Quarta-feira, 06 de Dezembro de 2023
Há muitos anos tenho insistido, nos meus cursos e palestras, que não existem segredos para o sucesso. Que todos os casos de pessoas bem sucedidas são resultados da combinação adequada de três elementos essenciais: Talento, Organização e Disciplina.
Talento é uma habilidade natural para fazer algo melhor do que a maioria das outras pessoas. Essa habilidade pode ser específica, como jogar basquetebol, correr, cantar, desenhar, esculpir, falar em público, pilotar carros de corrida, compor músicas, fazer filmes, calcular... ou genérica como o talento para as artes plásticas, para os esportes, para a música, para línguas ou para a ciência.
Talento é inato. Nasce com a pessoa. E aparece cedo (como que pedindo para ser explorado e desenvolvido).
Não existe maneira de adquirir talento! Por isso é que o termo "Talento Natural" soa como uma redundância, posto que não existe "Talento Artificial"
É importante dizer que são raríssimas as pessoas totalmente desprovidas de qualquer talento. Todos temos algum tipo de talento. É preciso identificá-lo e desenvolvê-lo para que possamos capitalizar o nosso potencial.
Pesquisadores no mundo inteiro, no entanto, concordam que, mesmo as capacidades que dependem de talento podem ser desenvolvidas com a aplicação de técnicas apropriadas (caso haja motivação). Assim, qualquer pessoa está, por exemplo, potencialmente apta a aprender música, desde que tenha vontade e use as técnicas apropriadas ao estudo de música. Mas aí entra em cena um dos outros dois componentes do sucesso: a Organização.
O senso de Organização consiste em ter a capacidade de definir o lugar, o tempo e a maneira de executar tarefas ou guardar coisas.
O processo de organização define um lugar para cada coisa, um momento para cada tarefa, uma ferramenta para cada trabalho.
A organização (da sua mesa de trabalho, da sua casa e até mesmo da sua vida) pode ser obtida com ajuda externa de profissionais específicos, como professores, treinadores, assessores e consultores. O talento é o material de construção; a organização é o projeto; a execução da obra traz ao palco a terceira força capaz de produzir o sucesso: a disciplina!
Aquilo que a maioria das pessoas chama de desorganização tem, em 99% dos casos, outro nome: chama-se indisciplina.
Pense naquele escritório todo bagunçado, com todas as coisas fora de lugar, papel pra todo lado, desordem geral. Nossa primeira reação é dizer "nossa! que escritório desorganizado." Mas, na verdade, em 99% dos casos, se começarmos a perguntar para o proprietário do escritório onde é o lugar daquela caneta que está jogada no chão, daqueles contratos sobre uma cadeira, daqueles livros empilhados num canto ou mesmo dos lixos jogados sobre a mesa... é muito provável que ele saiba dizer o lugar de cada coisa.
Ora, se cada coisa tem um lugar (pré-definido) então já existe organização. E por que as coisas estão fora de lugar? Porque faltou disciplina para a manutenção da ordem.
Assim é na vida!
A disciplina pode ser definida como a característica de quem é capaz de fazer o que deve ser feito (aquilo que foi definido previamente no processo de organização). Aristóteles dizia que a disciplina é uma qualidade da alma e que é a força que diferencia o homem dos animais, pois a disciplina é a vitória da razão sobre a paixão. Sem a disciplina a vontade de crescer e se desenvolver nunca passará de sonho.
A relação entre essas três forças (Talento, Organização e Disciplinas) tem uma potência incomensurável. Mas é importante observar a seguinte conclusão:
Talento é natural. Não há mérito individual em possuí-lo. Ter talento é um dom que pode ser atribuído ao divino (se você for religioso) ou apenas à genética (se você for mais cético). Mas nunca é algo que, por si só mereça aplausos;
Buscar a organização para capitalizar o talento é resultado da determinação. E a organização pode ser individual, ou obtida por ajuda externa (até mesmo contratada)
A disciplina é, portanto, a grande virtude, capaz de capitalizar o talento e a organização, produzindo o sucesso.
O mundo está cheio de atletas, artistas e profissionais com grandes talentos que nunca chegaram nem nos pedestais do reconhecimento, simplesmente porque nunca se organizaram e nunca estiveram dispostos a pagar o alto preço imposto pela disciplina.
Empresas gastam fortunas organizando seus procedimentos (contratando consultores, comprando softwares e equipamentos) e tudo vai por água abaixo por falta de disciplina dos seus diretores, gerentes e empregados;
Indivíduos talentosos perdem-se pelo caminho não por falta de potencial (talento) ou de oportunidades (a organização) e sim, por falta dessa coisinha simples chamada disciplina, que depende unicamente da determinação individual para fazer a razão vencer as paixões.
