Terça-feira, 05 de Dezembro de 2023
Não é de hoje que se fala em marketing para Engenharia e Arquitetura no Brasil.
o início da década de 80 já havia quem se atrevesse a tocar no assunto. Mas era considerado um degenerado, um profissional tecnicamente menor. "Imagine! Alguém que precisa recorrer ao marketing para se estabelecer no mercado deve ter um serviço muito ruim..." (é bom lembrar que, naquela época – e, muitas vezes, ainda hoje – as pessoas confundiam marketing com promoção pura e simples)
O professor Walter Maffei, um dos pioneiros do marketing profissional tomou algumas pedradas na cabeça por insistir "nessa tolice". O Professor Campos Botelho foi outro. Apesar de ser um escritor de primeiríssima qualidade, autor de livros fascinantes, nunca se atreveu a escrever um livro sobre marketing (assunto que dominava como poucos) exatamente por saber que o tema não seria bem recebido e seu prestígio de homem sério poderia ficar comprometido.
Foi assim que só em 1998 veio à luz o primeiro livro brasileiro sobre Marketing para Engenharia, Arquitetura e Agronomia que hoje já está na 5a edição, (mais de 18000 exemplares). Para se ter uma idéia de como esse assunto era mal recebido, no ano do lançamento (e também no ano seguinte) foram frustradas as tentativas de incluir o tema como um dos 30 ou 40 mini-cursos da Semana da Engenharia da Arquitetura e da Agronomia (o maior evento da categoria profissional no Brasil). A resposta era sempre a mesma: esse assunto não é relevante e não é do interesse da classe.
Só em 2000, na SOEAA de Salvador-BA o curso foi incluído na programação, inaugurando um Programa Nacional de Marketing Profissional do CONFEA que teve a duração de dois anos e meio.
A resposta dos profissionais foi surpreendente: nos três anos em que o curso de marketing fez parte da programação da SOEAA, ele foi "campeão de audiência" com um número de inscritos superior ao dobro dos outros cursos mais procurados.
Hoje o Marketing é um tema aberto e presente, sendo encarado sem reservas ou preconceitos por profissionais e dirigentes de classe. Vários cursos e palestras ocorrem, de norte a sul do Brasil. Muitos artigos são publicados e algumas universidades já incluíram o tema nas disciplinas introdutórias dos seus cursos. Falar e escrever sobre Marketing de Engenharia, no Brasil não significa mais estar na contra-mão da cultura profissional.
Já vencemos o medo, o preconceito e a ignorância. Falta vencer a inércia. Faltam programas de Marketing Institucional que sirvam de suporte empresarial aos profissionais nos mais diversos segmentos.
Mas estamos à caminho. Tenho certeza de que o pior já foi feito.
Por que as empresas de construção civil devem migrar para marketplaces?
6 dicas de marketing digital para prestadores de serviços e construtoras
Marketing na construção civil: 6 práticas fundamentais
Lifelong learning: o conceito que ganha força nos tempos atuais
Tempos de crise: 3 dicas de planejamento estratégico para pequenos negócios.
Os Novos Desafios de Marketing
7 soluções para 7 desafios de marketing digital na pandemia do COVID-19
Ações necessárias para seu sucesso pós covid-19
Como o trabalho remoto vai impactar o nosso futuro
8 dicas de marketing de baixo custo para superar a crise
O que se espera de um profissional moderno
Saiba como procurar vagas de emprego no LinkedIn
5 dicas para aprimorar a jornada do cliente
Seis dicas para tornar as reuniões de trabalho menos chatas e cansativas
Humildade: A Melhor Prática Corporativa
O que se espera de um profissional moderno ?
7 táticas inteligentes para desenvolver sua carreira
10 maneiras de blindar sua empresa contra a crise
8 Lições para Impressionar na Entrevista
Meus funcionários me detestam, o que faço?
Quanto tempo você sobrevive sem INTERNET?
Como a internet mudou a forma de se relacionar
Como superar barreiras e melhorar seus resultados
Processo produtivo e o marketing
Qual o problema da zona de conforto?
Como arrumar um emprego com 14 dicas simples
10 Dicas para o seu Marketing Pessoal
O que é um bom profissional de marketing?
Alguém está apostando em você?
Como potencializar uma reunião
10 situações que podem espantar seu cliente
Cinco dicas para desenvolver sua inteligência emocional
Dicas para organizar a carreira
Desemprego, estatísticas e manipulações
Sucesso é uma questão de atitude
Por que engenheiros e arquitetos não cobram consulta?
Melhore a qualidade de vida no trabalho
10 coisas que grandes oradores nunca dizem em palestras
Construindo metas – seu sucesso nesse novo ano
10 razões para se manter motivado no trabalho
Não estar preparado para defender as suas decisões técnicas.
Quanto vale a marca, fulano de tal?
5 Desafios para alcançar uma carreira de sucesso
Qualificado, mas sem emprego. Por quê?
A repercussão do quadro atual para as empresas e famílias
Pecados cometidos por engenheiros e arquitetos na escolha de sócios.
Marketing de Relacionamento e Tecnologia da Informação
Serviço de arquitetura e engenharia não é fácil!
Pague seus impostos, ou morra!
Dezembro é um mês incrível, impressionante, inacreditável!
A Eterna Guerra Entre o Empreendedor, o Técnico e o Gerente
Ninguém gosta de contratar engenheiros ou arquitetos
Os 7 Pecados Capitais do Marketing Direto
Talento, Organização e Disciplina
Organização do Tempo: Como dar conta do recado?
Recepção e Atendimento: A Chave para Fidelização
Administração Financeira: Quanto Custa Abrir um Escritório de Arquitetura/Engenharia?
Carta para a recém-contratada secretária do engenheiro
As 13 características das Pessoas de Sucesso
Quanto Vale um Cliente Fidelizado?
Oito Dicas para um Feedback Honesto
Perguntas Clássicas em uma Entrevista de Emprego.
A importância da publicidade imobiliária
Supere a dificuldade de falar em público
Por que os clientes só querem saber de preço?
As coisas mudaram: pode parar de procurar “emprego”. E comece a procurar “clientes”!
Pecados de marketing na engenharia e arquitetura
Dar desconto não é pecado. É estratégia
Mulher: Todos os Dias são Seus!
O marketing e os erros profissionais
Marketing de relacionamento: Café invisível
Marketing de relacionamento: Café em Taça
Marketing de Relacionamento: Dez coisas para não esquecer em tempos de crise
Marketing de relacionamento: Café fantasma com o saci
Marketing de relacionamento na crise. Dois cafezinhos novos
Marketing pessoal: A elegância profissional
Marketing de relacionamento: Promessas de ano novo!
Marketing de relacionamento: Cafezinho com Ternura neste Natal!
Como ser um profissional de sucesso!
Marketing de relacionamento - Cliente exclusivos.
Marketing de relacionamento - Desconstruindo o mito, enquanto tomamos nosso café!!
Marketing pessoal? O que é isto? Café forte para profissionais.
O nosso cafezinho gourmet
Marketing de serviços: o projeto é o meu produto