Seu navegador não supoerta scripts

Busca

 

Artigos

 



Catálogo de Produtos Inclusivos

 

Acompanhe-nos

Facebook   Facebook

 

 

Em Marketing para profissionais (veja mais 113 artigos nesta área)

por Miriam Bollini

Lifelong learning: o conceito que ganha força nos tempos atuais



“Escolhi chamar de modernidade líquida a crescente convicção de que a mudança é a única coisa permanente.” A frase é do sociólogo e filósofo polonês Zygmunt Bauman, que cunhou a expressão ‘mundo líquido’ para a sociedade contemporânea, onde todas as coisas são essencialmente fugazes e maleáveis.

Na esfera profissional não é diferente: o mundo corporativo é extremamente dinâmico e com isso a ideia do lifelong learning, ou seja, a educação continuada, ganha cada dia mais força.


Esse conceito parte da premissa de que a aprendizagem é necessária para o desenvolvimento de um profissional ao longo de toda a sua trajetória.

Imagine um engenheiro que deseja alcançar a chefia de seu departamento. Ele pode dominar muito bem as ciências exatas e fazer excelentes projetos, mas, para conquistar uma vaga na liderança da empresa, precisa entender como liderar uma equipe, se relacionar com clientes e até mesmo incorporar rotinas mais administrativas ao seu dia a dia. E, para isso, precisa investir em cursos de capacitação, por exemplo.

Assim como na vida pessoal, em que amadurecemos e incorporamos mais experiência para lidar com todas as questões que cercam o convívio humano, à medida que um profissional ingressa no mercado de trabalho, a sua capacitação também precisa acompanhar esse amadurecimento, e isso se dá por meio da educação.

Quebrando os paradigmas da aprendizagem

Durante muito tempo, a noção de educação era de algo a ser aprendido e usado durante toda uma vida. O conhecimento era considerado fixo, e isso era possível porque não haviam mudanças técnicas muito bruscas de uma geração para outra.

Hoje, a velocidade das transformações é exponencial. Entre os anos 1990 e 2020, por exemplo, formou-se um abismo gigantesco no modo de viver das pessoas. Em 30 anos perdeu-se o sentido a ideia de uma pesquisa na biblioteca, uma enciclopédia de papel, por exemplo.

O professor e historiador Leandro Karnal, no curso Mentalidade de Desenvolvimento Contínuo, promovido pela PUCRS Online em parceria com o UOL EdTech, salienta que qualquer um que deixar de se atualizar, logo ficará ultrapassado.

“Hoje, a educação continuada não é mais uma escolha, um gosto ou uma dúvida, ela é essencial. Por exemplo: há 50 anos bastava ser simpático com o cliente e vender o produto a um preço razoável. Hoje, é preciso ter noção de gestão, de empreendedorismo, renovação, publicidade, marketing e muito mais, pois o mundo ficou mais complexo, e oferece mais escolhas”, diz.

Sendo assim, o professor ressalta que não existe mais um diploma para a vida inteira, e faz um alerta: a mudança não pode ser detida, mas ela pode ser acompanhada.

Lifelong learning e o upskilling

Outra tendência que vem ganhando força no mundo corporativo é o upskilling. O termo faz referência ao aprimoramento de habilidades que podem ser adquiridas por um profissional, e o lifelong learning funciona como um complemento para esta metodologia.

Nesse caso, não se trata de adquirir novos conhecimentos para mudar de carreira, mas de ampliar o conhecimento a respeito daquilo que determinado profissional já domina.

“Não se deve mais entender a formatura como a data que você conclui o seu processo de formação. A formatura tornou-se gerúndio, pois é o primeiro dia do processo do formando. Os formandos continuarão se formando. Até quando? Até atingirem a perfeição, do latim, perfectum, que significa feito até o fim, ou seja, até o dia da morte”, conclui Leandro Karnal.

Saia da zona de conforto

O cérebro humano gosta do hábito. É uma coisa científica: quando precisamos mudar alguma coisa em nossa rotina, não é algo que o nosso cérebro encara com tranquilidade. Mas, Darwin lembra que o que faz uma espécie permanecer é a capacidade dela se adaptar ao ambiente.

