Seu navegador não supoerta scripts

Busca

 

Curso a Distância - Redução do consumo de água em edificações

Curso a Distância - Eficiência Energética em Edifícios

Curso a Distância - Arquitetura Corporativa

Curso a Distância - Terra Crua

Curso a Distância - Arquitetura Acessível x Barreiras Arquitetônicas e Culturais

 

Artigos

 



Catálogo de Produtos Inclusivos

 

Acompanhe-nos

Facebook   Facebook

 

 

Em Arquitetura e Decoração Corporativa (veja mais 70 artigos nesta área)

por Arqª Juliana Yuriko

Quais as disposições ideais das áreas de trabalho?



Atualmente a planta livre está cada vez mais presente nas soluções dos escritórios. Mas como dispor as mesas de trabalho?



Você deve se perguntar:

◾Qual o objetivo do escritório? Vai ter atendimento ao publico?

◾Quantas pessoas irão trabalhar nesse espaço?

◾Quais atividades vão ser realizadas?

◾O que eu preciso de mobiliário para atender as necessidades?


A separação de espaços é fundamental para que o escritório seja funcional. Então, o primeiro passo é identificar quais são essas áreas presentes: vai ter sala de reunião, recepção, copa, sala de estudos – o que precisa ser isolado de barulho, precisa de mais iluminação natural etc.

A partir disso, você tem o limite de espaço para coordenar as mesas de trabalho. O próximo passo é saber quem faz o que dentro do escritório: recepção, o pessoal da administração e apoio da recepção, os grupos dentro da equipe, um espaço para os coordenadores terem plena visão de todos etc. Isso vai variar e muito de acordo com os tipos de escritório.

Definido o fluxo de pessoas e atividades, chegou a hora de dispor as mesas. Deve-se tentar ao máximo deixar as mesas lateralmente as janelas para que não prejudique a visualização da tela do computador. O importante é sempre ressaltar o espaço como um local de concentração, produtividade, criatividade e eficiência.

Todo o mobiliário deve ser ergonômico para proteger a saúde de quem usa o ambiente. E o espaço em si deve estimular o trabalho e bem-estar!

Entretanto algumas considerações devem ser levadas em considerações para um melhor conforto de todos dentro do escritório:

◾Separe a área de copa. O espaço onde os funcionários tomam café sempre será fonte de ruído com as conversas, isso irá prejudicar a concentração de quem está trabalhando.

◾Procure sempre dispor as mesas de modo que elas recebam luz natural. E que a luz não incida de maneira direta a tela do computador.

◾Elimine tudo que não seja útil, sem excesso não se perderá tempo procurando pelas coisas.

◾Uma sala de descanso/uma sala de estudo são ótimas soluções para que quem precisa de uma melhor concentração em um determinado projeto.

◾Mantenha sempre o ambiente limpo e organizado.

◾Procure dispor desde a separação de departamentos como materiais de maneira funcional, e otimize o desempenho das funções de todos.

◾Sempre incentive os funcionários para a busca do aprimoramento.


Um funcionário contente com o ambiente de trabalho significa um melhor trabalho. Aposte e invista nas melhores soluções!



Fonte:blog.giacomelli.com.br



Você conhece o "Curso a distancia IBDA - CentrodEstudos? Veja os cursos disponíveis, e colabore com o IBDA, participando, divulgando e sugerindo novos temas.

Visite nossa página no facebook -www.facebook.com/forumconstrucao - Curta, Divulgue

Comentários

Mais artigos

Saiba como decorar escritório de forma moderna e elegante

Informalidade no ambiente de trabalho e na arquitetura corporativa

Tendências de cores para 2017 nos projetos arquitetônicos

9 passos para criar um escritório em casa eficiente

Como planejar espaços de escritórios?

Transforme o escritório em um ambiente mais pessoal!

A importância da arquitetura corporativa

6 itens que não podem faltar na sua sala de reunião

Os Desafios da Arquitetura Corporativa

Como otimizar a presença do mobiliário corporativo em favor da marca

Crie um escritório moderno e profissional em sua casa

Como Decorar seu Escritório, em 8 passos.

Novo conceito em estações de trabalho

Decorando o escritório com estilo moderno

Espaço para os livros!

Funções e vantagens da fachada na Arquitetura Corporativa

Saúde incorporada à decoração de ambiente corporativo

O que deve ser levado em conta em projetos de arquitetura de interiores corporativos

Escritório decorado com pouco dinheiro

Cores na decoração corporativa

Quais as disposições ideais das áreas de trabalho?

Como Escolher os Móveis do Escritório

Um bom ambiente de trabalho faz toda a diferença

Decorando seu escritório? Veja nossas dicas.

A importância do arquiteto no projeto de ambientes corporativos

Porquê a informação é a matéria-prima da Arquitetura Corporativa

Objetos funcionais ajudam no dia a dia de um escritório

Por que investir em áreas externas em empresas

Home office: trabalhar sem desperdício de tempo!

Produtividade estimulada pela arquitetura corporativa

O que fazer, e não fazer, no home office

Dicas de organização para home office

A definição dos espaços dentro dos escritórios

Organize-se no escritório para render mais!

Móveis para escritório alugados, você conhece esse serviço?

Regras básicas para fazer seu escritório em casa

Como dar mais vida ao home office?

A definição dos espaços dentro dos escritórios

Formação dos próximos arquitetos corporativos desafia o mercado

Os problemas de uma Arquitetura Corporativa inexpressiva

Como organizar seu escritório.

Escritório, Dicas de organização

Estilos e possibilidades de ambientação na Arquitetura Corporativa.

Trabalhar em casa, como tornar isso possível?

Conhecendo os desafios da arquitetura corporativa

Cores adequadas para o ambiente empresarial

10 dicas para aumentar a eficiência no escritório

Dicas para móveis em um escritório pequeno!

O projeto de um escritório II

O projeto de um escritório

Como começar a projetar um escritório

Home office: cinco coisas para serem evitadas

Um bom ambiente de trabalho faz toda a diferença

Decorando um escritório de advocacia

Iluminação natural, o seu escritório precisa!

Home Office: 5 perguntas!

Planeje certo seu escritório de advocacia!

Home-Office: 20 dicas para criar o seu ambiente.

Ergonomia: Características da boa cadeira

Quanto Vale Um Ponto Comercial?

Boas ideias para melhor aproveitar os espaços da sua residência

A importância do mobiliário corporativo e sua influência na produtividade.

Sete ideias para melhor aproveitar os espaços da sua empresa

Arquitetura Corporativa: da compreensão do cliente à execução da obra

Home Office Agora é Lucro! Veja como é possível adequar sua residência ao seu negócio

Decorando um Escritório modelo de dimensão padrão

Um case de sucesso : Na contramão da crise, forte otimismo e expansão planejada ao escritório de 47m²

O trabalho das cores: a importância dos estímulos visuais nos ambientes empresariais

Arquitetura Corporativa: um agente de resultados positivos nas organizações

Ergonomia consciente

Arquitetura corporativa transformando interiores