Seu navegador não supoerta scripts

Busca

 

Curso a Distância - Redução do consumo de água em edificações

Curso a Distância - Eficiência Energética em Edifícios

Curso a Distância - Arquitetura Corporativa

Curso a Distância - Terra Crua

Curso a Distância - Arquitetura Acessível x Barreiras Arquitetônicas e Culturais

 

Artigos

 



Catálogo de Produtos Inclusivos

 

Acompanhe-nos

Facebook   Facebook

 

 

Em Marketing para profissionais (veja mais 98 artigos nesta área)

por Nilce Balieiro

Marketing pessoal? O que é isto? Café forte para profissionais.



Historicamente no Brasil o ato de vender esteve sempre associado à sub–profissão e a enganosa imagem mental de que se o sujeito não teve sorte (ou competência) numa área técnica digna, foi ser vendedor!

Piorando este quadro, vem mais: o Marketing assumiu o papel de anjo da guarda do quadro de vendas.

Ora! Se vender já é terrível, imagine ser o anjo da guarda dele!

Na esteira destes enganos, chegamos à última distorção: Associado ao Marketing Pessoal veio a imagem de papagaio da auto promoção o que acabou por afastar os profissionais liberais sérios e por conseqüência eles deixaram de se beneficiar dos ricos conhecimentos que esta técnica nos traz, restando uma áurea de desconfianças acumuladas.

Hora de quebrar alguns paradigmas baseados nestas lendas e mal entendidos!

Vender alem de não ser sub-profissão, requer muito conhecimento treinamento e faz parte hoje de toda a carreira bem sucedida! Alem do que se você, profissional, não se deu conta de que vendemos nosso trabalho e auto- imagem permanentemente, acorde! Vendemos o tempo todo!

Marketing não é anjo da guarda de ninguém e uma de suas definições o coloca como a função empresarial que identifica necessidades e desejos! O coração das atividades profissionais !

MARKETING PESSOAL está a léguas do ser o louro do pirata! Bem ao contrário: requer muita criatividade e conhecimento de múltiplas áreas.

Comunicação e expressão são pontos fundamentais abordados e trabalhados pelo Marketing pessoal. Um recente estudo na Universidade da Califórnia constatou que o conteúdo daquilo que se diz é responsável por apenas 7% do sucesso da comunicação. A voz, por 38%. E o corpo: 55%.

Em outras palavras: postura e atitudes são fundamentais Elas fazem parte da comunicação mais eficaz: a corporal! Portanto a forma de se apresentar passa do status de assunto supérfluo para parte integrante dos trabalhos. Roupas (e no caso das mulheres a maquiagem ) dizem muito a seu respeito e comunicam o que você é ou quer que os outras entendam que você é!!

Dica: vamos dar uma paradinha para olhar sobre temas que merecem atenção especial e declaram a sua personalidade percebida pelos clientes .

• Atenção ao linguajar, seu gestual e tom de voz.
• Evite gírias
• Controle a postura (mãos e braços),
• fale baixo e claro
• Observe com cuidado a roupa que vai usar, adequando-a cuidadosamente à situação e ambiente; ela pode abrir ou fechar portas;
• Fale o necessário
• Mantenha o equilíbrio entre o profissional e emocional
• Cuidados no atendimento (telefônico, pessoal) Mais que educação é fundamental atender as necessidades dos clientes...conhecer exatamente as suas expectativas e atende-las
• Foco na transparência, objetividade e a honestidade.

Bons negócios e até nosso próximo cafezinho.

Comentários

Mais artigos

Lições trazidas do atletismo

De que lado você está?

Sob pressão

O que se espera de um profissional moderno ?

7 táticas inteligentes para desenvolver sua carreira

10 maneiras de blindar sua empresa contra a crise

8 Lições para Impressionar na Entrevista

Meus funcionários me detestam, o que faço?

Quanto tempo você sobrevive sem INTERNET?

Como a internet mudou a forma de se relacionar

Como superar barreiras e melhorar seus resultados

Marketing Pessoal

Processo produtivo e o marketing

Qual o problema da zona de conforto?

