Seu navegador não supoerta scripts

Busca

 

Artigos

 



Catálogo de Produtos Inclusivos

 

Acompanhe-nos

Facebook   Facebook

 

 

Em Marketing para profissionais (veja mais 113 artigos nesta área)

por Manoella Fidalgo

7 soluções para 7 desafios de marketing digital na pandemia do COVID-19



A essa altura, já é indiscutível que a pandemia do coronavírus afetou de forma permanente os nossos comportamentos.

Dentro de casa, saindo apenas para o indispensável, estamos repensando nossas prioridades e, principalmente, distinguindo o que é necessário do que é supérfluo e adaptamos todo o possível para o ambiente virtual.


Dessa reflexão derivam também muitas mudanças em nossos hábitos de consumo, o que afeta o planejamento e a performance de praticamente todos os negócios, online e offline. Sabemos disso não apenas pelo monitoramento que fazemos do mercado digital, mas principalmente ouvindo nossos clientes e nos engajando com eles em seus desafios.

E foi justamente por estarmos próximos em nosso contato diário com nossos clientes é que conseguimos reunir dicas valiosas para o planejamento de estratégias para lidar com os diversos desafios que se apresentam nesse contexto. Nesse post dissecamos sete maiores desses desafios e listamos o que as empresas podem fazer para encará-los com confiança. Vem com a gente!

Desafio 1 – Budget de publicidade reduzido

Mesmo tomando várias precauções para continuar operando e perseguindo seus objetivos, muitas empresas cortaram despesas importantes e pretendem tirar o máximo de resultados do que restou.

SOLUÇÃO: Foque em Marketing de Performance

Essa ferramenta é perfeita para ter total controle sobre seu investimento, sem que um centavo se perca em displays que não trazem resultado. O acompanhamento dos resultados e ROI de cada campanha dá a oportunidade de focar o investimento nos melhores canais, sem desperdício. Associado à um sistema de bids automatizados por ferramentas de Inteligência Artificial – como o Adaptative Optimizer da Criteo – suas campanhas serão otimizadas em tempo real para performar de acordo com seus objetivos – receitas, conversões, tráfego.

Outra sugestão é adaptar seu branding para o novo contexto de isolamento social que se apresenta, desde incluir imagens que reflitam o novo cotidiano do seu cliente até ofertas e facilidades que ele valoriza nesses tempos de distanciamento social.

Desafio 2 – Fechamento de lojas

Muitos negócios foram compulsoriamente fechados por decisões governamentais. Mas, mesmo com o relaxamento das medidas de lockdown e isolamento em alguns lugares, as pessoas ainda estão evitando sair de casa desnecessariamente. Isso significou esforços para migrar as vendas das lojas físicas para os e-commerces. Se a relação com os clientes que preferem comprar na loja física foi bem construída, é possível cativar a lealdade dele para que experimente e passe a fazer suas compras online.

SOLUÇÃO: Integre as informações dos clientes offline em suas estratégias online

Incorpore as informações do seu cliente offline na base de dados que você usará para suas campanhas online para que você possa se comunicar e ofertar a ele o que ele costuma ver e comprar na loja. Além disso, sabendo que seus clientes offline fiéis sabem onde ficam suas lojas, use campanhas baseadas na localização para que ele sempre se lembre da sua marca sempre que passar pela sua loja e compre online, já que a loja física esta fechada. Ainda, caso sua loja já possa reabrir, promova a reabertura através desse canal online com seu cliente típico offline oferecendo vantagens pela sua lealdade.

Desafio 3 – Parceiros de varejo: tempos de disrupção

Se o seu negócio depende de um parceiro de varejo, você deve estar experimentando o desafio acima, porém, com um agravante: você provavelmente não possui os dados de compra dos clientes que adquirem seus produtos, pois ficam todos com o parceiro, e não tem um e-commerce próprio.

SOLUÇÃO: Invista em mídia em sites de varejo

Anunciar em sites de varejo te dará a oportunidade de publicar nos e-commerces dos seus parceiros de varejo offline e de saber por onde seu cliente navega online, o que você pode utilizar para campanhas de retargeting.

Com o aumento da procura por compras online, muitos sites de varejo têm aumentado seu inventário de mídia, o que é uma ótima oportunidade para manter seu anúncio durante todo o dia. Lembre-se, seu consumidor de loja ainda está experimentando a compra online. O melhor a fazer é estar lá toda vez que ele acessar, seja a hora que for.

Desafio 4 – Aquisição de novos clientes

Migrar clientes offline para online ou adquirir novos consumidores online não é uma tarefa simples. Nesse contexto de isolamento social, as necessidades dos consumidores estão mudando rapidamente e muitos produtos estão em alta. No entanto, eles ainda estão experimentando a compra de certas categorias online e a concorrência por eles é forte.

SOLUÇÃO: Alcance consumidores que estão procurando produtos de alta demanda

Produtos em alta atraem uma enorme quantidade de consumidores interessados. Estar perto deles é fundamental para conhecê-los e, para isso, primeiro você precisa saber quais são esses produtos e as categorias mais quentes no Painel de Impacto do Coronavírus.

