Seu navegador não supoerta scripts

Busca

 

Curso a Distância - Redução do consumo de água em edificações

Curso a Distância - Eficiência Energética em Edifícios

Curso a Distância - Arquitetura Corporativa

Curso a Distância - Terra Crua

Curso a Distância - Arquitetura Acessível x Barreiras Arquitetônicas e Culturais

 

Artigos

 



Catálogo de Produtos Inclusivos

 

Acompanhe-nos

Facebook   Facebook

 

 

por Arq. Dr. Bruno Padovano

Arquitetura brasileira contemporânea: caminhos - parte 02



Para exemplificar algumas das principais realizações nos setores de nossa arquitetura durante a última década no Brasil, nos próximos artigos mencionarei alguns projetos e obras que, a meu ver, explicitam algumas linhas de maior interesse na arquitetura contemporânea realizada no país:

Reciclagem de edifícios de interesse histórico para fins culturais

Neste campo, um número expressivo de experiências vêm sendo realizadas no Brasil nos últimos anos, numa saudável atitude de conservação do patrimônio histórico através de novos usos que viabilizem a conservação e sustentabilidade dos antigos edifícios, mesmo que isto implique transformações espaciais e modificações parciais de sua arquitetura original.

Um exemplo eloqüente dessa linha de trabalho é a obra da Pinacoteca do Estado de São Paulo. Originalmente erigida em edifício neo-clássico (projeto original do Escritório Ramos de Azevedo, do início do século XX, apenas parcialmente construído) viu o arquiteto capixaba radicado em São Paulo Paulo Mendes da Rocha, com maestria, introduzir o programa da pinacoteca no "edifício/ruína", em tijolo aparente, através de um deslocamento do eixo principal do edifício e inserção de vigas, peitoris, elevadores e outros elementos novos em aço pintado na cor marrom-café. Essa bela obra deu ao arquiteto o Prêmio Mies Van der Rohe, da Fundação homônima com sede em Barcelona, para a melhor obra na América Latina, em 2000.

Um outro trabalho igualmente merecedor de destaque é o da Sala São Paulo, uma sala para concertos para 1.500 pessoas, que aproveita um pátio interno da Estação Júlio Prestes (de autoria do arquiteto acadêmico Cristiano Stockler das Neves e também parcialmente executada) no centro de São Paulo. Tal obra de reciclagem é de autoria do arquiteto paulista Nelson Dupré, que recebeu vários prêmios no Brasil e no exterior pela excelência de soluções arquitetônicas e acústicas adotadas.

Sempre dentro de espaços destinados às atividades cênicas, é louvável, ainda, a recuperação do antigo Cine Paramount, em São Paulo, para acomodar o Teatro Abril, de autoria do escritório paulista Aflalo & Gasperini Arquitetos, com uma intervenção cuidadosa, baseada no restauro das condições originais do antigo prédio, de responsabilidade dos arquitetos Haroldo Gallo e Marcos Carrilho.

Obras residenciais

A área residencial tem sido a de maior número de realizações no Brasil, apresentando algumas inovações interessantes tanto no caso de edifícios unifamiliares como de multifamiliares.

As casas unifamiliares têm oferecido várias oportunidades de criações inovadoras para os arquitetos brasileiros, já que seu custo tem sido mais acessível para um maior número de clientes, e sua relação com a riquíssima ambientação natural do país mais facilmente aproveitável.

Por exemplo, de autoria da arquiteta paulista Anne Marie Sumner, a residência de praia de sua família em Ubatuba é uma obra de grande adequação ao meio, pela sua simplicidade formal e espacial e por sua implantação com uma impactante vista panorâmica sobre o Oceano Atlântico.

O arquiteto paulista Marcos Acayaba tem elaborado projetos de residências unifamiliares em várias localidades do Brasil, tendo como estratégia projetual a utilização de tramas triangulares e o uso de madeira industrializada, que surpreendem pela riqueza volumétrica e o encaixe delicado em terrenos caracterizados por declividades acentuadas.

Já num terreno urbano na complexa trama urbana de São Paulo, para a família Kapaz, os arquitetos paulistas Francisco Fanucci, Marcelo Ferraz e Marcelo Suzuki, do escritório Brasil Arquitetura, criaram uma residência que se nutre da geometria irregular do terreno, gerando um tensionamento espacial de grande interesse plástico.

Um caminho análogo é o seguido pelo arquiteto mineiro Gustavo Penna, em residência junto à Serra da Moeda, em área do município de Brumadinho, Minas Gerais, que apresenta sutis relações espaciais dentro do léxico racionalista, decorrentes de sua leitura do terreno irregular e das magníficas vistas da paisagem da região.