Crise? E qual a sua atitude?

Como arrumar um emprego com 14 dicas simples

O Paradoxo da Produtividade

10 Dicas para o seu Marketing Pessoal

O que é um bom profissional de marketing?

Alguém está apostando em você?

Como potencializar uma reunião

10 situações que podem espantar seu cliente

Cinco dicas para desenvolver sua inteligência emocional

Dicas para organizar a carreira

Desemprego, estatísticas e manipulações

Vendendo para mulheres

Sucesso é uma questão de atitude

Por que engenheiros e arquitetos não cobram consulta?

Melhore a qualidade de vida no trabalho

Falha humana

10 coisas que grandes oradores nunca dizem em palestras

Uma reflexão sobre o valor comercial do seu tempo (ou de quanto podemos cobrar pelo uso do nosso tempo).

Construindo metas – seu sucesso nesse novo ano

10 razões para se manter motivado no trabalho

Não estar preparado para defender as suas decisões técnicas.

Quanto vale a marca, fulano de tal?

5 Desafios para alcançar uma carreira de sucesso

Qualificado, mas sem emprego. Por quê?

Estresse corporativo

A repercussão do quadro atual para as empresas e famílias

Pecados cometidos por engenheiros e arquitetos na escolha de sócios.

Diga-me o que retwittas...

Marketing de Relacionamento e Tecnologia da Informação

Serviço de arquitetura e engenharia não é fácil!

Pague seus impostos, ou morra!

Projeto atraso zero.

Dezembro é um mês incrível, impressionante, inacreditável!

A Eterna Guerra Entre o Empreendedor, o Técnico e o Gerente

Ninguém gosta de contratar engenheiros ou arquitetos

Os 7 Pecados Capitais do Marketing Direto

Talento, Organização e Disciplina

Organização do Tempo: Como dar conta do recado?

Recepção e Atendimento: A Chave para Fidelização

Administração Financeira: Quanto Custa Abrir um Escritório de Arquitetura/Engenharia?

Carta para a recém-contratada secretária do engenheiro

As 13 características das Pessoas de Sucesso

Quanto Vale um Cliente Fidelizado?

Oito Dicas para um Feedback Honesto

Feliz 2012

Seja um idiota neste Natal

Contra a Mão do Mercado

O Papel do Gerente de Vendas

O Líder e o Gestor

A culpa é do RH?

Perguntas Clássicas em uma Entrevista de Emprego.

Consultoria: o joio e o trigo

Como superar uma demissão

Enquanto o talento não vem

Treinamentos Inovadores

A importância da publicidade imobiliária

Supere a dificuldade de falar em público

Pequenos Grandes Compradores

Por que os clientes só querem saber de preço?

As coisas mudaram: pode parar de procurar “emprego”. E comece a procurar “clientes”!

Marketing para Engenharia

Pecados de marketing na engenharia e arquitetura

Dar desconto não é pecado. É estratégia

Mulher: Todos os Dias são Seus!

O marketing e os erros profissionais

A barreira dos 40

Ensinar a pensar.

Ao sucesso!

Os anjos e o executivo

Marketing de relacionamento: Café invisível

Marketing de relacionamento: Café em Taça

Marketing de Relacionamento: Dez coisas para não esquecer em tempos de crise

A Executiva

Marketing de relacionamento: Café fantasma com o saci

Marketing de relacionamento na crise. Dois cafezinhos novos

Marketing de relacionamento : Cafezinho Gelado! O “boca a boca” não funciona mais, você já pensou nisso?

Marketing pessoal: A elegância profissional

Marketing de relacionamento: Promessas de ano novo!

Marketing de relacionamento: Cafezinho com Ternura neste Natal!

Como ser um profissional de sucesso!

Marketing de relacionamento - Cliente exclusivos.

Marketing de relacionamento - Desconstruindo o mito, enquanto tomamos nosso café!!

Marketing pessoal? O que é isto? Café forte para profissionais.

O nosso cafezinho gourmet
Marketing de serviços: o projeto é o meu produto

O Cafézinho Eletrônico