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Em Marketing para profissionais (veja mais 98 artigos nesta área)

por Nilce Balieiro

Marketing de Relacionamento: Dez coisas para não esquecer em tempos de crise



Vencer a crise demanda trabalho! Não há lugar para acomodações nem para formulas prontas. Convido você para um cafezinho mais reflexivo sobre algumas armas que nos ajudarão a vencerem estes tempos de vacas magras.

1. Mantenha-se motivado! Mantenha o entusiasmo!

“A galinha olha numa visão limitada de seu território, mas a águia enxerga amplamente.” A lição é: veja o cenário do alto ou mais amplamente Se ficamos presos à leitura miúda e estreita do dia a dia nosso ânimo se abate mais facilmente, não voamos para o sucesso. 
Precisamos demonstrar ao nosso cliente que é possível superar a crise com otimismo e motivação.

2. Inove-se e Renove-se a cada dia e acredite que é possível vencer

3. Seja criativo Existem centenas de histórias reais e inspiradoras de sucesso de pessoas e empresas que encontraram a oportunidade na crise, enquanto alguns choram, outros ganham dinheiro vendendo lenços. Repensando seus objetivos e produtos podem desenhar “este lenço” e criar a oportunidade!

4. Avalie o custo – beneficio de seus produtos

É nos momentos de “cinto apertado”, como o atual, que o cliente toma decisões mais racionais sobre o quê, e onde, comprar.
Do ponto de vista do cliente, valor de um produto ou serviço é a relação entre o benefício oferecido e quanto ele vai pagar para obtê-lo. Se a balança não pender para o lado do benefício, ele provavelmente não comprará.

5. Não deixe de investir na divulgação

Os profissionais  que mantem sua presença  na mídia _ impressas, eletrônica, mostras, feiras, etc,  acabam se destacando e ganhando novos clientes, que seriam mais difíceis de conquistar em outros tempos.

6. Pense em ações de baixo custo e que geram retorno lento, porém constante. Já ficou provado que a constância é o elemento primordial para sucesso de marca

7. Fidelize seus clientes, é muito mais fácil você vender mais vezes para eles, os quais você já tem um vínculo de confiança.

8. Mantenha seus clientes ou ex-clientes próximos das suas ações e informados de seus produtos! Já ficou consagrada uma “ ,máxima “ entre os marqueteiros de plantão : é mais barato manter um cliente do que conquistar outro novo.

9. Invista na capacitação das pessoas e no clima organizacional favorável: Nunca tivemos tantas informações, pesquisas e métricas de resultados que comprovam com tanta exatidão a maior eficiência das empresas que investem no fator humano e no clima organizacional. Um ambiente mais agradável e harmônico é sinônimo de maior produtividade

10. Acredite em seu produto, em sua empresa e principalmente em VOCÊ: A história da humanidade demonstra ao longo dos anos que as pessoas que venceram na vida desenvolveram uma convicção inabalável, seja naquilo que vende pode trazer verdadeiros benefícios aos seus clientes, que sua empresa é a melhor ou principalmente em que você é uma pessoa dotada de capacidades e possibilidades infinitas... Toda criação começa na mente!

Pense nisto!
E me escreva dizendo como vai vencer na sua empresa!
Vamos escrever juntos o próximo!
nilce@stag.arq.br

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