Seu navegador não supoerta scripts

Busca

 

Curso a Distância - Redução do consumo de água em edificações

Curso a Distância - Eficiência Energética em Edifícios

Curso a Distância - Arquitetura Corporativa

Curso a Distância - Terra Crua

Curso a Distância - Arquitetura Acessível x Barreiras Arquitetônicas e Culturais

 

Artigos

 



Catálogo de Produtos Inclusivos

 

Acompanhe-nos

Facebook   Facebook

 

 

Esta área é patrocinada pela Eternit, no Brasil desde 1940, líder no mercado brasileiro de telhas e caixas-d’água de fibrocimento. Além desses produtos, oferece telhas metálicas, soluções para agilização de obras como o painel wall; caixas-d’água de fibrocimento e de polietileno Eterplac, uma placa cimentícia de excelente performance técnica e versatilidade e Louças Sanitárias, uma nova forma para a qualidade que todos já conhecem.
Focada na promoção da sustentabilidade, é signatária do Pacto Global da ONU (Organização das Nações Unidas) e busca concentrar suas ações sociais e ambientais no público interno, nas comunidades e entidades no entorno de suas unidades.
Veja mais sobre a Eternit na página da empresa em nosso site

Em Coberturas / Sistemas Construtivos (veja mais 36 artigos nesta área)

por Redação do Fórum da Construção

Light Steel Framing, versatilidade, rapidez na montagem e um excelente acabamento.



Dentre as soluções construtivas industrializadas que empregam os perfis de aço formados a frio como elemento estrutural, o sistema LSF (Light Steel Framing) tem despertado grande interesse no mercado nacional e surge como uma resposta industrializada aos desafios da construção habitacional.

É um sistema construtivo de concepção racional caracterizado pelo uso de perfis formados a frio de aço galvanizado compondo sua estrutura e por subsistemas que proporcionam uma construção industrializada e a seco. Os elementos que compõem o sistema construtivo steel framing, como aço, painéis de gesso acartonado, painéis OSB ou placas cimenticias (Eterplac) e os isolantes são produzidos industrialmente, com garantia de qualidade.

A arquiteta Silvia Scalzo, integrante do Comitê Executivo do CBCA, afirma que as construções em steel framing apresentam bom desempenho estrutural, térmico e acústico. “O sistema permite projetar a habitação de acordo com o desempenho desejado. Por exemplo, no projeto de uma parede estará determinado o desempenho térmico e acústico que a parede deverá atender”, explica. Outra vantagem é que o steel framing viabiliza o uso de terrenos com menor resistência do solo onde fundações com cargas mais concentradas tornariam a construção mais onerosa.


“A flexibilidade do sistema é uma de suas grandes vantagens. Os perfis galvanizados são montados em painéis muito leves, que podem ser manuseados facilmente no canteiro”, destaca Silvia. O desenvolvimento sustentável é uma questão primordial no setor da construção e o steel framing também responde às questões de sustentabilidade, pois o aço é um material que pode ser reciclado indefinidamente.



Características da construção em aço



A arquiteta Eneida Jardim, integrante do Comitê Executivo do CBCA, destaca que o aço garante a precisão de medidas, proporcionando uma obra aprumada e nivelada, o que facilita a inserção dos demais componentes da construção.


Dependendo do sistema adotado, pode atender aos mais variados tipos de terrenos com desníveis, evitando gastos com grandes movimentos de terra e aterros, portanto com pouca intervenção na natureza. Em grandes centros urbanos, com altos índices de congestionamento e dificuldade de mobilidade, permite menor movimentação de carga, auxiliando na redução de emissão de CO2. Além disso, o aço é um dos produtos mais reciclados do mundo, utiliza recursos renováveis recicláveis, contribuindo para a sustentabilidade do planeta.



Confira as principais características do material, listadas pelo CBCA:



> Menor prazo de execução: Na construção em aço pode-se ter uma redução de até 40% no tempo da obra quando comparado com os processos convencionais, já que a fabricação da estrutura é feita em paralelo às fundações, permitindo trabalhar em diversas frentes de serviços simultaneamente. A diminuição de formas e escoramentos e o fato da montagem da estrutura não ser afetada pela ocorrência de chuvas são outros fatores que contribuem para esta redução.

> Maior área útil: As seções dos pilares e vigas de aço são substancialmente mais esbeltas do que as equivalentes em concreto, resultando em melhor aproveitamento do espaço interno e aumento da área útil, fator muito importante principalmente em garagens.

> Alívio de carga nas fundações: Por serem mais leves, as estruturas em aço podem reduzir em até 30% o custo das fundações.

