Seu navegador não supoerta scripts

Busca

 

Curso a Distância - Redução do consumo de água em edificações

Curso a Distância - Eficiência Energética em Edifícios

Curso a Distância - Arquitetura Corporativa

Curso a Distância - Terra Crua

Curso a Distância - Arquitetura Acessível x Barreiras Arquitetônicas e Culturais

 

Artigos

 



Catálogo de Produtos Inclusivos

 

Acompanhe-nos

Facebook   Facebook

 

 

por Arqº Mauricio Heidi Sato

A importância do artesanato na decoração de ambientes



Passeando pelas lojas de móveis, casas de decoração e feiras de arquitetura e design, é sempre notável a presença do artesanato como parte das composições.

Seja em pequenas peças, para enriquecer um ambiente, em grandes móveis ou até mesmo como parte da construção, temos a certeza de que o artesanato é um elemento importante na linguagem estética atual.

Especialmente no Brasil, país multicultural onde essa arte é sinônimo de tradição nas mais variadas técnicas.



A popularidade do artesanato junto à arquitetura só tende a crescer, pois se trata de um produto cujo valor transcende sua mera utilidade ou estética, carregando consigo uma significativa carga cultural e agregando exclusividade aos ambientes.

Em outras palavras, o artesanato é a expressão física da cultura e da história da região, bem como do povo que a originou. Logo, possuir uma peça artesanal é poder, simultaneamente, ser dono de parte daquela cultura e compartilhá-la com todos os observadores.

Além do fator cultural, o artesanato representa o oposto da produção em massa e da homogeneidade, e, por isso, beneficia-se da tendência mundial no sentido de rejeitar, ao menos em parte, a crescente mecanização e homogeneização da cultura.

Nós arquitetos valorizamos peças artesanais por serem únicas e originais, ainda que pouco imperfeitas, pois tais características fazem parte de seu charme.

De todas as formas de artesanato, destacam-se, no Brasil, a cerâmica, a carpintaria e a tecelagem. São as formas de produção mais frequentemente vistas em projetos arquitetônicos e de decoração em nosso País, além de muito difundidas, duráveis, variadas e amplamente disponíveis em grandes centros urbanos, se comparadas a outras modalidades.


Parcerias entre artesãos e arquitetos são cada vez mais comuns, pois a dinâmica entre estes dois profissionais da arte atua como um facilitador, tanto para o arquiteto, na hora de especificar uma peça para determinado ambiente, quanto para o artesão, no momento de divulgar a sua obra.

Por isso, para que um artesão tenha sucesso no meio da arquitetura e do design, são fatores imprescindíveis confiabilidade, profissionalismo, talento e atenção às tendências no ramo.

Não há dúvidas de que o artesanato sempre acompanhou a arquitetura e a decoração de interiores, sendo elemento de grande importância na hora de personificar e adicionar cultura a um ambiente, como duas formas de arte que se complementam.



Maurício Heidi Sato, é formado em Arquitetura e Urbanismo e possui especialização em Arquitetura de Interiores.



Fonte:www.portaldeartesanato.com.br



Você conhece o "Curso a distancia IBDA - CentrodEstudos? Veja os cursos disponíveis, e colabore com o IBDA, participando, divulgando e sugerindo novos temas.

Visite nossa página no facebook -www.facebook.com/forumconstrucao - Curta, Divulgue

Comentários

Mais artigos

Dicas para restaurar móveis de madeira

A arte da marmorização

Sugestões para decorar sua casa com artesanato

Como Decorar com Artesanato

Transforme simples garrafas em lindos objetos de decoração.

Objetos artesanais para sala

Ladrilho Hidráulico – artesanato na arquitetura

Como fazer garrafas de vidro decoradas

Decoração de cozinha com artesanato

Arte na Decoração. Decore Sua Casa Com Artesanato

A importância do artesanato na decoração de ambientes

5 ideias de decoração artesanal de Natal

Transferência no MDF com thinner

O que é e como fazer a decoupage (ou decoupagem)

O que é patchwork?

Como Decorar com Artesanato

Arte decorativa

A origem do Artesanato