Seu navegador não supoerta scripts

Busca

 

Artigos

 



Catálogo de Produtos Inclusivos

 

Acompanhe-nos

Facebook   Facebook

 

 

O Studio GRIF de Arquitetura, Interiores e Design cria e executa todas as etapas do projeto - do estudo original
ao produto final, em busca da melhor relação
qualidade x preço.

Acesse : www.ignezferraz.com.br
Arquitetura Corporativos Design Residenciais Mostra
Arquitetura
Corporativos
Design
Residenciais
Mostra

Em Soluções Arquitetônicas e Ideias Criativas (veja mais 46 artigos nesta área)

por Redação do Fórum da Construção

A influência da tecnologia na arquitetura



Para uma área sempre inovadora, a tecnologia na arquitetura sempre esteve muito presente. Para galgar projetos maiores, encontrar melhores soluções e ter um bom reconhecimento no mercado, os profissionais sempre se reinventam e estão um passo a frente.

até que ponto as tecnologias podem influenciar a arquitetura, principalmente hoje? Continue lendo e saiba como os arquitetos estão lidando com as tendências e aderindo facilidades tecnológicas para otimizar cada vez mais o seu trabalho. Vamos conferir?


Influência da tecnologia na arquitetura

A verdade é que, mesmo no passado, as ferramentas usadas na arquitetura já tinham um ar tecnológico, mas nada na proporção como as coisas caminham hoje. Agora, todas as tecnologias existentes no mercado ajudam no processo de criação e realização de projetos — dos mais simples aos mais elaborados.

As ferramentas atuais influenciam diretamente no tempo de trabalho e na qualidade do resultado final. Os computadores, principalmente, têm um grande peso nisso, e foi por meio deles que muita coisa mudou no ramo da arquitetura.

Novas tecnologias na área

É claro que o conhecimento do passado continua sendo fundamental para a boa atuação de um arquiteto e ele precisa do básico para poder se ancorar nas novas tecnologias e não se tornar totalmente dependente delas.

Mas é inegável a necessidade de se atualizar. Hoje, existem inúmeros softwares e tecnologias que facilitam o trabalho do arquiteto, em todas as etapas dos projetos. Veja algumas delas:

Novos softwares

Nos últimos 50 anos, o CAD — Computer Aided Design — já é um velho conhecido dos arquitetos, engenheiros e construtores. Esse sistema digital poupou profissionais do doloroso processo de desenho manual no papel vegetal e, a cada dia, vem sendo aprimorado, principalmente depois dos anos 90.

Com a introdução da BIM — Building Information Modeling —, os arquitetos e designers passaram, por exemplo, a desenvolver um projeto com uma precisão incrível e em três dimensões. Antes, essa tarefa seria absurdamente demorada.

Outros softwares, como SketchUp, também facilitaram a vida de quem precisava realizar um estudo de sombra conduzido por um heliodon. Esse programa permite que a avaliação de luz e sombra seja feita sem dificuldades, aposentando de vez por todas uma das ferramentas mais obsoletas da arquitetura.

Trena digital

A medição é uma tarefa essencial e frequente na arquitetura. E, até pouco tempo atrás, a única maneira de fazer isso era à mão, com a famosa fita métrica, caneta e papel.

Hoje, com o surgimento de câmeras sensíveis à profundidade, scanners infravermelhos e softwares, é possível medir qualquer área ou edifício de uma maneira muito mais precisa e rápida.

Realidade aumentada

Uma das tecnologias mais interessantes é a realidade aumentada, uma vez que ela facilita não só o trabalho do arquiteto, como também dá mais segurança ao cliente. Com ela, podemos testar texturas, cores, espaços, móveis e o que mais quisermos, antes mesmo de o projeto sair do papel.

A possibilidade de vislumbrar o resultado final dessa maneira facilita muito o trabalho do arquiteto e do designer de interiores, uma vez que eles dependem do feedback do cliente para dar prosseguimento ao trabalho.

Impressoras 3D

A impressão 3D também chama a atenção por possibilitar o surgimento de formas antes impossíveis na arquitetura. Cada vez mais reais, elas têm o poder de fazer móveis personalizados e até mesmo construções inteiras. Acompanhado de outras tecnologias, esse é o futuro da arquitetura, e o mais incrível é que ele já começou.

Bioconstrução

Preocupados em melhorar o desempenho energético, consumos eficientes e ambientes saudáveis e sustentáveis, os profissionais da bioconstrução têm conseguido reduzir o impacto no meio ambiente, utilizando cada vez menos recursos naturais e evitando o desperdício.

Com materiais reciclados, reutilizados e sintéticos, a bioconstrução melhora o planejamento de construções, reduzindo a perda financeira e a ineficiência de sistemas obsoletos. Além disso, é um grande incentivo para políticas públicas em construções mais sustentáveis e econômicas.

Catálogos de produtos online

Lembra-se daquelas pastas recheadas de desenhos, produtos e anotações? Hoje o peso dos papéis foi — felizmente — trocado pelos catálogos digitais. Essas plataformas online permitem que os arquitetos se conectem com fabricantes de todo o mundo, comparando materiais e custos benefícios sem precisar sair do escritório.

