Seu navegador não supoerta scripts

Busca

 

Artigos

 



Catálogo de Produtos Inclusivos

 

Acompanhe-nos

Facebook   Facebook

 

 

O Studio GRIF de Arquitetura, Interiores e Design cria e executa todas as etapas do projeto - do estudo original
ao produto final, em busca da melhor relação
qualidade x preço.

Acesse : www.ignezferraz.com.br
Arquitetura Corporativos Design Residenciais Mostra
Arquitetura
Corporativos
Design
Residenciais
Mostra

Em Soluções Arquitetônicas e Ideias Criativas (veja mais 53 artigos nesta área)

por Redação do Fórum da Construção

6 dicas para planejar melhor o espaço da sua casa



O projeto de uma casa organizada começa bem antes da obra, ainda na elaboração das plantas arquitetônicas. Nelas, pequenos detalhes devem ser levados em consideração, pois no final eles farão uma grande diferença, trazendo economia e conforto à sua residência.

Se você ainda está na etapa de planejamento e já se preocupa com o bom aproveitamento dos quartos e cômodos, leia nosso artigo com tudo que você precisa saber antes de construir sua casa. Já nas casas construídas, seguir alguns preceitos de design e engenharia civil podem fazer a diferença.



Veja as 6 dicas que trouxemos para te ajudar na tarefa de planejar o espaço da sua casa:

1- Posicione os cômodos pensando na incidência solar

Imagine a seguinte situação: o seu escritório fica voltado para o oeste. Consequentemente, receberá luz mais fortemente do meio dia ao anoitecer, período mais quente do dia. É provável que, dessa forma, trabalhar neste local cause desconforto e consequentemente dores de cabeça.

Pensar em como aproveitar bem a luminosidade natural na fase do planejamento de uma construção do zero, ou apenas de uma reforma, é um dos principais fatores que determinarão se você terá uma boa qualidade de vida futuramente no ambiente.

Isso sem falar na economia que isso pode trazer na conta de luz!

Analisando a incidência solar na prática

Cada construção deve levar em conta a incidência solar da região em que está inserida, no caso do Rio, a face norte fica quente no inverno e fresca no verão. Já se tratando dos lados leste e oeste, o primeiro costuma receber sol desde o nascer até o meio dia (um cômodo com janelas voltadas para essa região é aquele que costumamos ver nos anúncios de jornal caracterizado como “sol da manhã”); e o segundo (conhecido como “sol da tarde”) costuma ser o mais problemático, pois recebe sol do meio dia até o fim da tarde, justamente o período mais quente do dia, como citado no início do texto. Por fim, a parte sul costuma receber muito pouca radiação solar ao longo do ano, sendo o lugar mais fresco da edificação.

Então, perceba que no Rio de Janeiro o lado norte é ideal para uma sala de estar, por exemplo. Já a parte sul pode ser uma boa opção para a cozinha, por ser um cômodo comumente quente. A região leste da casa costuma ser mais agradável para a distribuição dos quartos, enquanto que a oeste é geralmente evitada, sendo utilizada para ambientes de menor importância, como áreas de serviço.

2- Pense em como será a ventilação

De que adianta não sofrer de calor na sua casa, mas se sentir num lugar abafado? Tomando como exemplo o Rio de Janeiro, onde as temperaturas e a umidade costumam ser elevadas, lançar mão de aproveitar a ventilação natural é um ótimo recurso. Poderia-se dizer até fundamental para a vida não só nessa cidade, mas no Brasil todo, ainda mais se você for considerar o aumento nos gastos com eletricidade ultimamente e estiver pensando em economizar diminuindo o tempo que o ar-condicionado fica ligado.

Você já ouviu falar em ventilação cruzada? Esse tipo de ventilação compreende colocar vãos como portas e janelas em paredes opostas ou adjacentes e na orientação dos ventos locais (ex: norte-sul, leste-oeste). Percebeu como é bom? Se não, basta pensar que assim você coloca os lugares para entrada e saída dos ventos na direção do fluxo deles na região da sua construção.

3- Não deixe o banheiro em áreas de uso comum

Imagine só você recebendo visitas e em certo momento resolve tomar um banho. Quando termina, você se enrola na toalha e vai em direção ao seu quarto, passando bem onde se encontram as visitas. Ou então, leva todas as suas roupas para o banheiro e troca de roupa lá. As duas situações são desagradáveis, concorda?

Um equívoco muito comum cometido na hora de elaborar o layout de uma casa é colocar o banheiro com vista para áreas de uso comum. Na hora do planejamento da sua planta baixa, deve-se ter o cuidado para que a porta do banheiro não fique totalmente de frente para as salas, nem a cozinha. O ideal é que ele fique próximo aos quartos, em um corredor, por exemplo, e se for só um banheiro para toda a casa, que tenha fácil acesso também para as visitas. Assim você garante a privacidade de quem o utiliza e evita desconfortos para os presentes.

4- Agrupar as áreas molhadas

As instalações hidráulicas correspondem de 7% a 11% do valor total da obra. Porém, utilizando alguns artifícios, o custo com as tubulações hidráulicas pode ser reduzido.

Para isso as áreas molhadas, ou seja, banheiros, cozinhas e áreas de serviço devem estar próximas. Além dessa proximidade, quando dois desses cômodos forem adjacentes, compartilhar a mesma parede hidráulica também é uma alternativa econômica.

