Seu navegador não supoerta scripts

Busca

 

Artigos

 



Catálogo de Produtos Inclusivos

 

Acompanhe-nos

Facebook   Facebook

 

 

Em Marketing para profissionais (veja mais 113 artigos nesta área)

por Paulo Bichucher,

Como o trabalho remoto vai impactar o nosso futuro



A Covid-19 desferiu o que alguns consideram o golpe final para os proprietários de imóveis comerciais ao acelerar a transição para o e-commerce.

Agora, os escritórios estão no centro das atenções. Será que essa pandemia vai acelerar a velocidade com que as pessoas estão trocando o escritório pelo trabalho remoto, eliminando a necessidade de manter um espaço físico?


Temos sido bombardeados com notícias de empresas que consideram mudar de vez para o trabalho à distância. Mark Zuckerberg fez uma transmissão ao vivo de 45 minutos sobre o que o trabalho remoto significaria para o Facebook. Algumas empresas, como Nubank, Twitter, Google e XP Investimentos, adotaram o home office em larga escala durante a quarentena (para não dizer pra sempre).

Será que essa mudança alteraria não apenas onde trabalhamos, mas também onde e como vivemos?

1- Trabalhar em casa não é para todo mundo

O home office pode aumentar a produtividade, sem dúvidas. No entanto, nem todas as tarefas precisam ser feitas de maneira eficiente e nem todo trabalho tem que ser produtivo.

Pesquisas mostraram que o trabalho em casa aumentou a produtividade e a felicidade de funcionários cuja produção pode ser facilmente mensurada, como representantes de call center, vendas e desenvolvedores. Também aumentaram para gerentes seniores, que tendem a ter estilos de vida mais estabelecidos (ou seja, casados, com filhos etc.) e são guiados pela automotivação (embora muitos pais gostem de manter uma distância razoável entre suas vidas profissional e pessoal).

Quem trabalha com criatividade, pesquisa e conhecimento tende a resistir ao home office, assim como a geração mais jovem. Estar perto dos outros e ouvir suas ideias permite que a criatividade flua. Já se sabe que a interação do dia a dia tende a ser a melhor maneira para resolver problemas difíceis e desenvolver uma cultura de equipe.

E os jovens trabalhadores? Bem, esses dão muito valor à interação social e ainda precisam de supervisão em seus primeiros anos no mercado. Mesmo na live de Mark Zuckerberg, em que ele compartilhou a pesquisa realizada com funcionários do Facebook sobre o trabalho remoto, os funcionários mais jovens não estavam entusiasmados com a perspectiva de fazer home office em tempo integral. Ele concordou, considerando que os recém-graduados ainda são necessários no escritório.

A mesma pesquisa mostrou que 40% dos funcionários estavam muito ou parcialmente interessados em permanecer totalmente remotos. Mas nem todo mundo poderia ou estaria disposto a fazer isso, por circunstâncias que vão além da Covid.

O que os profissionais realmente querem é flexibilidade (como tudo mais na economia compartilhada), e não políticas definitivas.

2 - A flexibilização de horários se tornará uma tendência, reduzindo as futuras demandas por espaços de trabalho

A pandemia forçou a maioria dos gestores a usar o trabalho remoto pela primeira vez, mesmo que antes eles estivessem céticos quanto à produtividade de suas equipes. No entanto, após reunir vivências e evidências reais sobre como o trabalho remoto pode ser benéfico - e quando não é -, os gerentes devem criar novas políticas para permitir que grupos de funcionários adaptem sua presença no escritório de acordo com seus próprios cronogramas. Ter menos pessoas na sede significa que há menos espaço sendo ocupado, mas a confiança ainda precisará ser validada quando o distanciamento social for relaxado.

Atualmente, muitas empresas maduras estão renegociando a locação de seus escritórios vazios para economizar dinheiro, mas dificilmente estão reduzindo os contratos. Os CFOs estão planejando o ganho de escala sem adicionar espaço extra, recuperando margens valiosas no longo prazo.

3 - Trabalho remoto como estratégia de contratação e retenção (e como redução de custos trabalhistas)

Todo mundo sabe como é competitivo recrutar e manter talentos em tecnologia no mundo das startups, especialmente na América Latina.