Os edifícios residenciais multifamiliares têm apresentado várias tipologias interessantes, desde os mais tradicionais edifícios de apartamentos até conjuntos de casas geminadas em condomínios fechados.

Para um edifício de apartamentos em São Paulo desenvolvi, junto à arquiteta paulista Maria Beatriz Ferreira de Souza Oliveira, o edifício Ana Luíza, que se caracteriza por uma planta com geometria complexa, que acompanha a própria irregularidade do terreno e das condicionantes climáticas e panorâmicas locais.

No condomínio Chácara Sant'Anna no Alto da Boa Vista em São Paulo, o arquiteto paulista Roberto Aflalo Filho, do já citado escritório Aflalo & Gasperini Arquitetos, desenvolveu um conjunto de casas geminadas com grande precisão formal e construtiva, com destaque ao uso cuidadoso do tijolo.

Numa exploração inteligente da tecnologia do aço, o arquiteto paulista Luís Fernando Rocco e seus associados desenvolveram um edifício de apartamentos duplex, o Mada Loft em São Paulo, com inteligente aproveitamento da espacialidade desta inovadora tipologia residencial.

Já para uma camada de renda mais baixa, o arquiteto mineiro João Diniz propõe um conjunto habitacional para o Residencial Gameleira em Belo Horizonte, com um interessante jogo de volumes e planos e utilização de cores para personalizar os diversos blocos de apartamentos.

Edifícios Institucionais,

Algumas entidades realizaram edifícios com arquitetura de qualidade, como é o caso da sede da Ordem dos Advogados do Brasil/Mato Grosso do Sul e da Caixa de Assistência dos Advogados (através de concurso público de arquitetura). Essa última, criada pelo arquiteto paulista José Tabith, numa bem articulada composição de cheios e vazios, utiliza, de forma inteligente, o terreno e caracteriza uma solução urbana de interesse para Campo Grande, Estado do Mato Grosso do Sul.

Utilizando uma linguagem high-tech, a obra do BIT - Base de Inteligência Tecnológica - em Porto Alegre, Rio Grande do Sul, dos arquitetos gaúchos Flávio Lambert e Leonardo Koboldt de Araújo apresenta um espaço privilegiado de observação sobre a capital gaúcha, com um interessante contraste de volumes e utilização da avançada tecnologia do aço.

Dentro do tema das telecomunicações, um dos setores mais privilegiados nos últimos anos, a Torre da TV Cultura em São Paulo, do arquiteto paulista Jorge Caron, também apresenta uma solução de forte impacto visual, com a utilização de uma geometria triangular e utilização integral do aço para a estrutura, em evidência nas suas fachadas.

Equipamentos sociais relacionados à saúde

Uma das principais realizações no país neste campo é sem dúvida o Hospital Sarah Kubitscheck do mestre baiano João Filgueiras Lima, o Lelé, no qual o arquiteto propõe um sistema de aeração dos ambientes que permite condições ideais de assepsia e eliminação da incidência de infecções hospitalares. A obra do arquiteto utiliza sistemas de construção pré-fabricada, com soluções tecnológicas inovadoras.

Para a nova sede dos Laboratórios Fleury, em São Paulo, o arquiteto paulista Eduardo Martins de Mello, em parceria com os arquitetos Renata Semin e José Armênio Brito Cruz (do escritório Piratininga), criou um conjunto arquitetônico cuidadosamente implantado numa colina. A nova sede abriga atividades administrativas, laboratórios de análises clínicas, central técnica e centro de educação continuada. O paisagismo, integrado à arquitetura, foi desenvolvido pela arquiteta paisagista Rosa Grena Kliass, que ocupa atualmente a vice-presidência da IFLA - International Federation of Landscape Architects.

Em Orlândia, cidade agroindustrial do interior paulista, os arquitetos paulistas Angelo Bucci, Fernando de Mello Franco e Milton Braga, do MMBB Arquitetos, projetaram uma clínica odontológica que, dados suas linhas racionalistas, controle da insolação e grande rigor formal e construtivo do conjunto, foi selecionada em 2000 pela Fundação Mies Van der Rohe, de Barcelona, como uma das melhores obras na América Latina nos últimos dois anos.


No próximo artigo, estarei abordando outras áreas de interesse. Até lá.

Conheça o curso a distancia IBDA-SitEScola: Viabilidade Executiva em Empreendimentos na Prática de Engenharia de Custos.

Comentários

Mais artigos

A arrasadora componente tecnológica da corrupção das funções de estado

Seriam mesmo exageradas as exigências ambientais?

Como escolher o terreno certo pra construir sua casa

Documentação: o que é necessário saber antes de uma reforma

A importância de Inspeção Predial Periódica

Dicas de construção e reforma

Não esqueça a calçada na hora de reformar

Tenho que reformar, e agora?

