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Em Arquitetura e Decoração Corporativa (veja mais 83 artigos nesta área)

por Redação do Fórum da Construção

Como ter um home office eficiente



Devido à flexibilidade de algumas empresas, possibilidade de trabalho autônomo ou mesmo após a nova cultura depois do COVID – 19, muito se tem falado sobre home office. Mas afinal, o que é isso e como é possível aplicá-lo? Em 6 dicas vamos ensiná-lo a ter um home office eficiente!

Home office, ou em uma tradução literal, “escritório em casa”, é o simples fato de se exercer um trabalho ou uma atividade fora de um local fixo pré-determinado pela contratante.



O mais comum é que essas atividades aconteçam em ambientes de coworking (espaço compartilhado de trabalho) ou mesmo dentro das próprias casas dos trabalhadores.

Assim, a liberdade para definir suas rotinas, atividades e horários é muito maior; mas, por consequência, a responsabilidade e a necessidade de organização também são.

Dessa forma, listamos alguns dos passos necessários para se ter um bom relacionamento com essa prática que tem se tornado cada vez mais comum no meio corporativo.

Consciência

Apesar de parecer fácil, muitos são os desafios de quem exerce o home office.

E, principalmente pra quem vai trabalhar em casa, é muito comum acabar confundindo as coisas e esquecer das responsabilidades por estar em seu ambiente de trabalho e descanso ao mesmo tempo.

Sabendo disso, o primeiro passo para manter constância nas atividades é mudar a sua consciência, saber que mesmo estando em casa, é necessário se organizar e respeitar algumas regras.

Alguns exercícios como uma pequena meditação para se concentrar podem ajudar nessa etapa.

Ambiente

Mas, de nada adianta se a sua consciência disser que é hora de trabalhar mas o ambiente em que você está disser outra coisa.

Ou seja, não adianta fazer home office sentado no sofá e esperar que os resultados sejam similares ao trabalhar em um escritório.

Portanto, é muito importante ter um ambiente ideal para o trabalho, silencioso, confortável, com acesso à internet e outros materiais que sejam necessários para a atividade (como por exemplo, um mouse, teclado, bloco de anotações ou caneta).

Além disso, se atente a pequenos detalhes que podem servir de gatilho, tanto para a produtividade quanto para a procrastinação.

Um café e uma vestimenta adequada ajudam a deixar o ambiente mais focado e sério, ao passo que trabalhar de pijama ou mesmo deixar itens que distraiam sua atenção, como televisão e redes sociais, ao alcance são um convite para a perda de foco.

Portanto se policie com o que está ao redor e se preocupe ao máximo em evitar distrações.

Rotina

Outra dica é a criação de uma rotina bem definida, que engloba a definição de horário para todas as atividades, incluindo refeições, pois saber que um determinado momento está reservado exclusivamente para o trabalho, impulsiona sua produtividade e te desliga momentaneamente do resto.

Da mesma forma, um momento reservado para descanso te proporciona consciência leve por não estar trabalhando e te deixa mais relaxado.

É importante também que inicialmente se defina um horário para acordar e procure mantê-lo, e em conjunto com isso, criar uma rotina matinal.

Isto é, uma ação que te desperte e que marque o início do seu dia, como tomar banho, tomar um café ou fazer um exercício físico.

Assim, sempre que essa ação for tomada será mais fácil de se concentrar no home office.

Como já citado acima, não esqueça também de reservar um horário para descanso ou determinar o fim da sua jornada de trabalho, permitindo que realize outras atividades sem se preocupar.

Ou mesmo saber que se em um determinado horário as coisas ainda não estiverem finalizadas, não há problemas e você pode terminar no dia seguinte.

Planejamento e organização

Logo ao fim do dia, se preocupe também com o que precisa ser feito no próximo.

Ter metas curtas e objetivos claros ajudam muito a determinar se o trabalho está sendo produtivo e bem feito ou se precisa de alguma mudança em seu andamento.

E não se preocupe apenas com o que deve ser feito no próximo dia, mas também qual o seu objetivo a um prazo um pouco mais longo.

E também é importante saber qual o seu objetivo ao fim de tudo, já que essa é uma das premissas de um bom planejamento, e também não se esqueça de construir metas bem definidas para cada um desses pontos.

No mais, controle bem as atividades que precisam ser feitas nesse home office, essa organização pode se dar de diferentes formas, como um planner, uma checklist, um kanban ou mesmo uma agenda.

Assim você consegue ter bem claro quais atividades foram completas e quais precisam ser retomadas para serem concluídas.

Contato com a equipe

Caso você não trabalhe sozinho, é essencial manter uma comunicação clara com a equipe

E pra isso é necessário estabelecer alguns métodos ou regras para que tudo se mantenha de forma saudável.

Caso seja realizada uma videochamada, certifique-se de que todos possuam:

- Um ambiente igualmente adequado, em silêncio e com acesso à internet;
- Uma câmera habilitada, para que todos possam se ver e estarem mais presentes no local.
- Outra sugestão é que a comunicação seja feita por um canal diferente do WhatsApp.

Assim, é possível diferenciar quando a comunicação é por motivos profissionais ou não. E sendo possível se desligar completamente do trabalho, simplesmente não acessando esse canal, já que nos tempos atuais é muito difícil se desligar do WhatsApp.

assim também é possível se desligar completamente do trabalho quando for o momento simplesmente não acessando esse canal, já que nos tempos atuais é muito difícil se desligar do WhatsApp.

Ferramentas

Aqui estão sugestões de algumas plataformas e ferramentas que podem facilitar muito a sua organização e comunicação com o trabalho a distância.

Slack: Plataforma de comunicação muito utiliza por empresas, ótima para transparência e uso profissional;
Trello: Ferramenta de kanban, indicado para organização e essencial para o acompanhamento das atividades dos demais membros;
Hangouts e Google Meet: Salas para vídeo chamada e reuniões, ideal para aproximação do time.

Essas são as principais dicas que podem impulsionar o seu home office e torná-lo mais eficiente, agora basta aplicar essas dicas e trabalhar muito para alcançar resultados ainda maiores!




Fonte:liderjr.com.br




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