Seu navegador não supoerta scripts

Busca

 

Curso a Distância - Redução do consumo de água em edificações

Curso a Distância - Eficiência Energética em Edifícios

Curso a Distância - Arquitetura Corporativa

Curso a Distância - Terra Crua

Curso a Distância - Arquitetura Acessível x Barreiras Arquitetônicas e Culturais

 

Artigos

 



Catálogo de Produtos Inclusivos

 

Acompanhe-nos

Facebook   Facebook

 

 

Em Marketing para profissionais (veja mais 98 artigos nesta área)

por Nilce Balieiro

Marketing de relacionamento: Café fantasma com o saci



Dois mitos e verdades sobre marketing para arquitetos, designers e engenheiro e profissionais da construção civil. Ética não é compatível com marketing e Marketing não serve para este setor da economia

Tal e qual o trem fantasma e a “loira do banheiro”, o saci e outras tantas que eu não me lembro agora, estas duas afirmativas não existem!

Infelizmente ambas ainda fazem parte do cotidiano de nossos profissionais por este Brasil. Cercadas  de desinformação e competitividade deformada  esses dois mitos ainda conduzem os profissionais a erros de julgamento e a não utilização de métodos que trazem resultados efetivos para as suas carreiras.

Mito: Ética e marketing não falam a mesma língua, não são compatíveis na hora do profissional se projetar no mercado.
Iludido por esta falsa premissa, ele acaba se vendo na necessidade de optar entre ser ético e fazer Marketing e opta pela ética em 70% dos casos, só por não dar uma paradinha para tomar o cafezinho com o marketing e conhecer seu real potencial e fundamento!

  • Verdade: É preciso que o profissional esteja atento ao código de ética de seu setor, para que trabalhe sempre em sintonia com estas regras, mas isto nada tem de contraditório com o uso desta ferramenta que é o marketing... Veja e leia com atenção: o marketing é apenas uma ferramenta assim como um martelo! E eu não conheço nenhum martelo que trabalhe sozinho, que tenha vontade própria, somente conheço os que fazem trabalhos comandados por você como extensão da sua própria mão!

Mito: Marketing não é para arquitetos, designer e engenheiros. Ah! Este é o meu preferido! E asseguro que a principal causa deste falso fundamento é a formação universitária que pouco orienta nossos estudantes para a carreira. Durante o curso há muita informação técnica, mas quase nada que ajude o estudante a formatar seu negocio! Que o oriente a construir a sua vida baseado na sua produção arquitetônica com base em dados de realidade. Incrível mas ouviu há pouco tempo um coordenador de curso de universidade na cidade de São Paulo me dizer orgulhoso que “a faculdade é o campo dos sonhos, onde não se contamina o estudante com os dados da realidade” E assim eu pergunto onde então ele vai aprender a construir sua carreira já que ela será real?
O remédio para esta realidade é estudar e conhecer mais de perto este monstro: O marketing... e domesticá-lo! Ele trabalhará sempre a seu favor!

  • Verdade: A maioria dos profissionais sai da universidade sem informação nem experiência em negócios! A maioria também sai com poucos recursos para investir. E a verdade é que a orientação para um planejamento de marketing inicial não necessariamente tem que ser sofisticado ao contrario, pode ser simples, pratico e nem é tão caro! A bem da verdade o próprio profissional pode iniciar a elaboração de um plano de marketing simples definindo os seus aspectos fundamentais. Ou então ser um  auto didata e buscar estes conhecimentos sozinho  E depois disso é preciso incorporar o marketing às rotinas.

Sucesso e até a próxima

Comentários

Mais artigos

Lições trazidas do atletismo

De que lado você está?

Sob pressão

O que se espera de um profissional moderno ?

7 táticas inteligentes para desenvolver sua carreira

10 maneiras de blindar sua empresa contra a crise

8 Lições para Impressionar na Entrevista

Meus funcionários me detestam, o que faço?

Quanto tempo você sobrevive sem INTERNET?

Como a internet mudou a forma de se relacionar

Como superar barreiras e melhorar seus resultados

Marketing Pessoal

Processo produtivo e o marketing

Qual o problema da zona de conforto?

