Que não se apequenem aqueles que pelejam no anonimato, já que a sociedade é construída sobre seus ombros. E embora, talvez não lhes desfrutem os benefícios, agradeçam mesmo sabendo que ás vezes, sistemas sociais criam tempos de pouco rancho e muitos pratos.

Mas, quando lhe permitirem opinar, deixem claro que não participam do espetáculo e que, se puderem exigirão mudanças no comando da tribo. Mas cuidado com a ira dos morubixabas: eles tentarão calar consciências com distribuição de pequenas benesses, o que – por si só – constitui o corpo de grandes ameaças. Voltemos nossos olhos, então para os desejos de crescimento e vida plena.

Vida significa a capacidade de ser e a consequência lógica de estar e permanecer. Ou seja: fazer parte intrínseca é viver. Vida significa imortalidade compulsória, já que ninguém – nem mesmo os canalhas – acreditam na existência de um fim absoluto, após a bala perdida ou a sentença tardia. No entanto, ela ainda é disparada e dá cabo de muitas esperanças, enquanto ocorrem coquetéis, palestras de vendas e festas de aniversário.

Nestes mesmos horários nobres, multidões morrem a nossa direita e a nossa esquerda. Cuidado que pode chegar a ti! Precisamos saber que, além da sujeição às leis, necessitamos de uma série de outros cuidados para não deixar apenas um vazio quando partirmos. Gentileza gera gentileza, disse o profeta. Irei lembrar-me disso, no ano que vem… Sugiro que todos façam o mesmo.

Mas, quem quiser, pode fingir que saiu e não atender quando o bom senso tocar a consciência. E deixar um recado via seu “estilo”, “liderança”, “tendência” ou qualquer que seja o seu modo de disfarçar o pânico de viver num mundo incompreensível. Se quiser, pode apenas operacionalizar a situação e atuar nos interstícios. O que quer dizer: Ignorar as bênçãos e cultuar as abominações. Capitalizar sensações e mergulhar no vazio da acumulação ou nirvana químico. Estes são os que a tempestade recolherá como folhas e ninguém ouvirá seus gemidos.

Ainda a ideologia ou a mídia? De quantos papers se faz o mundo científico e acadêmico? Não importa, o que realmente foi provado é que a consciência é fluxo – não sinapses -, e que existimos na duração e não no espaço quantificável. Mas sempre haverá quem ignore isso e pretenda novamente rediscutir a roda. O caminha, como sempre é estreito e poucos atravessam a porta. O que não se pode esquecer é que professor também é gente e alunos devem aprender, antes de ameaçar.

Mas, vamos às previsões mais pontuais:

Muitos desistirão de procurar qualquer coisa, apagarão a esperança e virarão estátuas de sal ou de pedra, enquanto artistas e cantores vão se separar ou serão flagrados participando de orgias ou bebedeiras.

Aviões podem cair e escolas desaparecerem, mas diretores estúpidos ainda continuarão dando ordens insensatas e apadrinhados políticos gastarão sua verba em subornos chamados carinhosamente de lobby. Parece que aqueles que estão na base acreditam que assim devem ser as coisas ou talvez apenas temam ser demitido se demonstrarem capacidade e ousadia.

Gozamos com parcimônia e nos alegramos com tibieza, então não se esqueçam de que somos meio covardes, malemolentes e irritadiços; meio assertivos, meio macunaíma. Triste combinação, pois nos assemelhamos, assim, ao que é minúsculo e neurótico. Chiuhauhas tropicais. De vez em quando, um brado contra a corrupção se seguirá a milhares de compartilhamentos. Uma semana depois, nenhum “curti”…

Os empregados, que agora são chamados de colaboradores, deverão produzir mais e ganhar menos, uma vez que a análise crítica é sempre vista como reclamação. E os jornais alardearão sobre a “crise e os índices de emprego”. Já os desempregados invisíveis, tal qual o cidadão médio, passarão fome e humilhação, enquanto para os mais sortudos dos descamisados crônicos cabe a vergonha das bolsas-auxílio.

Para muitos o ceticismo não aliviará a incômoda sensação do que me aparece e, por força atávica de se apresentar obriga à aceitação. Mas, não importa quem ou quando, já que neste grupo poucos responderão ao por que. Seguirão mecanicamente pela estrada da vida a atropelar pedestres e se negar a prestar socorro, porque assim se escapa ao flagrante. Viveremos no mesmo espaço que delimitamos, custe o que custar!

Em 2012, haverá saúde e, para alguns poucos uma sensação de quase-felicidade, alegria e muito fluxo de capitais, uma vez que as bolsas, derrotadas há questão de dias – viverão outro período irresponsável, logo mais à frente. O que não poderá ser evitado, face às conjunturas é a presença da dor e da morte que virá para ceifar muitas almas, assim como a vergonha, o arrependimento e a decepção, que desde já iniciam seu trajeto abominável de corrosão.

