Seu navegador não supoerta scripts

Busca

 

Curso a Distância - Redução do consumo de água em edificações

Curso a Distância - Eficiência Energética em Edifícios

Curso a Distância - Arquitetura Corporativa

Curso a Distância - Terra Crua

Curso a Distância - Arquitetura Acessível x Barreiras Arquitetônicas e Culturais

 

Artigos

 



Catálogo de Produtos Inclusivos

 

Acompanhe-nos

Facebook   Facebook

 

 

Em Arquitetura e Decoração Corporativa (veja mais 69 artigos nesta área)

por Redação do Fórum da Construção

Informalidade no ambiente de trabalho e na arquitetura corporativa



Um clima leve e agradável, porém com muita responsabilidade, paira sob os novos escritórios liderados, sobretudo, pelos profissionais da chamada Geração Y.

Empresas de espírito jovem e que buscam se posicionar de modo relevante no atual e dinâmico mercado, têm preferido investir na informalidade em seu ambiente trabalho como forma de integrar melhor a equipe, aproveitar a inteligência coletiva e estimular a proatividade.


Projeto do Masquespacio para o escritório de advocacia Zapata Y Herrera.


Essa informalidade se traduz não só a partir de um comportamento ou postura corporativa adotada, como também é vista, e inclusive proporcionada, pela Arquitetura Corporativa.

Layouts open space, por exemplo, vão bem ao encontro dessa proposta. Nesse tipo de orientação e organização do espaço os ocupantes passam a conviver em maior contato, compartilhando experiências, ideias e encontrando soluções para os problemas que surgem no dia a dia, rompendo níveis hierárquicos burocráticos.

Informalidade planejada

O conceito de colaboração é muito importante e para que ele ganhe força toda a ambientação tem de ser muito bem planejada. O design moderno do mobiliário, as cores ousadas e os artigos decorativos diferenciados, tudo deve estar em sintonia com a atmosfera que se pretende criar.

A linguagem empregada no ambiente faz toda a diferença, mas é preciso articulá-la para que não haja exageros que induzam à distração ou mesmo aplicações inadequadas para determinados núcleos.

Ainda que estejamos falando em uma cultura corporativa moderna e dos famosos open spaces, não é contraditório considerar a necessidade de certo nível de individualidade em pontos específicos da empresa. Para proporcionar esse efeito é possível recorrer, por exemplo, aos biombos ou divisórias, que não ferem a proposta do layout, mas que permitem uma “separação integrada” desejável em algumas situações. Assim, mais uma vez, as peças empregadas são essenciais para a manutenção coerente do clima informal pretendido.


Projeto do Stephenson&Turner Studio.


Entendendo melhor essa "informalidade"

Podemos compreender a informalidade no ambiente de trabalho em dois níveis:

1. Nível do comportamento

- Eliminação ou redução do impacto hierárquico;
- Liberdade na comunicação;
- Maior integração entre a equipe;
- Fomentação e compartilhamento de ideias;
- Estímulo à postura proativa;
- Alinhamento com as tendências corporativas;
- Aumento da produtividade e inteligência coletiva.


2. Nível da Arquitetura Corporativa

- Ambientação descontraída;
- Open space (proposta);
- Espaços de descompressão (relaxamento e convívio);
- Design moderno;
- Ambientes especiais (como as salas de descompressão);
- Orientação do espaço e alocação do pessoal de modo que possibilite o diálogo;
- Soluções e recursos inovadores;
- Originalidade;
- Comunicação criativa.


Essa informalidade no ambiente de trabalho da qual estamos falando e que vem crescendo dentro de empresas principalmente jovens e muito competitivas, está muito longe de significar perda de produtividade ou antiprofissionalismo.

Sua raiz está na compreensão do mundo atual e na postura estratégica de buscar um posicionamento vencedor diante de um mercado tão dinâmico e criativo.



Fonte:dabus.com.br



Visite nossas páginas no facebook -www.facebook.com/forumconstrucao e Twitter - www.twitter.com/forumconstrucaoCurta, Divulgue

Comentários

Mais artigos

Informalidade no ambiente de trabalho e na arquitetura corporativa

Tendências de cores para 2017 nos projetos arquitetônicos

9 passos para criar um escritório em casa eficiente

Como planejar espaços de escritórios?

Transforme o escritório em um ambiente mais pessoal!

A importância da arquitetura corporativa

6 itens que não podem faltar na sua sala de reunião

Os Desafios da Arquitetura Corporativa

Como otimizar a presença do mobiliário corporativo em favor da marca

Crie um escritório moderno e profissional em sua casa

Como Decorar seu Escritório, em 8 passos.

Novo conceito em estações de trabalho

Decorando o escritório com estilo moderno

Espaço para os livros!

Funções e vantagens da fachada na Arquitetura Corporativa

Saúde incorporada à decoração de ambiente corporativo

O que deve ser levado em conta em projetos de arquitetura de interiores corporativos

Escritório decorado com pouco dinheiro

Cores na decoração corporativa

Quais as disposições ideais das áreas de trabalho?

Como Escolher os Móveis do Escritório

Um bom ambiente de trabalho faz toda a diferença

Decorando seu escritório? Veja nossas dicas.

A importância do arquiteto no projeto de ambientes corporativos

Porquê a informação é a matéria-prima da Arquitetura Corporativa

Objetos funcionais ajudam no dia a dia de um escritório

Por que investir em áreas externas em empresas

Home office: trabalhar sem desperdício de tempo!

Produtividade estimulada pela arquitetura corporativa

O que fazer, e não fazer, no home office

Dicas de organização para home office

A definição dos espaços dentro dos escritórios

Organize-se no escritório para render mais!

Móveis para escritório alugados, você conhece esse serviço?

Regras básicas para fazer seu escritório em casa

Como dar mais vida ao home office?

A definição dos espaços dentro dos escritórios

Formação dos próximos arquitetos corporativos desafia o mercado

Os problemas de uma Arquitetura Corporativa inexpressiva

Como organizar seu escritório.

Escritório, Dicas de organização

Estilos e possibilidades de ambientação na Arquitetura Corporativa.

Trabalhar em casa, como tornar isso possível?

Conhecendo os desafios da arquitetura corporativa

Cores adequadas para o ambiente empresarial

10 dicas para aumentar a eficiência no escritório

Dicas para móveis em um escritório pequeno!

O projeto de um escritório II

O projeto de um escritório

Como começar a projetar um escritório

Home office: cinco coisas para serem evitadas

Um bom ambiente de trabalho faz toda a diferença

Decorando um escritório de advocacia

Iluminação natural, o seu escritório precisa!

Home Office: 5 perguntas!

Planeje certo seu escritório de advocacia!

Home-Office: 20 dicas para criar o seu ambiente.

Ergonomia: Características da boa cadeira

Quanto Vale Um Ponto Comercial?

Boas ideias para melhor aproveitar os espaços da sua residência

A importância do mobiliário corporativo e sua influência na produtividade.

Sete ideias para melhor aproveitar os espaços da sua empresa

Arquitetura Corporativa: da compreensão do cliente à execução da obra

Home Office Agora é Lucro! Veja como é possível adequar sua residência ao seu negócio

Decorando um Escritório modelo de dimensão padrão

Um case de sucesso : Na contramão da crise, forte otimismo e expansão planejada ao escritório de 47m²

O trabalho das cores: a importância dos estímulos visuais nos ambientes empresariais

Arquitetura Corporativa: um agente de resultados positivos nas organizações

Ergonomia consciente

Arquitetura corporativa transformando interiores