Seu navegador não supoerta scripts

Busca

 

Artigos

 



Catálogo de Produtos Inclusivos

 

Acompanhe-nos

Facebook   Facebook

 

 

Procuramos o desenvolvimento de nosso setor, em todos os aspectos,e saúde é sempre fundamental. Nessa nova área, temos a parceria e orientação do “Grupo Faz Bem”, que é composto por vários canais de comunicação, incluindo uma Editora, TV e Rádio web. O portal de saúde e relacionamentos www.fazbem.com carrega o mix de conteúdo sendo o número um, no site de busca Google. Os artigos são todos preparados por especialistas na área de saúde e relacionamento e cuidadosamente revisado pelos jornalistas J.Washington e Darleide Alves


Acesse : www.fazbem.com

Em Saúde para Profissionais (veja mais 74 artigos nesta área)

por Redação do Fórum da Construção

Atividades para idosos: a vida começa aos 60!



A reforma é ansiada por uns, temida por outros. Independentemente do espírito com que cada pessoa encara esse acontecimento, a verdade é que o fim do trabalho profissional leva a um dos maiores problemas sentidos na terceira idade: a falta de ocupação. No entanto, não tem que ser assim.

A idade da reforma pode ser uma altura extremamente proveitosa para um idoso, desde que a saiba aproveitar ao máximo. E para isso existem muitas atividades com inúmeros benefícios, que podemos esquematizar em três áreas principais:



Benefícios de saúde: um idoso ativo será necessariamente um idoso mais saudável. Sobretudo no caso das atividades físicas, o idoso encontrará sempre uma forma de se exercitar, combatendo muitas das doenças típicas da velhice, atuando não só como agente de prevenção, mas também terapêutico para eventuais problemas já sentidos. Consoante o tipo de atividade em questão, poderá intervir em problemas de articulação, de mobilidade, mas sobretudo melhorando a circulação e o sistema cardíaco. Uma vida mais ativa, sobretudo nesta idade, levará a um aumento do bem-estar e da qualidade de vida. E além disso, algumas atividades podem ser extremamente divertidas!

Benefícios sociais: ao deixar-se envolver em uma ou várias atividades, estará a conhecer e a conviver com diferentes pessoas, partilhar experiências e vivências comuns e, sobretudo, experimentar algo de novo! Numa idade tão assolada pelo isolamento, participar em atividades com outras pessoas é a melhor forma de abrir um novo capítulo na página da vida dos idosos, que frequentemente alegam que “já viveram um pouco de tudo”. E tão errados que estão…

Benefícios psicológicos: Como consequência dos dois pontos anteriores, o aumento do bem-estar físico e social levará a que o idoso se sinta bem consigo próprio e com a vida, descobrindo (ou nalguns casos, redescobrindo) o prazer de viver. A depressão é um grave problema da terceira idade, e que melhor forma existirá de a combater, e mais ainda, de mostrar que a vida ainda tem tanto para dar e gozar?

Como vê, não faltam motivos para aproveitar estas oportunidades, e a única dúvida que deverá ter nesta altura é “o que fazer?”. Para o ajudar, temos algumas dicas!

Atividades Físicas e Desportos

O tipo de atividades que melhor concilia os três tipos de benefícios acima indicados são as físicas e desportivas e, ao mesmo tempo, são provavelmente aquelas em que encontrará maior diversidade de oferta.

As atividades físicas são vivamente recomendadas por médicos e terapeutas para todas as idades, mas ainda mais para a terceira idade. Seja no âmbito de tratar algum problema físico, ou no sentido de os prevenir, a variedade é enorme, e sempre adaptadas a cada pessoa.

Uma das ofertas mais disseminadas é a do yoga sénior, normalmente disponível em qualquer centro especializado nessa atividade. Com benefícios claros em relação à mobilidade articular, permite também melhorar o sistema cardiovascular e respiratório. Ao mesmo tempo que atua sobre o corpo, como é o objetivo do yoga, trabalha também o espírito, combatendo dessa forma a senilidade e estimulando a lucidez.

Além do yoga, existem outras atividades como a ginástica, mais virada para o plano físico mas que acaba por ter, como consequência, efeitos psicológicos muito positivos. A grande vantagem destas sessões é que são extremamente fáceis de encontrar: além da oferta privada, são organizadas aulas pontuais ou cursos periódicos por inúmeras instituições, tais como associações, câmaras municipais e muitos clubes e academias.

