Terça-feira, 05 de Dezembro de 2023
Historicamente no Brasil o ato de vender esteve sempre associado à sub–profissão e a enganosa imagem mental de que se o sujeito não teve sorte (ou competência) numa área técnica digna, foi ser vendedor!
Piorando este quadro, vem mais: o Marketing assumiu o papel de anjo da guarda do quadro de vendas.
Ora! Se vender já é terrível, imagine ser o anjo da guarda dele!
Na esteira destes enganos, chegamos à última distorção: Associado ao Marketing Pessoal veio a imagem de papagaio da auto promoção o que acabou por afastar os profissionais liberais sérios e por conseqüência eles deixaram de se beneficiar dos ricos conhecimentos que esta técnica nos traz, restando uma áurea de desconfianças acumuladas.
Hora de quebrar alguns paradigmas baseados nestas lendas e mal entendidos!
Vender alem de não ser sub-profissão, requer muito conhecimento treinamento e faz parte hoje de toda a carreira bem sucedida! Alem do que se você, profissional, não se deu conta de que vendemos nosso trabalho e auto- imagem permanentemente, acorde! Vendemos o tempo todo!
Marketing não é anjo da guarda de ninguém e uma de suas definições o coloca como a função empresarial que identifica necessidades e desejos! O coração das atividades profissionais !
MARKETING PESSOAL está a léguas do ser o louro do pirata! Bem ao contrário: requer muita criatividade e conhecimento de múltiplas áreas.
Comunicação e expressão são pontos fundamentais abordados e trabalhados pelo Marketing pessoal. Um recente estudo na Universidade da Califórnia constatou que o conteúdo daquilo que se diz é responsável por apenas 7% do sucesso da comunicação. A voz, por 38%. E o corpo: 55%.
Em outras palavras: postura e atitudes são fundamentais Elas fazem parte da comunicação mais eficaz: a corporal! Portanto a forma de se apresentar passa do status de assunto supérfluo para parte integrante dos trabalhos. Roupas (e no caso das mulheres a maquiagem ) dizem muito a seu respeito e comunicam o que você é ou quer que os outras entendam que você é!!
Dica: vamos dar uma paradinha para olhar sobre temas que merecem atenção especial e declaram a sua personalidade percebida pelos clientes .
• Atenção ao linguajar, seu gestual e tom de voz.
• Evite gírias
• Controle a postura (mãos e braços),
• fale baixo e claro
• Observe com cuidado a roupa que vai usar, adequando-a cuidadosamente à situação e ambiente; ela pode abrir ou fechar portas;
• Fale o necessário
• Mantenha o equilíbrio entre o profissional e emocional
• Cuidados no atendimento (telefônico, pessoal) Mais que educação é fundamental atender as necessidades dos clientes...conhecer exatamente as suas expectativas e atende-las
• Foco na transparência, objetividade e a honestidade.
Bons negócios e até nosso próximo cafezinho.
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