Terça-feira, 05 de Dezembro de 2023
A proposta de nossa área do “cafezinho” é discutir e entender aspectos cotidianos da carreira e do cenário dos profissionais, mas, também nos preocupamos com exageros e “modismos” que verificamos em várias organizações.
Resume de uma forma brilhante, e muito bem humorada, esse abuso que acontece em muitas empresas, debaixo de uma pseuda modernização, o texto, que abaixo reproduzimos do renomado articulista, entre outras especialidades, Max Gehringer :
A EXECUTIVA
Foi tudo muito rápido. A executiva bem-sucedida sentiu uma pontada no peito, vacilou, cambaleou. Deu um gemido e apagou. Quando voltou a abrir os olhos, viu-se diante de um imenso Portal.
Ainda meio zonza, atravessou-o e viu uma miríade de pessoas.Todas vestindo cândidos camisolões e caminhando despreocupadas. Sem entender bem o que estava acontecendo, a executiva bem-sucedida abordou um dos passantes:
- Enfermeiro, eu preciso voltar urgente para o meu escritório, porque tenho um meeting importantíssimo. Aliás, acho que fui trazida para cá por engano, porque meu convênio médico é classe A, e isto aqui está me parecendo mais um pronto-socorro. Onde é que nós estamos?
- No céu.
- No céu?
- É
- Tipo assim... o céu, CÉU...! Aquele com querubins voando e coisas do gênero?
- Certamente. Aqui todos vivemos em estado de gozo permanente.
Apesar das óbvias evidências, nenhuma poluição, todo mundo sorrindo, (ninguém usando telefone celular), a executiva bem-sucedida custou um pouco a admitir que houvesse mesmo apitado na curva.
Tentou então o plano B: convencer o interlocutor, por meio das infalíveis técnicas avançadas de negociação, de que aquela situação era inaceitável. Porque, ponderou, dali a uma semana ela iria receber o bônus anual, além de estar fortemente cotada para assumir a posição de presidente do conselho de administração da empresa. E foi aí que o interlocutor sugeriu:
- Talvez seja melhor você conversar com Pedro , o síndico.
- É? E como é que eu marco uma audiência? Ele tem secretária?
- Não, não. Basta estalar os dedos e ele aparece.
- Assim?
(...)
- Pois não?
A executiva bem-sucedida quase desaba da nuvem. À sua frente, imponente, segurando uma chave que mais parecia um martelo, estava o próprio Pedro. Mas, a executiva havia feito um curso intensivo de approach para situações inesperadas e reagiu rapidinho:
- Bom dia. Muito prazer. Belas sandálias. Eu sou uma executiva bem-sucedida e...
- Executiva... Que palavra estranha. De que século você veio?
- Do 21. O distinto vai me dizer que não conhece o termo "executiva"?
- Já ouvi falar. Mas não é do meu tempo.
Foi então que a executiva bem-sucedida teve um insight. A máxima autoridade ali no paraíso aparentava ser um zero à esquerda em modernas técnicas de gestão empresarial. Logo, com seu brilhante currículo tecnocrático, a executiva poderia rapidamente assumir uma posição hierárquica, por assim dizer, celestial ali na organização.
- Sabe, meu caro Pedro. Se você me permite, eu gostaria de lhe fazer uma proposta. Basta olhar para esse povo todo aí, só batendo papo e andando a toa, para perceber que aqui no Paraíso há enormes oportunidades para dar um upgrade na produtividade sistêmica.
- É mesmo?
- Pode acreditar, porque tenho PHD em reengenharia. Por exemplo, não vejo ninguém usando crachá. Como é que a gente sabe quem é quem aqui, e quem faz o que.
- Ah, não sabemos.
- Entendeu o meu ponto? Sem controle, há dispersão. E dispersão gera desmotivação. Com o tempo isto aqui vai acabar virando uma anarquia. Mas nós dois podemos consertar tudo isso rapidinho, implementando um simples programa de targets individuais e avaliação de performance.
- Que interessante...
- É claro que, antes de tudo, precisaríamos de uma hierarquização e um organograma funcional, nada que dinâmicas de grupo e avaliações de perfis psicológicos não consigam resolver.
- !!!....???...!!!...???...!!!
- Aí, contrataríamos uma consultoria especializada para nos ajudar a definir as estratégias operacionais e estabeleceríamos algumas metas factíveis de leverage, maximizando, dessa forma, o retorno do investimento do Grande Acionista... Ele existe, certo?
- Sobre todas as coisas.
- Ótimo. O passo seguinte seria partir para um downsizing progressivo, encontrar sinergias high-tech, redigir manuais de procedimento, definir o marketing mix e investir no desenvolvimento de produtos alternativos de alto valor agregado. O mercado telestérico, por exemplo, me parece extremamente atrativo.
- Incrível!
