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Em Marketing para profissionais (veja mais 98 artigos nesta área)

por Villela da Matta

Melhore a qualidade de vida no trabalho



A busca pelo bem-estar e pelo equilíbrio psíquico, físico e social é algo comum a todas as pessoas. É por conta dessa procura que o conceito de saúde foi sendo ampliado com o passar do tempo e hoje engloba fatores internos e externos.


Com a evolução tecnológica, a maioria dos trabalhos braçais foi substituída pelo esforço intelectual, ou seja, o homem teve que aprender a lidar com a máquina e com as novas tecnologias. O conhecimento técnico passou a ser mais valorizado, por isso, as pessoas ganharam um lugar de maior destaque dentro das empresas. Essa maior visibilidade promoveu uma preocupação com a qualidade de vida dentro das organizações.

Atualmente, as pessoas passam grande parte do tempo em seu local de trabalho e muitas vezes continuam conectadas ao serviço, por meio da internet, mesmo estando em casa ou em outro ambiente. Além disso, o mercado está cada vez mais competitivo e exigente, priorizando a rapidez e a eficiência.

Toda essa pressão tende a gerar problemas físicos (lesões por esforço repetitivo e dores crônicas) e psicológicos (síndrome de burnout e depressão) aos colaboradores, levando-os a desenvolver até mesmo o alcoolismo, o tabagismo e o consumo de outras drogas.

Um profissional estressado torna-se uma desvantagem para a organização, pois não consegue executar suas tarefas de maneira eficaz e mostra-se sempre insatisfeito com a sua função, prejudicando a motivação dos colegas e a produtividade de toda a empresa.

Garantir a qualidade de vida no trabalho é uma função primordial do empregador. A lei determina que ele supra as necessidades e assegure o bem-estar dos colaboradores. Entretanto, além de exigir seus direitos, o próprio funcionário pode contribuir para que o local de trabalho se torne mais aprazível. Com algumas atitudes, fica mais simples estabelecer um bom ambiente organizacional e construir uma carreira profissional bem-sucedida.

Dicas de como tornar o local de trabalho mais agradável:

Mantenha o foco: Um profissional que se mantém focado consegue executar as tarefas de maneira mais rápida e eficiente. Isso evita possíveis atrasos e retrabalho.

Cumpra prazos: Obedecer aos prazos e horários evita o estresse e o constrangimento de ser cobrado pelo chefe, além de prevenir possíveis erros causados pela pressa.

Trabalhe em equipe: Ao trabalhar em grupo, o colaborador compartilha experiências, entra em contato com novos conhecimentos e consegue cumprir os prazos com mais facilidade.

Distancie-se dos boatos: Conversas desnecessárias sobre aspectos particulares dos colegas só contribuem para a criação de um clima adverso e desmotivador. Fuja desse tipo de conduta.

Estabeleça bons relacionamentos: Procure ter uma relação saudável com seus companheiros e superiores. Isso torna o ambiente mais harmônico e agradável.


Villela da Matta, Fundador e presidente da Sociedade Brasileira de Coaching



Fonte:www.sbcoaching.com.br



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