Quarta-feira, 06 de Dezembro de 2023
E o Brasil está novamente enfrentando uma nova crise. Essa é maior que as outras? É mais ou menos importante? Tudo é sempre muito relativo. Das crises sempre podemos ter somente três certezas:
A – em algum momento, ela vai terminar,
B - nesse momento, algumas empresas estarão menores ( e mais fragilizadas ) do que quando a crise começou,
C – mas, muitas, estarão maiores e melhores do que no inicio desse período de turbulências.
E o que aconteceu para termos empresas em campos opostos ? Duas razões normalmente bastam para explicar a diferença entre elas: atitude e competência.
Existe uma história popular, contada em muitos cursos de marketing e gerenciamento que explica bem isso:
"Um velho proprietário de um pequeno armazém de interior estava desenvolvendo normalmente seu negócio. Bom movimento, um radinho em um canto, sempre alegrando o ambiente (ponto de encontro dos moradores da redondeza), fazendo seu marketing, algumas faixas na frente do imóvel, alguns pequenos cartazes anunciando seus produtos, enfim, a vida prosseguia. Um dia, seu filho que tinha ido estudar na capital, retornou para ajudar o velho pai, e se assustou com o que viu. Indagou: "pai, não está sabendo da crise? Precisamos tomar providências para nos precavermos." O velho pai, perante o conhecimento e visão do filho estudado, seguiu seus conselhos: diminuiu suas compras (e o nosso caixa?), parou com suas propagandas (afinal, marketing é despesa...), desligou o radinho (precisamos economizar), diminuiu as luzes acesas, despediu a cozinheira (que é quem fazia uns salgadinhos tão especiais), enfim, foi tomando decisões para "superar o período da crise". Algumas semanas depois, tiveram que fechar o pequeno armazém. E o pai vendo aquilo, comentou: "como meu filho é sábio. Bem que ele disse que estávamos em crise...".
E essa história ingênua é uma demonstração do que acontece nesses períodos.
Warren Buffett, já um lendário capitalista e investidor, afirma "Seja audacioso quando os outros estiverem com medo, e tenha medo quando os outros forem audaciosos". E ele não fica somente na teoria. Sua empresa de investimentos, atualmente tem feito grandes investimentos na compra de participação de grandes empresas que estão com suas ações em valores abaixo do que valem.
Atitude e competência. Algumas empresas se retraem, outras estudam o como progredir nesses momentos. Dificuldades? É claro que existem dificuldades, incertezas, dúvidas. Mas é nesse momento que o executivo de visão demonstra sua capacidade gerencial. Ir em frente, quando todos vão, é quase que uma lei da física, mas ir em frente, quando muitos param, e alguns estão retornando, nesse caso, é realmente atitude e eficiência.
Visite nossa página no facebook -www.facebook.com/forumconstrucao - Curta, Divulgue
Por que as empresas de construção civil devem migrar para marketplaces?
6 dicas de marketing digital para prestadores de serviços e construtoras
Marketing na construção civil: 6 práticas fundamentais
Lifelong learning: o conceito que ganha força nos tempos atuais
Tempos de crise: 3 dicas de planejamento estratégico para pequenos negócios.
Os Novos Desafios de Marketing
7 soluções para 7 desafios de marketing digital na pandemia do COVID-19
Ações necessárias para seu sucesso pós covid-19
Como o trabalho remoto vai impactar o nosso futuro
8 dicas de marketing de baixo custo para superar a crise
O que se espera de um profissional moderno
Saiba como procurar vagas de emprego no LinkedIn
5 dicas para aprimorar a jornada do cliente
Seis dicas para tornar as reuniões de trabalho menos chatas e cansativas
Humildade: A Melhor Prática Corporativa
O que se espera de um profissional moderno ?
7 táticas inteligentes para desenvolver sua carreira
10 maneiras de blindar sua empresa contra a crise
8 Lições para Impressionar na Entrevista
Meus funcionários me detestam, o que faço?
Quanto tempo você sobrevive sem INTERNET?
Como a internet mudou a forma de se relacionar
Como superar barreiras e melhorar seus resultados
Processo produtivo e o marketing
Qual o problema da zona de conforto?
Como arrumar um emprego com 14 dicas simples
10 Dicas para o seu Marketing Pessoal
O que é um bom profissional de marketing?
Alguém está apostando em você?
Como potencializar uma reunião
10 situações que podem espantar seu cliente
Cinco dicas para desenvolver sua inteligência emocional
Dicas para organizar a carreira
Desemprego, estatísticas e manipulações
Sucesso é uma questão de atitude
Por que engenheiros e arquitetos não cobram consulta?
Melhore a qualidade de vida no trabalho
10 coisas que grandes oradores nunca dizem em palestras
Construindo metas – seu sucesso nesse novo ano
10 razões para se manter motivado no trabalho
Não estar preparado para defender as suas decisões técnicas.
Quanto vale a marca, fulano de tal?
5 Desafios para alcançar uma carreira de sucesso
Qualificado, mas sem emprego. Por quê?
A repercussão do quadro atual para as empresas e famílias
Pecados cometidos por engenheiros e arquitetos na escolha de sócios.
Marketing de Relacionamento e Tecnologia da Informação
Serviço de arquitetura e engenharia não é fácil!
Pague seus impostos, ou morra!
Dezembro é um mês incrível, impressionante, inacreditável!
A Eterna Guerra Entre o Empreendedor, o Técnico e o Gerente
Ninguém gosta de contratar engenheiros ou arquitetos
Os 7 Pecados Capitais do Marketing Direto
Talento, Organização e Disciplina
Organização do Tempo: Como dar conta do recado?
Recepção e Atendimento: A Chave para Fidelização
Administração Financeira: Quanto Custa Abrir um Escritório de Arquitetura/Engenharia?
Carta para a recém-contratada secretária do engenheiro
As 13 características das Pessoas de Sucesso
Quanto Vale um Cliente Fidelizado?
Oito Dicas para um Feedback Honesto
Perguntas Clássicas em uma Entrevista de Emprego.
A importância da publicidade imobiliária
Supere a dificuldade de falar em público
Por que os clientes só querem saber de preço?
As coisas mudaram: pode parar de procurar “emprego”. E comece a procurar “clientes”!
Pecados de marketing na engenharia e arquitetura
Dar desconto não é pecado. É estratégia
Mulher: Todos os Dias são Seus!
O marketing e os erros profissionais
Marketing de relacionamento: Café invisível
Marketing de relacionamento: Café em Taça
Marketing de Relacionamento: Dez coisas para não esquecer em tempos de crise
Marketing de relacionamento: Café fantasma com o saci
Marketing de relacionamento na crise. Dois cafezinhos novos
Marketing pessoal: A elegância profissional
Marketing de relacionamento: Promessas de ano novo!
Marketing de relacionamento: Cafezinho com Ternura neste Natal!
Como ser um profissional de sucesso!
Marketing de relacionamento - Cliente exclusivos.
Marketing de relacionamento - Desconstruindo o mito, enquanto tomamos nosso café!!
Marketing pessoal? O que é isto? Café forte para profissionais.
O nosso cafezinho gourmet
Marketing de serviços: o projeto é o meu produto