Seu navegador não supoerta scripts

Busca

 

Artigos

 



Catálogo de Produtos Inclusivos

 

Acompanhe-nos

Facebook   Facebook

 

 

Em Arquitetura e Decoração Corporativa (veja mais 83 artigos nesta área)

por Arq. Fabio Rocha / Sílvia Rocha

Trabalho em Home Office: Como montar seu espaço da maneira correta



Alguns especialistas no mercado de trabalho afirmam que os escritórios residenciais sugiram como uma alternativa às crises, como esta pandemia que estamos vivendo e; aos altos índices de desemprego.

Outros explicam que as grandes empresas, preocupadas em reduzir os altíssimos custos operacionais mandaram parte de sua equipe para casa. Há quem defenda ainda que a decisão partiu dos profissionais, preocupados em conviver mais com a família ou afugentados pelo estresse da vida urbana.

Fato é que o home office deixou de ser uma área desocupada da casa ou opção de alguns poucos profissionais liberais e conquistou solidamente executivos e empreendedores.



Mas atenção!!! Montar um escritório na residência exige uma série de providências, da estrutura física aos aspectos comportamentais. O arquiteto Fabio Rocha, especialista em projetos corporativos, faz importantes recomendações para este ambiente. Quanto aos aspectos físicos:

Primeiramente, identifique o objetivo do usuário desse ambiente. Ali se estabelecerá seu negócio principal ou apenas uma extensão da empresa? Em qualquer dos casos, sugerimos que o home office seja um local com ´aspecto de escritório´. Essa proposta pode parecer estranha, mas entendemos que todos os recursos e estímulos fornecidos devam remeter a um ambiente empresarial.

O plano de negócios vem logo a seguir. Antes de se pensar em comprar prateleiras, gaveteiros e cadeiras, é necessário saber se o profissional trabalhará sozinho ou se precisará de assistentes, bem como se receberá fornecedores e clientes. É fundamental analisar se a área disponível atende às necessidades do modelo do negócio antes de iniciá-lo, para que se evitem desperdícios causados por mudanças repentinas (cartões de visita, investimentos na estrutura física até os contatos comerciais já efetivados).

A partir da aprovação da área, faça uma lista dos itens indispensáveis às atividades: computador, impressora, aparelho de telefone etc., tudo precisa ser relacionado antecipadamente, para que sejam previstos os pontos de elétrica, dados e voz adequadamente, e se utilize o espaço da melhor maneira possível.

Para favorecer o conforto acústico, a concentração e cumprimento de tarefas, o local de trabalho deve se manter, preferencialmente, isolado das outras áreas da residência e sempre que possível contar com uma entrada independente.

Quanto ao planejamento do home office, é primordial pensar na flexibilidade da área de trabalho, com a viabilização de projetos humanizados, que levem em consideração aspectos psicológicos e práticos, a fim de tornar o ambiente compatível com os processos ali executados.

A iluminação deve evitar reflexos e ofuscamentos. Mesas e cadeiras, para uso do computador, devem possuir regulagens simples e estar em locais de fácil acesso, que permitam a mudança da postura ao longo da jornada de trabalho.

Quanto aos ângulos de visão, a parte superior da tela deve coincidir com a altura dos olhos, para evitar a projeção da cabeça para a frente e a adoção de posturas críticas. O plano de digitação deve coincidir com a altura do cotovelo. O braço deve fazer com o antebraço um ângulo igual ou maior do que 90 graus. Punho neutro: deve-se procurar digitar com o punho reto (alinhado com o antebraço), em posição neutra. Ou seja, todas as regras de ergonomia devem ser observadas, em escritórios inseridos em residências ou não.

Quanto ao comportamento, o arquiteto orienta os seguintes pontos:

Estabeleça um horário fixo para as atividades laborais, a fim de não cair no erro de trabalhar exageradamente (ou muito pouco, pois deixar tarefas incompletas pode ser prejudicial aos resultados).

Vista-se para o trabalho! Ficar de pijamas até a hora do almoço, nem pensar.

Evite as interrupções, como idas até a cozinha ou espiadas nas crianças ou assuntos domésticos.

Faça cursos, assista palestras e participe de eventos, presencialmente ou pelo sistema EAD – ensino à distância. É importante manter-se atualizado e relacionar-se com o mercado como um todo.

De modo geral, o profissional deve se cercar de condições que o façam sentir-se estimulado e feliz e jamais dar margem a sentimentos de fracasso e frustração! O ambiente deve favorecer a concentração, a criatividade e a produtividade.

