Seu navegador não supoerta scripts

Busca

 

Artigos

 



Catálogo de Produtos Inclusivos

 

Acompanhe-nos

Facebook   Facebook

 

 

Esta área é patrocinada pela Eternit, no Brasil desde 1940, líder no mercado brasileiro de telhas e caixas-d’água de fibrocimento. Além desses produtos, oferece telhas metálicas, soluções para agilização de obras como o painel wall; caixas-d’água de fibrocimento e de polietileno Eterplac, uma placa cimentícia de excelente performance técnica e versatilidade e Louças Sanitárias, uma nova forma para a qualidade que todos já conhecem.
Focada na promoção da sustentabilidade, é signatária do Pacto Global da ONU (Organização das Nações Unidas) e busca concentrar suas ações sociais e ambientais no público interno, nas comunidades e entidades no entorno de suas unidades.
Veja mais sobre a Eternit na página da empresa em nosso site

Em Coberturas / Sistemas Construtivos (veja mais 49 artigos nesta área)

por Redação do Fórum da Construção

Telhas metálicas levando versatilidade nos projetos de cobertura.



A diversidade de tipos de telhas é imensa. São feitas em materiais como cerâmica, fibrocimento, metal, concreto, recicláveis, cada uma com suas características próprias de aplicação, utilização e acabamento, adequando-se a cada tipo de construção, necessidades técnicas e orçamento.

Nos últimos anos, a solução baseada em telhas metálicas tem ocupado cada vez mais espaço no mercado de coberturas leves para obras industriais, principalmente quando é preciso vencer grandes vãos e aliviar cargas sobre a estrutura.

Na definição dos projetos, as coberturas adquirem cada vez maior importância, e são consideradas como a “quinta fachada”, mas para que obtenha o desempenho esperado, e a vida útil desejada, é fundamental a elaboração de projeto detalhado, no qual além das soluções estruturais e especificações de tratamento de superfícies, são fundamentais os detalhes que garantam a integridade e estanqueidade da cobertura.

A inclinação das telhas é outro item que deve ser muito bem avaliado. Sendo muito pequena pode dificultar o escoamento da água da chuva, e inclinação muito grande, será necessário amarração adequada para que as telhas não se soltem.

A Eternit, empresa líder do setor disponibiliza ao mercado uma linha completa de telhas metálicas. São fabricadas em aço galvanizado ( ou galvalume ) com diversas opções de perfis, espessuras e acabamentos, e dessa forma atende as necessidades mais variadas de projeto, respondendo a qualquer tipo de exigência do mercado de arquitetura.

A principal preocupação da empresa é oferecer não uma linha de produtos, mas disponibilizar soluções em coberturas.

TELHAS METÁLICAS - LINHA DE PRODUTOS

Telha Ondulada 17 – se apresenta como uma das soluções mais econômicas, estando disponível nas espessuras 0,43 mm, 0,50 mm e 0,65 mm. Recomendada para telhados de pequeno e médio porte, e sua versatilidade permite o uso em forma de arco. Em pequenos raios e ângulos fechados, necessita o uso de calandra para atender a necessidade do projeto.



Telha Trapezoidal 25 – excelente opção para variados tipos de obras comerciais e industriais, sendo fornecida nas espessuras de 0,43 mm, 0,50 mm e 0,65 mm. Recomendada para grandes áreas de cobertura e fechamentos laterais. O transporte a sua instalação são facilitadas pelo seu design e leveza, gerando um excelente custo-benefício.



Telha Trapezoidal 40 – caracterizada pela alta resistência a carga, sendo a solução mais prática e econômica para grandes vãos livres em coberturas planas, quando comparada com as opções acima. Fabricadas nas espessuras de 0,43 mm, 0,50 mm, 0,65 mm e 0,80mm



Telha Trapezoidal 120 – telha autoportante, solução ideal para o uso em coberturas com grandes vãos livres. Apresenta-se com um produto de excelente custo-benefício para obras de grande porte, como indústrias, shoppings, supermercados. Fornecidas nas espessuras de 0,65 mm, 0,80 mm e 0,95 mm ( maiores espessuras sob consulta. Adequada aos mais diferentes projetos, e por sua leveza e resistência proporciona uma montagem rápida.



Telha Forro – solução inovadora para fechamentos de coberturas aonde o conforto termoacústico é uma das principais necessidades no ambiente. É fabricada a partir da Telha Trapezoidal 40. Recebe uma injeção de isolante feita em PU ( poliuretano) que se molda na telha – preenche os “trapézios”-, formando uma camada isolante com 30 mm de espessura.




É fabricada através de um processo contínuo, recebendo na face inferior do poliuretano, um revestimento de PVC branco decorativo, que tem a função de acabamento, conferindo ao produto um aspecto de forro com visual extremamente agradável.

