Seu navegador não supoerta scripts

Busca

 

Curso a Distância - Redução do consumo de água em edificações

Curso a Distância - Eficiência Energética em Edifícios

Curso a Distância - Arquitetura Corporativa

Curso a Distância - Terra Crua

Curso a Distância - Arquitetura Acessível x Barreiras Arquitetônicas e Culturais

 

Artigos

 



Catálogo de Produtos Inclusivos

 

Acompanhe-nos

Facebook   Facebook

 

 

Em Arquitetura e Decoração Corporativa (veja mais 69 artigos nesta área)

por Redação do Fórum da Construção

Como Escolher os Móveis do Escritório



Os móveis são os elementos que tornam o espaço útil e permitem que as atividades sejam realizadas adequadamente. Basicamente, o mobiliário é composto por: mesa (s), cadeira (s), armários, gavetas, prateleiras e divisórias.

Reunimos algumas dicas para ajudar na escolha destes itens:

Mesa



É nela que desenvolvemos as principais atividades de trabalho. Para escolher o modelo adequado, liste quais itens ela deverá apoiar e guardar: computador desktop, notebook, impressora, scanner, espaço para anotações e leituras, telefone, ...

Lembre-se que dependendo do tipo da mesa poderão ser necessários alguns acabamentos como furo para passagem dos fios (computador, telefone, ...)

Formatos redondos são ótimos para reuniões e para pequenos ambientes, já formatos em L facilitam a execução de diferentes tarefas como lidar no computador e ter uma bancada livre para anotações. Mesas em L também são boas para trabalhar em equipe, pois facilitam a dinâmica do escritório.

Medidas (valores normalmente utilizados, apenas para ter um parâmetro):

◦Altura = 74cm
◦Profundidade = 50cm
◦Largura mínima para uma mesa de computador = 80cm


Cadeiras e Poltronas



Este é um dos principais elementos do mobiliário de um escritório: é nela que permanecemos sentados durante muito tempo. Saiba escolher: cadeira ou poltrona?

A “cadeira” possui assento e encosto, possui um tamanho menor que a poltrona, pode ser fixa ou giratória, ter ou não braços. É indicada para atividades que exigem uma maior movimentação, como em recepções. E também para espaços reduzidos.

Já as “poltronas” possuem as mesmas características das cadeiras com o diferencial que são maiores e indicadas para gerentes, diretores, ... ou seja, o tipo e o tamanho do mobiliário transmite, diretamente, a sensação de importância do cargo.

Para escolher o modelo ideal, responda: Qual será o tipo de trabalho realizado? Exige grande movimentação? Qual o peso e o tamanho do usuário?

Dicas gerais:

◦As cadeiras devem ter alturas ajustáveis (entre 37 e 50cm do piso, segundo a NR 17, norma regulamentadora que estabelece parâmetros ergonômicos), para que as coxas fiquem paralelas ao chão e as panturrilhas a aproximadamente 2 ou 3 cm do início da cadeira. As bordas devem ser arredondadas. Desta maneira o peso do corpo será bem distribuído e a circulação sanguínea favorecida;

◦Lombar apoiada: o apoio deve ter ajuste de altura e de inclinação, auxiliando na sustentação do peso sobre a coluna, evitando dores e desconforto. O apoio deve ter no mínimo 40cm de largura, de acordo com a NR 17;

◦Apoio para os braços: deve ser ajustável tanto na altura, quanto na largura (para permitir que pessoas maiores possam aumentar o espaço da largura da cadeira). Este apoio é necessário apenas para a realização de algumas atividades, como trabalho no computador, para que o usuário possa apoiar os braços de tempos em tempos para descansar;

◦As cadeiras de postos de trabalho devem ter apoio em 5 pés e rodízios com estabilidade, para evitar quedas, revestimento estofado onde ocorrer contato com a pele, permitindo a eliminação do suor, base estofada com material de densidade entre 40 e 50Kg/m³, profundidade útil de 38 a 46cm e largura mínima de 40cm (segundo a NR17);

◦Amortecedores evitam impactos na base da coluna, os quais podem provocar dores de cabeça, na coluna e na visão.

Armários e Estantes



Organização é essencial: ter o espaço necessário para guardar o material utilizado facilita a rotina, aumentando a produtividade: encontrar o material de apoio facilmente e ter à sua disposição uma bancada livre agiliza as tarefas e reduz o estresse diário.

Para aproveitar o espaço disponível utilize armários do chão ao teto, prateleiras e gaveteiros. Arquivos também são uma ótima opção para organizar diferentes assuntos, inclusive dados de clientes e fornecedores. Distribuir os itens de acordo com setores também facilita muito a rotina (estoque, material de uso diário, itens de papelaria, ...)

