Seu navegador não supoerta scripts

Busca

 

Curso a Distância - Redução do consumo de água em edificações

Curso a Distância - Eficiência Energética em Edifícios

Curso a Distância - Arquitetura Corporativa

Curso a Distância - Terra Crua

Curso a Distância - Arquitetura Acessível x Barreiras Arquitetônicas e Culturais

 

Artigos

 



Catálogo de Produtos Inclusivos

 

Acompanhe-nos

Facebook   Facebook

 

 

por Arqª Vanessa Graner

Ladrilho Hidráulico – artesanato na arquitetura



Há algum tempo os revestimentos decorativos ganharam uma gama de variedades incrível! O Ladrilho Hidráulico continua sendo meu queridinho, apesar de tantos outros revestimentos que se assemelham ou imitam os desenhos e motivos dos ladrilhos, porém em outro material.

Sua produção artesanal continua até hoje, peça por peça! Precisa de 30 dias para ficar pronto e exige impermeabilização para evitar manchas. O ladrilho Hidráulico é considerado centenário, de alta resistência, alta durabilidade, e muito versátil! Assim como um quadro, pode ter uma infinidade de desenhos e cores!

Formas de Usar. Uma das formas mais legais de usar o ladrilho é na cozinha, acima da bancada da pia ou uma parede para dar aquela colorida na copa.



No entanto, o ladrilho é tão versátil que já foi para todos os cantos da casa! Do lavabo até a sala, traz personalidade para qualquer ambiente.


E não poderia deixar de citar o ladrilho hidráulico usado em ambientes comerciais, como lojas, e principalmente em restaurantes e botequins, que tem tudo a ver! Piso, parede, balcão, o negócio é ousar com os desenhos dos ladrilhos artesanais!


Onde surgiram. Os ladrilhos hidráulicos tem procedência bizantina se propagaram por países como França, Itália, Espanha e Portugal. Criados para decorar a principio as paredes, seu uso estendeu-se aos pisos!

No inicio as peças eram importadas para o Brasil, e no final do século XIX as técnicas de manufatura foram passadas aos imigrantes italianos residentes no Brasil, e começaram a ser instaladas aqui as primeiras fábricas.

Assentamento. Os ladrilhos hidráulicos artesanais são bastante porosos, por isso recomenda-se que sejam colocados lado a lado antes de assentá-los, pois devem estar sem pó, limpos e secos. A resina deve ser aplicada após o assentamento, com intervalos de demãos de 8 horas. Isso vai garantir o brilho e longevidade das peças! E ainda recomenda-se a manutenção com uma cera líquida incolor, que ajudará a manter a resina. Ufa! Tudo isso para manter sempre vibrante e lindo seu ladrilho artesanal!


Fonte:www.vanessagraner.com



Você conhece o "Curso a distancia IBDA - CentrodEstudos? Veja os cursos disponíveis, e colabore com o IBDA, participando, divulgando e sugerindo novos temas.

Visite nossa página no facebook -www.facebook.com/forumconstrucao - Curta, Divulgue

Comentários

Mais artigos

Como escolher o verniz para decoupage?

Dicas para restaurar móveis de madeira

A arte da marmorização

Sugestões para decorar sua casa com artesanato

Como Decorar com Artesanato

Recicle ideias nesse natal!

Transforme simples garrafas em lindos objetos de decoração.

Objetos artesanais para sala

Ladrilho Hidráulico – artesanato na arquitetura

Como fazer garrafas de vidro decoradas

Decoração de cozinha com artesanato

Arte na Decoração. Decore Sua Casa Com Artesanato

A importância do artesanato na decoração de ambientes

5 ideias de decoração artesanal de Natal

Transferência no MDF com thinner

O que é e como fazer a decoupage (ou decoupagem)

O que é patchwork?

Como Decorar com Artesanato

Arte decorativa

A origem do Artesanato