Seu navegador não supoerta scripts

Busca

 

Artigos

 



Catálogo de Produtos Inclusivos

 

Acompanhe-nos

Facebook   Facebook

 

 

Em Revestimentos, Tintas e Vernizes (veja mais 54 artigos nesta área)

por Redação do Fórum da Construção

O que é madeira laqueada?



Desde os primórdios da história humana usamos elementos que a natureza oferece para sobrevivermos e montarmos as nossas sociedades. Ao longo de todos os anos passados, a tecnologia evoluiu e o mundo mudou, mas continuamos tendo a natureza como o bem mais importante para a nossa vida na Terra.


Em todo esse tempo, um dos elementos mais utilizados por nós humanos é, sem nenhuma dúvida, a madeira. Usada para manter as fogueiras acesas, montar estruturas primárias de casas e comunidades, a madeira está até os dias de hoje presente no nosso dia a dia.

No entanto, como muitos de vocês já sabem, a tecnologia evoluiu – e continua evoluindo – de maneira impressionante. E isso fez com que o uso da madeira também fosse mudado e moldado para os nossos interesses. Uma das formas dessas mudanças é o trabalho que se faz atualmente em móveis e outros itens de madeira, para que eles fiquem visualmente mais agradáveis e até durem por mais tempo.

Dentre várias outras formas de trabalhar esse material, uma das mais utilizadas e mais eficazes é a laqueação de madeira. Nesse artigo iremos falar mais sobre esse processo e sobre as características de uma madeira laqueada. Leia todo o texto e descubra informações interessantes sobre o assunto!

O que é o processo de laqueação de madeira?

O processo de laqueação de madeira, também chamado de processo de laqueamento, consiste, basicamente, na passagem de múltiplas camadas de laca na superfície de um elemento constituído de madeira. Para entender melhor o que acontece, é necessário, antes de tudo, ter o conhecimento do que é, de fato, a laca.

A laca é um tipo de mistura, muito utilizada para o acabamento em móveis. Ela é feita com base em uma pintura automotiva e, até por isso, possui bastante resistência contra arranhões e outros acontecimentos possíveis.

Essa substância tem como suas principais propriedades selar a superfície de móveis, eliminando riscos e deixando-os mais resistentes. Além disso, há pessoas que dizem que ele produz um efeito bastante agradável aos olhos de quem vê.

A madeira laqueada – e, consequentemente, os móveis laqueados – tiveram seu maior sucesso em meados da década e 70 e começo da década de 80. No entanto, como grande parte das coisas nesse mundo, esse tipo de acabamento está de volta à moda, sendo uma boa opção para quem gosta de design de interiores!

Só a madeira pode ser laqueada?

Bom, a laca é um acabamento que tem base em pintura automotiva, ou seja, é originalmente usado em metal. Dessa forma, é fácil imaginar que ele não pode ser aplicado apenas em madeira. No entanto, quando o assunto é design de interiores – ou até exterior – e móveis, o mais comum é que essa mistura seja aplicada em móveis de madeira.

Outros materiais como ferro e vidro também podem ter a laca aplicada.

Características de uma madeira laqueada

Caso você não conheça uma madeira laqueada, deve estar muito curioso para saber como é, visualmente, esse tipo de material. Pois saiba que é bem provável de possuir um aí mesmo em sua casa. Grande parte da madeira de guarda-roupas passa por esse processo, visto que é um móvel que precisa de uma durabilidade maior.

Existem duas possibilidades de visual para uma madeira laqueada: fosco ou brilhoso. Neste caso, o último possui uma utilização bem maior do que o primeiro. Um dos melhores pontos relacionados ao processo de laqueação é a recuperação do seu móvel. Isso acontece pelo fato de que, através dele, móveis antigos que estão perdendo a sua cor podem parecer cheios de vida novamente!

Posso fazer madeira laqueada em casa?

O mais indicado é que o processo de laqueação de madeiras seja feito por um profissional, o qual já tenha intimidade com as técnicas e saiba deixar o móvel impecável. No entanto, caso você seja aquele tipo de pessoa que prefere fazer tudo com as próprias mãos, poderá sim fazer a madeira laqueada em casa.