Outro detalhe importante que reduz os custos é o posicionamento da caixa d’água. Este deve ser feito preferencialmente perto dessas áreas molhadas. Assim, a pressão da água nos equipamentos será maior e o gasto com tubulações para a distribuição será menor.

5 – Divisão de cômodos sem paredes

Um truque muito usado atualmente é a utilização de móveis e objetos para separar espaços diferentes. Além de não precisar passar por todos os transtornos de uma obra, que seria necessária para levantar uma parede, essa ideia é prática, mais barata e dá a sensação de que o espaço do cômodo é maior. Esse truque é bastante utilizado (e recomendado) em espaços pequenos. Mas funciona para qualquer tipo de espaço, até os mais amplos!

Alguns exemplos de como separar ambientes:

1 – Use um biombo

Além de práticos, biombos são bonitos e podem ser um toque a mais na decoração do ambiente

2 – Coloque uma estante

É ideal para ambientes pequenos, onde se quer poupar e planejar o espaço, pois além de separar ambientes, serve para guardar livros, etc.

6 – Imaginar disposição dos móveis em vez de só fazer a planta

A maioria das pessoas, ao construir uma casa, se preocupa mais com a planta e não tanto com os móveis. Mas a disposição dos móveis é algo extremamente importante para se levar em consideração ao planejar o espaço ou um cômodo. Por exemplo: você pode construir uma sala imensa e mobiliá-la de modo a parecer um ambiente muito menor. Do mesmo modo, você pode ter um cômodo pequeno que, se mobiliado do jeito certo, pode parecer muito mais amplo.

Antes de escolher os móveis, faça um esboço do cômodo e da disposição que pretende fazer. É importante deixar espaço suficiente para a circulação e não “amontoar” coisas demais em um ambiente.

Outra dica para planejar o espaço é apostar em móveis planejados: eles são uma ótima opção para ambientes pequenos, onde se quer otimizar ao máximo o espaço disponível. Além disso, espelhos também podem ser usados para criar a ilusão de que o cômodo é maior.



Fonte:fluxoconsultoria.poli.ufrj



Visite nossas páginas no facebook -www.facebook.com/forumconstrucao e Twitter - www.twitter.com/forumconstrucaoCurta, Divulgue


Comentários

Mais artigos

Cozinha conceito aberto ou fechado? Como escolher a melhor opção

Inovação na Arquitetura: 5 tendências que inspiram o futuro do segmento

Como a tecnologia ajuda o mercado de arquitetura e reformas

Confira 3 tendências tecnológicas na arquitetura

O que é mezanino e para que ele serve?

Arquitetura moderna: o que é, origem, características e obras

Projeto Arquitetônico: entenda porque toda construção precisa de um

A influência da tecnologia na arquitetura

Como inovar usando a arquitetura digital?

Qual a importância da inovação na arquitetura?

Repagine sua casa com um pergolado na fachada!

Criatividade em projetos de arquitetura: descubra os mitos!

Casas de madeira: quais as vantagens e desvantagens?

6 dicas para planejar melhor o espaço da sua casa

Tendências de arquitetura de casas que você precisa conhecer

Soluções para a reforma de casa antigas

Sala para dois ambientes: a melhor forma de ampliar espaços

Mezaninos para residências

Soluções de arquitetura e decoração tornam a casa aliada na economia de água e energia

Dicas para inovar na decoração de sua casa

Soluções arquitetônicas promovem bom isolamento acústico

Soluções arquitetônicas que melhoram o dia a dia do casal

10 Maneiras de modernizar sua cozinha

Apartamentos pequenos: 12 dicas para aumentar espaços

Lofts sofisticados

Elevador interno ou externo?

Como Ampliar Pequenos Ambientes

Soluções arquitetônicas que melhoram o dia a dia do casal

10 formas de tornar um espaço pequeno, maior!

Perguntas e respostas sobre casas de madeira

O projeto da casa começa com um diálogo franco com o arquiteto

Casa pré-fabricada de madeira? Dicas para sua compra.

Falta de espaço é solucionado com pequenas soluções arquitetônicas

Varandas grandes ou pequenas, um espaço para relaxar!

Um banheiro a mais

Soluções arquitetônicas: uma casa adequada ao seu estilo de vida. - parte 2

Soluções arquitetônicas: uma casa adequada ao seu estilo de vida.

Lareira, como planejar.

Arquitetura, como fazer bonito, barato e com bom gosto

Novos Paradigmas da Arquitetura Contemporânea

(R)evolução dos Home Theaters

Os 10 Mandamentos da Casa de Praia

O TAV (Trem Bala) e a tecnologia nacional

Casa de bambu é leve, barata e à prova de terremotos

Construções em bambu

Alguns conceitos atuais de Arquitetura

Urbanismo: um novo centro para Marselha

Vidros seletivos, produtos de última geração na linha de controle solar

Arquitetura de Exportação – SIM ou NÃO?

PVC na arquitetura: beleza, funcionalidade, inovação. Uma solução para seu projeto

Projetos de arquitetura : Contraste x Integração

Pontes cobertas: beleza, tradição e história explicadas à luz da engenharia

Projeto de residência: um guia com medidas e áreas mínimas

Residência construída em etapas