O passo seguinte é colocar no ar uma campanha que, na Criteo, chamamos de Commerce Audience. Ela é baseada na intenção de compras de um grupo de consumidores através do interesse deles por marcas ou produtos da mesma categoria que a sua. E você ainda pode dar mais eficiência a essas campanhas ao associá-las a “buyer personas”, uma lista de características que formam a personalidade dos consumidores que você quer atingir. Isso aumenta as chances de a campanha encontrar novos clientes que tenham perfil – e intenção de compras – muito parecido com os seus clientes atuais.

Desafio 5 – Retenção de app

Já sabemos que a rotina dentro de casa fez com que as pessoas aumentassem o tempo de uso de aparelhos mobile e, mais especificamente, de apps. Oito em cada dez americanos usa pelo menos um app uma vez por dia, seja para assistir filmes, consumir notícias ou jogar. Por outro lado, um terço desses usuários se disse propenso a tirar aplicativos dos seus devices durante o período de isolamento. Como fazer com que o seu app não seja o apagado?

SOLUÇÃO: Foque na experiência do usuário

Procure incorporar ao seu app características que estão sendo muito procuradas em outros apps, como entretenimento ou chamadas de vídeo. Se o seu app oferece esses serviços, coloque no ar uma campanha de retargeting para que as pessoas que estão procurando por eles saibam que o seu app oferece.

Aproveite o maior tempo gasto pelos usuários em seus devices e crie um programa de fidelidade ou de recomendação – em nossa pesquisa sobre o uso de apps descobrimos que 50% dos usuários disseram ter baixado apps por recomendação de colegas de trabalho, amigos e parentes. E, claro, aproveite para estimular o uso do app por pessoas que já o tem baixado, mas não tem usado através de e-mails, notificações via push com promoções e vantagens.

Desafio 6 – Criativo e mensagem

Todo mundo já entendeu que o consumidor, impedido de ir à rua, migrou suas compras para a Internet e a concorrência pela sua atenção é enorme. Muitas marcas estão tentando se diferenciar e se associar às novas necessidades desse consumidor com mensagens relevantes.

SOLUÇÃO: Inspire e motive seus consumidores durante esse período difícil

Pesquisa da Kantar Marketing com mais de 35 mil consumidores levantou que 77% deles acham que as marcas deveriam “comunicar como elas podem ser relevantes no novo cotidiano” e que 70% acredita que marcas deveriam utilizar um “tom animador” e apenas 8% acham que as marcas deveriam suspender sua publicidade durante a pandemia.

Com isso, a dica é manter em display produtos relevantes para o novo estilo de vida do seu consumidor usando sempre uma comunicação positiva e mensagens de esperança, preferindo abordagens mais emocionais e menos racionais.

Desafio 7 – Demanda reduzida

Algumas indústrias sofreram perdas drásticas com a efetiva suspensão da demanda por seus produtos e serviços. É o caso, por exemplo, da indústria de turismo, eventos e automotiva. No entanto, nem isso é motivo para deixarem de se comunicar com seus consumidores e ofertar seus produtos e serviços.

SOLUÇÃO: Plante confiança durante o isolamento para colher lealdade depois

Para empresas que atuam nesses segmentos e outros afetados da mesma forma, essa é a hora de construir relacionamento e imagem de marca através de comunicação institucional. Mostre para seus clientes quais são os valores da sua empresa, as iniciativas institucionais, as bandeiras que defende. Crie alternativas que possam ser consumidas sem afetar o isolamento – como as apresentações de música online.

E, principalmente, não seja agressivo nas estratégias de vendas a menos que o consumidor mostre extremo interesse, inclusive suspendendo publicidade em áreas geográficas que passaram a não ser atendidas por algum problema derivado da pandemia. A hora agora é de estar próximo, com transparência e impecável experiência de uso das plataformas digitais.



Manoella Fidalgo, mudou para São Paulo para fazer uma pós-graduação e nunca mais saiu. Além de escrever para o blog da Criteo Brasil, ela é responsável pelo Marketing da Criteo na América Latina. Gosta de pipoca, música e não come chocolate. Não necessariamente nessa ordem.



Fonte:www.criteo.com.br




Visite nossas páginas no facebook -www.facebook.com/forumconstrucao e Twitter - www.twitter.com/forumconstrucaoCurta, Divulgue





Comentários

Mais artigos

Por que as empresas de construção civil devem migrar para marketplaces?

6 dicas de marketing digital para prestadores de serviços e construtoras

Marketing na construção civil: 6 práticas fundamentais

Lifelong learning: o conceito que ganha força nos tempos atuais

Tempos de crise: 3 dicas de planejamento estratégico para pequenos negócios.

