Seu navegador não supoerta scripts

Busca

 

Artigos

 



Catálogo de Produtos Inclusivos

 

Acompanhe-nos

Facebook   Facebook

 

 

O Studio GRIF de Arquitetura, Interiores e Design cria e executa todas as etapas do projeto - do estudo original
ao produto final, em busca da melhor relação
qualidade x preço.

Acesse : www.ignezferraz.com.br
Arquitetura Corporativos Design Residenciais Mostra
Arquitetura
Corporativos
Design
Residenciais
Mostra

Em Soluções Arquitetônicas e Ideias Criativas (veja mais 53 artigos nesta área)

PVC na arquitetura: beleza, funcionalidade, inovação. Uma solução para seu projeto



A arte da funcionalidade e da beleza -
arquitetura é considerada a arte e o domínio do belo, tendo em sua essência a busca das aspirações do homem quanto aos ambientes construídos nos quais ele vive.

Sem perder os conceitos de funcionalidade, a criação arquitetônica está sempre carregada de uma dose equilibrada de razão e emoção. A arquitetura é um tecido dinâmico que se atualiza constantemente, sempre em sintonia com os desejos do homem.

A participação do arquiteto na concepção de um ambiente é tão importante quanto a de um Chef num bom restaurante. Além de escolher e combinar os ingredientes, ele aplica cada um no lugar exato para refletir beleza, harmonia, conforto e praticidade na casa, escritório, edifício, indústria, ou em qualquer outro projeto.

Por que inovar com o PVC

Antes escondido nas paredes, o PVC ocupa cada vez mais os espaços nobres dos ambientes em forma de portas, janelas, esquadrias, divisórias, perfis, revestimentos, pisos, forros, papéis de parede, sidings, decks, lambris, entre outros materiais usados na construção e na decoração.

O PVC atende às exigências técnicas e estéticas de projetos contemporâneos, reformas, restauração e até reposição de peças em edifícios do patrimônio histórico.

No Brasil, o PVC vem se tornando uma das melhores opções para projetos residenciais, comerciais e industriais. Sua aplicação nesse segmento vem se destacando dentre as mais importantes tendências de modernização da construção civil no país.

As vantagens do PVC em relação a outros materiais são muitas. São mais duráveis, leves, resistentes, fáceis de instalar, limpar e, em alguns casos, quase nenhuma manutenção. Para completar, seu preço é altamente competitivo.

Por essas razões, o PVC vem sendo um dos materiais mais escolhidos pelos arquitetos na hora de construir ou reformar.

Arquitetos e designers aprovam o uso de PVC

-A arquitetura hoteleira exige projetos equilibrados na forma e de baixo custo de manutenção. As esquadrias em PVC projetadas para Costa do Sauípe (BA), com 1650 apartamentos, atingiram alto grau de satisfação pela sua beleza aliada à funcionalidade de baixa manutenção, necessária devido à agressiva intempérie de ventos salitrosos existentes em toda costa -.

André Sá, arquiteto - André Sá e Francisco Mota Arquitetos, Salvador – Bahia

- Neste projeto, onde havia o desafio de cobrir cerca de 60.000 m2 do teto elíptico do Le Stade de France, em Saint-Denis (onde foi realizada a final da Copa do Mundo de 1998), o PVC foi o material que atendeu às rígidas especificações, reunindo ainda beleza, resistência e leveza -.

Macary, Zublèna, Regenbal e Costantini, arquitetos responsáveis pelo projeto, Paris – França


- O PVC nos possibilita criar uma cadeira cujo conceito é a desconstrução de transparências. Sua maleabilidade e resistência dão liberdade para gerar estofados e outras peças a partir de mangueiras de água para jardim -.

Irmãos Campana, designers - Studio Campana, São Paulo - São Paulo


- O PVC é versátil, flexível e tem ótima soldabilidade, coisas que outros materiais não permitem, necessitando de colagem, costuras e outras formas que demandam tempo. O PVC também oferece grandes variações de malha, de plasticidade e translucidez -.


Nelson Fiedler, engenheiro e designer do Cidade do Rock, Rock in Rio - Rio de Janeiro


- A ampliação do campo de utilização do PVC na construção civil brasileira poderá significar o pulo do gato em termos de avanço em qualidade, custos e riquezas de soluções. Uma infinidade de aplicações estará à nossa disposição, dependendo somente do esforço conjunto da indústria do PVC e, nós mesmos, arquitetos e engenheiros. Será um passo a mais a nos afastar do estágio de pré-história que poderá trazer impactantes conquistas sociais -.


Marcelo C. Ferraz, arquiteto - Escritório Brasil Arquitetura, São Paulo – SP


Propriedades específicas e custos competitivos

Janelas – Beleza, iluminação e ventilação que, aliadas à fácil limpeza, resistência à maresia, cupins e intempéries, têm sido a razão do sucesso das janelas de PVC no mundo.

Piscinas – Diversos formatos, cores e dimensões. Fáceis de transportar, instalação simples e rápida, além de reunir beleza e funcionalidade.

Perfis e forros – Ideais para instalações aparentes, dispensa a necessidade de quebrar paredes nas instalações elétricas e hidráulicas da edificação.

Venezianas e persianas –Favorecem a ventilação e a iluminação dos ambientes. Contribuem significativamente para a economia de energia.
Laminados – Material que combina beleza e durabilidade. Ideal para revestimentos em geral, como móveis, estofados, papel de parede, etc.
Pisos – Alta resistência, higiênicos, anti-derrapantes, cores e desenhos variados, facilidade na instalação e limpeza. Reduzem a proliferação de bactérias.

