Seu navegador não supoerta scripts

Busca

 

Artigos

 



Catálogo de Produtos Inclusivos

 

Acompanhe-nos

Facebook   Facebook

 

 

Em Arquitetura e Decoração Corporativa (veja mais 83 artigos nesta área)

por Redação do Fórum da Construção

Confira as vantagens e desvantagens do home office



A montagem de um escritório em casa oferece vantagens e desvantagens, que devem ser analisadas criteriosamente observando os pontos de vista familiar, profissional e empresarial.

O principal atrativo do home office é a realização do sonho, acalentado por muitos, de ser o seu próprio patrão. É gratificante do ponto de vista pessoal e vantajoso economicamente, mas apresenta algumas desvantagens.



Vamos, então, direto ao assunto, com os prós e os contras de ter um escritório em casa.

Vantagens

Pessoais e familiares

Proximidade da família
A qualquer momento, você pode ir até lá e dar um abraço no seu filho(a), brincar com ele e fazer um carinho no cachorro que, claro, também faz parte da família.

Maior independência

É só acordar e ir para o trabalho no quarto ao lado.

Redução do estresse decorrente do trânsito

E nem pegar o carro, ouvir buzinas, encarar filas, procurar estacionamento, fazer baliza, correr o risco de acidentes e de ser multado.

Alimentação mais saudável

É o fim das marmitas, do fast-food e dos deliciosos salgadinhos que, apesar do sabor, fazem mal para a saúde.

Incorporação da família à atividade

Você terá a ajuda de funcionários fiéis dentro de casa, colocando-os a par dos seus negócios e do seu jeito de trabalhar.

Profissionais

Maior liberdade profissional

Você pode expandir seus conhecimentos profissionais na direção que desejar, sem ficar enquadrado somente nas habilidades que seu trabalho requisita.

Privacidade, desde que planejada

No seu local de trabalho, trancado a sete chaves, ninguém poderá te incomodar, desde que não seja uma emergência, é claro.

Redução de custos (aluguel, transporte, refeição e infra-estrutura básica)

Esqueça todo o trabalho para conseguir um bom ponto comercial e todos os impostos e taxas necessárias.

Facilidade de obtenção de franquias que não exigem pontos comerciais

Como no seu home office, outras pessoas podem querer trabalhar com sua marca e não precisarão, como você, procurar um local para abrir uma empresa.

Definição do próprio horário de trabalho

Para quem gosta de dormir tarde da noite e se sente mais produtivo nesse período, fique à vontade! O relógio agora é seu amigo e não seu opressor.

Planejamento dos próprios rendimentos

As metas a alcançar é você quem faz. Seu home office, suas regras. “Quero terminar essa etapa do processo até às 13h”. É só planejar e executar.

Rendimentos superiores aos níveis convencionais de mercado

Com menos taxas, encargos e impostos a pagar, seu rendimento só tende a aumentar, com a opção de usar essas sobras em outros investimentos.

Auto-gerenciamento profissional

Você é seu chefe, não precisa justificar o porquê chegou atrasado, até porque você não tem horário fixo.

Empresariais

Economia com empregados e encargos sociais

Sem INSS, folha de pagamento, contracheque, licenças e todos os encargos que um funcionário tem direito.

Facilidades de mudança do ramo de atividade, em caso de insucesso

Se nada der certo, é só desligar o computador, emprestar a cadeira giratória para o filho e procurar outra atividade para trabalhar. O maior problema será pegar a cadeira de volta.

Oferecimento de produtos e serviços melhores, com custos menores

Com menos custos e mais foco no que realmente importa, seu trabalho será melhor desempenhado e agradará mais seus clientes.

Vantagens fiscais para as microempresas, como a dispensa do IR

Fique livre da mordida do Leão e ainda obtenha vantagens para sua microempresa.

Otimização de atividades

Novamente, com foco no que precisa ser feito, seu trabalho terá um rendimento maior e, por consequência, conseguirá melhores resultados com menos tempo gasto.

Atendimento ao cliente 24 horas por dia

Serviço VIP para o seu cliente, sem barreira de horários para atendê-lo.

Reforço à terceirização e à profissionalização de serviços

É possível ter um serviço com excelente execução, mesmo não sendo uma empresa física.

Desvantagens

Pessoais e familiares

Perda da privacidade pessoal

Ter a família perto pode ser bom, mas também ser ruim. Ser chamado a todo instante para assuntos familiares no meio do trabalho não é legal.

Possibilidade de excesso de carga de trabalho

Como seu trabalho é no mesmo lugar que você vive, há o perigo de misturar as coisas e estar com a cabeça sempre no serviço ou na casa.

Indefinição de horários de trabalho e lazer, se não houver planejamento e disciplina

E não conseguir separar o momento de curtir com a família do momento de se concentrar nas obrigações do trabalho.

Tendência ao isolamento social (para quem mora só)

Não haverá aquela conversa com os amigos do trabalho, a troca de ideias, falar como está a vida e dar boas risadas com as coisas do dia a dia.

Profissionais

Falta de atualização profissional em processos gerenciais

Estando só, sem uma equipe, não existe a troca de experiências que acontece somente no ambiente de trabalho com outras pessoas, como uma dica pontual ou uma ideia para algo em que você esteja travado.