O Facebook, que segundo Mark Zuckerberg não tem problemas na hora de contratar, diz que agora está abrindo escritórios menores em centros urbanos alternativos para estar mais perto dos talentos locais. Dessa forma, pode reunir trabalhadores de diversas regiões, sem realocá-los para Nova York ou São Francisco, enquanto paga salários compatíveis com a média desses hubs menores. Podemos esperar que o salário médio do desenvolvedor cresça mais lentamente, pois a falta de mão-de-obra não será um problema.

Essa política também ajudará a reter talentos, atraindo engenheiros que desejam se estabelecer ou que desejam uma vida interiorana. Uma enorme preservação dos custos de treinamento, conhecimento e cultura da empresa.

Assim, ao melhorar a retenção, reduzir os custos de contratação e atraindo funcionários por um salário mais baixo, as empresas que trabalham remotamente reduzirão suas futuras despesas com talentos. (É justo dizer que apoio a afirmação de Mark, de que o trabalho remoto ajuda a distribuir a riqueza para além das grandes cidades. Uma grande vitória para regiões que muitas vezes são deixadas de lado.)

4 - O home office já mudou a forma como viajamos e como nos relacionamos com o escritório

As exurbs, ou cidades-satélite, ganharão mais espaço como destinos de viagem, como afirmou Brian Chesky, do Airbnb, fazendo com que os turistas escolham visitar lugares acessíveis e mais perto de casa.

Portanto, adeus à caça ao tesouro por descontos em passagens aéreas para o exterior. Os viajantes vão procurar chalés agradáveis na serra ou casas à beira-mar para passar um tempo com amigos e familiares. Esse tipo de passeio provavelmente ocorrerá com muito mais frequência do que a viagem ao exterior duas vezes por ano, para a qual muitos millennials costumavam juntar economias.

As viagens de negócios (quase) acabaram completamente durante esta crise. Conferências e reuniões passaram rapidamente para o formato on-line. Não sei ao certo quanto disso voltará ao modo offline. A interação virtual provou ser um formato altamente eficaz para uma série de palestras e encontros de pessoas com interesses em comum. O mesmo não pode ser dito sobre grandes congressos e feiras.

Quanto ao futuro do escritório, as equipes continuarão usando esse espaço para criar redes de relacionamento e aproveitar o conhecimento coletivo para a solução criativa de problemas. Os escritórios serão projetados para estimular a criatividade e a socialização, como o do Nubank, em vez de serem criados para simular o experimento de Foucault sobre poder e controle.

Os espaços de co-working mostraram o caminho. Eles foram construídos inicialmente para atender os primeiros profissionais independentes que tinham horários de trabalho flexíveis. Mesmo assim, esses profissionais buscaram um espaço de trabalho, procurando infraestrutura e um grupo de pessoas que pensasse de forma parecida.

A XP Investimentos já está repensando sua sede, transformando-a em um centro de treinamento, comunidade e recepção de clientes.

5- O trabalho remoto mudará a forma como vivemos

O estudo recente do Grupo Zap sobre o impacto da Covid nas tendências imobiliárias contém insights excelentes sobre as preferências de moradia dos consumidores. Mesmo que o mercado esteja paralisado por enquanto, comprometendo os dados e as ideias que gera.

No geral, os compradores estão adiando aquisições em mais de 10 meses e os locatários estão adiando mudanças em quatro meses. O mais interessante é a mudança nas preferências de moradia após o Covid.

Para os locatários, a proximidade entre sua casa e o trabalho é o principal desejo após a crise. Na combinação demográfica (compradores e locatários), a proximidade da nova casa ao comércio e aos serviços ganha importância. Um dos motivos pode ser a percepção de que um melhor equilíbrio entre vida profissional e familiar é possível quando o deslocamento diário diminui.

O co-living, curiosamente, já tinha a proximidade do trabalho, do comércio e dos serviços como sua principal proposta de valor. Na Yuca, uma startup de co-living, 55% dos inquilinos optaram por esse modelo de moradia devido à proximidade do trabalho.

Ainda assim, a vida na cidade vai além de estar perto do trabalho. Os inquilinos de co-livings em geral escolheram passar o isolamento com parentes. Um terço dos que ficaram relatou ter feito isso porque se sentiriam sozinhos. Dos que partiram, 25% retornaram porque estavam se sentindo sozinhos.