Novos campos de trabalho

Além de ferramentas que otimizam o trabalho, surgiram também novos campos a serem explorados pelos profissionais da área. Confira alguns deles:

Especialista de Modelagem de Informação da Construção
Este profissional é especialista em BIM (Building Information Modeling). Ele faz a interface entre todas as etapas de um projeto: a modelagem, a consultoria, bem como o desenvolvimento de aplicativos, softwares e seus gerenciamentos.

Tecnólogo em projeção digital e maquete eletrônica
Com o avanço de impressoras 3D e outras tecnologias, tornou-se fundamental existir um profissional que domine, de fato, as técnicas de projeção digital, bem como de criação de maquetes eletrônicas.

Substituindo, aos poucos, o projetista de maquete, essa pessoa tem a função de criar uma prototipagem rápida, lidando com geometrias complexas para fabricação digital e impressão 3D, é claro.

Designer de Animação
Na arquitetura, esse profissional tem se tornado cada vez mais requisitado, pois desenvolve vídeos animados incríveis, que promovem com sucesso projetos, atingindo diversos públicos. Muitos deles geram experiências imersivas de espaço, além de intervenções urbanas.

Capacitação para acompanhar o mercado

Mais importante do que todas essas novas ferramentas e funções profissionais, é preciso que o arquiteto esteja realmente preparado e capacitado para aderir às tecnologias na arquitetura. Afinal, os avanços na área só acontecem quando existe mão de obra qualificada.

São muitas novidades no mercado, que cresce e se atualiza numa velocidade considerável. O domínio das ferramentas e novas técnicas não se faz só com experiência e prática, mas também com atualização, capacitação e qualificação constantes.

Hoje, esse é o diferencial na carreira de um arquiteto e no sucesso de uma equipe. A tecnologia avança, e todos precisam avançar junto a ela. Pode parecer uma tarefa trabalhosa se manter atualizado sempre, mas essa é uma necessidade real.

Os profissionais que não se modernizam acabam ficando obsoletos, assim como as antigas ferramentas de trabalho. Para que isso nunca aconteça com você, nem de longe, é bom que se mantenha sempre por dentro das novidades, conhecendo todas as possibilidades da tecnologia na arquitetura.




Fonte:macdesign.com.br



Visite nossas páginas no facebook -www.facebook.com/forumconstrucao e Twitter - www.twitter.com/forumconstrucaoCurta, Divulgue







Comentários

Mais artigos

A influência da tecnologia na arquitetura

Como inovar usando a arquitetura digital?

Qual a importância da inovação na arquitetura?

Repagine sua casa com um pergolado na fachada!

Criatividade em projetos de arquitetura: descubra os mitos!

Casas de madeira: quais as vantagens e desvantagens?

6 dicas para planejar melhor o espaço da sua casa

Tendências de arquitetura de casas que você precisa conhecer

Soluções para a reforma de casa antigas

Sala para dois ambientes: a melhor forma de ampliar espaços

Mezaninos para residências

Soluções de arquitetura e decoração tornam a casa aliada na economia de água e energia

Dicas para inovar na decoração de sua casa

Soluções arquitetônicas promovem bom isolamento acústico

Soluções arquitetônicas que melhoram o dia a dia do casal

10 Maneiras de modernizar sua cozinha

Apartamentos pequenos: 12 dicas para aumentar espaços

Lofts sofisticados

Elevador interno ou externo?

Como Ampliar Pequenos Ambientes

Soluções arquitetônicas que melhoram o dia a dia do casal

10 formas de tornar um espaço pequeno, maior!

Perguntas e respostas sobre casas de madeira

O projeto da casa começa com um diálogo franco com o arquiteto

Casa pré-fabricada de madeira? Dicas para sua compra.

Falta de espaço é solucionado com pequenas soluções arquitetônicas

Varandas grandes ou pequenas, um espaço para relaxar!

Um banheiro a mais

Soluções arquitetônicas: uma casa adequada ao seu estilo de vida. - parte 2

Soluções arquitetônicas: uma casa adequada ao seu estilo de vida.

Lareira, como planejar.

Arquitetura, como fazer bonito, barato e com bom gosto

Novos Paradigmas da Arquitetura Contemporânea

(R)evolução dos Home Theaters

Os 10 Mandamentos da Casa de Praia

O TAV (Trem Bala) e a tecnologia nacional

Casa de bambu é leve, barata e à prova de terremotos

Construções em bambu

Alguns conceitos atuais de Arquitetura

Urbanismo: um novo centro para Marselha

Vidros seletivos, produtos de última geração na linha de controle solar

Arquitetura de Exportação – SIM ou NÃO?

PVC na arquitetura: beleza, funcionalidade, inovação. Uma solução para seu projeto

Projetos de arquitetura : Contraste x Integração

Pontes cobertas: beleza, tradição e história explicadas à luz da engenharia

Projeto de residência: um guia com medidas e áreas mínimas

Residência construída em etapas