Seu navegador não supoerta scripts

Busca

 

Artigos

 



Catálogo de Produtos Inclusivos

 

Acompanhe-nos

Facebook   Facebook

 

 

Em Marketing para profissionais (veja mais 113 artigos nesta área)

por Sylvio Ribeiro

O que é um bom profissional de marketing?



Poucas carreiras são tão populares como a do marketing. Ainda assim, raramente vemos algum adolescente dizer “quero ser diretor de marketing de uma grande empresa”.

Boa parte dos que acabam indo estudar marketing na faculdade acabam fazendo por achar maneiro ou porque não era um curso tão concorrido. Situação que não melhora nem quando esses jovens saem da faculdade, e permanecendo limitados à visão de que marketing é quase sinônimo de publicidade e social media.


Marketing é um curso relativamente novo (o que talvez ajude a explicar a preferência dos nossos pais pela medicina, advocacia e outras profissões antigas). A ESPM lançou seu curso de administração com ênfase em marketing, provavelmente o 1º do Brasil, em 1981. Isso foi 25 anos depois da primeira turma de administração de empresas da FGV.

Em ambos os casos, fica claro que marketing é uma área da administração — uma ciência social com uma boa pitada de exatas. No entanto, durante a sua jornada rumo à fama, o marketing passou a se associar mais à comunicação do que à administração, porque era isso que o gerente de marketing fazia na maior parte do tempo na maior parte das empresas. Infelizmente, isso fez com que muitos dos conceitos entalhados em 1967, por Philip Kotler, fossem esquecidos no dia a dia desse profissional.

As pessoas sabem o que faz um médico cardiologista, um advogado tributário, um ortodontista, mas a maioria realmente não sabe o que faz um profissional de marketing. “Cuida da propaganda, né?”, indagaria uma pessoa comum. O pior é que não é apenas a minha mãe ou a sua que acha isso, mas muitos gestores e empresários que estão a frente de empresas conduzindo seus negócios diariamente. É propaganda, redes sociais e eventos. Tem a ver com a imagem da empresa é marketing. Mike Markkula, o cara que financiou a Apple, disse “empresas são comandadas pelo marketing, não pela engenharia”.

Trinta anos depois e centenas de cursos e livros de marketing à disposição, a maioria dos gestores ainda acham que empresas são comandadas pela engenharia. Essa visão míope com astigmatismo faz a diretoria atribuir menor importância ao setor, o que resulta em menos investimento, profissionais pouco qualificados e, em grande parte das vezes, em uma empresa com grandes dificuldades de ganhar mercado e sobreviver a recessões.

O bom profissional de marketing começa por ter ótima compreensão do papel do marketing dentro da empresa. Ele sabe que está sob sua responsabilidade cuidar da:

- Satisfação do consumidor através de qualidade, serviço e valor
- Conquista de mercado através do planejamento estratégico
- Gestão das informações de marketing e mensuração da demanda de mercado
- Análise do ambiente de marketing (tendências, ambiente demográfico, econômico, sociocultural e tecnolog.)
- Análise dos mercados consumidores e comportamento do consumidor
- Análise dos concorrentes
- Identificação de segmentos de mercado e definição do mercado-alvo
- Diferenciação e posicionamento de mercado
- Desenvolvimento de novos produtos e estratégia de preço
- Administração das estratégias do ciclo de vida do produto
- Estratégias para nichos e para o mercado global
- Administração de linhas de produtos e suas marcas
- Administração de propaganda, promoção de vendas, RP, marketing direto e digital


É claro que dependendo das características da empresa, não há necessidade de fazer tudo isso. O importante aqui é saber que existe e que cada um desses tópicos desdobra-se em uma grande quantidade de conteúdo, com conceitos, diagramas e métricas próprias que ajudam na gestão. Vamos lembrar as sábias palavras de Peter Drucker (sem ele, não haveria marketing): “se você não pode medir, não pode gerenciar”.

O bom profissional

Encontrar um profissional de marketing com uma visão estratégica é tão complicado que é comum vermos economistas e até engenheiros ocupado os cargos mais altos em grandes empresas, algo que chamou minha atenção vários anos atrás ao ler minhas primeiras Exame. “Como assim? Um economista diretor de marketing da Nike?”. Ingênuo, demorei a entender a razão.
Profissionais com formação em marketing tendem a ter uma visão limitada dos negócios e, frequentemente, ignoram ou não buscam entender aspectos mais técnicos (chatos mesmo) da gestão de empresas, como logística ou finanças. Kevin Lane Keller chama isso de marketing holístico, uma visão do todo capaz de proporcionar uma noção ampla do negócio e unir o marketing às outras áreas da empresa.

