Seu navegador não supoerta scripts

Busca

 

Artigos

 



Catálogo de Produtos Inclusivos

 

Acompanhe-nos

Facebook   Facebook

 

 

por Redação do Fórum da Construção

É tendência: artesanal na decoração



O conceito de handmade, o aumento do consumo local de artesanato e a valorização da matéria-prima do nosso país são alguns fatores que fazem esse décor ganhar cada vez mais espaço em nossos lares.

A seguir, você vai conhecer mais sobre essa tendência na decoração e algumas formas de dar uns toques artesanais na sua casa! Confira!


A tendência do artesanal na decoração

A pandemia do coronavírus tem trazido muitas mudanças em nossas vidas. Uma delas foi a necessidade de passar mais tempo em casa devido ao período de quarentena. Como consequência, o próprio conceito de conforto no lar se alterou.

Para se sentirem mais acolhidas e com mais aconchego, as pessoas começaram a perceber a importância de objetos afetivos, com toque regional e que transmitam a sensação de pertencimento.

Somado a isso, o atual cenário levou as pessoas a se conscientizarem do quanto é importante apoiar o comércio local e incentivar o artesão da nossa cidade.

Para se ter uma ideia da importância desse setor, segundo os dados do IBGE, divulgados pelo Sebrae, 10 milhões de pessoas vivem da produção de artesanato no Brasil, movimentando R$ 50 bilhões por ano.

Abrir os olhos para essa realidade tem levado o consumidor a valorizar mais as peças autorais e de pequenos empresários, fortalecendo a tendência do artesanal cada vez mais.

Artesanato consciente

O mundo está cada vez mais preocupado em adotar atos ecologicamente corretos e materiais que causem menos impacto ao meio ambiente. Nesse contexto, o consumo consciente e as atitudes sustentáveis andam lado a lado com o artesanato.

A produção artesanal ecologicamente amigável inclui o trabalho, por exemplo, com:

- Recicláveis e reutilização de materiais;
- Latinhas;
- Potes de vidros;
- Pedaços de madeira.


Essa é uma ótima forma de valorizar o trabalho do artesão, contribuindo para gerar renda para esse setor e, ao mesmo tempo, para a preservação do meio ambiente. E mais: você ganha produções autênticas e exclusivas para a sua casa.

Técnicas artesanais

Algumas técnicas de artesanato já vêm sendo adotadas por mais e mais pessoas há décadas, mostrando que a tendência só se fortalece.

Uma delas é o macramê, técnica em que todo o trabalho com fios é feito manualmente, sem qualquer uso de máquinas. O trabalho pode ser usado em:

- Decoração de parede;
- Decoração de garrafas;
- Suporte para plantas.


Outra técnica artesanal é o crochê, que, embora muito antiga, vem se tornando atualmente uma produção cada vez mais atrativa e rentável. O trabalho feito a mão e a textura das linhas conferem um ar mais aconchegante à casa, podendo ser usado como:

- Manta em camas ou sofás;
- Capas de almofadas;
- Tapetes;
- Cortinas.


Fibras naturais

Mais uma tendência do artesanal na decoração é o uso de produtos feitos de fibra natural. Os cestos de palha, por exemplo, são famosos por trazer aconchego aos lares, com um toque de identidade e afetividade.

A cestaria é uma técnica em que as tramas também são feitas à mão, resultando em um produto único. A textura, as cores das fibras e a variedade dos pontos utilizados são ótimos para enriquecer a decoração.

E você não precisa utilizar as peças de fibras naturais apenas em um décor rústico. Você também pode inserir referências contemporâneas, misturar com outros estilos e dar um toque todo personalizado.

Feiras de artesanato

Outra forma de levar o toque artesanal para sua casa e apoiar a produção local é frequentar as feiras de artesanato. Nesses locais, você pode encontrar os mais variados tipos de trabalho, incluindo:

- Peças raras;
- Antiguidades;
- Objetos decorativos para casa;
- Redes e colchas;
- Bonecos de pano;
- Objetos de madeira;
- Vasos;
- Tapeçaria;
- Pinturas;
- Utensílios em cerâmica;
- Objetos bordados;
- Esculturas;
- Quadros.





Fonte:weg.net/artesanato




Visite nossas páginas no facebook -www.facebook.com/forumconstrucao e Twitter - www.twitter.com/forumconstrucaoCurta, Divulgue





























Comentários

Mais artigos

Manual da personalização: serigrafia

É tendência: artesanal na decoração

Artesanato em madeira: 5 dicas para decorar o jardim!

Decorando a casa com produtos artesanais

Como escolher o verniz para decoupage?

Dicas para restaurar móveis de madeira

A arte da marmorização

Sugestões para decorar sua casa com artesanato

Como Decorar com Artesanato

Recicle ideias nesse natal!

Transforme simples garrafas em lindos objetos de decoração.

Objetos artesanais para sala

Ladrilho Hidráulico – artesanato na arquitetura

Como fazer garrafas de vidro decoradas

Decoração de cozinha com artesanato

Arte na Decoração. Decore Sua Casa Com Artesanato

A importância do artesanato na decoração de ambientes

5 ideias de decoração artesanal de Natal

Transferência no MDF com thinner

O que é e como fazer a decoupage (ou decoupagem)

O que é patchwork?

Como Decorar com Artesanato

Arte decorativa

A origem do Artesanato