por Arqª Nadine Voitille
Artesanato é o produto do trabalho realizado por um artesão, utilizando ferramentas simples, em pequena escala e executando todas as etapas da produção: do projeto ao acabamento final da peça.
Diferentemente dos produtos industriais, a peça artesanal possui forte identidade por ter características únicas. Exemplos de artesanato: pinturas (em cerâmica, madeira, vidro, metal,...), patchwork, biscuit, tecelagem, dentre tantos outros exemplos.

Armazém do Artesanato, da Arquiteta e Designer Viviane Domanico.
Artesanato: um produto sustentável
Valorizar o artesanato local é uma atitude sustentável: estimula o uso de materiais locais (como fibras naturais e barro), a reciclagem e o emprego de várias pessoas (inclusão social e mais renda).
É um produto da cultura popular e diretamente ligado à sustentabilidade social, econômica e ambiental.
O Artesanato na Decoração – uma Tendência Atual
Peças artesanais trazem personalidade à decoração. Podem ser utilizadas junto com outras peças de design, conferindo vida e estilo aos ambientes
Ao criar um contraste com outros elementos, como móveis revestidos com laca branca, criam efeitos interessantes e estimulam os sentidos.
O artesanato é uma tendência da decoração atual:
Está ligado à ideia de
reciclar e reinventar:
Utiliza matéria-prima nativa –
ecologia / sustentabilidade;
Está diretamente relacionado à
cultura popular;
Estimula fortemente os sentidos –
sensorialismo;
Como Utilizar o Artesanato na Decoração?
As cores e as texturas do artesanato quebram a rigidez de móveis retos, trazendo calor e aconchego para os ambientes.
Confira abaixo algumas ideias e dicas para sua decoração:
Mandalas: o ideal é criar composições utilizando 2 ou 3 objetos. Podem ser fixadas na posição horizontal, vertical ou ainda “soltas” criando um volume diferenciado. Onde utilizar? Halls de entrada, salas de estar e jantar, cozinhas e escritórios.
Painéis e Quadros: se optar por um painel de tamanho grande e horizontal, deverá escolher apenas uma obra, pois será o ponto focal do ambiente. Se forem objetos menores, poderá criar composições formando uma figura maior a qual também será um ponto focal de interesse decorativo. Onde utilizar? Quartos (atrás da cama), salas de jantar (na parede principal da mesa de jantar ou na parede do aparador), salas de estar (atrás do sofá) e escritórios (em uma parede que tenha destaque, que seja vista a partir da porta de acesso principal).
Artesanato Têxtil: Almofadas coloridas conferem aconchego e vida ao ambiente. Servem como apoio para a cabeça, para os pés e para as costas. Onde Utilizar? Em salas de estar, salas de TV e quartos.
Artesanato em Madeira: potes servem petiscos e gamelas (tigelas) podem ser utilizadas como fruteiras ou para servir.
Cerâmica: pode ser decorativa ou utilitária. É um elemento delicado e charmoso. Remete ao passado e gera a sensação de conforto e bem-estar caseiro.
Ideias para sua Decoração
Inserir peças de artesanato na decoração não é uma tarefa difícil, mas exige atenção e sensibilidade. Confira abaixo alguns projetos que merecem destaque:

Esta imagem é de uma mostra desenvolvida para a Fenart. Fonte: Casa de Valentina

Atelier Têxtil da Arq. Letícia Silva Caldart e Arq. Leonardo Caldart.

Armazém do Artezanato, de Fernanda Julião. Destaque para a madeira rendada utilizada na parede e no teto.
Arqª Nadine Voitille, Arquiteta especialista em projetos de interiores comerciais e residenciais. Sócia diretora do Portal Clique Arquitetura
Fonte:cliquearquitetura.com.br
Você conhece o "Curso a distancia IBDA - CentrodEstudos? Veja os cursos disponíveis, e colabore com o IBDA, participando, divulgando e sugerindo novos temas.
Visite nossa página no facebook -www.facebook.com/forumconstrucao - Curta, Divulgue
Comentários
Mais artigos