> Antecipação do ganho: Em função da maior velocidade de execução da obra, haverá um ganho adicional pela ocupação antecipada do imóvel e pela rapidez no retorno do capital investido.

> Racionalização de materiais e mão-de-obra: A estrutura em aço possibilita a adoção de sistemas industrializados, fazendo com que o desperdício seja sensivelmente reduzido. Numa obra por processos convencionais, o desperdício de materiais pode chegar a 25% em peso.

> Organização do canteiro de obras: Como a estrutura em aço é totalmente pré-fabricada, há uma melhor organização do canteiro devido entre outros à ausência de grandes depósitos de areia, brita, cimento, madeiras e ferragens, reduzindo também o inevitável desperdício desses materiais. O ambiente limpo com menor geração de resíduos oferece ainda melhores condições de segurança ao trabalhador contribuindo para a redução dos acidentes na obra.

> Reciclabilidade: O aço é 100% reciclável e as estruturas podem ser desmontadas e reaproveitadas com menor geração de rejeitos.

> Preservação do meio ambiente: Empreendimentos que optam pela construção metálica têm menor impacto negativo sobre o meio ambiente em termos de uso de energia, consumo de matérias-primas e geração de detritos. Além de reduzir o consumo de madeira na obra, diminui a emissão de material particulado e poluição sonora geradas por serras e outros equipamentos. Uma construção residencial de 200 metros quadrados com estrutura de aço pode gerar apenas um metro cúbico de resíduos recicláveis durante a obra.


Eterplac - Placa Cimentícia


Produzida com a tecnologia CRFS - Cimento Reforçado com Fio Sintético, a Eterplac - Placa Cimentícia, é ideal para projetos de Light Steel Framing, na qual versatilidade, rapidez na montagem e um excelente acabamento são características normais.


Em função de suas características, apresenta uma excelente performance técnica no que se refere à trabalhabilidade, durabilidade, estabilidade e resistência à umidade. Isto se traduz num produto que proporciona:

• Ampla versatilidade de uso: paredes internas e externas, áreas secas e úmidas, fachadas, beirais e oitões, shafts, módulos construtivos, construção steel framing, entre outras;

• Ótima relação custo-benefício: redução dos custos com mão de obra e com o desperdício de material, bem como dos prazos de entrega.

A Eterplac está disponível em diversas dimensões e espessuras, possibilitando os uso nos mais diversos tipos de projetos e aplicações.

O ligth steel frame é um conceito que agrega diversas tecnologias, e entre elas, por suas peculiaridades técnicas a Eterplac – Placa Cimenticia ganha espaço na construção civil.



Fontes :

CBCA (Centro Brasileiro da Construção em Aço)

www.eternit.com.br

Comentários

Mais artigos

Diferenças entre os principais sistemas construtivos utilizados

Como consertar telhado com vazamento?

Vazamento de água da chuva pelo telhado: saiba mais

Quais são as opções para fazer o teto de uma construção?

Ecotelhado, ou telhado verde.

Como Limpar Telhados

Telhado: como deixar a casa mais fresca

Tipos de telhado: qual escolher?

Uma alternativa para sua cobertura: Telhas de concreto

Como projetar um telhado

Evite problemas no telhado

Como posso dimensionar a caixa d'água da minha residência?

Coberturas: usando a barreira radiante de maneira correta

Como pintar telhas de Fibrocimento?

O Calor e Seus Efeitos nas Edificações

Telhados brancos podem esquentar, e não esfriar

O que são placas cimentícias?

A utilização de placa cimentícia em sistemas construtivos. Algumas dicas.

Sistema construtivo pré-fabricado, ou sistema convencional?

Placas cimentícias ampliam opções para sistemas construtivos

Telhado inteligente economiza energia em todas as estações

Em assembléia, acionistas da Eternit aprovam compra da Tégula.

Isolamento acústico. O que é? Como resolver?

Falando em saúde, e a Caixa d’água de sua casa?

Telhas metálicas levando versatilidade nos projetos de cobertura.

Sistema construtivo: rapidez, qualidade, com sustentabilidade.

Placa cimentícia, unindo versatilidade, leveza e solução arquitetônica

Light Steel Framing, versatilidade, rapidez na montagem e um excelente acabamento.

Cobertura com Telhas de fibrocimento

Proteção e beleza com telhados

O amianto e o risco à soberania nacional

Painéis Wall Eternit: projetos com aparência de obra de arte.

Placas cimentícias revitalizam fachadas

Uso de placas cimentícias na construção pode ser marcado pela criatividade

Telhas metálicas termoacústicas ganham pontos na construção verde

Obra rápida e limpa. Eco – Pousada Teju-Açu.

Cobertura estrutural Massimiliano Fuksas