Enquanto isso, em algum lugar do espaço, as sete pragas fustigam os espíritos daqueles que já nos precederam e estas entidades infelizes agora podem gritar à vontade e encaminhar-se para a demência. Pois foram esquecidas como as mães que se encontram nos asilos em domingos sem visita ou as crianças dos orfanatos que você nem sabe onde ficam. Haja penitência, pois isto não se resolve com meras oferendas. Afinal, quem é que sabe das verdadeiras consequências de nossos atos? Uma cesta do sabonete mais cheiroso não limpa as nódoas da alma…

Seja quem for que esteja certo, desde o Mito de Er, até o mais recente niilismo de mercado; do corruptor libertino ao pastor que ameaça os inocentes deste vale de lágrimas com o choro e ranger de dentes, normalmente lidamos com consciências em frangalhos. Ainda caminhamos entre fragmentos de homens. Deus nos ajude a acordar!

Em toda a minha vida, eu somente ouvi o elogio dos fortes. Nunca ouvi dizer nada de bom daqueles que caíram. Não há lágrimas pelos vencidos e de nada se lembra, exceto que foram pisados, esquecidos e estigmatizados. Assim, temos dívidas enormes.

Que em 2012 existam mãos para tirar do lago de dores, aqueles que se afogam. Que existam olhos de ver e ouvidos para ouvir os clamores das nossas horas mais escuras. Que deixemos de implorar tanto aos anjos e santos, pois se quisermos teremos alguns punhados de homens de bem e eles aliviarão o cansaço e a miséria daqueles que foram subjulgados! Trarão também confiança e por isso, diminuirão a violência e a dor.
Já que, no meio do caminho deixei as previsões tão óbvias de lado. Deixem-me suspirar e gritar pelos desejos:

Desejo # 1:

Que você seja mais um destes poucos. Estes que – de algum modo racional – aceitam e procuram fazer a temida viagem interior do autoconhecimento em busca de mais luz. Mais esclarecimento e conforto para suportar, compreender e neutralizar a fenomenologia da dor.

Estes obterão mais benefícios, mesmo porque saberão perdoar e utilizar suas metacompetências não para subjulgar, mas para servir de bálsamo consolador nas catástrofes criadas pelo apetite voraz do desenvolvimento irrefreado e do consumismo embrutecedor. Que você seja uma destas mentes brilhantes e corações sensíveis a apontar soluções para a crise do amanhã. Esta sim, inevitável como a incerteza, mas não tão desconhecida como o futuro.

Que você seja um desses líderes – ao menos de si mesmo. Não precisa mudar o mundo, apenas não dirija se beber, não jogue lixo nas ruas ou grite palavrões na janela, cuspindo pedras e rojões no time alheio e se refestelando na mediocridade do “ganhei de você”. Não aceite propina e não venda a alma para ganhar uma cueca recheada. Seja educado e calmo. Perdoe, mesmo que não consiga esquecer a ofensa. Mas, pelo menos renuncie a vingança.

Se você pode ser tão enorme assim, eu vou crer que o Natal existe… Que ele não é apenas um rega bofe anual. Ao lado destas pessoas é que procuraremos trabalhar com o objetivo de iniciar a transformação do planeta.

Bom. Muitos ganharão na loteria e ainda teremos que aguentar as matérias de revistas de moda, os discursos vazios dos gurus corporativos, os defensores destes discursos, os escândalos e os testes de personalidade. Mas, no meio de tudo isto, que seja um bom 2012, para aqueles que acreditam ainda ser possível acreditar.


Você conhece o "Curso a distancia IBDA - SitEscola? Veja os cursos disponíveis, e colabore com o IBDA, participando, divulgando e sugerindo novos temas.

Comentários

Mais artigos

Por que as empresas de construção civil devem migrar para marketplaces?

6 dicas de marketing digital para prestadores de serviços e construtoras

Marketing na construção civil: 6 práticas fundamentais

Lifelong learning: o conceito que ganha força nos tempos atuais

Tempos de crise: 3 dicas de planejamento estratégico para pequenos negócios.

Os Novos Desafios de Marketing

7 soluções para 7 desafios de marketing digital na pandemia do COVID-19

Ações necessárias para seu sucesso pós covid-19

Como o trabalho remoto vai impactar o nosso futuro

8 dicas de marketing de baixo custo para superar a crise

O que se espera de um profissional moderno

Saiba como procurar vagas de emprego no LinkedIn

5 dicas para aprimorar a jornada do cliente

Seis dicas para tornar as reuniões de trabalho menos chatas e cansativas

Humildade: A Melhor Prática Corporativa

Lições trazidas do atletismo

De que lado você está?