Biombos e divisórias


Estes elementos organizam os espaços em salas e setores, facilitando as circulações e o trabalho dos diferentes departamentos. Traz privacidade ao mesmo tempo que mantém as diversas áreas interligadas, seja fisicamente, seja visualmente.

Estações de trabalho

As estações de trabalho organizam facilmente o espaço e permitem o trabalho de várias pessoas. Dependendo dos setores e da organização das equipes, as mesas podem ser dispostas lado a lado linearmente, ou ainda em nichos, como mostrado nestes exemplos:





Fonte: www.cliquearquitetura.com.br



Você conhece o "Curso a distancia IBDA - CentrodEstudos? Veja os cursos disponíveis, e colabore com o IBDA, participando, divulgando e sugerindo novos temas.

Visite nossa página no facebook -www.facebook.com/forumconstrucao - Curta, Divulgue

Comentários

Mais artigos

Informalidade no ambiente de trabalho e na arquitetura corporativa

Tendências de cores para 2017 nos projetos arquitetônicos

9 passos para criar um escritório em casa eficiente

Como planejar espaços de escritórios?

Transforme o escritório em um ambiente mais pessoal!

A importância da arquitetura corporativa

6 itens que não podem faltar na sua sala de reunião

Os Desafios da Arquitetura Corporativa

Como otimizar a presença do mobiliário corporativo em favor da marca

Crie um escritório moderno e profissional em sua casa

Como Decorar seu Escritório, em 8 passos.

Novo conceito em estações de trabalho

Decorando o escritório com estilo moderno

Espaço para os livros!

Funções e vantagens da fachada na Arquitetura Corporativa

Saúde incorporada à decoração de ambiente corporativo

O que deve ser levado em conta em projetos de arquitetura de interiores corporativos

Escritório decorado com pouco dinheiro

Cores na decoração corporativa

Quais as disposições ideais das áreas de trabalho?

Como Escolher os Móveis do Escritório

Um bom ambiente de trabalho faz toda a diferença

Decorando seu escritório? Veja nossas dicas.

A importância do arquiteto no projeto de ambientes corporativos

Porquê a informação é a matéria-prima da Arquitetura Corporativa

Objetos funcionais ajudam no dia a dia de um escritório

Por que investir em áreas externas em empresas

Home office: trabalhar sem desperdício de tempo!

Produtividade estimulada pela arquitetura corporativa

O que fazer, e não fazer, no home office

Dicas de organização para home office

A definição dos espaços dentro dos escritórios

Organize-se no escritório para render mais!

Móveis para escritório alugados, você conhece esse serviço?

Regras básicas para fazer seu escritório em casa

Como dar mais vida ao home office?

A definição dos espaços dentro dos escritórios

Formação dos próximos arquitetos corporativos desafia o mercado

Os problemas de uma Arquitetura Corporativa inexpressiva

Como organizar seu escritório.

Escritório, Dicas de organização

Estilos e possibilidades de ambientação na Arquitetura Corporativa.

Trabalhar em casa, como tornar isso possível?

Conhecendo os desafios da arquitetura corporativa

Cores adequadas para o ambiente empresarial

10 dicas para aumentar a eficiência no escritório

Dicas para móveis em um escritório pequeno!

O projeto de um escritório II

O projeto de um escritório

Como começar a projetar um escritório

Home office: cinco coisas para serem evitadas

Um bom ambiente de trabalho faz toda a diferença

Decorando um escritório de advocacia

Iluminação natural, o seu escritório precisa!

Home Office: 5 perguntas!

Planeje certo seu escritório de advocacia!

Home-Office: 20 dicas para criar o seu ambiente.

Ergonomia: Características da boa cadeira

Quanto Vale Um Ponto Comercial?

Boas ideias para melhor aproveitar os espaços da sua residência

A importância do mobiliário corporativo e sua influência na produtividade.

Sete ideias para melhor aproveitar os espaços da sua empresa

Arquitetura Corporativa: da compreensão do cliente à execução da obra

Home Office Agora é Lucro! Veja como é possível adequar sua residência ao seu negócio

Decorando um Escritório modelo de dimensão padrão

Um case de sucesso : Na contramão da crise, forte otimismo e expansão planejada ao escritório de 47m²

O trabalho das cores: a importância dos estímulos visuais nos ambientes empresariais

Arquitetura Corporativa: um agente de resultados positivos nas organizações

Ergonomia consciente

Arquitetura corporativa transformando interiores