A moradia compartilhada atende a outras necessidades além do abrigo. Dá a seus moradores a oportunidade de construir conexões significativas em um mundo atormentado pela solidão. Com as medidas de distanciamento social diminuindo, as pessoas buscarão mais conexões fora do trabalho.

6 - Países diferentes, mentalidades diferentes

Há uma correlação positiva entre os níveis de urbanização e desenvolvimento econômico. A concentração da produção e da habitação em áreas específicas geram economia em infraestrutura, no varejo (mesmo para e-commerce) e em serviços.Isso permite que os talentos se concentrem em um só lugar, criando economias de aglomeração.

Os Estados Unidos têm vários centros urbanos com concentração de riqueza para alcançar tais economias de escala. Mas esse não é o caso da América Latina. Uma grande parte da população urbana de nossos países está concentrada em sua maior cidade: 7% nos EUA, comparados a 12% no Brasil, 21% no México, 36% na Argentina e assim por diante.

Essa lógica deixa as cidades menores com um conjunto menor de talentos, serviços e infraestrutura para sustentar uma estratégia de trabalho remoto por todo o país.

Isso, claro, vai mudar. No entanto, mudanças monumentais como essa levam muitos anos (senão décadas) para acontecer. As economias em desenvolvimento farão a adoção tardia, contando com o aumento da urbanização por algum tempo antes de mudarem para uma economia mais distribuída.

As tendências de urbanização não levarão mais vinte anos para passar por grandes mudanças, mas também não mudarão nos próximos cinco.

7 - Não se esqueça da lei de Amara

Ao ler a atual avalanche de previsões on-line, lembro rapidamente da famosa lei cunhada pelo futurista Roy Amara, de Stanford: tendemos a superestimar o efeito da tecnologia no curto prazo e subestimar seu efeito no longo prazo. Estou longe de ser um economista, planejador urbano ou futurista. No entanto, tenho certeza de que a Covid-19 não é para sempre. Portanto, qualquer mudança decorrente do distanciamento social perderá força assim que as medidas de isolamento forem relaxadas. Essa pandemia é o melhor momento para impulsionar a adoção remota do trabalho, mas está longe do cenário real do mundo pós-vírus.

O que começou como pandemia e tomou forma de crise econômica, finalmente criará uma onda de novas tecnologias e políticas. Tudo isso impulsiona mudanças significativas na forma como trabalhamos e como vivemos, primeiro de forma gradual e, em um segundo momento, de repente.

No entanto, nos próximos anos, ainda existirão escritórios e residências nas grandes cidades. Ainda existem grandes obstáculos e comportamentos fundamentais que levarão algum tempo para serem superados, dando aos empreendedores tempo suficiente para entender para onde irá a próxima geração de "consumidores" imobiliários.



Paulo Bichucher, eleito em 2019 um dos 30 under 30 pela revista Forbes. Fez sua carreira no Pátria Investimentos trabalhando em diversos setores como real estate heathcare e food & beverage. Atualmente, é Co -founder da Yuca - startup




Visite nossas páginas no facebook -www.facebook.com/forumconstrucao e Twitter - www.twitter.com/forumconstrucaoCurta, Divulgue












Comentários

Mais artigos

Por que as empresas de construção civil devem migrar para marketplaces?

6 dicas de marketing digital para prestadores de serviços e construtoras

Marketing na construção civil: 6 práticas fundamentais

Lifelong learning: o conceito que ganha força nos tempos atuais

Tempos de crise: 3 dicas de planejamento estratégico para pequenos negócios.

Os Novos Desafios de Marketing

7 soluções para 7 desafios de marketing digital na pandemia do COVID-19

Ações necessárias para seu sucesso pós covid-19

Como o trabalho remoto vai impactar o nosso futuro

8 dicas de marketing de baixo custo para superar a crise

O que se espera de um profissional moderno

Saiba como procurar vagas de emprego no LinkedIn

5 dicas para aprimorar a jornada do cliente

Seis dicas para tornar as reuniões de trabalho menos chatas e cansativas

Humildade: A Melhor Prática Corporativa

Lições trazidas do atletismo

De que lado você está?

Sob pressão

O que se espera de um profissional moderno ?

7 táticas inteligentes para desenvolver sua carreira

10 maneiras de blindar sua empresa contra a crise

8 Lições para Impressionar na Entrevista

Meus funcionários me detestam, o que faço?