Construir uma casa geminada: Boa ideia ou dá problemas?

Oito regras de ouro para poupar dinheiro na construção

Quais os 5 problemas mais comuns na reforma

Cuidados na compra de um imóvel usado

Vai reformar? Locação de galpão é uma opção.

Dicas para organizar a casa antes da reforma

5 vantagens do gás canalizado para sua residência

Como vistoriar o Imóvel Alugado.

Pavimento permeável

A nova perícia e o mercado imobiliário

Como conservar peças de madeira na sua casa

Dicas para reforma e ampliação de residências

Vai começar uma reforma?

Conheça (e fuja) dos erros em construções e reformas

Dez revestimentos fáceis de limpar para diferentes ambientes da casa

Mercado imobiliário: O que você precisa saber antes de comprar um imóvel?

A inclinação do terreno influencia no preço da construção de uma casa?

Nova norma para a regularização de reformas - ABNT NBR 16280

7 sinais de que sua casa precisa de uma reforma

O que é um telhado de treliça de madeira?

Qual a altura ideal para tomadas na parede: em cima, no meio ou em baixo?

Como comprar um lote com segurança: 10 principais cuidados para não ter problemas.

Imóvel na planta sem registro é crime.

Esquadrias na construção civil

Vai reformar a casa? Confira dicas importantes

Como construir duas casas em um lote ou terreno?

Ventilador de Teto: Confira as dicas para não errar na escolha.

As primeiras coisas que deve fazer agora que comprou um imóvel.

Que cuidados tomar ao contratar a mão de obra para uma reforma ou construção?

Dicas para planejar e concluir a reforma sem sofrimento

10 Cuidados para Comprar Terrenos em Loteamentos.

Dezesseis principais riscos em um canteiro de obras

Quais são as diferenças entre os vários tipos de esquadrias?

Recomendações na compra de terrenos

Concreto moderno importa tecnologia da Roma Antiga

Os cuidados que você deve ter ao contratar profissionais para sua obra ou reforma

Tenho que reformar, e agora?

Quem faz o que em um projeto de construção, reforma, decoração ?

Desperdício na obra, como evitar.

Concreto e PVC, um casamento promissor.

Normas para andar de elevador?

Acerte na Escolha do Terreno Ideal

Procedimentos Para Legalizar Uma Obra

Materiais de Construção - Como Comprar?

Quem é o profissional que vai cuidar de sua obra?

Utilização de Elevadores e Escadas Rolantes

Obras públicas: conheça seus direitos

E o terreno? Dicas de construção.

Aspectos legais, dicas de construção.

Projeto, dicas de construção.

A indústria nacional na UTI

Qualidade da acústica começa com a escolha dos tijolos

Portas e janelas de alumínio, como conservar.

Planta Baixa – Traçando linhas e medidas

Regime Diferenciado de Contratações: um erro de proporções olímpicas

Contratar ou não contratar?

Vai ter que mudar? Como planejar e organizar

Sonho da casa própria e suas armadilhas

Vale a pena comprar imóvel por meio de consórcio?

Preocupação estética reduz custos de manutenção em elevadores

Como economizar água e energia elétrica

Comércio, desindustrialização e violência

Avaliação imobiliária : a técnica vencendo a intuição

Documentação do imóvel. O que é necessário na hora da compra?

Arquitetura que cola: obra exigiu nova técnica de construção civil

Na compra de um imóvel usado, saiba avaliar as condições

Copa de 2014: É hora de falar sério, Brasil

Planejando sua construção. Ou, evitando surpresas desagradáveis.

O pior gargalo é o governo

PAC: Gargalos e tropeços!

As catástrofes não avisam, o que fazer frente a isso? - O conceito de Arquitetura Emergencial

Construção civil: Pesquisa mostra otimismo do setor com economia em 2010

11,5 Bilhões. Bondes modernos.

Incompetência para investir.

A Década da Infraestrutura.

Vai construir? Planejando para economizar.

Imóvel na praia: investimento ou despesa?

Água como material de construção

Vai construir? E os aspectos legais?

Vai construir? E o terreno?

Arquitetura brasileira contemporânea: caminhos - final

Arquitetura brasileira contemporânea: caminhos - parte 03

Dicas de construção: Quem contratar?

Serviços de engenharia e as dúvidas dos síndicos

Arquitetura brasileira contemporânea: caminhos - parte 02

Arquitetura brasileira contemporânea: caminhos - parte 01

Construção civil e sua eterna crise

Dicas de construção: e os Projetos?

Dicas para construir a casa dos seus sonhos

Construção confia em excelente 2º semestre.

A Construção Civil e seus Resíduos

Forros: além de decorativos podem ser solução para “aumentar” o pé-direito

Nova lei para elevadores e andaimes