Seu navegador não supoerta scripts

Busca

 

Curso a Distância - Redução do consumo de água em edificações

Curso a Distância - Eficiência Energética em Edifícios

Curso a Distância - Arquitetura Corporativa

Curso a Distância - Terra Crua

Curso a Distância - Arquitetura Acessível x Barreiras Arquitetônicas e Culturais

 

Artigos

 



Catálogo de Produtos Inclusivos

 

Acompanhe-nos

Facebook   Facebook

 

 

Em Arquitetura - Terapia de Ambientes (veja mais 13 artigos nesta área)

por Redação do Fórum da Construção

As vantagens do feng shui na arquitetura corporativa



Na hora de pensar na arquitetura corporativa, é importante planejar a organização e a disposição certa para os móveis e objetos, de forma que boas energias sempre tomem conta do lugar.

Para que isso aconteça e gere bem estar aos funcionários, uma técnica chinesa é frequentemente aplicada nos ambientes de trabalho: o Feng Shui. Já ouviu falar? Conheça o que é, o porquê de usá-lo na arquitetura corporativa e como fazer isso nos tópicos abaixo.



O que é o feng shui?

O Feng Shui é uma técnica criada na China há milhares de anos que promove o equilíbrio interior e a circulação de boas energias em um ambiente, de forma que o espaço possa sempre receber vibrações positivas da natureza. O processo pode acontecer através da decoração e da reorganização dos móveis, sempre de acordo com seus ensinamentos.

Os ensinamentos do Feng Shui também defendem que os cinco elementos da natureza, se combinados, podem alterar as vibrações de um local. É preciso saber equilibrá-los para que não haja escassez nem exageros ? o desequilíbrio pode bloquear o trânsito de energias e, assim, afetar o bem estar das pessoas.

Por isso, para a arquitetura corporativa, o Feng Shui é muito interessante, pois melhora a energia do ambiente de trabalho e faz com que os funcionários trabalhem mais dispostos e de forma mais produtiva.

Por que usá-lo na arquitetura corporativa?

O trabalho, geralmente, é muito associado à negatividade, estresse e mau humor. Por isso, muitas vezes, um escritório possui uma energia negativa e carregada e ninguém sabe o porquê. Essa condição pode estar relacionada à disposição dos objetos e aos materiais de que são feitos, o que acaba causando mal estar.

É preciso reorganizar a decoração para que as boas energias possam promover o bom astral. Dessa forma, o uso do Feng Shui na arquitetura corporativa promove uma série de benefícios, dentre eles: maior entrosamento da equipe, maior criatividade na arquitetura corporativa (e, por isso, melhores oportunidades de negócio), melhor relacionamento com os clientes, mais saúde e suporte para os funcionários, maior satisfação em trabalhar, maior visibilidade à empresa e maior facilidade na solução de problemas e desafios.

Como usar o feng shui na arquitetura corporativa

No ambiente de trabalho, a arquitetura corporativa deve prezar pelo bem estar dos funcionários, o que acaba refletindo no reconhecimento profissional e na maior produtividade de todos, e o Feng Shui possibilita isso.

Mas para que mudança dê certo, o primeiro passo é acreditar e mentalizar a positividade dentro da empresa - é um processo que começa pela raiz do problema. Comece se perguntando: ?onde estão os erros? Como podemos resolvê-los? Os funcionários estão satisfeitos? Por quê? O que podemos melhorar??. Assim, fica mais fácil perceber quais são os pontos com falhas para tentar recuperá-los.

Hora de continuar com o processo. De acordo com o Feng Shui, existem certos elementos que, se bem planejados e distribuídos na arquitetura corporativa, podem melhorar as energias. Exemplos disso são os materiais relacionados à empresa: cartões de visita, livros, documentos, material gráfico, entre outros. E que tal cultivar plantas, ter peixes ou um cachorro? A sustentabilidade na arquitetura corporativa pode ajudar muito a melhorar o astral de um lugar.

Ainda existem outras coisas que, se feitas, contribuem para a energização do ambiente corporativo. Algumas delas:

- Pense no melhor local para construir seu escritório fixo. Analise locais e escolha o menos turbulento e mais harmonioso de todos.
- Planeje a localização da porta de entrada e se há meios para que as boas energias circulem no ambiente. Uma dica interessante, nesse caso, é colocar as mesas fora do caminho da porta.
- A arquitetura corporativa pede organização nos setores da empresa, de forma que as salas possam ser construídas e personalizadas de acordo com a demanda. Faça uma distribuição de cada setor e dê atribuições específicas a cada um deles.
- Na hora de decorar, pense nas cores, nos objetos decorativos, na iluminação e em cada detalhe. A harmonia deve prevalecer.
- Como já dito, para a energia fluir livremente, é importante investir em uma melhor disposição dos móveis em prol da harmonização do espaço, o que afeta diretamente a organização pessoal e a produtividade dos funcionários. Por isso, planeje corretamente a planta de cada sala - mesas, armários, cadeiras, entre outras coisas, devem ser pensados estrategicamente.
- Otimize os espaços e preze sempre por áreas livres de circulação para que o fluxo de energia seja eficaz e passe por todos os cantos do local.
- Assim como descartamos objetos que não são mais necessários em casa, é ideal que se faça o mesmo no ambiente corporativo. Tudo em excesso, atrapalha.

Já deu para perceber que são muitas as contribuições do Feng Shui para a arquitetura corporativa. Se todas as instruções forem seguidas de acordo com o que a teoria aconselha, aquele ambiente de trabalho carregado, cheio de estresse e mau humor já era!



Fonte:ledmoveis.com.br



Visite nossas páginas no facebook -www.facebook.com/forumconstrucao e Twitter - www.twitter.com/forumconstrucaoCurta, Divulgue

Comentários

Mais artigos

Disposição de móveis e objetos influenciam a mente

Feng shui: 11 cuidados antes de escolher uma casa nova

As vantagens do feng shui na arquitetura corporativa

Por que fazer Feng Shui em ambientes?

Decore o escritório de casa com as técnicas do feng shui

Arquitetura dos temperamentos

A Casa Nossa: quando a arquitetura e a psicologia se relacionam

Equilíbrio do ambiente: Como fazer da decoração um elemento de criação de bons pensamentos em harmonia com a natureza

Celular e Câncer - Ligações Perigosas

O Poder do Som no Reequilíbrio dos Ambientes

Feng Shui no Ambiente de Trabalho

Recomendações da terapia de ambientes para busca de imóveis residenciais

Terapia de Ambientes

O que é Feng Shui e como usá-lo em Arquitetura e Decoração