Sob pressão

O que se espera de um profissional moderno ?

7 táticas inteligentes para desenvolver sua carreira

10 maneiras de blindar sua empresa contra a crise

8 Lições para Impressionar na Entrevista

Meus funcionários me detestam, o que faço?

Quanto tempo você sobrevive sem INTERNET?

Como a internet mudou a forma de se relacionar

Como superar barreiras e melhorar seus resultados

Marketing Pessoal

Processo produtivo e o marketing

Qual o problema da zona de conforto?

Crise? E qual a sua atitude?

Como arrumar um emprego com 14 dicas simples

O Paradoxo da Produtividade

10 Dicas para o seu Marketing Pessoal

O que é um bom profissional de marketing?

Alguém está apostando em você?

Como potencializar uma reunião

10 situações que podem espantar seu cliente

Cinco dicas para desenvolver sua inteligência emocional

Dicas para organizar a carreira

Desemprego, estatísticas e manipulações

Vendendo para mulheres

Sucesso é uma questão de atitude

Por que engenheiros e arquitetos não cobram consulta?

Melhore a qualidade de vida no trabalho

Falha humana

10 coisas que grandes oradores nunca dizem em palestras

Uma reflexão sobre o valor comercial do seu tempo (ou de quanto podemos cobrar pelo uso do nosso tempo).

Construindo metas – seu sucesso nesse novo ano

10 razões para se manter motivado no trabalho

Não estar preparado para defender as suas decisões técnicas.

Quanto vale a marca, fulano de tal?

5 Desafios para alcançar uma carreira de sucesso

Qualificado, mas sem emprego. Por quê?

Estresse corporativo

A repercussão do quadro atual para as empresas e famílias

Pecados cometidos por engenheiros e arquitetos na escolha de sócios.

Diga-me o que retwittas...

Marketing de Relacionamento e Tecnologia da Informação

Serviço de arquitetura e engenharia não é fácil!

Pague seus impostos, ou morra!

Projeto atraso zero.

Dezembro é um mês incrível, impressionante, inacreditável!

A Eterna Guerra Entre o Empreendedor, o Técnico e o Gerente

Ninguém gosta de contratar engenheiros ou arquitetos

Os 7 Pecados Capitais do Marketing Direto

Talento, Organização e Disciplina

Organização do Tempo: Como dar conta do recado?

Recepção e Atendimento: A Chave para Fidelização

Administração Financeira: Quanto Custa Abrir um Escritório de Arquitetura/Engenharia?

Carta para a recém-contratada secretária do engenheiro

As 13 características das Pessoas de Sucesso

Quanto Vale um Cliente Fidelizado?

Oito Dicas para um Feedback Honesto

Feliz 2012

Seja um idiota neste Natal

Contra a Mão do Mercado

O Papel do Gerente de Vendas

O Líder e o Gestor

A culpa é do RH?

Perguntas Clássicas em uma Entrevista de Emprego.

Consultoria: o joio e o trigo

Como superar uma demissão

Enquanto o talento não vem

Treinamentos Inovadores

A importância da publicidade imobiliária

Supere a dificuldade de falar em público

Pequenos Grandes Compradores

Por que os clientes só querem saber de preço?

As coisas mudaram: pode parar de procurar “emprego”. E comece a procurar “clientes”!

Marketing para Engenharia

Pecados de marketing na engenharia e arquitetura

Dar desconto não é pecado. É estratégia

Mulher: Todos os Dias são Seus!

O marketing e os erros profissionais

A barreira dos 40

Ensinar a pensar.

Ao sucesso!

Os anjos e o executivo

Marketing de relacionamento: Café invisível

Marketing de relacionamento: Café em Taça

Marketing de Relacionamento: Dez coisas para não esquecer em tempos de crise

A Executiva

Marketing de relacionamento: Café fantasma com o saci

Marketing de relacionamento na crise. Dois cafezinhos novos

Marketing de relacionamento : Cafezinho Gelado! O “boca a boca” não funciona mais, você já pensou nisso?

Marketing pessoal: A elegância profissional

Marketing de relacionamento: Promessas de ano novo!

Marketing de relacionamento: Cafezinho com Ternura neste Natal!

Como ser um profissional de sucesso!

Marketing de relacionamento - Cliente exclusivos.

Marketing de relacionamento - Desconstruindo o mito, enquanto tomamos nosso café!!

Marketing pessoal? O que é isto? Café forte para profissionais.

O nosso cafezinho gourmet
Marketing de serviços: o projeto é o meu produto

O Cafézinho Eletrônico