Tanto o yoga como a ginástica para idosos são especialmente adaptados às capacidades físicas dessa faixa etária, e além dos benefícios já referidos, terá também efeitos a nível da mobilidade geral, o que por sua vez previne quedas, um problema, com graves consequências, que tanto afeta a terceira idade.

Uma atividade que se encontra cada vez mais divulgada é a natação sénior. Aulas especializadas, não necessariamente para aprender a nadar, mas antes no sentido de promover exercício físico de manutenção num ambiente apelativo e sereno, já para não falar na diversão!

Todas estas atividades terão ainda efeitos extremamente positivos na socialização e no convívio.

Férias, Excursões e Passeios

Já pensou na quantidade de locais que não conhece, ou que gostaria de visitar novamente? A terceira idade é uma excelente fase da vida para fazer umas férias prolongadas ou participar em excursões e passeios que o levam a locais de invulgar beleza e interesse.

Tal como no caso da ginástica, também no caso das excursões são inúmeras as instituições que organizam passeios para a terceira idade, desde estatais a privadas. Excursões de um ou mais dias, é uma ótima forma de mudar de ares, aperceber-se que o mundo ainda tem muito para conhecer, e depressa se pode tornar um agradável vício: depois de participar numa não vai querer parar!

As visitas organizadas a locais de interesse cultural, patrimonial ou histórico são mais recomendadas, uma vez que não terá que se preocupar com todos os pormenores aborrecidos da viagem, mas também poderá tomar você próprio a iniciativa de preparar uma viagem. Juntando alguns amigos ou familiares, existe um mundo inteiro para descobrir

Férias Termais

Juntando o melhor de dois mundos, as férias termais permitem descobrir recantos perdidos e ao mesmo tempo cuidar da sua saúde – novamente, seja como curativo ou como prevenção. Com a vantagem de ter preços e terapias especiais para idosos, poderá encontrar um repouso absoluto e uma serenidade invulgar nos dias que correm.

Caminhadas

Se procura uma atividade que não envolva custos e que possa fazer sem grande planeamento prévio, as caminhadas são a solução ideal. É algo que poderá fazer sozinho ou na companhia de outras pessoas (por vezes é mais divertido com grupos grandes), e a distância, dificuldade e duração do percurso depende unicamente da sua vontade.

A generalidade dos centros urbanos tem percursos (demarcados ou improvisados) que pode utilizar, e tomando-lhe o gosto, pode mesmo juntar-se a grupos organizados que percorrem trilhos e caminhos perdidos.

Universidade Sénior

Porque nunca é tarde demais para aprender, existem hoje várias universidades seniores um pouco por todo o país, que lhe permitem dedicar-se a algo que por algum motivo nunca antes teve oportunidade de aprender. Em Portugal, e no Brasil, existe mais de uma centena de instituições deste tipo e a tendência é para surgirem cada vez mais, dada a enorme procura.

Através de várias disciplinas, poderá aprofundar os seus conhecimentos em áreas de enorme importância na atualidade (como informática e tecnologias da informação), aprender novas línguas, e mergulhar em temas culturais e científicos, como história, arte, trabalhos manuais (e artesanato) ciências naturais e literatura. E como em qualquer outra escola, também aqui terá oportunidade de participar em diversas “visitas de estudo”!

No entanto, se achar que um curso numa Universidade Sénior lhe ocupará demasiado tempo (habitualmente consiste no horário normal de aulas, manhã e tarde, de segunda a sexta-feira), poderá optar por um curso com uma carga horária mais reduzida mas igualmente interessante.

Tal como com as atividades anteriormente sugeridas, estas têm uma forte componente de socialização, em ambientes descontraídos e divertidos.

Atividades Culturais

Existe ainda uma infinidade de atividades ligadas à cultura, como por exemplo música, teatro, literatura. Todas as cidades têm (no mínimo) uma associação cultural onde será recebido de braços abertos, e onde poderá partilhar experiências interessantes e enriquecedoras.

Se sabe tocar um instrumento, porque não juntar-se a um grupo musical? Ou talvez experimentar subir ao palco e participar na encenação de uma peça, seja como ator ou no apoio logístico. Se tem algum talento escondido, como por exemplo uma veia artística ou alguns poemas ou contos escondidos, porque não partilhá-los com outras pessoas?