Apesar disso, você precisará de algumas coisas, como uma laca de boa qualidade, lixadores de madeira em de vários níveis e velocidade e um bom espaço para trabalhar, como uma oficina. Além disso, um dos principais fatores que você irá precisar é a paciência. Isso se dá pelo fato de que, apesar de não ser um processo muito difícil, a laqueação de móveis pode ser bem demorado, o que irá demandar muito tempo do seu trabalho!

Quais as vantagens da madeira laqueada?

Como falamos anteriormente, a madeira laqueada precisa passar por um processo, o qual pode ser muito lento e demorado, demandando uma paciência invejável do indivíduo. Por esse motivo, ela tem que valer a pena, não é mesmo? Diante disso, falaremos agora das principais vantagens desse tipo de acabamento.

Em primeiro lugar, uma madeira laqueada irá durar por muito mais tempo do que um elemento sem esse acabamento. Inclusive, esse processo é muito utilizado por aquelas pessoas que desejam recuperar os seus móveis velhos.

Além disso, um móvel de madeira laqueada poderá dar um toque de charme a mais na sua casa. Como foi muito usado na década de 70 e 80, esse elemento dá um toque de “vintage” muito legal! Ademais, a laca pode ser encontrada em diversas cores, do transparente até o amarelo, permitindo que a sua criatividade crie combinações de cores muito legais.


Fonte:madepal.com.br


Visite nossas páginas no facebook -www.facebook.com/forumconstrucao e Twitter - www.twitter.com/forumconstrucaoCurta, Divulgue

Comentários

Mais artigos

Pastilhas de vidro: descubra as vantagens e desvantagens do material

Como pintar uma parede já pintada? Confira 6 dicas!

Dicas e truques para pintores de parede

Revestimento para parede externa: escolha o ideal

Como Funciona o Verniz para Pisos de Madeira?

Piso para área externa: tudo o que você precisa saber antes de reformar

5 dicas impecáveis para escolher o revestimento para cozinha

Tinta para Piso: indicações para cada tipo de revestimento!

O que é madeira laqueada?

Como pintar paredes: 8 erros que você comete

Conheça os principais tipos de verniz e dicas para utilização em madeira

Qual é a diferença entre os vários tipos de tinta?

Como escolher o melhor revestimento para o seu banheiro

Quais as vantagens dos revestimentos (e pisos) cimentícios

Tipos de pedras no revestimento de paredes

Como aplicar verniz na madeira

Como escolher as cores para pintar a minha casa

O que é melhor? Tintas ou Texturas?

Como usar revestimentos de parede

Revestimento de parede externa em pedra

Como pintar móveis de formica

Como aplicar verniz na madeira

Textura de parede: uma forma agradável no revestimento

Revestimentos para piscinas

Como escolher a tinta ideal para o seu ambiente

Pintura na Construção Civil

Dicas de reforma: pintura de parede.

Como escolher o revestimento de parede ideal

Como remover uma textura e deixar a parede lisa novamente?

Tipos de vernizes

As Tintas na Proteção Anticorrosiva

Usando a cor para aumentar o ambiente

Paredes externas: dicas de revestimento

Como envernizar madeiras

Tipos de grafiatos e texturas

O poder da cor na decoração de interiores

Como escolher as cores de tinta para pintar a casa

13 dicas para sua pintura ficar mais fácil.

Pintura de móveis antigos: dicas.

3 regras para decorar com cor em espaços pequenos

O Cobre na Arquitetura

Azulejos, dicas de assentamento.

Revestimentos para banheiros, o que usar?

Fachadas: causas comuns de ruína

A importância das cores

Pensando em fazer uma textura na parede?

Como combinar as cores da casa com a decoração

Repintura sem sustos

Revestimentos sustentáveis

Evitando problemas durante pintura de imóvel

Orientações e cuidados para revestimento de piso com pedras naturais

O mistério do marketing das lajotas quebradas

Preservação arquitetônica e as Peles de vidro

Como conservar e dar brilho aos objetos de madeira

Com que tinta eu vou?