Os Novos Desafios de Marketing

7 soluções para 7 desafios de marketing digital na pandemia do COVID-19

Ações necessárias para seu sucesso pós covid-19

Como o trabalho remoto vai impactar o nosso futuro

8 dicas de marketing de baixo custo para superar a crise

O que se espera de um profissional moderno

Saiba como procurar vagas de emprego no LinkedIn

5 dicas para aprimorar a jornada do cliente

Seis dicas para tornar as reuniões de trabalho menos chatas e cansativas

Humildade: A Melhor Prática Corporativa

Lições trazidas do atletismo

De que lado você está?

Sob pressão

O que se espera de um profissional moderno ?

7 táticas inteligentes para desenvolver sua carreira

10 maneiras de blindar sua empresa contra a crise

8 Lições para Impressionar na Entrevista

Meus funcionários me detestam, o que faço?

Quanto tempo você sobrevive sem INTERNET?

Como a internet mudou a forma de se relacionar

Como superar barreiras e melhorar seus resultados

Marketing Pessoal

Processo produtivo e o marketing

Qual o problema da zona de conforto?

Crise? E qual a sua atitude?

Como arrumar um emprego com 14 dicas simples

O Paradoxo da Produtividade

10 Dicas para o seu Marketing Pessoal

O que é um bom profissional de marketing?

Alguém está apostando em você?

Como potencializar uma reunião

10 situações que podem espantar seu cliente

Cinco dicas para desenvolver sua inteligência emocional

Dicas para organizar a carreira

Desemprego, estatísticas e manipulações

Vendendo para mulheres

Sucesso é uma questão de atitude

Por que engenheiros e arquitetos não cobram consulta?

Melhore a qualidade de vida no trabalho

Falha humana

10 coisas que grandes oradores nunca dizem em palestras

Uma reflexão sobre o valor comercial do seu tempo (ou de quanto podemos cobrar pelo uso do nosso tempo).

Construindo metas – seu sucesso nesse novo ano

10 razões para se manter motivado no trabalho

Não estar preparado para defender as suas decisões técnicas.

Quanto vale a marca, fulano de tal?

5 Desafios para alcançar uma carreira de sucesso

Qualificado, mas sem emprego. Por quê?

Estresse corporativo

A repercussão do quadro atual para as empresas e famílias

Pecados cometidos por engenheiros e arquitetos na escolha de sócios.

Diga-me o que retwittas...

Marketing de Relacionamento e Tecnologia da Informação

Serviço de arquitetura e engenharia não é fácil!

Pague seus impostos, ou morra!

Projeto atraso zero.

Dezembro é um mês incrível, impressionante, inacreditável!

A Eterna Guerra Entre o Empreendedor, o Técnico e o Gerente

Ninguém gosta de contratar engenheiros ou arquitetos

Os 7 Pecados Capitais do Marketing Direto

Talento, Organização e Disciplina

Organização do Tempo: Como dar conta do recado?

Recepção e Atendimento: A Chave para Fidelização

Administração Financeira: Quanto Custa Abrir um Escritório de Arquitetura/Engenharia?

Carta para a recém-contratada secretária do engenheiro

As 13 características das Pessoas de Sucesso

Quanto Vale um Cliente Fidelizado?

Oito Dicas para um Feedback Honesto

Feliz 2012

Seja um idiota neste Natal

Contra a Mão do Mercado

O Papel do Gerente de Vendas

O Líder e o Gestor

A culpa é do RH?

Perguntas Clássicas em uma Entrevista de Emprego.

Consultoria: o joio e o trigo

Como superar uma demissão

Enquanto o talento não vem

Treinamentos Inovadores

A importância da publicidade imobiliária

Supere a dificuldade de falar em público

Pequenos Grandes Compradores

Por que os clientes só querem saber de preço?

As coisas mudaram: pode parar de procurar “emprego”. E comece a procurar “clientes”!

Marketing para Engenharia

Pecados de marketing na engenharia e arquitetura

Dar desconto não é pecado. É estratégia

Mulher: Todos os Dias são Seus!

O marketing e os erros profissionais

A barreira dos 40

Ensinar a pensar.

Ao sucesso!

Os anjos e o executivo

Marketing de relacionamento: Café invisível

Marketing de relacionamento: Café em Taça

Marketing de Relacionamento: Dez coisas para não esquecer em tempos de crise

A Executiva

Marketing de relacionamento: Café fantasma com o saci

Marketing de relacionamento na crise. Dois cafezinhos novos

Marketing de relacionamento : Cafezinho Gelado! O “boca a boca” não funciona mais, você já pensou nisso?

Marketing pessoal: A elegância profissional

Marketing de relacionamento: Promessas de ano novo!

Marketing de relacionamento: Cafezinho com Ternura neste Natal!

Como ser um profissional de sucesso!

Marketing de relacionamento - Cliente exclusivos.

Marketing de relacionamento - Desconstruindo o mito, enquanto tomamos nosso café!!

Marketing pessoal? O que é isto? Café forte para profissionais.

O nosso cafezinho gourmet
Marketing de serviços: o projeto é o meu produto

O Cafézinho Eletrônico