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Em Marketing para profissionais (veja mais 96 artigos nesta área)

por Nilce Balieiro

O nosso cafezinho gourmet
Marketing de serviços: o projeto é o meu produto



Boa Analogia! Pense comigo: Hoje vende-se o bom café da vovó, aquele de coador bem preparado, aromático, em sofisticadas butiques de café pela cidade, servido como café gourmet.

A essência não mudou!

O bom café assim como o bom projeto são essencialmente os mesmos!
O que mudou foi à forma como são vendidos e colocados no mercado nos dias de hoje, não é?!
Hoje a ferramenta mais poderosa para se vender são os conhecimentos de marketing. Revestido de maior ou menor sofisticação ele é a arma mais eficaz que conhecemos para planejar e transformar nossas atividades profissionais.
A sugestão de “paradinha para um novo olhar” hoje é para repensar como estruturamos as nossas vendas de projeto e como podemos incorporar os conhecimentos de marketing na carreira.

Vamos usar nossa ferramenta! Vamos pensar como usuários do Marketing de Serviços!

Começaremos respondendo a algumas reflexões básicas e fundamentais.

1 – Se o que produzo é o meu produto, quem é o meu mercado consumidor?
Em outras palavras se o projeto é meu produto quem o comprará?
Se conheço meu mercado consumidor sei que ele é muito grande e diversificado e isto quer dizer que preciso segmentar este grande mercado em fatias menores e mais objetivamente! Esta é a 2ª reflexão mais importante do Marketing tradicional

Alinhar o foco!

Definir o foco do meu trabalho para chegar melhor ao meu objetivo: vender mais e melhor.

O cafezinho da vovó só era bom mesmo porque ela:
1) sabia fazer café( usava as ferramentas adequadas )e
2) sabia como você gostava de tomá-lo
- na xícara
- com 2 colheres de açúcar
- não muito quente

Mercadologicamente falando,
1) a vovó produzia com tecnologia correta e adequada
2) detinha o conhecimento de mercado (sabia que você gostava de café e como deveria ser servido)

Depois de tudo ainda ela nos oferecia um adicional: o café vinha acompanhado de “Bolo de Fubá”.

Mais uma vez, mercadologicamente correta. Além da expectativa satisfeita, o cliente era bem surpreendido!

O adicional também é cobrado, é claro! E pense bem: poderá vir a ser um novo produto!

Aceite este desafio e responda olhando para a sua empresa!
- Você já definiu o que é exatamente o seu produto?
- Qual é o seu mercado e de que tamanho ele é.
- Qual é o seu foco como empresa?

Boa lição de casa e até a próxima.
Forte abraço e Sucesso

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