Telhas – Aumentam a iluminação natural. Utilizados em residências, estabelecimentos comerciais e industriais. Resistentes à ação do fogo.

Divisórias internas – Maior flexibilidade na divisão dos ambientes. Rápida instalação e fácil limpeza. Não necessitam pinturas. Manutenção zero. Conforto térmico e acústico do ambiente, economizando energia

Portas e guarnições – Alta resistência mecânica, variedade de modelos e segurança. Facilidade e rapidez na instalação. Apresentam excelente isolamento térmico e acústico.

Reciclagem – Os produtos de PVC são 100% recicláveis. No Edifício Berrini no 500, em São Paulo, projetado pelo arquiteto Ruy Othake e construído pela Método Engenharia, todos os resíduos de PVC gerados na obra foram reciclados e transformados em novos produtos.

PVC e o meio ambiente: excelente Eco-Balanço

Eco-Balanço é uma metodologia científica que avalia o impacto global de um produto sobre o meio ambiente durante o seu ciclo de vida completo, desde a obtenção das matérias-primas, processo de produção, descarte e reciclagem.
Material diferenciado, o PVC possui excelente Eco-Balanço, sendo o único material plástico, dentre os mais comuns, que não é originário somente do petróleo, pois 57% provém do sal marinho, na forma de cloro, e o restante do eteno, derivado do petróleo.


Sendo o PVC um material 100% reciclável, não sofre alteração na sua estrutura química durante seu aquecimento e, após resfriado, pode ser reprocessado. Eventuais descartes em aterros sanitários não contaminam o lençol freático, por ser um material quimicamente inerte. Ressalte-se que o PVC representa apenas 0,6% do lixo urbano.

A reciclagem, por sua vez, situa-se entre as mais destacadas questões emergentes no mundo, tanto pela contribuição que pode dar ao desempenho das empresas, por meio da economia de custos, matérias-primas e insumos, quanto pelos resultados ambientais decorrentes da queda de produção dos resíduos.


O PVC é um dos plásticos mais econômicos em termos de consumo de energia, constituindo-se, também, em uma alternativa segura à recuperação energética do lixo urbano, dado seu alto poder calorífico.

fonte: Instituto do PVC www.institutodopvc.org

Comentários

Mais artigos

Cozinha conceito aberto ou fechado? Como escolher a melhor opção

Inovação na Arquitetura: 5 tendências que inspiram o futuro do segmento

Como a tecnologia ajuda o mercado de arquitetura e reformas

Confira 3 tendências tecnológicas na arquitetura

O que é mezanino e para que ele serve?

Arquitetura moderna: o que é, origem, características e obras

Projeto Arquitetônico: entenda porque toda construção precisa de um

A influência da tecnologia na arquitetura

Como inovar usando a arquitetura digital?

Qual a importância da inovação na arquitetura?

Repagine sua casa com um pergolado na fachada!

Criatividade em projetos de arquitetura: descubra os mitos!

Casas de madeira: quais as vantagens e desvantagens?

6 dicas para planejar melhor o espaço da sua casa

Tendências de arquitetura de casas que você precisa conhecer

Soluções para a reforma de casa antigas

Sala para dois ambientes: a melhor forma de ampliar espaços

Mezaninos para residências

Soluções de arquitetura e decoração tornam a casa aliada na economia de água e energia

Dicas para inovar na decoração de sua casa

Soluções arquitetônicas promovem bom isolamento acústico

Soluções arquitetônicas que melhoram o dia a dia do casal

10 Maneiras de modernizar sua cozinha

Apartamentos pequenos: 12 dicas para aumentar espaços

Lofts sofisticados

Elevador interno ou externo?

Como Ampliar Pequenos Ambientes

Soluções arquitetônicas que melhoram o dia a dia do casal

10 formas de tornar um espaço pequeno, maior!

Perguntas e respostas sobre casas de madeira

O projeto da casa começa com um diálogo franco com o arquiteto

Casa pré-fabricada de madeira? Dicas para sua compra.

Falta de espaço é solucionado com pequenas soluções arquitetônicas

Varandas grandes ou pequenas, um espaço para relaxar!

Um banheiro a mais

Soluções arquitetônicas: uma casa adequada ao seu estilo de vida. - parte 2

Soluções arquitetônicas: uma casa adequada ao seu estilo de vida.

Lareira, como planejar.

Arquitetura, como fazer bonito, barato e com bom gosto

Novos Paradigmas da Arquitetura Contemporânea

(R)evolução dos Home Theaters

Os 10 Mandamentos da Casa de Praia

O TAV (Trem Bala) e a tecnologia nacional

Casa de bambu é leve, barata e à prova de terremotos

Construções em bambu

Alguns conceitos atuais de Arquitetura

Urbanismo: um novo centro para Marselha

Vidros seletivos, produtos de última geração na linha de controle solar

Arquitetura de Exportação – SIM ou NÃO?

PVC na arquitetura: beleza, funcionalidade, inovação. Uma solução para seu projeto

Projetos de arquitetura : Contraste x Integração

Pontes cobertas: beleza, tradição e história explicadas à luz da engenharia

Projeto de residência: um guia com medidas e áreas mínimas

Residência construída em etapas