E é nesse quesito que Leandro Karnal nos instiga a pensar: qual a necessidade de continuar sempre a buscar adquirir novos conhecimentos ou tentar coisas novas em uma empresa, por exemplo?

A resposta, segundo o professor, é que o mercado consome novidade, e por isso é preciso estar à frente para dar ressignificado em tudo. “O público quer novidades. Uma empresa pode ter um produto de muito sucesso até agora, mas, até quando? Vai depender da capacidade de inovar, de apresentar algo novo. Ou muda, ou desaparece, ou transforma, ou fica para trás, ou atualiza, ou é superado”, exemplifica.

Empresas que fomentam o ensino contínuo

O movimento das empresas para fomentar o lifelong learning para seus colaboradores é benéfico tanto para os funcionários, que terão a oportunidade de desenvolver novas habilidades e incrementar o seu currículo, quanto para o negócio, que vai contar com profissionais mais especializados e atualizados.

Entre as iniciativas interessantes está a Académie Accor. Desde 1985 a universidade corporativa da empresa do ramo hoteleiro, proporciona aprendizado durante todo o tempo em que o colaborador estiver na empresa, reforçando a ideia do lifelong learning.

Aqui no Brasil, a Universidade Corporativa do Banco do Brasil – UniBB – estrutura suas propostas de ensino nos meios online e presenciais, com foco na utilização de tecnologias para auxiliar nos processos de capacitação. O Banco do Brasil adota práticas de educação corporativa desde 1965.

Outro banco brasileiro, o Bradesco, fundou a UniBrad — Universidade Corporativa Bradesco, criada para estimular o desenvolvimento de seus colaboradores, buscando investir na educação de seus funcionários. Dentro dos diversos cursos, o funcionário pode escolher o caminho de autogestão de carreira que deseja seguir e os aspectos que pretende desenvolver.

Já a Petrobras tinha muita dificuldade de encontrar colaboradores capacitados para a exploração e produção de petróleo e gás natural. A solução encontrada para tal empecilho (além de visar outros benefícios) foi a fundação da Universidade Petrobras: uma instituição de ensino especializada em formar os colaboradores que a organização precisa.

Hoje a Universidade Petrobras oferece ações de desenvolvimento alinhadas aos objetivos estratégicos da companhia e voltadas para o aprimoramento das competências dos colaboradores. Seu portfólio inclui cursos de educação continuada, de qualificação e de formação para novos colaboradores, além de ações de gestão do conhecimento e programas especiais para o desenvolvimento de líderes.

Algo semelhante está acontecendo agora com o mercado de tecnologia. Devido à escassez de profissionais disponíveis no mercado e o aumento da demanda, empresas de diversos ramos estão investindo na profissionalização de profissionais de TI.

O mercado está em movimento, e os profissionais e empresas que querem se destacar precisam se movimentar com ele.




Fonte:www.consumidormoderno.com.br




Visite nossas páginas no facebook -www.facebook.com/forumconstrucao e Twitter - www.twitter.com/forumconstrucaoCurta, Divulgue






Comentários

Mais artigos

Por que as empresas de construção civil devem migrar para marketplaces?

6 dicas de marketing digital para prestadores de serviços e construtoras

Marketing na construção civil: 6 práticas fundamentais

Lifelong learning: o conceito que ganha força nos tempos atuais

Tempos de crise: 3 dicas de planejamento estratégico para pequenos negócios.

Os Novos Desafios de Marketing

7 soluções para 7 desafios de marketing digital na pandemia do COVID-19

Ações necessárias para seu sucesso pós covid-19

Como o trabalho remoto vai impactar o nosso futuro

8 dicas de marketing de baixo custo para superar a crise

O que se espera de um profissional moderno

Saiba como procurar vagas de emprego no LinkedIn

5 dicas para aprimorar a jornada do cliente

Seis dicas para tornar as reuniões de trabalho menos chatas e cansativas

Humildade: A Melhor Prática Corporativa

Lições trazidas do atletismo

De que lado você está?

Sob pressão

O que se espera de um profissional moderno ?

7 táticas inteligentes para desenvolver sua carreira

10 maneiras de blindar sua empresa contra a crise

8 Lições para Impressionar na Entrevista

Meus funcionários me detestam, o que faço?

Quanto tempo você sobrevive sem INTERNET?