Crise? E qual a sua atitude?

Como arrumar um emprego com 14 dicas simples

O Paradoxo da Produtividade

10 Dicas para o seu Marketing Pessoal

O que é um bom profissional de marketing?

Alguém está apostando em você?

Como potencializar uma reunião

10 situações que podem espantar seu cliente

Cinco dicas para desenvolver sua inteligência emocional

Dicas para organizar a carreira

Desemprego, estatísticas e manipulações

Vendendo para mulheres

Sucesso é uma questão de atitude

Por que engenheiros e arquitetos não cobram consulta?

Melhore a qualidade de vida no trabalho

Falha humana

10 coisas que grandes oradores nunca dizem em palestras

Uma reflexão sobre o valor comercial do seu tempo (ou de quanto podemos cobrar pelo uso do nosso tempo).

Construindo metas – seu sucesso nesse novo ano

10 razões para se manter motivado no trabalho

Não estar preparado para defender as suas decisões técnicas.

Quanto vale a marca, fulano de tal?

5 Desafios para alcançar uma carreira de sucesso

Qualificado, mas sem emprego. Por quê?

Estresse corporativo

A repercussão do quadro atual para as empresas e famílias

Pecados cometidos por engenheiros e arquitetos na escolha de sócios.

Diga-me o que retwittas...

Marketing de Relacionamento e Tecnologia da Informação

Serviço de arquitetura e engenharia não é fácil!

Pague seus impostos, ou morra!

Projeto atraso zero.

Dezembro é um mês incrível, impressionante, inacreditável!

A Eterna Guerra Entre o Empreendedor, o Técnico e o Gerente

Ninguém gosta de contratar engenheiros ou arquitetos

Os 7 Pecados Capitais do Marketing Direto

Talento, Organização e Disciplina

Organização do Tempo: Como dar conta do recado?

Recepção e Atendimento: A Chave para Fidelização

Administração Financeira: Quanto Custa Abrir um Escritório de Arquitetura/Engenharia?

Carta para a recém-contratada secretária do engenheiro

As 13 características das Pessoas de Sucesso

Quanto Vale um Cliente Fidelizado?

Oito Dicas para um Feedback Honesto

Feliz 2012

Seja um idiota neste Natal

Contra a Mão do Mercado

O Papel do Gerente de Vendas

O Líder e o Gestor

A culpa é do RH?

Perguntas Clássicas em uma Entrevista de Emprego.

Consultoria: o joio e o trigo

Como superar uma demissão

Enquanto o talento não vem

Treinamentos Inovadores

A importância da publicidade imobiliária

Supere a dificuldade de falar em público

Pequenos Grandes Compradores

Por que os clientes só querem saber de preço?

As coisas mudaram: pode parar de procurar “emprego”. E comece a procurar “clientes”!

Marketing para Engenharia

Pecados de marketing na engenharia e arquitetura

Dar desconto não é pecado. É estratégia

Mulher: Todos os Dias são Seus!

O marketing e os erros profissionais

A barreira dos 40

Ensinar a pensar.

Ao sucesso!

Os anjos e o executivo

Marketing de relacionamento: Café invisível

Marketing de relacionamento: Café em Taça

Marketing de Relacionamento: Dez coisas para não esquecer em tempos de crise

A Executiva

Marketing de relacionamento: Café fantasma com o saci

Marketing de relacionamento na crise. Dois cafezinhos novos

Marketing de relacionamento : Cafezinho Gelado! O “boca a boca” não funciona mais, você já pensou nisso?

Marketing pessoal: A elegância profissional

Marketing de relacionamento: Promessas de ano novo!

Marketing de relacionamento: Cafezinho com Ternura neste Natal!

Como ser um profissional de sucesso!

Marketing de relacionamento - Cliente exclusivos.

Marketing de relacionamento - Desconstruindo o mito, enquanto tomamos nosso café!!

Marketing pessoal? O que é isto? Café forte para profissionais.

O nosso cafezinho gourmet
Marketing de serviços: o projeto é o meu produto

O Cafézinho Eletrônico