O bom profissional de marketing precisa tem uma boa noção de como tudo funciona, além de se manter próximo dos outros departamentos. Uma das tarefas do marketing é saber explorar aspectos positivos convertendo-os em vantagem competitiva para a empresa, e a única maneira de fazer isso é estar por dentro de tudo. Muitas vezes, oportunidades de inovação estão escondidas dentro da empresa, mas fora do departamento de marketing. Conhecer e se manter conectado com os outros setores é uma grande maneira de não deixar passar boas ideias.

Criatividade é importante, mas é para isso que agências de publicidade servem e empresas pagam um bom dinheiro nelas. Deixa que elas trabalhem! O que é realmente importante é ter um extraordinário filtro e critérios mais sólidos do que “gostei” e “não gostei”. Espírito inovador e coragem para brigar pelas novas ideias são duas coisas indispensáveis. Outras qualidades do business em geral também são muito apreciadas: saber ouvir, gostar de aprender, planejar, ter iniciativa, saber se relacionar e ser político quando necessário. Mas não estamos falando do profissional perfeito, então ter metade delas já é o suficiente para se dar bem no mercado.

O que você não sabia que precisava

É preciso ter isso muito claro: marketing não é design, não é propaganda, não é organização de eventos, não é gestão de redes sociais, mas é tudo isso e muito mais. É também um pouco de RH (já que é preciso ter profissionais motivados para manter clientes satisfeitos), é finanças (para saber quanto é necessário vender para cobrir o investimento), é gerenciamento de projetos (para assegurar que o produto esteja no mercado de acordo com a demanda e nenhuma etapa seja esquecida).

Sinto lhe dizer, mas agora vem a parte chata do marketing. Ela existe e, ao contrário do que muitos ainda pensam, não é o departamento da sombra e água de coco, é uma área onde mais cabeças rolam e profissionais ficam menos tempo, mostrava um estudo que vi algum tempo atrás.

No marketing há uma porção de conceitos e ferramentas que todos os profissionais deveriam conhecer, e mais alguns outros que podem ajudar gestores a tornarem suas empresas muito mais competitivas. A parte ruim é que é precisa estudá-las já que muitas envolvem cálculos e diagramas. A boa notícia é que não é nenhum teorema de Fermat e o Excel faz a maior parte do trabalho (sim, bons profissionais de marketing sabem usar Excel).

Para finalizar este artigo sobre o lado menos glamouroso do marketing, fiz mais uma pequena lista de algumas das métricas importantes empresas deveriam estar aplicando pelo menos metade delas no seu dia a dia. Mas claro que, para isso, é preciso existir um DEPARTAMENTO de marketing e não apenas um “puxadinho”, como é mais comum no mercado.

Métricas importantes de marketing

- Taxa de satisfação do cliente
- Taxa de aderência
- Lucratividade direta do produto
- Taxa de conversão
- Taxa de abandono (churn)
- Lembrança de marca ◾ - Custo médio de retenção
- Valor presente líquido
- Retorno (o tempo que leva e o valor que gera)
- Taxa Interna de Retorno
- Análise do valor do cliente (CLV)
- Custo por clique
- Taxa de devolução
- Boca a boca


Existem dezenas delas, porém nem todas aplicáveis a todos os tipos e tamanhos de empresa. A lista acima contém as mais importantes citadas no livro “Data-Driven Marketing”, do Mark Jefferey, que explica 15 das mais importantes métricas de marketing. Para não matar os leitores de tédio, não coloquei as fórmulas. Para saber mais, sugiro o livro “Métricas de Marketing” que é um pouco mais completo e possui versão em português.



Sylvio Ribeiro, Graduado em comunicação – publicidade e pós-graduado em administração



Fonte:www.pequenoguru.com.br



Você conhece o "Curso a distancia IBDA - CentrodEstudos? Veja os cursos disponíveis, e colabore com o IBDA, participando, divulgando e sugerindo novos temas.

Visite nossa página no facebook -www.facebook.com/forumconstrucao - Curta, Divulgue

Comentários

Mais artigos

Por que as empresas de construção civil devem migrar para marketplaces?

6 dicas de marketing digital para prestadores de serviços e construtoras

Marketing na construção civil: 6 práticas fundamentais

Lifelong learning: o conceito que ganha força nos tempos atuais

Tempos de crise: 3 dicas de planejamento estratégico para pequenos negócios.

Os Novos Desafios de Marketing

7 soluções para 7 desafios de marketing digital na pandemia do COVID-19

Ações necessárias para seu sucesso pós covid-19

Como o trabalho remoto vai impactar o nosso futuro

8 dicas de marketing de baixo custo para superar a crise

O que se espera de um profissional moderno

Saiba como procurar vagas de emprego no LinkedIn

5 dicas para aprimorar a jornada do cliente

Seis dicas para tornar as reuniões de trabalho menos chatas e cansativas

Humildade: A Melhor Prática Corporativa

Lições trazidas do atletismo

De que lado você está?

