Seu navegador não supoerta scripts

Busca

 

Curso a Distância - Redução do consumo de água em edificações

Curso a Distância - Eficiência Energética em Edifícios

Curso a Distância - Arquitetura Corporativa

Curso a Distância - Terra Crua

Curso a Distância - Arquitetura Acessível x Barreiras Arquitetônicas e Culturais

 

Artigos

 



Catálogo de Produtos Inclusivos

 

Acompanhe-nos

Facebook   Facebook

 

 

Em Arquitetura e Design de Interiores (veja mais notícias de Arquitetura e Design de Interiores)

Revestimentos são tendências em decoração


As paredes deixaram de ser coadjuvantes na decoração e assumiram um papel importante para modernização do ambiente com praticidade. Atualmente, as grandes marcas do mercado de acabamento nacional e internacional apresentam uma gama em opções de revestimentos com diferenciadas texturas e formas.


A arquiteta da loja especializada em acabamentos Bel Lar Maristela Broilo explica que as paredes podem ser cobertas com papel, tecido, adesivo, azulejo ou pastilhas. “Cada vez mais, o mercado dispõe de revestimentos duráveis e com técnicas aprimoradas, sendo mais leves e com fácil aplicação. Os revestimentos são uma opção viável para ambientar espaços com praticidade e estilo do morador, porque a grande variedade de modelos e estilos permite que todos encontrem um que case bem com sua necessidade”, observa.


Ela afirma que a tendência do mercado são os produtos com texturas e formatos variados e que dão movimento a composição. As pastilhas clássicas foram substituídas por pastilhas com novos materiais e ganharam novo status, podendo ser aplicadas até na sala de estar. O material é versátil e pode revestir áreas amplas de parede ou serem colocados em painéis.


Há também a possibilidade de produzir mosaicos, uma característica interessante de decorações minimalistas. Os mosaicos deixam o ambiente mais afável e visualmente agradável, mas é preciso observar a decoração composta com os demais objetos da casa para criar uma sintonia. Por ser um revestimento com grande durabilidade e praticidade, a madeira é mais uma técnica que pode ser disposta no ambiente, tornando-se responsável por transmitir calor ao cômodo e proporcionar sensação de aconchego. “É necessário avaliar a facilidade de limpeza e umidade próprias do local, no caso de banheiros e cozinhas, os revestimentos em cerâmica, porcelanato e pedras são os mais indicados”.


Outra técnica em alta é o uso da estética de relevos e volumes para criar a percepção em 3D, que se integra a arquitetura. A arquiteta destaca que esse tipo de revestimento também é versátil, podendo ser empregado em salas de jantar e estar, hall, vitrines, fachadas, muros, banheiros e espaço gourmet. “Tratam-se de revestimentos que chamam a atenção pelos altos e baixos relevos e, por isso, é necessário escolher ambientes que permitam que ganhem destaque e combinem com os demais componentes do ambiente”, esclarece.


Apesar da extensa possibilidade de empregar o artifício e opções em materiais disponíveis no mercado, a arquiteta ressalta que a dica é valorizar os revestimentos com a iluminação, criando lindos efeitos de luz e sombra que vão ser o destaque do ambiente.



Fonte: www.metalica.com.br

Mais notícias sobre este mesmo tema: