Seu navegador não supoerta scripts

Busca

 

Curso a Distância - Redução do consumo de água em edificações

Curso a Distância - Eficiência Energética em Edifícios

Curso a Distância - Arquitetura Corporativa

Curso a Distância - Terra Crua

Curso a Distância - Arquitetura Acessível x Barreiras Arquitetônicas e Culturais

 

Artigos

 



Catálogo de Produtos Inclusivos

 

Acompanhe-nos

Facebook   Facebook

 

 

Esta área é patrocinada pela Eternit, no Brasil desde 1940, líder no mercado brasileiro de telhas e caixas-d’água de fibrocimento. Além desses produtos, oferece telhas metálicas, soluções para agilização de obras como o painel wall; caixas-d’água de fibrocimento e de polietileno Eterplac, uma placa cimentícia de excelente performance técnica e versatilidade e Louças Sanitárias, uma nova forma para a qualidade que todos já conhecem.
Focada na promoção da sustentabilidade, é signatária do Pacto Global da ONU (Organização das Nações Unidas) e busca concentrar suas ações sociais e ambientais no público interno, nas comunidades e entidades no entorno de suas unidades.
Veja mais sobre a Eternit na página da empresa em nosso site

Em Coberturas / Sistemas Construtivos (veja mais 35 artigos nesta área)

Proteção e beleza com telhados



Na hora de fazer um telhado, o dono da obra não precisa saber distinguir uma cumeeira de um rincão, mas deve ter informações para avaliar se o projeto em execução é o mais adequado à casa, loja ou galpão em construção. Alguns elementos básicos definem a inclinação, a resistência e a aparência do telhado, como a estrutura de sustentação, a escolha das telhas e da equipe responsável pelo trabalho.

Com mais de 20 anos de experiência no ramo, o construtor João Vicente da Silva ressalta que a construção do telhado, a parte mais vulnerável da obra, não permite improviso. "Não dá certo substituir telhas e madeiras por marcas inferiores, muito menos contratar gente sem experiência".

Uma das primeiras decisões a serem tomadas no projeto do telhado é se ele será sustentado por estrutura de aço ou madeira. O construtor lembra que as estruturas metálicas custam, em média, 15% mais do que as de madeira. "Mas, enquanto um telhado com estrutura de madeira tem duração média de 15 anos, com o uso de metal ele aguenta até 40 anos, mesmo com muita chuva".

O tempo necessário para construir um telhado de madeira é maior, pois grande parte do trabalho é manual e usa ferramentas simples, como serra, serrote, enxó e furadeira. "Enquanto a cobertura de espaço de 200 metros quadrados pode levar até três semanas para ser feita por quatro operários, se for usada estrutura de madeira, para o suporte de aço, a mesma obra pode ser feita em 10 dias, por três pessoas", compara Silva.

Se, na estrutura de madeira, a qualidade do serviço de carpintaria é fundamental para um bom resultado, quem optar pela estrutura metálica para sustentar o telhado terá de contratar equipe experiente e equipada com máquina de solda, lixadeira, serra de policorte e compressor.

Quando a opção pela estrutura de aço é descartada, cabe ao dono da obra e profissionais escolher a madeira apropriada. Silva diz que as mais resistentes no mercado são a paraju, cumaru e angelim-vermelho. "A madeira de lei, como o jatobá e a castanheira, por exemplo, é frágil para o telhado. A peroba branca e vermelha e o ipê são resistentes, mas estão em extinção. O pinho branco não tem resistência alguma, mas ainda tem gente que se arrisca".

OPÇÃO

Com muitas espécies de madeira em extinção, o construtor vê com bons olhos a ampliação do mercado de estruturas de metal. "Como falta madeira e há muito minério no Brasil, tomara que essa seja mesmo a tendência no mercado de construção". Indiferentes à durabilidade, ao custo ou praticidade, na hora de construir a casa para morar, muitos mineiros ainda não abrem mão do telhado aparente, com estrutura de madeira, que, na verdade, são apenas variações do bom e velho estilo colonial.

A arquiteta Alícia Rodrigues diz que muitas vezes a sondagem para elaboração do projeto arquitetônico deixa clara a preferência do cliente por essa tradição. "Exceto para as construções contemporâneas, o que muitas pessoas querem é o telhado com estrutura de madeira".

No Bairro Ermelinda, em Belo Horizonte, o policial Roberto Rodrigues de Souza construiu um bom telhado mineiro com 90% da madeira reaproveitada de construções em demolição. A peroba-de-campos, que já desapareceu dos depósitos das madeireiras do país, agora sustenta a cobertura da área de lazer da família. "Tive a oportunidade de fazer um telhado diferente, reaproveitando material antigo, e o resultado foi interessante, tanto do ponto de vista econômico quanto da aparência final da obra".

Fonte: www.metalica.com.br

Comentários

Mais artigos

Como consertar telhado com vazamento?

Vazamento de água da chuva pelo telhado: saiba mais

Quais são as opções para fazer o teto de uma construção?

Ecotelhado, ou telhado verde.

Como Limpar Telhados

Telhado: como deixar a casa mais fresca

Tipos de telhado: qual escolher?

Uma alternativa para sua cobertura: Telhas de concreto

Como projetar um telhado

Evite problemas no telhado

Como posso dimensionar a caixa d'água da minha residência?

Coberturas: usando a barreira radiante de maneira correta

Como pintar telhas de Fibrocimento?

O Calor e Seus Efeitos nas Edificações

Telhados brancos podem esquentar, e não esfriar

O que são placas cimentícias?

A utilização de placa cimentícia em sistemas construtivos. Algumas dicas.

Sistema construtivo pré-fabricado, ou sistema convencional?

Placas cimentícias ampliam opções para sistemas construtivos

Telhado inteligente economiza energia em todas as estações

Em assembléia, acionistas da Eternit aprovam compra da Tégula.

Isolamento acústico. O que é? Como resolver?

Falando em saúde, e a Caixa d’água de sua casa?

Telhas metálicas levando versatilidade nos projetos de cobertura.

Sistema construtivo: rapidez, qualidade, com sustentabilidade.

Placa cimentícia, unindo versatilidade, leveza e solução arquitetônica

Light Steel Framing, versatilidade, rapidez na montagem e um excelente acabamento.

Cobertura com Telhas de fibrocimento

Proteção e beleza com telhados

O amianto e o risco à soberania nacional

Painéis Wall Eternit: projetos com aparência de obra de arte.

Placas cimentícias revitalizam fachadas

Uso de placas cimentícias na construção pode ser marcado pela criatividade

Telhas metálicas termoacústicas ganham pontos na construção verde

Obra rápida e limpa. Eco – Pousada Teju-Açu.

Cobertura estrutural Massimiliano Fuksas