Quanto tempo você sobrevive sem INTERNET?

Como a internet mudou a forma de se relacionar

Como superar barreiras e melhorar seus resultados

Marketing Pessoal

Processo produtivo e o marketing

Qual o problema da zona de conforto?

Crise? E qual a sua atitude?

Como arrumar um emprego com 14 dicas simples

O Paradoxo da Produtividade

10 Dicas para o seu Marketing Pessoal

O que é um bom profissional de marketing?

Alguém está apostando em você?

Como potencializar uma reunião

10 situações que podem espantar seu cliente

Cinco dicas para desenvolver sua inteligência emocional

Dicas para organizar a carreira

Desemprego, estatísticas e manipulações

Vendendo para mulheres

Sucesso é uma questão de atitude

Por que engenheiros e arquitetos não cobram consulta?

Melhore a qualidade de vida no trabalho

Falha humana

10 coisas que grandes oradores nunca dizem em palestras

Uma reflexão sobre o valor comercial do seu tempo (ou de quanto podemos cobrar pelo uso do nosso tempo).

Construindo metas – seu sucesso nesse novo ano

10 razões para se manter motivado no trabalho

Não estar preparado para defender as suas decisões técnicas.

Quanto vale a marca, fulano de tal?

5 Desafios para alcançar uma carreira de sucesso

Qualificado, mas sem emprego. Por quê?

Estresse corporativo

A repercussão do quadro atual para as empresas e famílias

Pecados cometidos por engenheiros e arquitetos na escolha de sócios.

Diga-me o que retwittas...

Marketing de Relacionamento e Tecnologia da Informação

Serviço de arquitetura e engenharia não é fácil!

Pague seus impostos, ou morra!

Projeto atraso zero.

Dezembro é um mês incrível, impressionante, inacreditável!

A Eterna Guerra Entre o Empreendedor, o Técnico e o Gerente

Ninguém gosta de contratar engenheiros ou arquitetos

Os 7 Pecados Capitais do Marketing Direto

Talento, Organização e Disciplina

Organização do Tempo: Como dar conta do recado?

Recepção e Atendimento: A Chave para Fidelização

Administração Financeira: Quanto Custa Abrir um Escritório de Arquitetura/Engenharia?

Carta para a recém-contratada secretária do engenheiro

As 13 características das Pessoas de Sucesso

Quanto Vale um Cliente Fidelizado?

Oito Dicas para um Feedback Honesto

Feliz 2012

Seja um idiota neste Natal

Contra a Mão do Mercado

O Papel do Gerente de Vendas

O Líder e o Gestor

A culpa é do RH?

Perguntas Clássicas em uma Entrevista de Emprego.

Consultoria: o joio e o trigo

Como superar uma demissão

Enquanto o talento não vem

Treinamentos Inovadores

A importância da publicidade imobiliária

Supere a dificuldade de falar em público

Pequenos Grandes Compradores

Por que os clientes só querem saber de preço?

As coisas mudaram: pode parar de procurar “emprego”. E comece a procurar “clientes”!

Marketing para Engenharia

Pecados de marketing na engenharia e arquitetura

Dar desconto não é pecado. É estratégia

Mulher: Todos os Dias são Seus!

O marketing e os erros profissionais

A barreira dos 40

Ensinar a pensar.

Ao sucesso!

Os anjos e o executivo

Marketing de relacionamento: Café invisível

Marketing de relacionamento: Café em Taça

Marketing de Relacionamento: Dez coisas para não esquecer em tempos de crise

A Executiva

Marketing de relacionamento: Café fantasma com o saci

Marketing de relacionamento na crise. Dois cafezinhos novos

Marketing de relacionamento : Cafezinho Gelado! O “boca a boca” não funciona mais, você já pensou nisso?

Marketing pessoal: A elegância profissional

Marketing de relacionamento: Promessas de ano novo!

Marketing de relacionamento: Cafezinho com Ternura neste Natal!

Como ser um profissional de sucesso!

Marketing de relacionamento - Cliente exclusivos.

Marketing de relacionamento - Desconstruindo o mito, enquanto tomamos nosso café!!

Marketing pessoal? O que é isto? Café forte para profissionais.

O nosso cafezinho gourmet
Marketing de serviços: o projeto é o meu produto

O Cafézinho Eletrônico