Sob pressão

O que se espera de um profissional moderno ?

7 táticas inteligentes para desenvolver sua carreira

10 maneiras de blindar sua empresa contra a crise

8 Lições para Impressionar na Entrevista

Meus funcionários me detestam, o que faço?

Quanto tempo você sobrevive sem INTERNET?

Como a internet mudou a forma de se relacionar

Como superar barreiras e melhorar seus resultados

Marketing Pessoal

Processo produtivo e o marketing

Qual o problema da zona de conforto?

Crise? E qual a sua atitude?

Como arrumar um emprego com 14 dicas simples

O Paradoxo da Produtividade

10 Dicas para o seu Marketing Pessoal

O que é um bom profissional de marketing?

Alguém está apostando em você?

Como potencializar uma reunião

10 situações que podem espantar seu cliente

Cinco dicas para desenvolver sua inteligência emocional

Dicas para organizar a carreira

Desemprego, estatísticas e manipulações

Vendendo para mulheres

Sucesso é uma questão de atitude

Por que engenheiros e arquitetos não cobram consulta?

Melhore a qualidade de vida no trabalho

Falha humana

10 coisas que grandes oradores nunca dizem em palestras

Uma reflexão sobre o valor comercial do seu tempo (ou de quanto podemos cobrar pelo uso do nosso tempo).

Construindo metas – seu sucesso nesse novo ano

10 razões para se manter motivado no trabalho

Não estar preparado para defender as suas decisões técnicas.

Quanto vale a marca, fulano de tal?

5 Desafios para alcançar uma carreira de sucesso

Qualificado, mas sem emprego. Por quê?

Estresse corporativo

A repercussão do quadro atual para as empresas e famílias

Pecados cometidos por engenheiros e arquitetos na escolha de sócios.

Diga-me o que retwittas...

Marketing de Relacionamento e Tecnologia da Informação

Serviço de arquitetura e engenharia não é fácil!

Pague seus impostos, ou morra!

Projeto atraso zero.

Dezembro é um mês incrível, impressionante, inacreditável!

A Eterna Guerra Entre o Empreendedor, o Técnico e o Gerente

Ninguém gosta de contratar engenheiros ou arquitetos

Os 7 Pecados Capitais do Marketing Direto

Talento, Organização e Disciplina

Organização do Tempo: Como dar conta do recado?

Recepção e Atendimento: A Chave para Fidelização

Administração Financeira: Quanto Custa Abrir um Escritório de Arquitetura/Engenharia?

Carta para a recém-contratada secretária do engenheiro

As 13 características das Pessoas de Sucesso

Quanto Vale um Cliente Fidelizado?

Oito Dicas para um Feedback Honesto

Feliz 2012

Seja um idiota neste Natal

Contra a Mão do Mercado

O Papel do Gerente de Vendas

O Líder e o Gestor

A culpa é do RH?

Perguntas Clássicas em uma Entrevista de Emprego.

Consultoria: o joio e o trigo

Como superar uma demissão

Enquanto o talento não vem

Treinamentos Inovadores

A importância da publicidade imobiliária

Supere a dificuldade de falar em público

Pequenos Grandes Compradores

Por que os clientes só querem saber de preço?

As coisas mudaram: pode parar de procurar “emprego”. E comece a procurar “clientes”!

Marketing para Engenharia

Pecados de marketing na engenharia e arquitetura

Dar desconto não é pecado. É estratégia

Mulher: Todos os Dias são Seus!

O marketing e os erros profissionais

A barreira dos 40

Ensinar a pensar.

Ao sucesso!

Os anjos e o executivo

Marketing de relacionamento: Café invisível

Marketing de relacionamento: Café em Taça

Marketing de Relacionamento: Dez coisas para não esquecer em tempos de crise

A Executiva

Marketing de relacionamento: Café fantasma com o saci

Marketing de relacionamento na crise. Dois cafezinhos novos

Marketing de relacionamento : Cafezinho Gelado! O “boca a boca” não funciona mais, você já pensou nisso?

Marketing pessoal: A elegância profissional

Marketing de relacionamento: Promessas de ano novo!

Marketing de relacionamento: Cafezinho com Ternura neste Natal!

Como ser um profissional de sucesso!

Marketing de relacionamento - Cliente exclusivos.

Marketing de relacionamento - Desconstruindo o mito, enquanto tomamos nosso café!!

Marketing pessoal? O que é isto? Café forte para profissionais.

O nosso cafezinho gourmet
Marketing de serviços: o projeto é o meu produto

O Cafézinho Eletrônico