“Pelo fato de oferecer conforto, privacidade, economia e agilidade que só um escritório próprio (e dentro de casa!) pode proporcionar, tudo indica que o home office veio para ficar. Cabe a esse tipo de empreendedor planejar, cumprir metas e analisar-se constantemente - como seria exigido em qualquer organização. Depois é só colher os frutos vindos em forma de melhoria da qualidade de vida e... lucro”, finaliza Fabio Rocha.





Visite nossas páginas no facebook -www.facebook.com/forumconstrucao e Twitter - www.twitter.com/forumconstrucaoCurta, Divulgue

Comentários

Mais artigos

Neuroarquitetura: Como aumentar a produtividade de sua empresa

Reforma de escritório: dicas essenciais para sua empresa!

Confira as vantagens e desvantagens do home office

Como ter um home office eficiente

Como escolher o material ideal para reformar seu consultório?

Quanto custa reformar um consultório

Arquitetura corporativa: saiba como compor um ambiente comercial

Trabalho em Home Office: Como montar seu espaço da maneira correta

5 móveis que seu Home Office precisa ter

Ideias para decorar sua clínica e deixá-la mais aconchegante

Saiba como decorar escritório de forma moderna e elegante

Por que vale a pena trocar o home office pelo coworking

Como decorar escritórios com um orçamento apertado

Saiba como decorar escritório de forma moderna e elegante

Informalidade no ambiente de trabalho e na arquitetura corporativa

Tendências de cores para projetos arquitetônicos

9 passos para criar um escritório em casa eficiente

Como planejar espaços de escritórios?

Transforme o escritório em um ambiente mais pessoal!

A importância da arquitetura corporativa

6 itens que não podem faltar na sua sala de reunião

Os Desafios da Arquitetura Corporativa

Como otimizar a presença do mobiliário corporativo em favor da marca

Crie um escritório moderno e profissional em sua casa

Como Decorar seu Escritório, em 8 passos.

Novo conceito em estações de trabalho

Decorando o escritório com estilo moderno

Espaço para os livros!

Funções e vantagens da fachada na Arquitetura Corporativa

Saúde incorporada à decoração de ambiente corporativo

O que deve ser levado em conta em projetos de arquitetura de interiores corporativos

Escritório decorado com pouco dinheiro

Cores na decoração corporativa

Quais as disposições ideais das áreas de trabalho?

Como Escolher os Móveis do Escritório

Um bom ambiente de trabalho faz toda a diferença

Decorando seu escritório? Veja nossas dicas.

A importância do arquiteto no projeto de ambientes corporativos

Porquê a informação é a matéria-prima da Arquitetura Corporativa

Objetos funcionais ajudam no dia a dia de um escritório

Por que investir em áreas externas em empresas

Home office: trabalhar sem desperdício de tempo!

Produtividade estimulada pela arquitetura corporativa

O que fazer, e não fazer, no home office

Dicas de organização para home office

A definição dos espaços dentro dos escritórios

Organize-se no escritório para render mais!

Móveis para escritório alugados, você conhece esse serviço?

Regras básicas para fazer seu escritório em casa

Como dar mais vida ao home office?

A definição dos espaços dentro dos escritórios

Formação dos próximos arquitetos corporativos desafia o mercado

Os problemas de uma Arquitetura Corporativa inexpressiva

Como organizar seu escritório.

Escritório, Dicas de organização

Estilos e possibilidades de ambientação na Arquitetura Corporativa.

Trabalhar em casa, como tornar isso possível?

Conhecendo os desafios da arquitetura corporativa

Cores adequadas para o ambiente empresarial

10 dicas para aumentar a eficiência no escritório

Dicas para móveis em um escritório pequeno!

O projeto de um escritório II

O projeto de um escritório

Como começar a projetar um escritório

Home office: cinco coisas para serem evitadas

Um bom ambiente de trabalho faz toda a diferença

Decorando um escritório de advocacia

Iluminação natural, o seu escritório precisa!

Home Office: 5 perguntas!

Planeje certo seu escritório de advocacia!

Home-Office: 20 dicas para criar o seu ambiente.

Ergonomia: Características da boa cadeira

Quanto Vale Um Ponto Comercial?

Boas ideias para melhor aproveitar os espaços da sua residência

A importância do mobiliário corporativo e sua influência na produtividade.

Sete ideias para melhor aproveitar os espaços da sua empresa

Arquitetura Corporativa: da compreensão do cliente à execução da obra

Home Office Agora é Lucro! Veja como é possível adequar sua residência ao seu negócio

Decorando um Escritório modelo de dimensão padrão

Um case de sucesso : Na contramão da crise, forte otimismo e expansão planejada ao escritório de 47m²

O trabalho das cores: a importância dos estímulos visuais nos ambientes empresariais

Arquitetura Corporativa: um agente de resultados positivos nas organizações

Ergonomia consciente

Arquitetura corporativa transformando interiores