Ambiente de trabalho confinado (anti-social)

Sem interação pessoal, olho no olho, comunicação corporal, que pode transmitir mais informações que uma conversa ao telefone ou via Skype.

Empresariais

Difícil sucessão, em caso de necessidade de transição

Se você adoecer ou precisar tirar umas férias, não haverá ninguém para te substituir.

Interferência de assuntos domésticos nos assuntos profissionais

“Me ajuda a consertar a TV”, “Pai, não consigo amarrar o tênis”, “Mãe, olhe meu novo brinquedo!”

Preconceito no mercado formal, em caso de empresa não registrada

Você pode sentir o tom de “preguiçoso”, “desocupado”, quando falar para algumas pessoas que trabalha em casa.

Dificuldades de obtenção de créditos, em caso de empresa informal

Conseguir créditos fica mais complicado para quem não tem uma empresa nos padrões formais.



Fonte:sebrae.com.br




Visite nossas páginas no facebook -www.facebook.com/forumconstrucao e Twitter - www.twitter.com/forumconstrucaoCurta, Divulgue















Comentários

Mais artigos

Neuroarquitetura: Como aumentar a produtividade de sua empresa

Reforma de escritório: dicas essenciais para sua empresa!

Confira as vantagens e desvantagens do home office

Como ter um home office eficiente

Como escolher o material ideal para reformar seu consultório?

Quanto custa reformar um consultório

Arquitetura corporativa: saiba como compor um ambiente comercial

Trabalho em Home Office: Como montar seu espaço da maneira correta

5 móveis que seu Home Office precisa ter

Ideias para decorar sua clínica e deixá-la mais aconchegante

Saiba como decorar escritório de forma moderna e elegante

Por que vale a pena trocar o home office pelo coworking

Como decorar escritórios com um orçamento apertado

Saiba como decorar escritório de forma moderna e elegante

Informalidade no ambiente de trabalho e na arquitetura corporativa

Tendências de cores para projetos arquitetônicos

9 passos para criar um escritório em casa eficiente

Como planejar espaços de escritórios?

Transforme o escritório em um ambiente mais pessoal!

A importância da arquitetura corporativa

6 itens que não podem faltar na sua sala de reunião

Os Desafios da Arquitetura Corporativa

Como otimizar a presença do mobiliário corporativo em favor da marca

Crie um escritório moderno e profissional em sua casa

Como Decorar seu Escritório, em 8 passos.

Novo conceito em estações de trabalho

Decorando o escritório com estilo moderno

Espaço para os livros!

Funções e vantagens da fachada na Arquitetura Corporativa

Saúde incorporada à decoração de ambiente corporativo

O que deve ser levado em conta em projetos de arquitetura de interiores corporativos

Escritório decorado com pouco dinheiro

Cores na decoração corporativa

Quais as disposições ideais das áreas de trabalho?

Como Escolher os Móveis do Escritório

Um bom ambiente de trabalho faz toda a diferença

Decorando seu escritório? Veja nossas dicas.

A importância do arquiteto no projeto de ambientes corporativos

Porquê a informação é a matéria-prima da Arquitetura Corporativa

Objetos funcionais ajudam no dia a dia de um escritório

Por que investir em áreas externas em empresas

Home office: trabalhar sem desperdício de tempo!

Produtividade estimulada pela arquitetura corporativa

O que fazer, e não fazer, no home office

Dicas de organização para home office

A definição dos espaços dentro dos escritórios

Organize-se no escritório para render mais!

Móveis para escritório alugados, você conhece esse serviço?

Regras básicas para fazer seu escritório em casa

Como dar mais vida ao home office?

A definição dos espaços dentro dos escritórios

Formação dos próximos arquitetos corporativos desafia o mercado

Os problemas de uma Arquitetura Corporativa inexpressiva

Como organizar seu escritório.

Escritório, Dicas de organização

Estilos e possibilidades de ambientação na Arquitetura Corporativa.

Trabalhar em casa, como tornar isso possível?

Conhecendo os desafios da arquitetura corporativa

Cores adequadas para o ambiente empresarial

10 dicas para aumentar a eficiência no escritório

Dicas para móveis em um escritório pequeno!

O projeto de um escritório II

O projeto de um escritório

Como começar a projetar um escritório

Home office: cinco coisas para serem evitadas

Um bom ambiente de trabalho faz toda a diferença

Decorando um escritório de advocacia

Iluminação natural, o seu escritório precisa!

Home Office: 5 perguntas!

Planeje certo seu escritório de advocacia!

Home-Office: 20 dicas para criar o seu ambiente.

Ergonomia: Características da boa cadeira

Quanto Vale Um Ponto Comercial?

Boas ideias para melhor aproveitar os espaços da sua residência

A importância do mobiliário corporativo e sua influência na produtividade.

Sete ideias para melhor aproveitar os espaços da sua empresa

Arquitetura Corporativa: da compreensão do cliente à execução da obra

Home Office Agora é Lucro! Veja como é possível adequar sua residência ao seu negócio

Decorando um Escritório modelo de dimensão padrão

Um case de sucesso : Na contramão da crise, forte otimismo e expansão planejada ao escritório de 47m²

O trabalho das cores: a importância dos estímulos visuais nos ambientes empresariais

Arquitetura Corporativa: um agente de resultados positivos nas organizações

Ergonomia consciente

Arquitetura corporativa transformando interiores