Pode ser fabricada com PU de baixa densidade ( +/- 30 kg/m3) ou alta densidade ( +/- 55 kg/m3 ), de acordo com a eficiência esperada no ambiente relativo ao conforto térmico e acústico.

Telha Termoacústica – solução ideal para coberturas onde se deseja conforto térmico e acústico, aliado às excepcionais características das telhas metálicas. Excelente solução em regiões com elevada concentração de umidade no ar, evitando o gotejamento que ocorre com a condensação da umidade interna quando em contato com as coberturas aquecidas pela ação do sol.



Além desse tipo de problema, em virtude de seu isolamento térmico, permite o uso de menores equipamentos de refrigeração e consumo de energia elétrica. É fabricada no sistema “sanduíche” ( telha+isolante+telha) utilizando o EPS ( poliestireno expandido ) como isolante.

É cortado no mesmo perfil das telhas, proporcionando um encaixa e colagem perfeito, além de alta performance.

Telhas Pré ou Pós-Pintada – a linha de telhas metálicas Eternit podem ser fabricadas em diversas cores possibilitando atender a qualquer exigência de projeto, permitindo criar visual diferenciado para a cobertura.

Na fabricação de telhas pré-pintadas a bobina vem colorida de fábrica em uma face, sendo então perfilada e cortada nas dimensões e formatos específicos da telha. Os arremates são produzidos da mesma cor, possibilitando que o acabamento final de todas as peças seja exatamente o mesmo. A qualidade, resistência e flexibilidade da pré-pintura asseguram que a perfilação não prejudique a pintura e garantem um produto de altíssima qualidade.



No processo de pós-pintura as telhas “in natura” são perfiladas e cortadas e posteriormente passam por um processo de pintura eletrostática que consiste em depositar, por processo eletrostático, poliéster em pó em camadas micrométricas, conferindo a telha um aumento significativo a resistência a intempéries e ação dos raios ultravioletas.

Possui a vantagem de poder receber a pintura em uma ou ambas as faces e oferece uma gama maior de cores. As cores disponíveis são opções do fornecedor ( CSN – Cia. Siderúrgica Nacional ) e são ilustrativas, pois podem apresentar variações com as cores reais da chapa.

Comentários

Mais artigos

Quais as vantagens das telhas transparentes?

Conheça as diferenças entre telhado embutido e telhado aparente

6 tipos de forro: escolha o ideal para seu projeto

Cobertura de garagem: o que levar em conta antes de fazer

Sistemas Construtivos Que Você Precisa Conhecer Para Construir Uma Casa

Dicas para conservação das telhas

5 Sistemas construtivos inovadores que você precisa conhecer

Conheça 3 tipos de forro PVC usado em construções

Como economizar na obra: 4 tipos de telhados baratos

Platibanda e beiral: qual é a diferença e como inspirar seu projeto?

Você conhece as vantagens da cobertura metálica?

7 pontos negativos dos telhados embutidos

Cobertura de vidro ou policarbonato: qual é a mais indicada?

Conheças as telhas termo acústicas, principais vantagens e indicações

Como fazer um telhado gastando pouco ou gastando menos?

Diferenças entre os principais sistemas construtivos utilizados

Como consertar telhado com vazamento?

Vazamento de água da chuva pelo telhado: saiba mais

Quais são as opções para fazer o teto de uma construção?

Ecotelhado, ou telhado verde.

Como Limpar Telhados

Telhado: como deixar a casa mais fresca

Tipos de telhado: qual escolher?

Uma alternativa para sua cobertura: Telhas de concreto

Como projetar um telhado

Evite problemas no telhado

Como posso dimensionar a caixa d'água da minha residência?

Coberturas: usando a barreira radiante de maneira correta

Como pintar telhas de Fibrocimento?

O Calor e Seus Efeitos nas Edificações

Telhados brancos podem esquentar, e não esfriar

O que são placas cimentícias?

A utilização de placa cimentícia em sistemas construtivos. Algumas dicas.

Sistema construtivo pré-fabricado, ou sistema convencional?

Placas cimentícias ampliam opções para sistemas construtivos

Telhado inteligente economiza energia em todas as estações

Isolamento acústico. O que é? Como resolver?

Falando em saúde, e a Caixa d’água de sua casa?

Telhas metálicas levando versatilidade nos projetos de cobertura.

Sistema construtivo: rapidez, qualidade, com sustentabilidade.

Placa cimentícia, unindo versatilidade, leveza e solução arquitetônica

Light Steel Framing, versatilidade, rapidez na montagem e um excelente acabamento.

Cobertura com Telhas de fibrocimento

Proteção e beleza com telhados

Painéis Wall Eternit: projetos com aparência de obra de arte.

Placas cimentícias revitalizam fachadas

Uso de placas cimentícias na construção pode ser marcado pela criatividade

Telhas metálicas termoacústicas ganham pontos na construção verde

Obra rápida e limpa. Eco – Pousada Teju-Açu.

Cobertura estrutural Massimiliano Fuksas