Nunca é tarde demais

Independentemente da sua escolha, o importante é acreditar que não existe uma idade limite. Tenha 60, 70, 100 ou ainda mais anos de idade, nunca é tarde demais para começar e muito menos para continuar a fazer algo que gosta. As atividades adaptam-se a diferentes idades e estados de saúde, pelo que encontrará sempre algo ideal para si.

Por isso comece hoje mesmo. Tem o direito e a obrigação de aproveitar a vida!


Fonte:www.cuidamos.com



Você conhece o "Curso a distancia IBDA - CentrodEstudos? Veja os cursos disponíveis, e colabore com o IBDA, participando, divulgando e sugerindo novos temas.

Visite nossa página no facebook -www.facebook.com/forumconstrucao - Curta, Divulgue

Comentários

Mais artigos

A importância da limpeza do ar condicionado para evitar doenças respiratórias

Alimentação saudável: por que ela é tão importante para sua vida?

A importância dos cuidados com a saúde no inverno

Como o isolamento social pode afetar a sua saúde?

Conheça os riscos da poeira na Construção Civil e como evitá-los

7 doenças que podem se originar no canteiro de obras

O que são Doenças Modernas?

Suicídio: O Que Leva Uma Pessoa a se Suicidar?

Os efeitos da solidão na saúde

10 Tipos de Acidentes Mais Comuns na Construção Civil

Oito dicas que ajudam a lidar com a pressão e o estresse

O stress e a organização no ambiente de trabalho

Tristeza natalina: por que acontece e como evitar

A importância da saúde para a competitividade das organizações

Abraços podem ajudar a prevenir estresse e outras doenças

Os 10 mandamentos de quem quer seguir uma dieta

10 principais problemas de saúde desenvolvidos no trabalho

Nove dicas para prevenir problemas de coluna

5 passos para melhorar a sua autoestima

Como cuidar da saúde, enquanto se está no trabalho?

O stress e a organização no ambiente de trabalho

Sedentarismo

Atividades para idosos: a vida começa aos 60!

Doenças do trabalho

Quais são os melhores alimentos para ter uma pele saudável?

Equilíbrio nos idosos

O Stress e Diabetes

Caminhar melhora a criatividade

Falta de exercício é principal fator de risco para mulheres

Tudo sobre o estresse

Como conversar e lidar com um idoso teimoso

Infidelidade conjugal: Prazer ou Dor?

Como é que o envelhecimento afeta a saúde sexual

Como cuidar da sua saúde durante o trabalho

6 dicas para acabar com o estresse no trabalho

Para melhorar a mente, aprenda algo realmente novo

Você não consegue julgar o comportamento dos seus amigos

É possível evitar a barriguinha da meia-idade?

Comer demais já mata mais do que fome no mundo

Sete dicas para afastar o estresse sem sair da mesa de trabalho

12 hábitos que ajudam a ter uma saúde mais plena

Como identificar os sinais de uma depressão

Leite de Soja – Propriedades Medicinais

Como tornar os dias dos idosos mais agradáveis.

Conheça mitos e verdades sobre exercícios abdominais

Como reduzir o problema do mau hálito

Andar é tão bom para o corpo quanto correr, com menos riscos

Como cuidar da sua saúde durante o trabalho

8 dicas para cuidar de uma pessoa deprimida

Civilização moderna, pessoas modernas e doenças modernas

Esclarecendo 25 dúvidas sobre o consumo de sal

Envelhecer - uma tarefa que exige cuidados simples

Os exercícios e a reciclagem do corpo

Sete hábitos para um coração saudável

Suar é importante para manter a temperatura, mas não emagrece

7 segredos para sua caminhada dar certo

Como cuidar do corpo para dominar o estresse

Pessoas bem informadas alimentam-se melhor

O que é o alongamento?

Plantas e ervas em excesso podem fazer mal à saúde!

Doces e açúcares na enxaqueca

Saúde: Seis regras de ouro para você.

Sonolência excessiva diurna, um problema atual

Filhos: os pais não tem como acompanhar o tempo todo, mas é preciso ter muito cuidado

Cogumelos, por que fazem bem à saúde?

Atividade física é qualidade de vida

Dilemas morais: Nós somos mais ou menos morais do que pensamos?

Uma maneira refrescante de cuidar da saúde: suchás

Os campeões são vegetarianos? Perguntas e respostas.

Ciúme ou medo?

Familiar deprimido? O que fazer

É hora de desintoxicar!

Relacionamentos: Como conviver com a sogra!

Alimentos saudáveis, de A a Z.

A importância da saúde na carreira profissional