Como a internet mudou a forma de se relacionar

Como superar barreiras e melhorar seus resultados

Marketing Pessoal

Processo produtivo e o marketing

Qual o problema da zona de conforto?

Crise? E qual a sua atitude?

Como arrumar um emprego com 14 dicas simples

O Paradoxo da Produtividade

10 Dicas para o seu Marketing Pessoal

O que é um bom profissional de marketing?

Alguém está apostando em você?

Como potencializar uma reunião

10 situações que podem espantar seu cliente

Cinco dicas para desenvolver sua inteligência emocional

Dicas para organizar a carreira

Desemprego, estatísticas e manipulações

Vendendo para mulheres

Sucesso é uma questão de atitude

Por que engenheiros e arquitetos não cobram consulta?

Melhore a qualidade de vida no trabalho

Falha humana

10 coisas que grandes oradores nunca dizem em palestras

Uma reflexão sobre o valor comercial do seu tempo (ou de quanto podemos cobrar pelo uso do nosso tempo).

Construindo metas – seu sucesso nesse novo ano

10 razões para se manter motivado no trabalho

Não estar preparado para defender as suas decisões técnicas.

Quanto vale a marca, fulano de tal?

5 Desafios para alcançar uma carreira de sucesso

Qualificado, mas sem emprego. Por quê?

Estresse corporativo

A repercussão do quadro atual para as empresas e famílias

Pecados cometidos por engenheiros e arquitetos na escolha de sócios.

Diga-me o que retwittas...

Marketing de Relacionamento e Tecnologia da Informação

Serviço de arquitetura e engenharia não é fácil!

Pague seus impostos, ou morra!

Projeto atraso zero.

Dezembro é um mês incrível, impressionante, inacreditável!

A Eterna Guerra Entre o Empreendedor, o Técnico e o Gerente

Ninguém gosta de contratar engenheiros ou arquitetos

Os 7 Pecados Capitais do Marketing Direto

Talento, Organização e Disciplina

Organização do Tempo: Como dar conta do recado?

Recepção e Atendimento: A Chave para Fidelização

Administração Financeira: Quanto Custa Abrir um Escritório de Arquitetura/Engenharia?

Carta para a recém-contratada secretária do engenheiro

As 13 características das Pessoas de Sucesso

Quanto Vale um Cliente Fidelizado?

Oito Dicas para um Feedback Honesto

Feliz 2012

Seja um idiota neste Natal

Contra a Mão do Mercado

O Papel do Gerente de Vendas

O Líder e o Gestor

A culpa é do RH?

Perguntas Clássicas em uma Entrevista de Emprego.

Consultoria: o joio e o trigo

Como superar uma demissão

Enquanto o talento não vem

Treinamentos Inovadores

A importância da publicidade imobiliária

Supere a dificuldade de falar em público

Pequenos Grandes Compradores

Por que os clientes só querem saber de preço?

As coisas mudaram: pode parar de procurar “emprego”. E comece a procurar “clientes”!

Marketing para Engenharia

Pecados de marketing na engenharia e arquitetura

Dar desconto não é pecado. É estratégia

Mulher: Todos os Dias são Seus!

O marketing e os erros profissionais

A barreira dos 40

Ensinar a pensar.

Ao sucesso!

Os anjos e o executivo

Marketing de relacionamento: Café invisível

Marketing de relacionamento: Café em Taça

Marketing de Relacionamento: Dez coisas para não esquecer em tempos de crise

A Executiva

Marketing de relacionamento: Café fantasma com o saci

Marketing de relacionamento na crise. Dois cafezinhos novos

Marketing de relacionamento : Cafezinho Gelado! O “boca a boca” não funciona mais, você já pensou nisso?

Marketing pessoal: A elegância profissional

Marketing de relacionamento: Promessas de ano novo!

Marketing de relacionamento: Cafezinho com Ternura neste Natal!

Como ser um profissional de sucesso!

Marketing de relacionamento - Cliente exclusivos.

Marketing de relacionamento - Desconstruindo o mito, enquanto tomamos nosso café!!

Marketing pessoal? O que é isto? Café forte para profissionais.

O nosso cafezinho gourmet
Marketing de serviços: o projeto é o meu produto

O Cafézinho Eletrônico