Seu navegador não supoerta scripts

Busca

 

Curso a Distância - Redução do consumo de água em edificações

Curso a Distância - Eficiência Energética em Edifícios

Curso a Distância - Arquitetura Corporativa

Curso a Distância - Terra Crua

Curso a Distância - Arquitetura Acessível x Barreiras Arquitetônicas e Culturais

 

Artigos

 



Catálogo de Produtos Inclusivos

 

Acompanhe-nos

Facebook   Facebook

 

 

Em Arquitetura e Decoração Corporativa (veja mais 69 artigos nesta área)

por Redação do Fórum da Construção

Como planejar espaços de escritórios?



Ao planejar espaços de escritórios, diversos itens devem ser considerados visando aumentar o aproveitamento do ambiente e oferecer o máximo de conforto aos colaboradores, influenciando em questões como produtividade e satisfação.

O planejamento deve ter início com a avaliação do espaço. Em muitos casos é indicado um projeto em 3D para verificar antecipadamente quais serão os resultados da reforma ou construção.


A empresa deve adequar um espaço para os funcionários e também reservar locais apropriados para equipamentos auxiliares, como arquivos, além de salas de reuniões e outros. O planejamento é imprescindível para um melhor aproveitamento do ambiente disponível.

O que deve ser considerado no planejamento?

O planejamento deve, desde o início, considerar os diversos ambientes necessários na empresa para aumentar a produtividade e usabilidade dos espaços existentes. Uma empresa, mesmo que de médio e pequeno porte, deve possuir:

- Espaço de arquivamento;

- Área de impressão e cópia;

- Área de alimentação;

- Área de guarda-volumes;

- Sala de espera;

- Área de circulação;

- Sala de reunião;

- WC feminino e masculino.


Com tantos ambientes necessários na empresa para que ela desenvolva suas atividades com mais eficiência, o planejamento dos ambientes, assim como a disposição dos móveis para escritório, terá grande influência na produtividade do negócio.

Todos esses elementos devem ser considerados já no início do planejamento e, caso a empresa não tenha necessidade de algum item, deve ser avaliada a exigência de algum outro componente que seja relacionado ao segmento de atuação.

Para a melhor distribuição e adequação dos móveis de escritório é preciso considerar o número de funcionários, atividades exercidas, comunicação entre colaboradores e o tipo de estação de trabalho utilizada.

O planejamento do escritório terá grande relação com as plataformas de trabalho escolhidas. Arquitetos indicam que sejam valorizados os espaços compartilhados que, utilizando estações de trabalho modernas, oferecerem maior comodidade aos funcionários e a ergonomia dos móveis irá influenciar diretamente na produtividade dos colaboradores.

Em empresas de pequeno e médio porte, investir em ambientes flexíveis também pode enriquecer o espaço corporativo. Salas de reuniões, por exemplo, podem ser destinadas para realização de treinamentos. Esse tipo de solução, entretanto, exige um planejamento antecipado dos móveis.

Como os móveis para escritório influenciam o planejamento?

A disposição dos ambientes está fundamentalmente atrelada aos móveis de escritório que serão escolhidos para compor os recintos. As estações de trabalho são influenciadas diretamente pelo estilo da empresa, o que faz com que devam ser escolhidas já no início do projeto. Salas individuais, por exemplo, exigem uma mesa para escritório e cadeira por cômodo, enquanto salas coletivas pedem por móveis corporativos compartilhados, com bancadas ou baias em U.

Portanto, antes de comprar os móveis corporativos da empresa, é preciso detalhar exatamente a finalidade de cada ambiente e, a partir daí, pensar nos móveis das salas a fim de aproveitar o espaço disponível da melhor forma.

Fonteprodis.com.br


Você conhece o "Curso a distancia IBDA - CentrodEstudos? Veja os cursos disponíveis, e colabore com o IBDA, participando, divulgando e sugerindo novos temas.

Visite nossa página no facebook -www.facebook.com/forumconstrucao - Curta, Divulgue

Comentários

Mais artigos

Informalidade no ambiente de trabalho e na arquitetura corporativa

Tendências de cores para 2017 nos projetos arquitetônicos

9 passos para criar um escritório em casa eficiente

Como planejar espaços de escritórios?

Transforme o escritório em um ambiente mais pessoal!

A importância da arquitetura corporativa

6 itens que não podem faltar na sua sala de reunião

Os Desafios da Arquitetura Corporativa

Como otimizar a presença do mobiliário corporativo em favor da marca

Crie um escritório moderno e profissional em sua casa

Como Decorar seu Escritório, em 8 passos.

Novo conceito em estações de trabalho

Decorando o escritório com estilo moderno

Espaço para os livros!

Funções e vantagens da fachada na Arquitetura Corporativa

Saúde incorporada à decoração de ambiente corporativo

O que deve ser levado em conta em projetos de arquitetura de interiores corporativos

Escritório decorado com pouco dinheiro

Cores na decoração corporativa

Quais as disposições ideais das áreas de trabalho?

Como Escolher os Móveis do Escritório

Um bom ambiente de trabalho faz toda a diferença

Decorando seu escritório? Veja nossas dicas.

A importância do arquiteto no projeto de ambientes corporativos

Porquê a informação é a matéria-prima da Arquitetura Corporativa

Objetos funcionais ajudam no dia a dia de um escritório

Por que investir em áreas externas em empresas

Home office: trabalhar sem desperdício de tempo!

Produtividade estimulada pela arquitetura corporativa

O que fazer, e não fazer, no home office

Dicas de organização para home office

A definição dos espaços dentro dos escritórios

Organize-se no escritório para render mais!

Móveis para escritório alugados, você conhece esse serviço?

Regras básicas para fazer seu escritório em casa

Como dar mais vida ao home office?

A definição dos espaços dentro dos escritórios

Formação dos próximos arquitetos corporativos desafia o mercado

Os problemas de uma Arquitetura Corporativa inexpressiva

Como organizar seu escritório.

Escritório, Dicas de organização

Estilos e possibilidades de ambientação na Arquitetura Corporativa.

Trabalhar em casa, como tornar isso possível?

Conhecendo os desafios da arquitetura corporativa

Cores adequadas para o ambiente empresarial

10 dicas para aumentar a eficiência no escritório

Dicas para móveis em um escritório pequeno!

O projeto de um escritório II

O projeto de um escritório

Como começar a projetar um escritório

Home office: cinco coisas para serem evitadas

Um bom ambiente de trabalho faz toda a diferença

Decorando um escritório de advocacia

Iluminação natural, o seu escritório precisa!

Home Office: 5 perguntas!

Planeje certo seu escritório de advocacia!

Home-Office: 20 dicas para criar o seu ambiente.

Ergonomia: Características da boa cadeira

Quanto Vale Um Ponto Comercial?

Boas ideias para melhor aproveitar os espaços da sua residência

A importância do mobiliário corporativo e sua influência na produtividade.

Sete ideias para melhor aproveitar os espaços da sua empresa

Arquitetura Corporativa: da compreensão do cliente à execução da obra

Home Office Agora é Lucro! Veja como é possível adequar sua residência ao seu negócio

Decorando um Escritório modelo de dimensão padrão

Um case de sucesso : Na contramão da crise, forte otimismo e expansão planejada ao escritório de 47m²

O trabalho das cores: a importância dos estímulos visuais nos ambientes empresariais

Arquitetura Corporativa: um agente de resultados positivos nas organizações

Ergonomia consciente

Arquitetura corporativa transformando interiores