Seu navegador não supoerta scripts

Busca

 

Artigos

 



Catálogo de Produtos Inclusivos

 

Acompanhe-nos

Facebook   Facebook

 

 

por Lizama Campos

Como escolher o verniz para decoupage?



Há vários tipos de vernizes, mas é preciso escolher adequadamente. E esta escolha está atrelada ao estilo que você quer dar a caixa decorada:

- Estilo rústico - verniz acrílico fosco
- Estilo Fashion - verniz vitral
- Estilo moderno - verniz acrílico semi brilho e geral


É só exemplos, você pode ter o seu estilo e escolher o verniz, porém pode-se fazer uma mistura em certas partes das caixas decoradas. Neste caso observe em qual parte fica melhor um ou outro.


Nesta caixa de maquiagem decorada com decoupage(figura 1), usei o verniz acrílico fosco por fora e numa bandeja interior dela fiz a decoupage com guardanapo, esperei secar uns 20 minutos e derramei o verniz vitral, sim derramar, não usei pincel, mas tem que ter cuidado, não pode derramar uma grande quantidade, e logo em seguida espalhe o verniz mexendo um pouco a caixa.

O verniz vitral demora mais tempo para secar, portanto leia a embalagem. O clima da cidade também influencia, se for úmido demora mais. Ele também é usado como preparação para a pintura de potes de vidro, como é explicado neste post.

Dica:

Se for fazer decoupage com guardanapo ou com jornal, antes da aplicação, passe verniz spray fosco, pois facilita na hora da decoupage.

Se for fazer decoupage com papel ou com papel de presente pode passar a própria cola para decoupage, pois a cola impermeabiliza o papel, mas apenas para uma pequena Decoupage. Se for grande, antes de fazer passe goma laca incolor ou goma laca indiana se quiser dar um toque envelhecido.

Espere secar e faça a decoupage, espere secar mais ou menos duas horas e depois passe o verniz acrílico. Cuidado para não carregar muito o pincel, espere secar e passe outra demão, não somente na decoupage mas em toda a caixa de maneira uniforme.

obs: Os vernizes acrílicos demoram em torno de 30min para secar e nunca use pincel sujo e molhado, as cerdas não podem ter nenhum resíduo de tinta e poeira.

Para aplicar qualquer verniz, o pincel deverá ter as cerdas macias, para não deixar as marcas das mesmas.

O verniz spray é bem prático, mas vá com calma para não colocar muito e o verniz escorrer, prejudicando o acabamento.

Quando terminar a caixa ( depois da secagem completa da caixa) passe lustrador de móveis na parte debaixo e nas bordas da caixa, para proteger esta área mais sensível.

Esta caixa com a decoupage da Audrey Hepburn recebeu o verniz spray acrílico semi-brilho. Confira clicando aqui para saber como se faz a textura com papel executada na parte inferior desta caixa.



Lizama Campos, Formada em Psicologia Clínica, autodidata em Feng Shui e poetisa, coloca sua sensibilidade e conhecimento a favor da arte executando peças em mdf, decoupage e bordados em fita de cetim.(lizamaatelier.blogspot.com.br)



Visite nossas páginas no facebook -www.facebook.com/forumconstrucao e Twitter - www.twitter.com/forumconstrucaoCurta, Divulgue

Comentários

Mais artigos

5 dicas para decorar gastando pouco

Elementos artesanais: materiais e texturas para enriquecer os ambientes da casa.

Manual da personalização: serigrafia

É tendência: artesanal na decoração

Artesanato em madeira: 5 dicas para decorar o jardim!

Decorando a casa com produtos artesanais

Como escolher o verniz para decoupage?

Dicas para restaurar móveis de madeira

A arte da marmorização

Sugestões para decorar sua casa com artesanato

Como Decorar com Artesanato

Transforme simples garrafas em lindos objetos de decoração.

Objetos artesanais para sala

Ladrilho Hidráulico – artesanato na arquitetura

Como fazer garrafas de vidro decoradas

Decoração de cozinha com artesanato

Arte na Decoração. Decore Sua Casa Com Artesanato

A importância do artesanato na decoração de ambientes

5 ideias de decoração artesanal de Natal

Transferência no MDF com thinner

O que é e como fazer a decoupage (ou decoupagem)

O que é patchwork?

Como Decorar com Artesanato

Arte decorativa

A origem do Artesanato