- É óbvio que, para conseguir tudo isso, nós dois teremos que nomear um board de altíssimo nível. Com um pacote de remuneração atraente, é claro. Coisa assim de salário de seis dígitos e todos os fringe benefits e mordomias de praxe. Porque, agora falando de colega para colega, tenho certeza de que você vai concordar comigo, Pedro. O desafio que temos pela frente vai resultar em um Turnaround radical.
- Impressionante!
- Isso significa que podemos partir para a implementação?
- Não. Significa que você terá um futuro brilhante... se for trabalhar com o nosso concorrente. Porque você acaba de descrever, exatamente, como funciona o INFERNO.
Max Gehringer
Por que as empresas de construção civil devem migrar para marketplaces?
6 dicas de marketing digital para prestadores de serviços e construtoras
Marketing na construção civil: 6 práticas fundamentais
Lifelong learning: o conceito que ganha força nos tempos atuais
Tempos de crise: 3 dicas de planejamento estratégico para pequenos negócios.
Os Novos Desafios de Marketing
7 soluções para 7 desafios de marketing digital na pandemia do COVID-19
Ações necessárias para seu sucesso pós covid-19
Como o trabalho remoto vai impactar o nosso futuro
8 dicas de marketing de baixo custo para superar a crise
O que se espera de um profissional moderno
Saiba como procurar vagas de emprego no LinkedIn
5 dicas para aprimorar a jornada do cliente
Seis dicas para tornar as reuniões de trabalho menos chatas e cansativas
Humildade: A Melhor Prática Corporativa
O que se espera de um profissional moderno ?
7 táticas inteligentes para desenvolver sua carreira
10 maneiras de blindar sua empresa contra a crise
8 Lições para Impressionar na Entrevista
Meus funcionários me detestam, o que faço?
Quanto tempo você sobrevive sem INTERNET?
Como a internet mudou a forma de se relacionar
Como superar barreiras e melhorar seus resultados
Processo produtivo e o marketing
Qual o problema da zona de conforto?
Como arrumar um emprego com 14 dicas simples
10 Dicas para o seu Marketing Pessoal
O que é um bom profissional de marketing?
Alguém está apostando em você?
Como potencializar uma reunião
10 situações que podem espantar seu cliente
Cinco dicas para desenvolver sua inteligência emocional
Dicas para organizar a carreira
Desemprego, estatísticas e manipulações
Sucesso é uma questão de atitude
Por que engenheiros e arquitetos não cobram consulta?
Melhore a qualidade de vida no trabalho
10 coisas que grandes oradores nunca dizem em palestras
Construindo metas – seu sucesso nesse novo ano
10 razões para se manter motivado no trabalho
Não estar preparado para defender as suas decisões técnicas.
Quanto vale a marca, fulano de tal?
5 Desafios para alcançar uma carreira de sucesso
Qualificado, mas sem emprego. Por quê?
A repercussão do quadro atual para as empresas e famílias
Pecados cometidos por engenheiros e arquitetos na escolha de sócios.
Marketing de Relacionamento e Tecnologia da Informação
Serviço de arquitetura e engenharia não é fácil!
Pague seus impostos, ou morra!
Dezembro é um mês incrível, impressionante, inacreditável!
A Eterna Guerra Entre o Empreendedor, o Técnico e o Gerente
Ninguém gosta de contratar engenheiros ou arquitetos
Os 7 Pecados Capitais do Marketing Direto
Talento, Organização e Disciplina
Organização do Tempo: Como dar conta do recado?
Recepção e Atendimento: A Chave para Fidelização
Administração Financeira: Quanto Custa Abrir um Escritório de Arquitetura/Engenharia?
Carta para a recém-contratada secretária do engenheiro
As 13 características das Pessoas de Sucesso
Quanto Vale um Cliente Fidelizado?
Oito Dicas para um Feedback Honesto
Perguntas Clássicas em uma Entrevista de Emprego.
A importância da publicidade imobiliária
Supere a dificuldade de falar em público
Por que os clientes só querem saber de preço?
As coisas mudaram: pode parar de procurar “emprego”. E comece a procurar “clientes”!
Pecados de marketing na engenharia e arquitetura
Dar desconto não é pecado. É estratégia
Mulher: Todos os Dias são Seus!
O marketing e os erros profissionais
Marketing de relacionamento: Café invisível
Marketing de relacionamento: Café em Taça
Marketing de Relacionamento: Dez coisas para não esquecer em tempos de crise
Marketing de relacionamento: Café fantasma com o saci
Marketing de relacionamento na crise. Dois cafezinhos novos
Marketing pessoal: A elegância profissional
Marketing de relacionamento: Promessas de ano novo!
Marketing de relacionamento: Cafezinho com Ternura neste Natal!
Como ser um profissional de sucesso!
Marketing de relacionamento - Cliente exclusivos.
Marketing de relacionamento - Desconstruindo o mito, enquanto tomamos nosso café!!
Marketing pessoal? O que é isto? Café forte para profissionais.
O nosso cafezinho gourmet
Marketing de serviços: o projeto é o meu produto