Visite nossa página no facebook -www.facebook.com/forumconstrucao - Curta, Divulgue
Por que as empresas de construção civil devem migrar para marketplaces?
6 dicas de marketing digital para prestadores de serviços e construtoras
Marketing na construção civil: 6 práticas fundamentais
Lifelong learning: o conceito que ganha força nos tempos atuais
Tempos de crise: 3 dicas de planejamento estratégico para pequenos negócios.
Os Novos Desafios de Marketing
7 soluções para 7 desafios de marketing digital na pandemia do COVID-19
Ações necessárias para seu sucesso pós covid-19
Como o trabalho remoto vai impactar o nosso futuro
8 dicas de marketing de baixo custo para superar a crise
O que se espera de um profissional moderno
Saiba como procurar vagas de emprego no LinkedIn
5 dicas para aprimorar a jornada do cliente
Seis dicas para tornar as reuniões de trabalho menos chatas e cansativas
Humildade: A Melhor Prática Corporativa
O que se espera de um profissional moderno ?
7 táticas inteligentes para desenvolver sua carreira
10 maneiras de blindar sua empresa contra a crise
8 Lições para Impressionar na Entrevista
Meus funcionários me detestam, o que faço?
Quanto tempo você sobrevive sem INTERNET?
Como a internet mudou a forma de se relacionar
Como superar barreiras e melhorar seus resultados
Processo produtivo e o marketing
Qual o problema da zona de conforto?
Como arrumar um emprego com 14 dicas simples
10 Dicas para o seu Marketing Pessoal
O que é um bom profissional de marketing?
Alguém está apostando em você?
Como potencializar uma reunião
10 situações que podem espantar seu cliente
Cinco dicas para desenvolver sua inteligência emocional
Dicas para organizar a carreira
Desemprego, estatísticas e manipulações
Sucesso é uma questão de atitude
Por que engenheiros e arquitetos não cobram consulta?
Melhore a qualidade de vida no trabalho
10 coisas que grandes oradores nunca dizem em palestras
Construindo metas – seu sucesso nesse novo ano
10 razões para se manter motivado no trabalho
Não estar preparado para defender as suas decisões técnicas.
Quanto vale a marca, fulano de tal?
5 Desafios para alcançar uma carreira de sucesso
Qualificado, mas sem emprego. Por quê?
A repercussão do quadro atual para as empresas e famílias
Pecados cometidos por engenheiros e arquitetos na escolha de sócios.
Marketing de Relacionamento e Tecnologia da Informação
Serviço de arquitetura e engenharia não é fácil!
Pague seus impostos, ou morra!
Dezembro é um mês incrível, impressionante, inacreditável!
A Eterna Guerra Entre o Empreendedor, o Técnico e o Gerente
Ninguém gosta de contratar engenheiros ou arquitetos
Os 7 Pecados Capitais do Marketing Direto
Talento, Organização e Disciplina
Organização do Tempo: Como dar conta do recado?
Recepção e Atendimento: A Chave para Fidelização
Administração Financeira: Quanto Custa Abrir um Escritório de Arquitetura/Engenharia?
Carta para a recém-contratada secretária do engenheiro
As 13 características das Pessoas de Sucesso
Quanto Vale um Cliente Fidelizado?
Oito Dicas para um Feedback Honesto
Perguntas Clássicas em uma Entrevista de Emprego.
A importância da publicidade imobiliária
Supere a dificuldade de falar em público
Por que os clientes só querem saber de preço?
As coisas mudaram: pode parar de procurar “emprego”. E comece a procurar “clientes”!
Pecados de marketing na engenharia e arquitetura
Dar desconto não é pecado. É estratégia
Mulher: Todos os Dias são Seus!
O marketing e os erros profissionais
Marketing de relacionamento: Café invisível
Marketing de relacionamento: Café em Taça
Marketing de Relacionamento: Dez coisas para não esquecer em tempos de crise
Marketing de relacionamento: Café fantasma com o saci
Marketing de relacionamento na crise. Dois cafezinhos novos
Marketing pessoal: A elegância profissional
Marketing de relacionamento: Promessas de ano novo!
Marketing de relacionamento: Cafezinho com Ternura neste Natal!
Como ser um profissional de sucesso!
Marketing de relacionamento - Cliente exclusivos.
Marketing de relacionamento - Desconstruindo o mito, enquanto tomamos nosso café!!
Marketing pessoal? O que é isto? Café forte para profissionais.
O nosso cafezinho gourmet
Marketing de serviços: o projeto é o meu produto